
- On 24/07/2015
- In 1 Cidade : 1 Atração Ano Novo Ano Novo Chinês Arquitetura & Design Asia Blog China Cultura Destinos Eventos e Datas Comemorativas Experiências Hong Kong Mirantes Obras da Engenharia Passeios e Atrações Turísticas
- Tags: 1 cidade 1 atração, Arquitetura em Hong Kong, Arranha-Ceus em Hong Kong, Atrações de Hong Kong, Atrações Turísticas de Hong Kong, Destino RBBV, Extremo Oriente, Hotéis em Hong Kong, Kowloon, Mar da China, Metrô de Hong Kong, os prédios mais altos do mundo, Sky 100, Symphony of Lights em Hong Kong, Victoria Harbour
Sky 100 em Hong Kong
Sky 100 em Hong Kong: O mirante do prédio mais alto de Hong Kong
Com mais de 300 edifícios com mais de 150 metros de altura, Hong Kong é a cidade com o maior número de arranha céus do mundo. E por isso, nesta semana na série ”1 cidade: 1 Atração” vamos até esta ex-colônia britânica conhecer o arranha céu mais alto da cidade, o International Commerce Centre (ICC) com seus 484 metros de altura e seu moderno observatório, o Sky 100.
1 Cidade: 1 Atração = Sky 100 em Hong Kong
Hong Kong é uma das maiores metrópoles da Ásia e uma das cidades mais densamente povoadas do mundo. Devido ao seu peculiar relevo recortado pelo mar da China e cercada de montanhas, para crescer, Hong Kong não teve outra maneira a não ser verticalizar, fazendo dela a cidade com o maior número de arranha-céus do mundo.
Embora a maioria dos arranha céus de Hong Kong esteja concentrada ao longo de uma estreita faixa de terra na costa norte da ilha de Hong Kong, nos últimos anos a região da península de Kowloon, do outro lado da Victoria Harbour, tem visto um aumento expressivo no número destas super estruturas.
A maior e mais imponente delas é o ICC ou International Commerce Centre. Com 484 metros de altura, divididos em 118 andares, o ICC é considerado hoje (meados de 2015) o oitavo edifício mais alto do mundo.
Nele trabalham cerca de 20.000 pessoas nos inúmeros escritórios comerciais que vão do 3o ao 99o andar. Já os últimos 16 andares do edifício são ocupados pelo sofisticado Ritz-Carlton. Entre a parte comercial e o hotel, encontramos ainda o mais alto observatório da cidade de Hong Kong, o Sky 100 e o Sky Dining 101, um espaço com 4 super restaurantes com um visual que dispensa apresentações.
Quando visitamos a cidade pela primeira vez em 2008, o ICC ainda estava em fase de construção e naquela época, o edifício mais alto da cidade ainda era o International Financial Centre 2 com 415 metros de altura. O qual hoje ocupa a 19a colocação como prédio mais alto do mundo. De volta a Hong Kong e com a obra concluída, não poderíamos de deixar de conhecer o Sky 100.
Localizado no 100 andar do ICC, o Sky 100 é um observatório indoor que desde 17 de Abril de 2011 ocupa a posição de observatório mais alto da cidade a 393 metros de altura. E pelo fato de estar localizado em Kowloon, dele se tem algumas das visões panorâmicas mais impressionantes do skyline de Hong Kong.
Visitando o Sky 100 no ICC em Hong Kong
Quando visitamos o Sky100, acabamos optando por visitar a atração no período da noite, de forma que pudéssemos comtemplar a cidade na hora do famoso show de luzes conhecido como Symphony of Lights.
Depois de passarmos na bilheteria, que fica dentro do luxuoso Elements Mall, para pegarmos nossos ingressos, aproveitamos para explorar rapidamente o Sky 100 Exhibit. Ok, você provavelmente vai pensar: Não estou aqui para apertar botões e ver filminhos e show de luzinhas, mas tenho que dizer: Os displays multimídia do Sky 100 são uma ótima introdução ao passeio e tratam de forma interativa um pouco da história e arquitetura de Hong Kong, num modelo que a recém inagugurada Freedom Tower em Nova York acaba de copiar/aprimorar. Em outras palavras, realmente vale a pena investir uns 10- 20 minutos.
O passeio continua com a subida no elevador. Embora não seja tão rápido quanto o elevador do Burj Khalifa em Dubai, gasta-se apenas 60 segundos para subir do 2º ao 100º andar. Um monitor se encarrega de demonstrar graficamente a posição do elevador em relação a altura do edifício.
