Planejando visitar Nova York nos próximos meses? Então não deixe de conferir a maravilhosa exposição “Inventing Modern Art in Brazil” da Tarsila do Amaral no Museu de Arte Moderna de Nova York (MOMA).
Com a frase “quero ser a pintora do meu país” que teria sido dita em 1923 pela própria Tarsila, o Museu de Arte Moderna de Nova York abre a exposição dedicada à ela com algumas das mais icônicas obras de Tarsila do Amaral (1886-1973).
A exposição é uma viagem de ida e volta entre São Paulo, seu estado natal, e Paris, onde a artista estudou na famosa escola internacional Académie Julian. Lá aprendeu lições de André Lhote, Albert Gleizes e Fernand Léger e posteriormente misturou as ideias da arte moderna com a estética de seu país.
Quando terminou o experimento, ela tinha se tornado uma das pintoras mais importantes da história do Brasil e, por extensão, de toda a América Latina.
Tarsila do Amaral já havia sido reconhecida na Europa, como quando a Fundação Juan March dedicou-lhe uma exposição em 2009, em Madri, que foi o grande sucesso naquela época na Europa. No entanto a exposição no MOMA é uma das poucas retrospectivas que mostram toda a obra e como sua linguagem visual amadureceu ao longo de sua carreira.
Dentre as inúmeras obras da artista em exposição no MOMA encontramos várias telas, esboços e gravuras de coleções particulares. Ou seja, aproveite a oportunidade de conhecer esses quadros antes que eles retornem aos respectivos donos.
Apesar de a grande maioria das obras da artista estarem espalhadas pelo Brasil. Esta é uma raríssima oportunidade de ver alguns dos mais icônicos quadros da artista como: o Abaporu e o operários lado a lado.
No Brasil, o quadro do Abaporu foi decisivo para o lugar que Tarsila ocuparia no imaginário coletivo. Acredita-se que o trabalho pretendia ser um símbolo de como a cultura brasileira ressurgia da “digestão” das influências externas.
Tarsila do Amaral ajudou a estabelecer a ideia de que o Brasil pode não ter uma grande tradição de criar tendências, mas pode absorvê-las antes e torná-las mais próprias do que ninguém, talvez a característica mais distintiva de sua cultura.
A exposição também inclui a pintura Operários, a maior obra feita pela artista. A própria Tarsila a considerava como sua obra mais importante. Representa uma mudança radical em seu trabalho. Ela abandona o exercício formal da arte moderna. Para se tornar uma artista mais comprometida com o ativismo político e social.
A mostra de Tarsila do Amaral no Moma ainda conta com uma série de itens de memorabilia. As quais fará você provavelmente lembrar das suas aulas de história e literatura brasileira.
Veja os comentários
Eu fui nessa exposição no MoMA! Incrível ver uma mulher brasileira em um dos museus mais respeitados do mundo!
Que legal que você teve a oportunidade de prestigiar...
Tarsila do Amaral no MOMA de Nova York é um orgulho! Fico muito feliz por isso, tanto por ser brasileira, quanto por ser mulher. As obras da Tarsila são incríveis e ela merece esse destaque. Parabéns pelo post!
Obrigado :D
Que delícia! Acho que não vai dar, mas adoraria ter tempo de visitar essa exposição. Lembro da emoção de ver Aboporu ao vivo! É um marco na nossa vida de estudante...
O Abaporu e os Operários da Tarsila marcam a vida dos estudantes brasileiros e ter a oportunidade de ve-los ao vivo um ao lado do outro é realmente um privilégio.
Eu li uma matéria falando sobre a exposição e fiquei ao mesmo triste por não poder ver e muito orgulhosa como brasileira e mulher! Gosto muito das obras de Tarsila, são muito fortes e intensas! :)
Verdade.. As obras dela são marcantes... Sem dúvida uma das melhores se não a melhor pintora que o Brasil já teve.
Oscar, você tem razão: é um sentimento intenso ver exposições de artistas brasileiros quando estamos fora de casa e esta da Tarsila parece ter motivos de sobra pra emocionar. Tive o prazer de ver uma exposição de Portinari em Paris e não teve como conter a emoção.
É verdade... Essa exposição do Cândido Portinari deve ter sido incrível também.
Obrigado pela visita :D