
- On 02/08/2012
- In América do Norte Américas Destinos Estados Unidos Seattle Washington
- Tags: Arquitetura, Atrações Turísticas de Seattle, Cidades, Ciência, Destino RBBV, Elliott Bay, Expo 62, exposição, Exposição Universal, lagos, Mirante, Monorail, Montanha, Museus de Seattle, Pacific Science Center, Seattle, Seattle City Pass, Seattle Skyline, Século XXI, Space Needle, Tecnologia, turismo
Space Needle: Uma visão 360º de Seattle
Uma visita a Seattle não é digamos completa sem uma visita ao topo da Space Needle. Símbolo inconfundível da cidade, a Space Needle de Seattle foi construída especialmente para a a exposição universal de 1962. E hoje, mais de 50 anos depois, continua sendo a atração mais visitada da cidade.
Esse sucesso não é por acaso, afinal de contas, lá de cima além de vistas incríveis para a cidade, em dias claros e de grande visibilidade, é possível enxergar não só a cidade. Mas também cidades vizinhas, a Elliott Bay, seus inúmeros lagos e as montanhas com picos nevados que a emolduram a região.
Inspirada na torre de TV de Stuttgart na Alemanha, o esboço inicial do projeto da principal atração da exposição universal de Seattle, foi feito num jogo americano de papel numa cafeteria em 1959 por Edward E. Carlson.
Revolucionário para a época, o projeto teve que passar por diversas adaptações para sair do papel. O projeto, além de contar com um design futurista, teve que levar outras variáveis em consideração. Entre elas o fato de Seattle encontrar-se numa área de ocorrência natural de terremotos e fortes tempestades.
Ou seja, para solucionar o problema, além de muitos cálculos e técnicas modernas de engenharia, o processo de fundação da torre utilizou nada mais nada menos que 467 caminhões de cimento e muitas toneladas de ferro. Na obra de fundação, utilizou-se uma quantidade tão grande de cimento e ferro que o centro de gravidade da torre encontra-se praticamente ao nível do solo.
Como resultado a torre já resistiu intacta a ventos de mais de 150 km/h e vários tremores de terra. Entre eles o terremoto de 6.8 graus na escala Richter que sacudiu a região de Seattle em 2001. Segundo os especialistas a estrutura da Space Needle de Seattle aguenta ventos de até 320 km/h e tremores de até 7.5 graus sem nem sentir frio na barriga :P.
Com uma altura total de 184 metros de altura se levada a antena em consideração. Esta foi a mais alta estrutura da costa oeste dos EUA na época de sua construção sendo destronada 7 anos mais tarde por um edifício em San Francisco.
Quem visita a torre sobe “apenas” até o mirante que está a 160 metros de altura. Para chegar lá em cima existem 3 elevadores de última geração que transportam até 25 passageiros e levam o visitante até o topo em impressionantes 43 segundos. Em caso de emergência existe uma escadaria pelo interior da torre com 848 degraus que muito raramente é utilizada.
Visitamos o topo da Space Needle em duas oportunidades, uma durante o dia e outra a noite. E tenho que dizer, a vista lá de cima faz juz a fama que a atração tem.. Estivemos num dia em que a visibilidade não estava perfeita, mas ainda sim deu para curtir bastante e fazer umas fotos legais e que ilustram este post. Voltamos no mesmo dia durante a noite e apesar de ser no mesmo lugar a perspectiva é completamente diferente
Uma coisa que achei bem legal é que na entrada logo após passar pelos procedimentos de segurança, todos os visitantes são fotografados com um fundo verde e recebem uma espécie de senha. Chegando ao observatório no alto da torre, basta se dirigir a um dos computares, escolher uma paisagem de fundo que mais lhe agradar e enviar o cartão postal virtual para amigos, parentes e até mesmo você. É gratuito!
Nós não sabíamos, mas no andar inferior do observatório funciona o Skycity Restaurant, que infelizmente não tinha horários disponíveis para reserva nos dias que estávamos querendo ir. Além de ser mais formalzinho e requerer uma roupa um pouco mais apropriada. Mas parece ser um barato, aos moldes do restaurante da Ferseheturn de Berlin, o restaurante é giratório e dá a volta completa de 360 graus em 47 minutos.
Enfim, querendo ver Seattle do alto a Space Neddle é sem dúvida uma ótima pedida. Além disso está para Seattle, assim como a Torre Eiffel está para Paris. Inclusive ambas foram construídas com o mesmo propósito, uma exposição universal. E apesar de serem “odiadas” no início acabaram se tornando marcos arquitetônicos que hoje caracterizam a cidade.
Space Needle a noite:
Informações Úteis:
A Space Needle funciona 365 dias por ano das 09:00 da manhã até meia noite. Sendo que a bilheteiria fecha 30 minutos antes. Apesar de funcionar todos os dias do ano, eventualmente pode estar fechada alguns dias específicos para manutenção ou eventos privados.
A Space Needle é uma das atrações comtempladas no Seattle City Pass. E garante você visitar a torre em duas oportunidades num período de até 24 horas a partir da primeira visita.
Para quem está no centro a maneira mais prática e fácil de chegar ao Seattle Center é pegando o Monorail as imediações do Pike Place Market na esquina da 5th Ave e Pine Street entre a Nordstrom e a Macy’s ao Seattle Center onde encontra-se a Space Needle.
Quando “morei” por 3 meses em Vancouver, fui até Seattle mas não consegui visitar a torre. Adorei as fotos e as informações!
João
Seattle vale a pena.. Eu adoraria ter esticado até Vancouver, mas sem visto canadense ficou difícil..
Obrigado pela visita
Abraço
Lindas imagens!!!! Adorei!
Lysia
Obrigado pela visita 😀
Bjs
Eu Luzinetejfernandes visitei Seattle e tive a oportunidade de ver como a cidade é bela, de cima da torre Space Needle, como também de trem elevado. São vistas incríveis.
A cidade é muito bonita né Luzinete?!
Obrigado pela visita