Em New Orleans, além de experimentarmos restaurantes maravilhosos durante toda a estada, reservamos uma de nossas tardes na cidade para uma experiência (nada light) que até então nunca havíamos experimentado. Um tour culinário, uma forma de turismo cada vez mais difundido em várias cidades aqui nos EUA e que vem conquistando cada vez mais adeptos.
Conhecido também como “tourism for foodies”, este tipo de turismo/experiência culinária procura levar o participante a mergulhar de cabeça na história e peculiaridades da cozinha local. E tenho que adiantar, a viagem gastronômica pelas ruas do Vieux Carré (French Quarter) foi um barato.
Acabamos escolhendo a New Orleans Culinary History Tours, e embora na cidade existam várias outras empresas especializadas neste tipo de turismo, ela foi uma das pioneiras neste ramo na cidade. Coincidentemente o site deles tem o mesmo layout do Blog, e como recebemos boas referências do tour, acabamos reservando com eles mesmo.
No tour visitamos dois dos mais antigos restaurantes da cidade, o Antoine’s de 1840 e o Tujague’s de 1856. Pelo caminho experimentamos iguarias como o Seafood Gumbo do Antoine’s, as Praline’s da Leah’s, o camarão ao molho Remoulade do Arnold’s, a Sopa de Tartaruga do Rib Room no Omni Hotel, o gelato e as Muffulettas do La Divina e o Beef Brisket with Creolle Sauce do Tujague’s entre outros pratos. Quase tudo uma delícia
Encerrando o passeio, numa loja de temperos da cozinha local, acontece uma demonstração de como fazer o Roux, a base de qualquer prato da cozinha Creole que é uma das marcas registradas de New Orleans.
Resumo da história, por aproximadamente 3 horas seguidas, perambulamos pelas charmosas ruas do French Quarter provando algumas das melhores comidinhas típicas de alguns dos mais famosos e tradicionais restaurantes de New Orleans. Além disso, conhecemos mais sobre a história da cozinha creole e cajun e as principais diferenças entre elas.
O bacana desta experiência é que além de experimentar diferentes pratos, leia-se inclusive sopa de tartaruga, é que o guia conta histórias interessantes sobre os restaurantes mais antigos da cidade. No tour, o participante ainda tem a chance de visitar a cozinha de alguns destes restaurantes, conhecer os chefes e os salões utilizados para eventos especiais.
Falando nisso, uma das coisa que mais me impressionaram em New Orleans é o fato de que você olhando estes estabelecimentos de fora, você nem imagina o tamanho que eles tem atrás de sua fachada dentro o casario antigo da cidade.
Enfim, se você for para New Orleans trata-se de um passeio super recomendado. Agora se você quiser se aventurar neste tipo de passeio gastronômico em outras cidades, segue abaixo uma lista de cidades e empresas que oferecem este tipo de serviço.
Agora se você já fez esse tipo de tour, compartilhe com a gente onde você fez e o que você achou?!
O tour culinário que fizemos em New Orleans teve duração aproximada de 3 horas e pode facilmente substituir uma refeição. Embora as porções sejam pequenas e raramente você tem a opção de repetir, já que as porções são contadas.
Porém como ao longo das 3 horas de tour, experimentamos diversas amostras pelo caminho no final do tour você sai digamos muito satisfeito.
O tour é oferecido diariamente as 14:00 e tem um custo de 46USD por pessoa e não inclue bebidas.
Veja os comentários
Super legal que você pos a lista de todas as cidades que oferece os tours! Eu fiz o tour em Chicago e amei. Faria em todas as cidades onde tenha um tempinho a mais. Adorei o de New Orleans. Beijos!
Luciana
Até então nunca tinha feito nenhum tour culinário antes.. Achei um barato.. Por sinal em New Orleans se come muito bem.. Você ia curtir a cidade... Bjs