Singapore Sling: O drink símbolo de Singapura
Singapore Sling: O drink símbolo de Singapura
Inventado no comecinho do século XX no Long Bar do Raffles Hotel de Singapura, o Singapore Sling tornou-se um dos cocktails mais famosos e populares do mundo e reservadas as devidas proporções, está para Singapura, assim como a caipirinha está para o Brasil.
Tendo como principais ingredientes o gim, o licor de cereja, suco de abacaxi e o limão. O Singapore Sling não é exatamente um dos meus drinks prediletos. Para dizer a verdade, só tomei conhecimento da existência desse “famoso” cocktail quando comecei a pesquisar sobre Singapura, antes de nossa mudança para lá em 2008.
Praticamente todos os sites e guias de viagem que eu consultei antes da minha mudança, recomendavam ir tomar um Singapore Sling no Long Bar do Raffles Hotel. A experiência está mencionada até mesmo o livro dos 1000 lugares para conhecer antes de morrer da Patricia Schultz como parte da visita ao Raffles Hotel. E é tida como uma das experiências imperdíveis para quem visita Singapura.
Honestamente falando, lá nos anos 80 pode até ser que sim, mas hoje Singapura tem tanta coisa legal para você ver e fazer que tomar um Singapore Sling no Long Bar do Raffles Hotel é apenas 1 das várias coisas que você deve fazer quando visitar a cidade-estado.
Enfim, a primeira vez que experimentei o drink de verdade foi quando embarquei para Singapura no meu então vôo inaugural com a Singapore Airlines entre Frankfurt e Singapura. Por sinal, o drink pode ser provado (gratuitamente) tanto na classe econômica como na business e first class da Singapore #ficaadica.
Pois bem, no final das contas acabamos morando aproximadamente 1 ano e meio em Singapura, e apesar de termos tomado o drink em praticamente todas nossas viagens com a Singapore Airlines e ainda em diferentes lugares na cidade. Acabamos enrolando tanto a ida ao Raffles Hotel que quando nos demos conta, tinhamos indo embora de Singapura sem experimentar o tal do Singapore Sling original no local em que ele foi inventado.
Resumindo, uma verdadeira gafe no nosso currículo de visitante/morador de Singapura. Tanto que quando surgiu a primeira oportunidade de visitarmos Singapura no caminho de nossa mudança dos EUA para a Nova Zelândia, conhecer o histórico Long Bar do Raffles Hotel e provar o icônico drink de Singapura era uma de nossas prioridades juntamente com a visita ao icônico Marina Bay Sands, Gardens by the Bay, Universal Studios e outras atrações inauguradas após deixarmos a cidade.
Desde então retornamos à cidade um bocado de outras vezes e apesar de este ser um programa digamos meio “turistão”, vira e mexe a gente dá uma passadinha por lá para curtir um pouco da atmosfera colonial chique do Raffles Hotel.
Raffles Hotel
Nas palavras do novelista britânico W. Somerset Maugham, o Raffles Hotel é um notável elefante branco com paisagens de plumerias e palmeiras farfalhantes, galerias e salões ornamentados com obras asiáticas antigas e tapetes orientais que simbolizam todas as fábulas do “Oriente Exótico”.
Construído em 1887 por uma família de ricos comerciantes de origem armênia. O Raffles Hotel foi, e ainda é, um dos mais marcantes e sofisticados marcos coloniais da Àsia. Numa época em que Singapura era mais conhecida como a “Encruzilhada da Ásia”, era ali que a aristocracia e “blogueiros de outrora” como W. Sumerset, Rudyard Kipling e Joseph Conrad se hospedavam.
Ocupando posições de destaque nas listas de hotéis mais tradicionais e luxuosos da Ásia, a maioria absoluta dos visitantes que visitam o Raffles Hotel nos dias de hoje, conhecem apenas o Long Bar onde o icônico drink de Singapura foi inventado.
Long Bar do Raffles Hotel em Singapura
O ambiente do long bar do Raffles é super interessante e te faz literalmente mergulhar nos dias de glória do passado colonial da ilha. Apesar de já ter passado por inúmeras reformas e modificações ao longo dos mais de 130 anos de existência, eles sempre fizeram questão de manter o Long Bar o mais original e histórico possível, incluindo os “abanadores” no teto, a mobília de rattan.
Por um momento, se você fechar os olhos, dá para imaginar como deveria ser o clima do local no início do século passado. Quando comerciantes e exploradores vindos de diversos cantos do mundo, se refugiavam do “exótico oriente” nesta verdadeira maravilha da arquitetura colonial de Singapura.
Como o hotel recentemente comemorou 125 anos de existência, pedimos uma versão adaptada do Singapore Sling e uma original. Ambas estavam ótimas!!
Uma tradição que vem lá do início do século XX e que é marca registrada do Long Bar do Raffles em Singapura é comer amendoim e jogar as cascas no chão. Um barato, uma pena que dependendo do dia que você visita, o local pode estar abarrotado de gente e a experiência pode perder um pouco do seu encanto. Mesmo assim, apesar de não ser muito barato recomendo!!
E você já experimentou o Singapore Sling?
Receita do Singapore Sling:
Ingredientes:
4.0 cl Gin
2.0 cl Cherry Brandy
0.5 cl Cointreau
0.5 cl DOM Benedictine
1.0 cl Grenadine
8.0 cl Suco de Abacaxi
3.0 cl Suco de limão
1 dash Angostura Bitters
Método: Batido
Copo: Highball
Modo de preparo: Coloque todos os ingredientes na coqueteleira com gelo e agite bem. Despeje no copo e decore com abacaxi e cereja.
Fiquei curiosa para experimentar esse drink.. A combinação parece boa..
Algumas pessoas acham o drink um pouco doce demais.. Eu gosto, mas confesso que ainda prefiro uma caipirinha 😛
Abs