- On 22/07/2014
- In Asia Aventura Destinos Ecoturismo Estilo Experiências Floresta Índia Kerala Lagos Natureza Off Road Parques Nacionais Passeios de Barco Passeios e Atrações Turísticas Safari Viagem Vida Selvagem
- Tags: Birdwatching, Destino RBBV, Kerala, Kerala Blog Express, Kochi, Monções, Oceano Indico, Periyar Tiger Reserve, Safari na Índia, Sul da Índia, Thekkady
Thekkady: Um Safari no sul da Índia
Thekkady: Um Safari no sul da Índia
Considerado um dos santuários ecológicos mais importantes e populares do sul da Índia, o Periyar National Park and Wildlife Sanctuary, está localizado na porção sudoeste do Western Ghats na fronteira dos estados do Kerala e Tamil Nadu numa região também conhecida como Thekkady.
Tido como um dos últimos grandes fragmentos florestais do sul da índia, Periyar Sanctuary é fundamental na conservação de várias espécies de animais nativos, sobretudo elefantes e tigres selvagens. Estima-se que dentro de seus limites da reserva, existam entre 900 a 1000 elefantes selvagens e cerca de 35 – 40 tigres. Enquanto os primeiros são relativamente fáceis de serem avistados, os tigres por sua vez, são quase impossíveis.
Cercada pelas montanhas do Cardamom e Pandalam Hills nos distritos de Idukki e Pathanamthitta no estado do Kerala. Este santuário da vida selvagem conta com uma área protegida que hoje se extende por 925 km quadrados, tamanho quase equivalente ao tamanho de São Thomé e Principe na África. Embora 777 Km2 estejam dentro do Kerala e o restante em Tamil Nadu, cerca de 350 km quadrados foram elevados a condição de Parque Nacional em 1982, já o restante permanece com o status de Tiger Reserve conferido pelo parlamento indiano em 1978.
No centro da reserva encontramos o Periyar Lake, um lago artificial criado pelos britânicos em 1895 com a construção de uma usina hidroelétrica, o Mullaperiyar Dam. Cobrindo uma área de aproximadamente 26 km quadrados, o lago de Periyar acabou se transformando num verdadeiro hot-spot ecológico. Principalmente na época de seca (Dezembro a Março) quando muitos animais, especialmente búfalos e elefantes saem da floresta para tomar banho e beber água em suas margens.
Na verdade os primeiros passos visando proteger a área, especialmente em torno do lago foi tomada em 1934 pelo então Maraja de Travancore, Chithira Thirunal Balarama Varma que preocupado com o avanço das plantações de chá, declarou as florestas do entorno do lago como reserva particular de caça, conhecida na época como Nellikkampatty Game Reserve. Com a integração política da Índia a partir da década de 50 toda a região foi transformada em Santuário da Vida Selvagem.
Hoje dentro dos limites do parque existem 35 espécies de mamíferos, alguns deles em sério risco de extinção como o tigre de bengala. Durante o “safari” de barco pelo lago avistamos um considerável rebanho de Gauros (Bisão Indiano), alguns Sambars (Cervo Indiano), Javalis, Mongoose e várias espécies de macacos.
Para fãs de Bird Watch, Thekkady é um paraíso. Por alí existem nada mais nada menos que 265 espécies de aves, que vão desde garças, hornbills, psitacídeos, aves de rapina e muitos martin-pescador, só para citar alguns.
Existem ainda 45 espécies de repteis, sendo que 30 delas são cobras, 13 lagartos/lagartixas e 2 tartarugas. Várias espécies de anfíbios e pelo menos 40 espécies de peixes. Dentre os insetos, só de lepidópteros são cerca de 160 espécies catalogadas.
A flora por sua vez é também bastante diversificada. Na floresta predominam espécie de tecas, jacarandás, fícus, sândalo, plumerias entre outros. E por incrível que pareça muitas espécies de orquidáceas. Cerca de 140 espécies já foram identificadas por alí.
Durante minha visita ao Periyar Tiger Reserve participando do #KeralaBlogExpress tive a oportunidade de explorar o Periyar Wildlife Sanctuary de duas formas. A primeira dela foi acordar bem cedinho e fazer uma trilha com um guarda do Kerala Forest Department pela mata de aproximadamente 3-4 horas. De um grupo de quase 30 blogueiros de diferentes partes do mundo participando desta BlogTrip eu fui um dos únicos 3 que resolveram participar desta atividade, mas foi uma experiência incrível. Apesar de não termos visto o famoso tigre de Bengala, enganamos todo mundo que “fugiu” da atividade. Até que tive que admitir que era uma pegadinha quando um dos gerentes do parque veio querer saber mais detalhes no nosso “tiger encounter”. Estória para um outro post.
Já a segunda foi com todo o grupo todo em um dos vários barcos admistrados pelo Kerala Forest Department em conjunto com o KTDC do Kerala Tourism num cruzeiro “Safari” de cerca de 2 horas pelo Periyar Lake no finalzinho da tarde, onde vimos todos esses animais das fotos que ilustram esse post.
Além do cruzeiro pelo lago, visitamos também o Lake Palace, onde fomos recepcionado com um “high tea”. Se voltar um dia ao Kerala, e visitar esta região novamente este é um lugar que gostaria de passar uma noite. Trata-se de uma antiga residência colonial de verão da família real de Travancore com apenas 6 quartos que hoje é administrada pelo KTDC numa ilha no meio da reserva. O mobiliário e antigo, mas o visual é fantástico e a noite deve ser uma experiência bem diferente.
