Localizada no delta do rio Yangtze, Shanghai é a maior e mais rica cidade da China. Com uma população de mais de 25 milhões de pessoas, Shanghai é uma cidade cosmopolita, moderna e vibrante; e que cresce sem parar. No post de hoje, vamos conhecer um pouco mais sobre a Shanghai Tower. O edifício mais alto da cidade e de onde podemos ter uma vista panorâmica incrível de Shanghai.
Aproveitando uma recente visita à cidade, aproveitei para fazer uma visita ao observatório/mirante que está localizado à cerca de 562m de altura no alto da torre de Shanghai. Lá de cima, além de um visual fantástico e muitas fotos, pude compreender o tamanho e a velocidade do desenvolvimento desta gigantesca megalópole chinesa.
É incrível imaginar, mas em minha primeira visita em Shanghai em 2008, a Shanghai Tower absolutamente não existia. Na verdade, ela estava começando a ser construída. Naquela época, outros dois marcos arquitetônicos do skyline de Shanghai, hoje adjascentes à Shanghai Tower, dominavam o cityscape do lado novo da cidade (Pudong). O Shanghai World Financial Center que acabara de ser inaugurado, com seu peculiar formato de abridor de garrafa, e a Jin Mao Tower. Além é claro, da emblemática torre de TV de Shanghai.
Shanghai Tower
Inaugurada em 2015, a Shanghai Tower(上海 中心 大厦 ou Shànghǎi zhōngxīn dàshà) é ao lado da Shanghai Oriental Pearl Tower (torre de TV), uma das mais conspícuas edificações do skyline de Shanghai. Localizada em Pudong (novo distrito financeiro de Shanghai), mais especificamente em Lujiazui. A Shanghai Tower é desde que foi inaugurada, o edifício mais alto da China, e segundo maior edifício do mundo, e terceira mais alta estrutura construída pelo homem.
Com 632 metros de altura e um total de 128 andares, a Shanghai Tower pode ser menor que o Burj Khalifa em Dubai. No entanto conta com o observatório/mirante mais alto do mundo. Localizado entre o 118o e 121o andar ele se encontra a 561.25 metros de altura, enquanto o observatório/mirante do Burj Khalifa se encontra no 148o andar e a 555.7 metros de altura.
O projeto arquitetônico da Shanghai Tower foi concebido pelo escritório M. Arthur Gensler Jr. & Associates, Inc dos EUA tendo o arquiteto chinês Jun Xia como coordenador geral de design para o projeto.
Como Shanghai está em uma cinturão sísmico e Pudong está em uma bacia hidrográfica, uma firme base para ancorar este arranha-céu foi parte muito importante do projeto. Para firmar o solo, os engenheiros primeiro colocaram 980 pilares nas fundações subterrâneas a uma profundidade de 86 metros de profundidade e, em seguida, despejaram cerca de 61 mil metros cúbicos de concreto para criar um alicerce de 6 metros de espessura para ancorar o edifício principal.
O exterior do edifício se contorce como uma espiral. De fato ele torce cerca de um grau por andar para compensar o efeito do vento em altitudes mais elevada. Isto é particularmente importante para um edifício super alto em Shanghai e uma área onde tufões são fenômenos relativamente freqüentes.
Muito interessante de se observar, mas a Shanghai Tower ostenta duas fachadas de vidro, uma interna e outra exterior, como se fossem “tubos de vidro contorcidos e sobrepostos”. O espaço entre os dois “tubos” varia de 1 a 10 metros de largura, que funciona como uma camada de isolamento térmico. O que faz o edifício ser super ecofriendly já que gasta muito menos energia para resfriar ou aquecer seu interior.
Ao todo, o edifício é servido por 149 elevadores. Dos quais 3, são considerados os elevadores mais altos e rápidos do mundo e que podem levar os passageiros do B1 até o 118 andar a mais de 500 metros de altura em aproximadamente um minuto, e uma velocidade de aproximadamente 18 m/s.
