- On 18/09/2018
- In América do Norte Blog Cultura Destinos Estados Unidos Experiências Lugares Históricos Museus Natureza Passeios e Atrações Turísticas Pennsylvania Valley Forge Vida Selvagem
- Tags: 13 Colônias, 4 de Julho, Animais Silvestres, Atrações Turísticas de Filadélfia, Campos, Casa George Washington, Cervos, Constituição dos EUA, Declaração de Independência EUA, Destino RBBV, Exército Continental, Floresta, Friedrich von Steuben, George Washington, Guerra, Independence National Historical Park, Independencia EUA, King of Prussia, Museu, Outono, Paisagem, Parque Histórico Nacional, Parque Nacional, Parques Nacionais dos EUA, Pennsylvania, Presidio, Treze Colônias, Valley Forge, Washington Memorial Chapel
Valley Forge: Um pedacinho da história de Independencia dos EUA
Valley Forge: Um Capitulo importante na Independência dos EUA
Localizado à cerca de 40 minutos de Philadelphia e à cerca de 2 horas e meia de Nova York, o Valley Forge National Historical Park é um excelente passeio de carro à partir dessas cidades. Além de um cenário bucólico incrível. O local tem muita história associada a revolução americana para contar.
O Valley Forge é uma área natural protegida de 1457 hectares que foi elevada ao status de Parque Histórico Nacional em 4 de Julho de 1976. Exatamente 200 anos após a declaração de independência dos EUA e pode ser considerada como um dos locais historicamente mais importantes na luta pela independência dos EUA.
Afinal, foi neste lugar, sob a direção do general George Washington que o exército continental com cerca de 12.000 homens se reuniu e treinou durante o inverno 1777-1778. Após perder o controle da capital Philadelphia para os soldados britânicos no outono de 1977.
A propósito, Valley Forge recebe este nome em função das várias ferrarias que se localizavam ao longo do Vale do rio Valley Creek.
Visitando o Valley Forge National Historical Park
O Centro de visitantes do parque é local onde todo o visitante deve começar sua experiência no Valley Forge. O Centro conta com um museu e com uma série de voluntários especialistas que ajudam os visitantes a entender a história e ainda personalizar sua visita.
Apesar de o parque ser gratuito. Existe um trolley, uma espécie de trenzinho com uma visita guiada de 90 minutos de duração que é pago, mas muito interessante e enriquecedor para você aprender mais sobre a história do lugar.. Ele tem datas e horários de funcionamento que variam ao longo do ano. Consulte esse link para se programar. Alternativamente, você pode fazer esse mesmo trajeto com seu carro, mas sem a explicação do guia.
Saindo do centro de visitantes do Valley Forge National Historical Park, a primeira parada é um acampamento que recria como eram os alojamentos construídos para os soldados na época. Tudo feito com toras de madeira inteiras e empilhadas umas sobre as outras. Dentro destas “cabanas” viviam naquele tempo de 12 a 20 soldados.
Numa das minhas inúmeras visitas a Valley Forge, visitei o local no final de semana do 4 de Julho. Nesta oportunidade, sob a sombra de uma árvore ao lado deste acampamento haviam dois voluntários trajados com o uniforme da época que além de demonstrarem as armas utilizadas na época, também contaram um pouco como era a vida dos soldados que ali viviam.
Seguindo o passeio adiante o guia vai explicando com detalhes um pouco mais da história do lugar que além de muitos fatos relacionados com a independência dos EUA. O trajeto têm paisagens lindíssimas. Com muitos campos, florestas e onde até mesmo é possível se avistar alguns animais silvestres.
Diz a história que a tomada da capital Philadelphia em setembro de 1777 pelo exército britânico foi um duro golpe no movimento separatista dos EUA, que acabou tendo que recuar para o interior. Nesta época a capital dos EUA fora transferida de Philadelphia para Lancaster (por um dia apenas) e posteriormente para York no interior da Pennsylvania mas, ainda sim as trezes colônias não desistiram da causa.
Com o inverno chegando e as perspectivas de retomar Philadelphia diminuindo com a chegada do Frio, o general George Washington passou a procurar acomodação para alocar temporariamente o exército continental.
