Na última sexta-feira, organizamos via Twitter um #fotodeviagem especial cujo tema foi “Verde”. Muita gente talvez tenha se perguntado porque escolhemos esta cor e não o vermelho, ou o Amarelo ou qualquer outro tema diferente?! Na verdade a escolha do verde se deu pelo fato de que no próximo dia 17 de Março celebra-se o Dia de São Patricio ou St. Patrick Day.
Mas afinal porque St. Patrick Day é verde?
Segundo o que andei pesquisando rapidamente no “St. Google”, alguns relatos dizem que a primeira cor associada ao dia de São Patrício era o azul. Mas as coisas, aparentemente começaram a mudar no século XVII, quando o povo irlandês “cansado”do azul, resolveu passar a celebrar o verde.
Brincadeiras a parte o fato é que o verde é uma das cores da bandeira tricolor da Irlanda. Além disso, foi utilizada ao longo da história nas bandeiras de vários grupos revolucionários irlandeses.
A Irlanda se auto-intitula de a “Ilha Esmeralda“, isso se deve a sua exuberante paisagem verde. Para os Irlandeses o verde também é a cor da renovação, da esperança e do início da primavera (que começa a dar seus primeiros sinais depois do inverno justamente por esta época de meados de Março).
Se isso só não bastasse, eles resolveram adotar como símbolo do país, um Trevo (de 3 folhas apenas) que pertence ao genero botânico Trifolium sp, que por coincidência também é verde.
Por sinal acredita-se que St. Patrick, o santo padroeiro nacional e apóstolo da Irlanda, o qual acredita-se ter levado o cristianismo para aquele país usava a planta (mato que nascia e qualquer lugar) para explicar a Santíssima trindade para os pagãos.
Enfim, hoje Saint Patrick’s Day é associado com tudo que seja irlandês: Qualquer coisa verde, dourada, trevos, sorte e até mesmo cerveja guiness. Mas mais importante ainda, para aqueles que celebram seu significado original. St. Patrick’s Day é um dia tradicional importantíssimo para renovação da espiritualidade e um tempo de oferta de orações para os irlandeses e seus descendentes.
St. Patrick Day é comemorado em 17 de março, a data da coincide com a morte do padroeiro da Irlanda (17/03/493). Desde que o feriado começou, quase todo o comércio fecha no dia 17 de Março naquele país. Com exceção é claro dos bares e restaurantes.
Entre 1801 e 1921, mais de oito milhões de pessoas emigraram da Irlanda para os EUA. A grande maioria dos emigrantes que rumaram aos EUA, fixaram-se nas cidades de Boston, Nova York, Chicago e Philadelphia. Cidades com forte influência cultural Irlandesa até hoje, nas quais acontecem as principais comemorações/manifestações em alusão a esta data.
A primeira reunião documentada de irlandeses nos Estados Unidos em honra de São Patrick aconteceu em Boston em 17 de Março 1737. Porém o primeiro desfile de Saint Patrick’s Day, foi na verdade um desfile “militar” e bem diferente da forma como acontece hoje todos os anos em várias cidades dos EUA. Mas ele aconteceu pela primeira vez em 1762 em Nova York.
Durante a Guerra da Independência Americana, celebrações militares continuaram a acontecer nos anos subsequentes no dia 17 de Março. Uma das mais importante delas talvez tenha sido a de 17 de março, 1776. Quando os britânicos se retiraram da cidade de Boston e George Washington levou os rebeldes americanos para a cidade a tomar posse.
Diz também a história que o Saint Patrick’s Day foi comemorado depois de um longo e severo inverno pelo exército de George Washington em Valley Forgeem 1778.
Mas foi durante o século XIX, durante a Grande Fome Irlandesa, quando milhões de Irlandeses emigraram para a América atrás de melhores condições de sobrevivência, que o St. Patrick Day passou a ter a configuração parecida com a de hoje.
As saudades da terra natal (Irlanda) se transformaram em canções sentimentalizadas, e desde então Saint Patrick’s Day tem sido a ocasião perfeita para os irlandeses unirem-se na celebração da sua nacionalidade.
No início do Século XX, já na segunda ou terceira geração de irlandeses-americanos, dos quais muitos transformaram-se em influentes e poderosos da sociedade americana. A parada de Saint Patrick’s Day passou a ser uma oportunidade para a comunidade irlandesa para celebrar não só a sua origem étnica, mas também a sua integração bem sucedida na sociedade americana.
Hoje, o dia de St Patrick é comemorado em todo o mundo. Há desfiles em diversas cidades do Canadá, Austrália, África, América do Sul e em muitas capitais européias. Os desfiles são seculares, as celebrações comunitárias, onde o santo, sua vida e seu significado são muitas vezes esquecidos.
Aqui nos EUA, o St. Paddy’s como é carinhosamente chamado é celebrado em cidades grandes e pequenas. E tornou-se uma verdadeira celebração da cultura, gastronomia e cervejas Irlandesas.Um evento tipicamente associado com música alta, dança, desfiles, cerveja e muito verde.
Em algumas cidades a “piração” é tanta que eles chegam até mesmo a tingir rios ou córregos da cidade de verde. Como é o caso de Chicago que tinge as aguas do rio Chicago de verde há mais de 40 anos.
Entre as Paradas mais famosas dos EUA temos a St. Paddy’s Day Parade de Chicago, Boston, Washington, New York, St. Louis, Savannah, San Francisco, Philadelphia, Kansas City e Dublin em Ohio.
A querida Patricia Camargo do Turomaquia tem uma série super bacana sobre a Irlanda
Veja os comentários
hahahaha adorei o post todo verdinho!!! Um dia quero - muito - passar um St. Patrick´s em Dublin. Mas aposto que aí nos EUA já deve ser divertido à beça mesmo ;)
Uma aula de cultura!! Parabéns!! Ah, sou louca pra ver o rio Chicago pintado de verde. heheh Beijos
Cada post nos ensina muitas coisas. Que legal! Adorei o visual verde, os Irlandeses devem ter adorado a homenagem.
Olá Oscar, obrigada pela sua participaçao no sorteio!! Boa sorte!
Um dos meus vizinhos é irlandes. A porta da casa dele tem um enorme trevo de 4 folhas bem verde. Lindo mesmo!! Adorei seu post, muito informativo. Beijos para vcs e uma ótima semana.
MariPassar o St. Patrick em Dublin deve ser mesmo muito legal...
KarolEu não sabia disso ate começar a escrever este Post.. Felizmente parece que o corante que eles usam é de origem vegetal e nao causa danos ao ambiente...
MaluObrigado pela visita.. Já que é St. Patrick o Post tinha que ser verde né?!?
AngelaObrigado pela visita.. Vou ficar torcendo para o Oster hase trazer um ovinhos Lindt para mim :D
Obrigado a todas vcs que comentaram por aqui
Bjs
Brigaduuu pela citação!!! A série continua por lá, estou no equador da viagem hehehe
beijos
Oi Pat..
Imagine.. seus Posts da Serie Irlanda estão excelentes!!! Acho legal complementar os Posts citando mais informações
Bjs e aproveite muito
Muito legal
Leandra
Obrigado pela visita e volte sempre :D
se estiver uma oportunidade de ir curti este evento ,poder ir pq é muito legal saúdade....
Walter
Com certeza!!
saint patrick's day... estou fazendo uma pesquisa sobre e acho que vai me ajudar muito
Legal.. Só não vale dar Ctrl C Ctrl V :P
gostei muito!!!
Eduardo
Obrigado pela visita