Byodo-In Temple: Um templo budista japonês no Hawaii
Construído de acordo com os princípios de Feng Shui. O Byodo-In Temple parece muito mais celebrar a vida do que homenagear aqueles que já nos deixaram. Construído inteiramente em madeira e numa escala (50%) de seu homônimo de mais de 950 anos de idade construído em Uji nos arredores de Kyoto no Japão. Ele impressiona pela sua beleza e localização.
Inaugurado em 07 de Junho de 1968, como parte das comemorações do centenário da chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao Hawaii. Este ano marca o 50º aniversário da construção do Byodo-In, e para comemorar, o Serviço Postal dos EUA lançou um novo selo no qual o templo é homenageado. Este peculiar templo budista apresenta uma arquitetura totalmente integrada ao ambiente.
Construído de forma a representar uma fênix (visível nas extremidades dos telhados) , que renasce das cinzas refletindo a promessa de esperança e renovação. O templo cuja tradução literal seria Templo da igualdade é hoje muito mais que um templo budista. É uma verdadeira atração do estado que tem uma das maiores comunidades orientais dos EUA.
Uma das coisas que mais chamam atenção, além do fato de ser vermelho e contrastar com o verde das montanhas, é o fato dele ter sido totalmente construído sem o uso de um único prego ou parafuso.
No seu interior encontramos uma enorme estátua de Buda com cerca de 5 metros e meio de altura. Esculpida em madeira pelo artista japonês Masuzo Inui. Depois de pronta a estátua foi folheada a ouro e recebeu 3 aplicações de laquê. Por sinal a estátua esta precisando um novo banho de ouro. (O que explique os 5 USD cobrados para visitar o local).
Em frente ao templo encontramos um daqueles jardins zen japonês feito de pedrinhas cuidadosamente trabalhados pelos monges budistas. Encontramos também um enorme lago repleto de carpas laranjas e vermelhas. Além de alguns pavões e cisnes negros espalhados pelos jardins.
Ao lado do templo encontramos o kanetsu-ki-do, uma torre contendo o Bon-Sho, um sino de estanho e bronze de cerca de 1,5 metros de comprimento que pesa cerca de 3 toneladas. O qual foi produzido em Osaka no Japão e que se assemelha muito com o Bon-Sho do Byodo-In Uji que foi fabricado a mais 1000 anos atrás.
Enfim, se você estiver indo para o North Shore de Oahu, depois de você passar pelo Nuuanu Pali Lookout, dar uma passadinha pelo Byodo-In temple pode ser uma ótima pedida para encontrar um pedacinho do Japão fora do Japão e em pleno Hawaii.
Veja os comentários
Comecei a pouco tempo a me interessar e conhecer os templos budistas (gostei tanto que em breve quero ir para a Ásia). Achei lindo esse Templo, tantos detalhes, e o local em que ele foi inserido também é lindo. Deve ter sido uma experiencia bem interessante ter visitado o local.
Obrigado por compartilhar.
Os templos budistas são incríveis. Depois de ter morando em 2 lugares na Ásia, ainda hoje me surpreendo com os detalhes deles.
obrigado pela visita e quando planejar conhecer a Ásia volte aqui no blog para pegar algumas dicas.
Abs
Dica anotada, estou querendo conhecer o Hawaii faz tempo. Quem sabe esse ano pinta uma promoção?
Vale super a pena. O Hawaii é incrível!! Já fui 3 x e não vejo a hora de voltar.
Se esse é maravilhoso, imagine o seu homónimo com o dobro do tamanho. Foi a primeira vez que li sobre um templo "não praticante", haha. Adorei a expressão! O mais importante é que seja um lugar de paz. Lindo post
Verdade o original deve ser ainda mais impressionante. Na verdade esse templo fica dentro de um complexo ecumênico no hawaii e não funciona como um templo budista no sentido pleno da palavra. Sim são realizadas cerimônias, mas nenhum monge mora ali.
Achei lindo o templo! Não imaginava um pedacinho do Japão em pleno Havaí, super curioso, gostei!
Muito legal né? Obrigado pela visita e pelo comentário
Ah, adorei!!!! Que saudade que deu!!!! :)))
Saudades dessa viagem e nosso encontro ai.. Bjs
Nossa, que demais! Amei tudo, o texto, fotos, e a vontade de me teletransportar.
Obrigado pela visita :D
Fiquei realmente impressionada em saber da existência de um templo japonês, e desse porte, no Havaí. Lembrou-me muito alguns que eu vi no Japão. Gosto deles e de visitá-los. :) Este é lindo e interessante sem pregos! :)
Também fiquei surpreso quando pesquisando sobre essa viagem descobri esse lugar. Valeu muito a pena conferir pessoalmente.