Passeio de Barco pelo Periyar Lake
O passeio de barco pelo lago sai diariamente as 07:30, 09:30, 11:15, 13:45 e 15:30. Custa baratinho 150 rúpias para adultos e 50 rúpias para crianças e os ingressos são comprados na entrada do parque. O ideal é chegar cerca de 30 minutos a 1 hora antes do barco sair para comprar o Ticket.
Lembrando que o primeiro e o último passeio do dia são os com mais chances de ver vida selvagem. E a melhor época do ano para avistar os animais vai de Outubro a Março quando é época de seca e os animais vão em direção ao lago para beber e se banhar.
Onde ficar em Thekkady no Kerala
Além do Lake Palace, mencionado acima. Durante nossa passagem de 2 dias em Thekkady eu fiquei hospedado numa cabana no Spice Village em Kumily a cerca de 4 km da entrada da reserva onde sai o passeio de barco.
O Spice Village é um hotel simples, mas super ajeitadinho e que como o nome sugere tem árvores e plantas de todos os tipos de temperos produzidos na região e uma comida deliciosa. Super recomendo. Na rua do hotel tem também várias lojinhas ótimas para comprar lembrancinhas da viagem e principalmente especiarias. Dizem que o melhor cardamomo do mundo é produzido alí.
Como Chegar em Thekaddy
Thekaddy está localizada a aproximadamente e cerca de 120 Km ao sudeste de Kochi, onde encontramos o principal aeroporto do Kerala.
Oscar Risch participou do Kerala Blog Express após ficar em 7 lugar na votação popular nas mídias sociais num concurso promovido pelo Kerala Tourism que juntamente com ele levou outros 26 blogueiros de 14 diferentes nacionalidades para participar de uma viagem de 20 dias pelo estado do Kerala. O Kerala Tourism arcou com as despesas de hospedagem e transporte e subvencionou cerca de 1/3 do valor da passagem até a Índia. Todas as opiniões como sempre são pessoais e refletem exclusivamente a experiência pessoal do autor de acordo com a política deste blog.
Que incrível! Nós nunca fizemos um safari mas com certeza tá no nosso top 10 de coisas urgentes para fazer! Parabéns pelo post, está muito informátivo!
Eu quero ainda fazer um Safari na África e se a experiência já for for uns 20% do que foi essa experiência na Índia já vai estar valendo!!
Adorei as dicas para organizar a viagem. Aliás, que lugar incrível que é a India, né?
Eu tinha um certo preconceito com a Índia, essa viagem mudou isso completamente.. Não vejo a hora de ter a oportunidade de voltar.
Estive na India em Chennai e me diverti com os bichos de lá. Acredita que pavão é raridade lá? Els nao se conformavam que nao davamos bola pra eles. Qdo a gente dizia que tinham vários pavoes no sítio, no interior de SP, eles ficavam boquiabertos!!!
Super acredito.. Várias ilustrações e estampas indianas mostram pavões. E vamos combinar são bichos lindos.. Será que eles são aves nativas da Índia?
Que passeio incrível! Fico babando nesses posts de Kerala. Que legal que vc foi um dos selecionados para o Kerala Express! Aposto que a experiência deve ter sido incrível 😀 Adorei as fotos e, como bióloga, sonho um dia poder conhecer o lugar pessoalmente. Obrigada pelas dicas! Beijo grande.
Pois é eu fui um dos cobaias da primeira edição.. Apesar de uns contratempos a viagem foi inesquecível.. As versões posteriores tem sido cada vez melhores. Como bíologa você iria amar conhecer esse parque na região de Thekkady e as areas de banhado em Allepey.
Um parque natural do tamanho de um país inteiro? Wow! OK, São Tomé é pequeno, mas mesmo assim! Fiquei com curiosidade de conhecer porque a Índia é um país que ainda não visitei e portanto sei muito pouco sobre o país! Obrigada pela dica 😉
Se você nunca esteve antes na índia, conhecer o Kerala é uma ótima introdução ao país. Depois dessa viagem, não vejo a hora de voltar e explorar mais desse país fascinante que é a Índia
Que maravilha de lugar Oscar! Realmente incrível! Eu jamais ia imaginar um lugar assim na Índia! Muito legal mesmo!
A índia é uma caixinha de surpresas!!! Infelizmente conhecemos muito pouco sobre o país.
Que legal esse post!! Tenho muita vontade de conhecer a Índia, sou fã de destinos exóticos.
Adorei o Post!! As fotos estão maravilhosas!! É uma viagem que ainda vou fazer!!
Obrigado pela visita.. Viagem para a Índia é uma experiência para o resto da vida.
Eu queria TANTO ter conhecido esse lugar quando fui à Índia, mas, infelizmente, ficou muito fora de mão para o meu roteiro. Vendo o seu post só fiquei com mais vontade de ir!
Que pena que não deu para você conhecer. O Kerala é surpreendente. No entanto sempre é bom ter um bom motivo para voltar.
Obrigado pela visita
Q sonho! Queremos muito conhecer um santuário ecológico!!! Quase fomos na África do Sul esse ano, mas não rolou! Já vou pesquisar mais sobre esse mas pelo qUE vi foi incrível!
Foi super legal!!! Claro que um safari na África é um safari na África. Porém neste aqui podemos observar vários animais interessantes em seu habitat natural. Visitando o sul da Índia vale à pena conhecer. O Kerala é um destino muito interessante.