Chegando lá em cima, ao sair do elevador e olhar a cidade lá de cima, você diz!! Ual!!
Mas a pergunta que não quer calar:
Vale a pena subir no observatório do Sky 100? O visual lá de cima é tão espetacular quanto dizem que é? De uma maneira geral tenho que dizer que Sim!! Porém não devemos esquecer que na cidade existe uma série de excelentes pontos de observação do Skyline de Hong Kong, sendo o the Peak o mais tradicional deles.
Porém, uma de suas principais vantagens do Sky 100 sobre o the Peak é a sua localização à beira-mar em Kowloon. Como a grande maioria dos arranha-céus de Hong Kong estão do outro lado da Victoria Harbour na costa norte da ilha de Hong Kong, Kowloon é definitivamente o melhor lugar para vê-los todos de frente.
E a partir da plataforma de visualização do Sky 100 você tem uma vista panorâmica de toda a linha do horizonte da costa norte de Hong Kong e seus arranha-céus. E embora esta seja uma perspectiva encontrada gratuitamente na Avenida das Estrelas, onde a maioria das pessoas vai curtir o Symphony of Lights. Ver o cityscape da cidade nesta perspectiva a 393 metros de altura, faz Hong Kong parecer ainda mais impressionante.
Igualmente impressionante é o fato de o deck observação permitir uma visão de 360 da cidade. Permitindo você enxergar muito além dos arranha-céus de Hong Kong, mas também a populosa área residencial de Kowloon e seus milhares de conjuntos habitacionais. Coisa que você praticamente não consegue enxergar do The Peak.
A única desvantagem do Sky100 é que ao contrário de outros mirantes de outros arranha-céus ao redor do mundo, como o Empire State Building em Nova York e mesmo o Burj Khalifa em Dubai, o Sky 100 não possui uma área de visualização externa. Ou seja, por estar completamente envolto em vidro, fotografar (principalmente a noite) apresenta uma série de desafios.
Falando em visita noturna, eu particularmente esperava um pouco mais do show do Symphony of lights visto lá do alto do Sky 100. Eu pessoalmente ainda acho que o show das luzes de Hong Kong é mais interessante quando visto da Golden Bauhinia Square em Wanchai em Hong Kong ou do Tsim Sha Tsui waterfront / Avenue of the Stars em Kowloon.
De qualquer forma, o visual do alto Sky 100 é arrebatador e merece genuinamente um local de destaque na sua lista de lugares a visitar em Hong Kong. Para dizer a verdade, adoraria voltar lá para assistir a queima de fogos de ano novo, seja ele na virada do ano ou no ano novo chinês. (de preferencia com um tripé e um buraco no vidro para tirar fotos sem reflexo).
Outra coisa que não posso deixar de mencionar é que os binóculos disponíveis ao longo do deck de observação, além de gratuitos (nada de ficar enfiando moedinhas como em NY) são digitais, oferecendo vistas 3D super bacanas sobre a cidade e com a opção de você simular o visual de dia e de noite. Super High-Tech!
Muito legal! Sou apaixonado por mirantes e esse é incrível! Abraços
Rafael
O visual é bacana… Uma pena só que não tem uma área externa aberta para tirar fotos melhores
Maravilhosa reportagem! Fotos lindíssimas e ótimas explicações. Adoro suas viagens e posts.
Malu
Obrigado pela visita e legal ver você aqui
Bjs
Pronto. Nem voltei direito de Hong Kong e você já vêm com uma coisa que não fiz.
Não sabia que existia esse mirante.
Mas pelo menos creio que um dia eu volto por aqui.
Mário
Se você foi ao the Peak, e assistiu ao show de luzes da TST em Kowloon, você tecnicamente não estar perdendo muito assim não.. É uma visão bonita e de uma perspectiva diferente, mas sempre temos que deixar motivos para voltar não é mesmo?!
Abs
Uau! Faz tempo que temos vontade de ir a Hong Kong. Com certeza visitaremos o Sky 100. Como o Rafael, também adoramos mirantes!
Bem, da primeira vez não tinha gostado muito de Hong Kong não, na segunda visita meu conceito sobre a cidade melhorou bastante.. Em breve estaremos morando lá.. Abs
Adorei! Mas tambem acho que o melhor local para assistir o show de TST. 🙂
Ana Paula
Sinceramente falando fiquei desapontado com o show visto lá de cima.. Acho que dia com queima de fogos aí sim vale à pena! Queria ter voltado de dia, mas o tempo não colaborou.. Agora mudando para aí volto novamente 😀
Bjs