- On 19/03/2012
- In América do Norte Américas Destinos Estados Unidos Louisiana New Orleans
- Tags: Animais, Atrações de New Orleans, Biodiversidade, Borboletas, Destino RBBV, Entomologia, French Quarter, Insetos, Louisiana, Museu, Museu de História Natural, Museu História Natural, Museus, New Orleans, Pragas
Uma viagem ao incrível mundo dos Insetos no Audubon Insectarium em New Orleans
Uma das surpresas que tivemos durante nossa visita a New Orleans foi descobrir que na cidade, está localizado o maior museu entomológico aberto ao público dos EUA. Depois de passar praticamente 4 anos da faculdade estudando uma série de disciplinas diretamente relacionadas a esta importante classe de animais, visitar o museu era praticamente uma obrigação e uma oportunidade única para refrescar um pouco a memória de umas das matérias mais legais e divertidas do meu curso.
Inaugurado em Junho de 2008 depois de 17 anos de trabalho e planejamento este museu totalmente dedicado aos Insetos é um dos poucos do gênero no mundo e visitá-lo pode ser uma interessantíssima oportunidade para aprender e conhecer um pouco sobre estas criaturas tão diversas e abundantes que habitam nosso planeta. Animais que podem, ao mesmo tempo, nos ser super úteis polinizando as plantas, produzindo cera, mel, seda, laca, decompondo matéria orgânica morta só para citar alguns. Quanto praga, devorando lavouras, transmitindo doenças e danificando casas entre outras coisas.
A mostra do museu é super educativa e vale tanto para crianças como para adultos. Logo no início da exibição a mostra define o que são os insetos, comparando as diferenças entre eles e os diferentes Subfilos (Chelicerata(Aranhas), Crustacea (Crusteaceos), Myriapoda (Centopéias) e Hexapoda (Insetos)) dentro do filo dos artrópodos. Mostrando seus benefícios e conflitos com nós humanos.
Pelo museu existem diversos dioramas, alguns apresentam exemplares vivos de insetos. Em outros os animais estão mortos e dispostos na forma de coleção entomológica, montada com alfinete ou em alguns casos os animais encontram-se fossilizados em âmbar. Tipo no filme do Jurassic Park.
Mas o bacana do Audubon Insectarium é o fato de que muitos destes dioramas tem animais vivos. E como muitos destes animais se desenvolvem apenas em condições muito específicas de temperatura, umidade, luminosidade e uma série de outros fatores. Temos que tirar o chapéu para o trabalho realizado pelos entomólogos responsáveis pela exibição.
Entre os dioramas vivos, os que mais chamam atenção são dos insetos conhecidos como insetos sociais. Dentre os quais destacam-se os cupins, formigas e abelhas. No Audubon Insectarium há um formigueiro ativo de formiga Atta texana. O gênero Atta é o mesmo gênero de formigas da nossa formiga saúva, e tem um ninho caracterizado por várias panelas. Estas panelas são uma espécie de salões onde acontecem diferentes atividades do formigueiro, algumas delas são utilizadas para cultivo de fungos que alimentam a colônia, outros utilizados como lixeira.. E assim por diante..
Poder observar toda a movimentação destes animais, desde a atividade de corte das folhas no exterior do formigueiro, carregamento e cultivo do fundo e ainda poder diferenciar as diferentes castas de formigas é algo que até então só tinha tido a oportunidade de conhecer e estudar durante a faculdade.
Numa das galerias do museu, chamada de Life Underground, o visitante é digamos encolhido e digamos literalmente entra no solo e pelo encontra desde minhocas gigantes, a insetos e aranhas gigantes. Digamos que para crianças pequenas pode até ser um pouco assustador, mas para as maiorzinhas é um barato. (Alguém lembra do filme Querida Encolhi as Crianças? Pois bem você se sente quase neste filme).
Numa outra galeria chamada de Insetos de New Orleans, o Audubon Insectarium explora alguns dos insetos que são pragas da cidade, como mosquitos, moscas, baratas e os temíveis cupins. Estes últimos são um sério problema no sul dos EUA. Nesta galeria também encontramos as diferentes formas de controle de pragas, com objetos antigos utilizados nesta tarefa, até os métodos mais modernos e eficientes para lidar com o problema.
No Cooking Show and Cultural Café fomos obrigados a lembrar de nossas incursões pela Ásia. Alí você pode comprar larvas desidratadas com sabor chedar, pirulitos de formiga entre outras coisas. Eu só me pergunto quem compra e come esse tipo de coisa..
Um pouco mais adiante no Louisiana Swamp, o visitante é introduzido aos insetos e aracnídeos (aranhas) nativos dos Bayous (pântanos da Louisiana). Em um ambiente que recria um pântano típico com direito a alguns filhotes de crocodilos vivos, esta exposição oferece a oportunidade de ver de perto muitos destes animais. Principalmente megalópteros, neurópteros e mosquitos em geral.
Na sequência encontramos uma das partes mais interessantes de todo museu, principalmente para as crianças, é o cinema 4D que utiliza os personagens do desenho Vida de Inseto (Bug’s Life), uma das minhas animações favoritas feitas até hoje pela Pixar. O filminho dura uns 15 minutos e tem vários efeitos visuais e sensoriais, um barato.
Já se encaminhando para o final de nossa visita, visitamos o Hall da Fama dos Insetos. Uma mostra entomológica que exibe diversos exemplares preservados de alguns dos insetos mais impressionantes e extremos do mundo. Por sinal alí havia um entomólogo alfinetando e montando alguns insetos para a coleção do museu.
E para fechar nossa visita com chave de ouro, visitamos a exposição sobre a Metamorfose de alguns insetos. Uma das transformações mais fascinantes que ocorrem no mundo animal. Nesta exposição o museu ilustra os ciclos de vida e acasalamento de alguns insetos. Além disso, desta mostra podemos ver o laboratório especializado no trabalho de reprodução e criação de grande parte dos insetos vivos que vimos espalhados pelos dioramas do museu.
Esta área está conectada ao Borboletário que infelizmente estava fechando naquela semana para um período de 6 meses de reforma e que recria um jardim japonês com borboletas de várias espécies voando pelo recinto. Mas como era um dos últimos dias em funcionamento haviam poucas borboletas e muitas delas em estágio final de vida. Uma pena!!
Hoje, apesar de ter esquecido boa parte de tudo aquilo que estudei nas disciplinas de Apicultura, Entomologia, Parasitologia e Proteção Florestal, foi muito legal constatar que ainda lembro da grande maioria das famílias e em alguns casos até o mesmo o gênero de alguns desses bichinhos.
O Audubon Insectarium está localizado num imponente prédio na região do French Quarter de New Orleans. No passado, este prédio foi a sede da Alfândega dos EUA do porto mais movimentado do Sul dos EUA. Super Recomendado!!
Informações Úteis:
O Museu abre de Terça a Domingo das 10:00 às 17:00
O ingresso custa 16 USD por Adulto, 13 USD para Adultos com +65 Anos e Estudantes e 11 USD para Crianças entre 2 e 12 anos de idade.
Muitas vezes existem promoções que combinam o Insetário com o Aquário + IMAX
Endereço:
New Orleans , Louisiana
saudade do tio zum zum?
hahaha
bem legal o post
Raul
Pois é as aulas de entomologia conseguiram deixar suas marcas.. rsrsrs
Abraco