Apesar de vários locais propostos, Washington acabou selecionando Valley Forge, por estar localizado à cerca de apenas 30 kilômetros de Philadelphia, de forma que pudesse monitorar os movimentos do exército britânico que havia vencido a batalha do Brandywine e tomado a capital Philadelphia.
O Valley Forge por sua vez, localizado ao noroeste de Philadelphia provou ser uma excelente escolha. Uma vez que o terreno elevado entre Mount Joy e áreas adjacentes combinadas com o rio Schuylkill ao norte, tornou a área facilmente defensável e difícil de ser atacada. Uma área que estava perto o suficiente dos ingleses, mas longe o suficiente para deter a ameaça de ataques por parte dos britânicos.
Em Dezembro de 1777, quando o mal alimentado e mal equipado exército continental, cansado de longas marchas, finalmente começou a se fixar em Valley Forge, uma verdadeira corrida contra o tempo se iniciou com cerca de 12.000 soldados se preparando para a fúria do inverno que se aproximava dia após dia.
Os acampamentos e as linhas de defesa eram planejados e construídos a toda velocidade. Embora mais de mil barracas de abrigo tivessem sido construídas, a falta de espaço e a superlotação dos acampamentos eram críticas.
Dentro de seis semanas, todo o exército estava abrigado. A primeira cabana construída adequadamente apareceu em três dias. À medida que os acampamentos eram construídos, a madeira tinha que ser colhida cada vez mais longe lembrando que nesta época não existiam motoserras, tudo era feito apenas na base do machado e com o auxílio de animais.
Estas cabanas davam proteção suficiente contra o frio, mas o maior problema dentro destas cabanas eram as condições de umidade. Apesar dos relatos da época dizerem que este foi um inverno (1777-1778) com pouca neve, a alternância de congelamento e derretimento de neve e gelo tornava impossível de se manter as roupas e o ambiente seco. O que criou condições extremamente favoráveis ao aparecimento de doenças.
Se isso ainda não bastasse, os soldados ainda passavam fome e tinham problemas com o vestuário. Uma vez que as longas marchas tinham destruído não só suas roupas como também seus sapatos. As roupas esfarrapadas raramente eram substituídas. Cobertores também eram artigos escassos.
Desnutridos, mal vestidos e vivendo em cabanas superlotadas e úmidas, o exército continental foi devastado por doenças como a Febre Tifóide, Icterícia, Disenteria, Pneumonia que acabou vitimando mais de 2.000 homens naquele inverno. Isto é, mais soldados do que foram mortos nas batalhas do Brandywine e Germantown combinadas juntas.
Embora Washington repetidamente pedisse ajuda ao Congresso, este foi incapaz de fornecê-la, e os soldados continuaram a sofrer por muito tempo. No início da primavera as mulheres, parentes de soldados, passaram a fazer parte da vida em Valley Forge, auxiliando o exército em tarefas como lavanderia e de enfermagem que o exército precisava desesperadamente.
Estas mulheres e crianças também serviam, segundo nossa guia ,para fornecer apoio emocional para os soldados. Estas mulheres ganhavam metade das rações dos soldados e metade do salário de um soldado. Bem como passaram a receber meia-pensão após a guerra. Em Valley Forge existiam em média 1 mulher a cada 44 homens.
A partir de então, visando a melhoria da eficiência militar, moral e disciplina do exército, os soldados passaram a ser treinados. Esta tarefa de desenvolver e executar um programa de treinamento eficaz ficou sobre responsabilidade do Barão Friedrich von Steuben. Um general Prussiano, recém-chegado da Europa que incansavelmente treinou os soldados. Inclusive, em sua homenagem a cidade mais próxima ao Valley Forge se chama King of Prussia. Onde por sinal se localiza um dos maiores shoppings centres dos EUA.
Seis meses após a chegada das tropas em Valley Forge, em junho de 1778 o exército continental levantou acampamento e passou a perseguir os britânicos, que estavam se movendo em direção a Nova York.
