Semanas atrás, numa tweeting conversation entre a Cláudia, Natalie, Carina, Patricia, Carmem e Marcie surgiu a idéia de listar os lugares que cada uma considerava “viu-tá-visto”. Aí a conversa evoluiu e decidiram fazer também uma segunda lista – com cidades ou países para onde voltariam sempre. Como a idéia parecia boa, uma comentou aqui, outra comentou ali… no fim, a notícia se espalhou e conquistou dezenas de adeptos (Entre eles eu). Diante disso, decidiu-se fazer uma blogagem coletiva.
Não participei diretamente desta “tweeting conversation”, mas como sigo twitter e/ou blog de todos os personagens envolvidas na brincadeira. Achei que não poderia ficar de fora, e acabei me “convidando” para participar da Blogagem Coletiva aos 46 minutos do segundo tempo.
Para início de conversa o título do post “Umas com tanto, outras com nada“, já traz implicitamente uma idéia de quão delicado é o assunto. Afinal, está diretamente relacionado ao gosto e percepção pessoal de cada um dos envolvidos. Para ser honesto, acho que todo e qualquer destino turístico tem seus atrativos e merecem por pior que sejam uma segunda chance. Afinal de contas, todo lugar tem alguma história para contar. As vezes podemos dar o azar de pegar o tempo ruim ou acontecer alguma coisa para estragar o passeio. Mas tenho que admitir que alguns destinos são muito mais glamurosos ou exóticos que outros.
Mas dizer assim de primeira que visitou um local e que você nunca mais precisaria voltar é um pouco de exagero. Como tudo na vida, com o tempo as coisas, digo os destinos e nossos gostos mudam (as vezes para melhor, as vezes para pior).
A verdade é que: Mesmo que tivéssemos todo o T$$$mpo do mundo, jamais teríamos a chance de conhecer tudo aquilo que gostaríamos de conhecer. Quem dera rever todos os lugares que já visitamos e gostamos.
Fator preponderante na escolha da decisão de voltar ou não à um destino já conhecido é sem dúvida a questão das oportunidades. Na minha opinião a principal responsável porque acabamos relegando destinos conhecidos e desconhecidos à um segundo plano, favorecendo outros e revisitando outros. As oportunidades podem se apresentar de diversas maneiras, seja ela numa promoção de passagem aéra, milhas reduzidas, um casamento, viagem à trabalho enfim…As vezes também criamos as oportunidades quando decidimos tirar férias num lugar não se importanto com outras variáveis.
Como comentei anteriormente, as pessoas são diferentes umas das outras, assim como o grau de receptividade, expectativa do indivíduo em relação às viagens/novos destinos. Algumas pessoas acabam preferindo o comodismo e acabam não se aventurando por novos destinos. Isso para alguns é ruim, mas totalmente compreensível. Passei minha infância e boa parte da adolescência veraniando na mesma praia e não reclamo disso. E hoje, mesmo tendo conhecido outras praias 1000x mais bonitas por esse mundo, aquela será para sempre a minha praia e voltaria sempre.
Como o mundo dá voltas e mais voltas, o destino acabou colocando o Mau no meu caminho e reservando um estilo de vida digamos um pouco fora do convencional para nós. Já moramos em diferentes países, conhecemos outros tantos. E ainda devemos morar em pelo menos outros 10 (I hope). Experimentamos diferentes culinárias, vimos diferentes paisagens. Tanta coisa diferente, que as vezes nem acreditamos que tudo o que vivemos nestes quase 5 anos foi verdade.
Enfim, nunca pensei na vida que um dia iria conhecer o Vietnã e que isso aconteceria antes de conhecer os EUA. Muito menos que um dia moraria em Delaware e iria gostar tanto de morar num estado que mal tinha ouvido falar antes. Sabia muito mais coisas sobre Singapura às véspera de mudar para a Ásia do que sabia sobre Delaware às vésperas de mudar para os EUA. Em ambos os casos criamos vínculos que não pestanejariamos duas vezes em voltar fosse para visitar ou para morar.
Um dos grandes problemas dos viajantes é que quanto mais se viaja, maior fica a vontade de viajar novamente e conhecer lugares novos e revisitar os conhecidos. E tenho que admitir com o Blog a lista de países que gostariamos de conhecer não tem diminuído a medida que conhecemos outros novos. O que tem acontecido é que a lista de lugares que voltaríamos novamente não pára de crescer.
Se fosse para apresentar uma lista dos lugares que estão com tudo esta lista seria esta aqui!!!
Até lugares como Philadelphia, que inicialmente não tinha gostado tanto, hoje considero que vale à pena. Não existe destino ruim. Existe sim é destino mal explorado/aproveitado 😛 Acho que todo destino merece uma segunda ou até terceira chance. Felizmente todos os lugares os quais fiquei com uma má impressão e que voltamos passamos a gostar.. Mas sendo honesto, só voltamos lá porque as tais oportunidades ou outras motivações surgiram.
