Blue Mountains Austrália

Scenic World: A atração + visitada das Blue Mountains na Austrália

Scenic World - Blue Mountains

Provavelmente o bate e volta mais popular dentre os turistas que visitam Sydney, a região do Blue Mountains National Park é uma ótima pedida para aqueles que curtem atividades ao ar livre e contato com natureza e querem conhecer algo perto de Sydney sem ter que viajar grandes distâncias.

Todas as vezes que visitei Sydney, aproveitei para esticar a viagem por pelo menos 1-2 dias. Desta forma, além de conhecer um pouquinho desta belíssima região de New South Wales, pude conhecer algumas das mais antigas e diversas florestas nativas de Eucalyptus de toda a Austrália.

Para aqueles que visitam a região num bate e volta de apenas 1 dia a partir de Sydney, a melhor opção (na minha opinião), é comprar o Blue Mountain Explorer Link Ticket e ir de trem da estação central de Sydney até Katoomba e explorar a porção sul do Blue Mountains National Park na região do Jamison Valley. A viagem de trem do centro de Sydney até lá dura cerca de 2 horas em cada sentido e custa menos de 20 AUD por pessoa (ida e volta).

Imprevistos acontecem! Garanta seu seguro de viagem aqui!
Utilize o link promocional: CLIQUE AQUI para receber desconto em sua compra.

Agora, se você for de carro, como eu fui. Você vai gastar mais que isso só em pedágio. Agora se você tiver mais do que um dia na região, e quiser maior flexibilidade para explorar o parque e a região com mais detalhamento, vá de carro.

Tanto para quem vai de carro, quanto quem vai de trem,  Katoomba é digamos a porta de entrada para quem visita o Blue Mountains. Katoomba é uma cidadezinha turística de pouco mais de 8000 habitantes literalmente debruçada no Jamison Valley, e onde estão localizada as famosas three sisters, uma formação arenítica que é um dos símbolos do Blue Mountains National Park.

Quase que adjascente as three sisters está localizado o Scenic World um parque turístico privado que existe no local desde o final dos anos 40 e que oferece diferentes formas (digamos bem mais fáceis) de se explorar a natureza das Blue Mountains.

No entanto, se você é uma daqueles que curtem mais aventura, o negócio e explorar  o intrincado complexo de trilhas do Blue Mountains National Park. Afinal de contas ele é reconhecido como um dos mais bem estruturados parques nacionais australianos. Mas para quem tem pouco tempo e não quer fazer grande esforço físico, mo Scenic World você vai poder ter um gostinho daquilo que a região oferece. Vale a visita.

Veja mais: As melhores vistas de Sydney

Scenic World: A atração + visitada das Blue Mountains na Austrália

Voltando ao Scenic World: Lá você pode descer de teleférico (Cableway) ou trenzinho (Railway) até o fundo do Jamison Valley e fazer caminhada leve pelas trilhas existentes lá embaixo (Walkway), ou cruzar do parque em direção ao Echo Point (mirante das three sisters) a bordo do Scenic Skyway, um bondinho com chão de vidro que passa por cima do Canyon formado pela Katoomba Falls.

Infelizmente quando visitei o Scenic World, a atração original do local, o histórico trenzinho (Railway) não estava em operação uma vez que estava em reforma. Segundo o site deles, esta é a estrada de ferro mais inclinada do mundo com incríveis 52o de inclinação.

No passado estes trilhos eram usados para levar carvão mineral extraído das minas existentes lá embaixo do vale para a superfície para depois ser transportado de trem para Sydney e outros destinos da Australia.

No dia que visitei o Scenic World, praticamente abri o parque. Comprei meu ingresso e a primeira atração que explorei foi o Scenic Cableway, um teleférico fabricado na Suiça que desce aproximadamente os 510 metros a partir da borda do Canyon (1030 metros acima do nível do mar) para dentro do Jamison Valley. Segundo o site deles, o teleférico mais íngreme do hemisfério sul.

Lá embaixo aproveitei para explorar todos os 2,4km de trilhas auto interpretativas, inclusive aquela (+ 1 km já fora dos limites do Scenic World) na base da Katoomba Falls. Como era uma época de estiagem digamos que, a caminhada até a base da cascata nem valeu tanto o esforço até porque você não consegue chegar exatamente na base dela sem subir as escadas da Katoomba track. Como já tinha comprado o ticket de ida e volta do teleférico e outras trilhas em mente para o período da tarde, o negócio foi abrir mão desta escadaria.

Para não dar esta parte do passeio como perdida, um psitacídeo (papagaio/periquito) de cabeça vermelha resolveu dar o ar da graça pelo caminho, mas com uma luz tão difusa e sem um tripé foi difícil fotografá-lo. Pelo Walkway do Scenic World também vi curioso e endêmico Lyrebird (Menura sp). Uma ave de hábitos terrestres com um rabo com umas penas bem diferentes.

As trilhas dentro dos limites do Scenic World no interior do Jamison Valley são bem demarcadas e muito fáceis de conhecer. Em menos de 1 hora e meia você vê praticamente tudo o que tem para ver lá embaixo. Além dos paredões de arenito, a vegetação e os passarinhos, achei bem interessante a mina de carvão que permaneceu ativa por alí até 1945.