Pelo caminho explorando Valley Forge você invariavelmente deverá passar pelo Arco Memorial Nacional, construído em 1910 em homenagem aos oficiais e soldados da guerra de independência dos EUA. Por sinal, ele é inspirado no arco de Tito de Roma.
Pelas estradas que cortam o parque existem diversos monumentos construídos pelos estados que foram formados pelas 13 colônias, bem como estátuas de oficiais do exército continental.
Uma curiosidade interessante foi que durante a segunda guerra mundial a estátua de Friedrich von Steuben foi retirada do local, por se tratar de um Prussiano. Nunca vamos saber, mas se este general não tivesse treinado este exército será que os EUA não teriam perdido a guerra para os ingleses? Nunca iremos ter esta resposta, a verdade é que hoje este alemão é considerado fundamental para o sucesso de George Washington.
Por falar em George Washington, chegamos a conhecer a casa em que ele viveu neste período de 6 meses em Valley Forge. A casa era toda feita de pedra, super confortavel que em nenhum momento lembrava as cabanas de seus soldados e oficiais de baixa patente.
O Interessante deste lugar é que hoje toda a decoração remete ao tempo em que ele viveu lá. Onde podemos ver desde as roupas, os utensilios domésticos daquele que se tornou o primeiro presidente dos EUA. Lembrando que a maior parte dos utensílios ali expostos são originais.
Dali retornamos ao centro de visitantes do parque, onde ainda aproveitamos para dar uma olhada no museu, embora quase tudo que havia la para ser lido havia sido mencionado durante a visita guiada. A única diferença é que alí as coisas são ilustradas com gravuras ou objetos daquela época. Bem interessante também.
Eu só fiz o passeio com o Trolley, na minha primeira visita ao Valley Forge. Todas as outras desde então foram de carro por conta própria. Uma das coisas que sempre me fizeram voltar à Valley Forge foi observar a fauna local.
Nas ruas pouco movimentadas encontramos vários cervos e é possível tirar ótimas fotos deles.. Se o passeio já vale pela aula de história, ver estes animais soltos e em relativa abundância transformou o passeio em impagável!
Depois que fui descobrir que o Parque mantinha até 2015 uma população controlada de cerca de 1000 cervos dentro dos limites do mesmo. Hoje essa população foi reduzida para cerca de 1/3 desse numero. Logo suas chances de ver esses animais é logo cedo ou finalzinho da tarde.
Apesar deles agora serem um pouco mais difícil de encontrar comprado às minhas primeiras visitas em 2011-2012, andar por trilhas no meio do mato e de quebra ainda ver estes animais é muito legal.
Para finalizar dê uma passadinha pela Washington Memorial Chapel na Rota 23 dentro dos limites do Parque. Uma igreja construída em homenagem a George Washington com uma riqueza de detalhes incriveis que incluem estatuas, entalhes e vitrais. Infelizmente acabamos perdendo o recital que acontece aos domingos às 2 da tarde nos meses de Junho e Julho.
E assim encerramos nossa visita ao Valley Forge, que fica ainda mais magnífico durante o outono com todas as árvores com as folhas mudando de cor.
Além de paisagens naturais, Valley Forge tem muita história para contar. Valley Forge é a história de luta quase épica de um exército que para conseguir vencer o inimigo teve, antes de tudo, sobreviver contra terríveis dificuldades como a fome, frio, doenças e as forças implacáveis da natureza.
Depois que deixaram Valley Forge, a guerra duraria por mais cinco anos. Mas para Washington, seus homens e a nação à qual eles procuraram dar à luz, esta foi uma vitória decisiva. Uma vitória não de armas, mas de vontade.
O que faz de Valley Forge ser talvez um dos locais mais importantes associado com a Guerra da Independência dos Estados Unidos, talvez um dos únicos locais que conseguem transmitir em um só lugar o sofrimento, sacrifício e finalmente o triunfo deste país sobre seu colonizador.
Viisitando Valley Forge você também pode aproveitar para fazer umas comprinhas no Philadelphia Premium Outlets ou conhecer as inúmeras lojas do King of Prussia Mall.