Para ilustrar alguns dos lugares, os quais certamente voltaríamos. Aproveito para divulgar o resultado parcial da promoção Foto do Dia. Fotos que até o momento (18/07/2011) foram escolhidas pelos leitores do Blog para ilustrar o Calendário MauOscar 2012.
A votação continua em aberto. Então participe e corra o risco de ganhar um calendário 2012 personalizado. Se você não curtiu alguma das fotos, ou gostaria que outra foto representasse o mês no Calendário 2012, vote em outras para desbancar ela. Você pode votar em até 5 fotos em cada mês do ano. 😀
Janeiro = Bombinhas SC
Litoral de Santa Catarina é um dos litorais mais bonitos do Brasil. Eu particularmente adoro o encontro do mar com os costões comuns em todo o litoral daquele estado.
Fevereiro = Amanhecer no Templo de Angkor Wat Camboja
Camboja, foi uma das viagens mais sensacionais que já fizemos na vida. Voltaria lá com certeza. Um povo magnifico que sofreu com uma guerra civil sangrenta, mas que nem por isso perdeu o sorriso no rosto. Isso sem falar que ali está o segundo maior sítio arqueológico do mundo depois do Egito. A comida também apesar de extremamente simples surpreendeu muito.
Março => Florada Cerejeiras em Washington DC
Washington DC: Desculpem-me os amantes de Nova York, mas eu sou muito mais Washington.. A cidade é limpa, organizada e tem uma programação cultural espetacular, principalmente para amantes de museus. Na época do Cherry Blossom então a cidade fica imperdível… Morando à cerca de 2 horas de DC não ficamos 2 meses sem dar um pulinho lá.
Abril = Pelicanos em Malibu Coast
Califórnia, ahh a Califórnia… Minha queridinha dos olhos nos EUA. Na minha opinião o melhor estado deste país para viver e conhecer. Vinho, Praia, Montanhas, Florestas e Lagos, tudo o que eu gosto num só lugar. Tem apenas 3 defeitos, tem imposto, terremotos e muito trânsito. Voltaria quantas vezes fosse necessário. Los Angeles é um pouco sem graça, mas tem Din Tai Fung, o que para mim já vale a viagem.
Maio = Estátua de Buda no Templo Budista em Chinatown Singapura
Singapura, nunca pensei que fosse sentir tanta falta de você… Singapura é estar no paraíso em meio ao caos. Um lugar onde em menos de 3 horas de vôo você encontra todo o exotismo da Ásia, volta para casa e tem conforto de primeiro mundo. Primeiro mundo de verdade.. Os EUA era primeiro mundo 50 anos atrás..
Junho = Cúpula do Reichstag em Berlim ao entardecer
Berlin: Ich bin einer Berliner: Visitei a cidade 5 vezes e não vejo a hora de voltar.. Adoraria ter a chance de passar uma temporada lá…. Como costumo dizer Berlin é a cidade onde a história do nosso tempo e do tempo de nossos pais e avós aconteceu. Um verdadeiro museu a céu aberto, mas com um jeitão moderno e arrojado.
Julho = Família Amish no Amish County na Pennsylvania
Interior da Pennsylvania / Delaware: Um local que você se pega perguntando.. Isso aqui é mesmo EUA? Toda esta região que engloba o Condado de Lancaster e o Brandywine Valley, além de muita história tem muitas delicias gastronômicas para serem exploradas
Agosto = Barco tradicional Tailandês em Phi Phi Islands
Setembro – Ko Tapu ou James Bond Island na Tailândia
Tailândia: As fotos falam por si só… Um local onde você se sente como um rei. E tem a cozinha exótica mais saborosa do mundo.. Adoraria morar em Bangkok
Outubro – Igrejinha em Ramsau am Berchtesgaden na Alemanha
Região dos Alpes: Uma das regiões com paisagens mais bonitas que já visitei por este mundo. Região composta pelos 3 únicos países que falam a língua alemã, idioma que aprendi desde criança. Onde além de paisagens de tirar o fôlego como esta foto nos Alpes Alemães , tem alguns dos melhores queijos e chocolates do mundo.
Novembro – Folhas de Outono
Outono: Apesar de ser uma estação que antecede o longo e frio inverno. Acho a melhor época para se visitar lugares com clima temperado. O espetáculo da mudança das folhas das árvores emoldura e valoriza o local de uma forma única.
Dezembro – Heimat Museum em Herbrechtingen Alemanha
Alemanha: Desde criança o país n 1 na lista dos países que gostaria de conhecer. “Criei” a oportunidade de estudar lá por 2 vezes e torço para que um dia volte a morar neste país excepcionalmente bonito. Se não voltar a morar pretendo voltar muitas outras vezes à passeio.
Enfim esta lista é gigantesca e muitos dos lugares não estão mencionados como Londres, Bali, Hong Kong, Xangai, Vancouver etc….
Passe lá para ver o que eles tem para dizer sobre o assunto tá muito legal!!! Siga eles no Twitter também!!! Vale à pena!!!