Veja os comentários
como é incrível o skyline dessa cidade, quero muito conhecer e esse prédio é bastante imponente!
Gente, que legal! acho fantástico que essas super torres nao so se preocupram com a parte estrutural mas com a questão ambiental tambem. Não é raro ver que eles apresentam opçoes de sustentabilidade.
Pois é em tempos de Trump saindo do acordo do clima, podemos ver que a China vai acabar ocupando a posição deixada pelos americanos. Dizem que a Shanghai Tower é um dos edifícios mais avançado em termos de sustentabilidade na China.
Você descreve um portento de projeto - 980 pilares a uma profundidade de 86 metros e 61 mil metros cúbicos de cimento - mas será que essas fundações são suficientes em caso de terremoto? Duvido. De resto, em caso de um desastre natural, uma cidade gigante à beira mar não é o melhor lugar para se estar. Mas enfim, não pensemos em tragédias, porque o edifício é magnífico.
Mas o que mais me surpreendeu foi o Shanghai World Financial Center: parece mesmo um abre-garrafas!
Bem o projeto certamente deve ter levado em consideração as características edafo-climáticas e risco de outros desastres naturais que podem ocorrer na região. Esperamos que em caso de tragédia o edifício consiga se manter de pé. O Shanghai Financial Center é mesmo muito interessante, mas por muito tempo foi motivo de controvérsia em Shanghai. Pelo projeto original ao invés de um quadrado o vão deveria ser um círculo. Depois que a imprensa noticiou que o projeto estava sendo feito e executado por uma empresa japonesa (Mitsubishi se não me engano), os locais acharam inadequado ter um simbolo japonês cravado em seu skyline. Desta forma o prédio acabou ganhando esse formato de abridor de garrafas.
Que medinho! Mas eu encararia só pra ter essa vista sensacional! Adorei!
Ola.
Que vista espetacular desse lugar hein. Já quero conhecer....rsrsrs
Obrigada por compartilhar.
Bjos
Thais
A vista é fenomenal.. Infelizmente nem sempre o tempo em Shanghai tem uma visibilidade tão boa como nesse dia que eu visitei. Eu pessoalmente achei a visita bem mais interessante que a subida ou Burj Khalifa nos Emirados Árabes Unidos.
Obrigado pela visita
Que vista fantástica lá do topo! Sou meio medrosa com altura, mas protegida com os vidros encararia numa boa!
Você está tão alto e com o vidro nem achei tão assustador assim..
Oscar como é interessante a gente ver a paisagem de uma cidade mudar, não? Já vi um documentário sobre o Shanghai Tower e você viu ao vivo. Espero em breve visitar também.
A paisagem de Shanghai mudou muito desde a primeira vez que estive lá em 2008 e agora. Chego até a ficar chateado em pensar que o Brasil teria tudo para ter uma cidade dinâmica como Shanghai, mas infelizmente o que vemos é o Brasil andar para trás.
Gente, que demais! A vista é fabulosa. Parabéns pelas fotos!
Adorei saber e já inclui na minha lista.
=)
A vista é fabulosa mesmo!! Shanghai é um barato :D
q legal saber que o prédio retorcido não é somente por causa da estética, mas funcional também pra evitar que caia facilmente com terremotos! a parada dos dois vidros achei muito interessante, acho q funciona no mesmo esquema daquelas 2 janelas nas casas na europa ne, mesmo principio...só que a 500m e paulada de altura hueha
O principio é o mesmo.. 500 metros de altura é muito alto né?!
Odeiooooo altura! Mas nesse predio morro de curiosidade de subir. Adorei as suas fotos e seu blog. Parabéns!
Que legal que você curtiu o blog e as fotos.. Seja bem vinda :D
O prédio é mesmo super alto, mas é tão alto que eu acho que você nem fica com medo.. Também tenho certa acrofobia, mas la não senti absolutamente medo algum.