Viaje na Viagem (a lista da Ana Paula)
Viaje na Viagem (a lista do André Lot)
Viaje na Viagem (a lista da Claudia)
Viaje na Viagem (a lista da Cristina Palmeira)
Viaje na Viagem (a lista da Daniela)
Viaje na Viagem (a lista da Deiatatu)
Viaje na Viagem (a lista da Joana)
Viaje na Viagem (a lista da Rosa)
Veja os comentários
O Camboja é fantástico! Certamente voltaria lá.
Amo Berlim, está na minha lista.
A California eu também quero voltar (todo amor por San Francisco). E eu gostei de Los Angeles, já fui duas vezes e da segunda vez me surpreendeu bastante. :)
Karine
Legal saber que você aprovou minha lista :D
Vou lá espiar a sua agora
Bjs
Nunca tinha pensado que pudesse querer conhecer Cingapura, mas depois de "conhecer" vcs e ler os posts e ver as fotos, isso mudou completamente! Bjos.
Célia (@regina26)
Tem gente que não gosta, acha Cingapura artificial. Acho que como introdução à Ásia não existe lugar melhor.. Um país em que você visita 4 países num só lugar..
Morro de saudades de Cingapura, pelos amigos que deixamos para trás, pelas viagens que faziamos pela região, pelos passeios que faziamos na ilha, pela comida and so on...
Agora cerca de 2 anos após nossa mudança o país tem tanta coisa nova que certamente vamos nos sentir "perdidos"quando voltarmos lá....
Bjs
O prazer com que você descreve e com fotos tão lindas, que neste momento gostaria de dar a volta ao mundo, mas apenas parando nessas cidades/regiões. Beijos.
Vera Lúcia
Eu faria esta viagem com vcs... Seria tão bom se existesse o tele-transporte né?!
Bjs
Olá Oscar, se eu soubesse antes da blogagem coletiva tinha com certeza participado. Adorei! Mas, nao troco a Alemanha por nenhum outro dos 33 países que já conheci.
Beijos e uma ótima semana.
Angela- Alemanha, por que nao?
Angela, eu acabei entrando na noite de véspera da brincadeira.. Você está mais do que na hora de fazer uma conta para você no Twitter..
Olha eu tenho um carinho muito especial pela Alemanha também, você já deve ter percebido.. Mas hoje outros países como Cingapura disputam esse lugar..
Mas a Alemanha será para sempre o primeiro país.. É mais ou menos como o primeiro amor da vida da gente. A gente nunca esquece :D
Bjs e uma excelente semana
E os seus lugares favoritos acabaram sendo os favoritos dos leitores, né? Afinal, fomos nós que votamos nas fotos! :lol:
Meu calendário tá ficando LINDO!!
Lena
Se o lugar é bonito na foto é porque pessoalmente ele também encanta... :D
Eu não curso muito essa história de listas.. Acho que sempre cometemos injustiças quando fazemos elas.. Tanto para o bem quanto para o Mau...
O Calendário está legal mesmo... mais algumas semanas e ai fecho a votação e mando fazer....
Bjs
Adorei o bom gosto, não conheço o litoral de Santa Catarina, os outros já fui, vivi e concordo com você. Senti saudades. Parabéns a todos vocês da blogagem coletiva pelo trabalho de utilidade publica.
Beth
Na minha opinião o litoral de Santa Catarina é o litoral mais bonito do Brasil... Principalmente depois de Balneário Camboriú até Garopaba....
Abraço
Você tem toda razão: quase todo lugar merece uma segunda chance. E adorei sua visão a respeito dos lugares.
Muitos thanks por ter colocado a foto da família, viu? :wink:
Marcie
Obrigado pela visita e pelo comentário..
Eu to achando que essa foto dos pellicanos estar em primeiro lugar no mês de Março tem influência sua na história viu.... rsrs
Bjs
Esta muito bem organizado o Blog e estou muito orgulhosa do que tenho visto.Saudades e beijosss
Obrigado
Ficou muito legal sua postagem e realmente atiçou a vontade de conhecer esses lugares. Mas só uma coisa: vc disse q o outono é a melhor época pra ir a lugares de climas temperados...Estava pensando em ir pra Viena agora. E ir pra um destino como Espanha no outono. Seria melhor inverter então?? Desculpa ser tão folgada :D
Renata
Então, acho que para espanha vale a pena ir no outono sim, eu nunca fui à Espanha, mas sempre escuto falar que o verão espanhol é de rachar... Apesar que Viena no início do Outono é um charme...
Enfim.. Veja o que melhor cabe no bolso e boa viagem :D
Ah! Outono Outono!!! Minha estação favorita também!! Com certeza vasculharia todos os lugares a busca da paisagem linda que só o Outono nos dá. Sou uma leafer admitida!!
E sabe que eu acho que NY perdeu o topo da lista conforme o dia foi passando? =)
E concordei com a sua explicação sobre não repetir os lugares, em gênero número e grau, e fui provada quando voltei pra Bélgica quando já tinha checado na lista de "Done!"
Concordo contigo..
Esse ano espero poder fazer uma viagem para a Nova Inglaterra para ver este espetáculo.. Assim Nova York é uma cidade para namorar, passar um tempo.. Mas casar ai são outros 500.. Jamais moraria para sempre lá....
Bjs