Na hora que fui pegar o teleférico de volta ao Scenic World Top Station, a atração já estava sendo tomada pelos chineses, japoneses e coreanos (tanto que essas são as línguas além do inglês disponíveis no site) que parecem chegar feito enxame de abelha. Felizmente a grande maioria deles estava mais interessada em descer o teleférico do que cruzar o Canyon do Katoomba Falls no Scenic Skyway em direção ao Eccho Point. Pelo menos naquele momento que visitei o parque.

Os 384 metros que separam as bordas do canyon formado pela Katoomba Falls e que são conectados pelo Scenic Skyway são cruzados em poucos minutos, mas o suficiente para tirar ótimas fotos do Jamison Valley e da Katoomba Falls. Agora se você sofre de acrofobia, este provavelmente não é o passeio para você. Até porque o piso do bondinho é de vidro e se estiver ventando o negócio balança um pouco.

A borda do Canyon em direção ao Echo Point foi atingida por um incêndio florestal a 2 -4 anos atrás e boa parte da vegetação foi carbonizada. Passado esse tempo, a regeneração natural da floresta de Eucalypptus estava a toda por alí. Aproveitei para explorar o Prince Henry Cliff Walk e tirar mais algumas fotos antes de retornar a base.

Por sinal enquanto caminhava por alí o helicóptero da brigada de incêndios do Blue Mountains passou sobrevoando a região algumas vezes levando água para debelar um incêndio florestal que havia iniciado no dia anterior. Foi bem legal observar esta movimentação depois de  ter feito uma disciplina de 1 ano durante a faculdade que tratava sobre o tema de Incêndios Florestais.

De volta ao Scenic World Top Station, como já era quase hora do almoço aproveitei para fazer um lanche por lá mesmo. Estava esperando encontrar a Meat Pie que a Mirella recomenda neste post aqui. Mas infelizmente eles não fazem mais a tal torta de carne… O jeito foi pedir um sanduíche com carne grelhada que estava uma delícia por sinal.

 

Informações Úteis:

Para informações a respeito de preços e combos de passeio consulte este link

O Scenic World abre 365 dias por ano das 09:00 as 17:00 sendo que o último passeio do dia sai as 16:50. Para mais informações de como chegar e horários de funcionamento consulte este link

Coordenadas GPS

Latitude Longitude
S 33 43.740 E 150 17.996

Se este post foi útil para você, ajude o blog a continuar existindo reservando hotel, alugando carro, contratando seguro viagem, comprando passagens, SIM Cards e reservando seus passeios e atrações. Prestigiando nosso trabalho e planejando suas viagens através dos links do blog continuaremos a postar dicas e posts de nossas aventuras pelo mundo e assim esperamos ajudar a melhorar ainda mais a sua experiência de viagem.

 

Reservando através dos links do blog você não paga mais por isso, mas o blog recebe uma pequena comissão. Você pode ficar sabendo mais sobre como isso funciona na política do blog Fotos & Destinos.

 

Aproveite também para seguir nossas redes sociais como Instagram e Facebook

Obrigado!!

Oscar Augusto Risch

13 Comentários

  1. avatar
    Posted by Sérgio Matos| 12/01/2016 |Responder

    Olá Oscar!
    Estive nesse lugar ano passado, e é realmente lindo. A subida de trenzinho é de tirar o fôlego. Vc me trouxe ótimas lembranças.
    Abraços, Sérgio, Brasília-DF.

    • avatar
      Posted by Oscar Augusto Risch| 12/01/2016 |Responder

      Sérgio

      Legal.. Fiquei chateado que o trenzinho não estava funcionado.. Mas mesmo assim valeu
      Obrigado pela visita
      Abraço

  2. avatar
    Posted by Bruna Calheiros| 12/01/2016 |Responder

    Nossa, esse teleférico me deixou com ansiedade aqui! Imagina o frio na barriga que deve dar!!! Lindas fotos, quero visitar esse lugar um dia.

  3. avatar
    Posted by CarlaZ| 12/01/2016 |Responder

    Oi Oscar!
    Esse post trouxe boas recordações do dia que passei nas Blue Mountais.
    E lembro bem do frio que passei!
    Quando cheguei lá, achando que seria algo mais radical, fiquei meio decepcionada com toda a estrutura, mas depois adorei! E adorei essa acessibilidade que essa parte do parque dá, não limitando as belas paisagens apenas aos aventureiros.
    Beijos

    • avatar
      Posted by Oscar Augusto Risch| 12/01/2016 |Responder

      A estrutura é ótima mesmo.. Na parte da tarde explorei um lado um pouco mais selvagem do Blue Mountains para os lados de Blackheath e foi bem legal… Obrigado pela visita e pelo comentário.. Fazia um tempinho que não via você por aqui

  4. avatar
    Posted by Carmem Lanceta| 12/01/2016 |Responder

    Depois de olhar as fotos, eu entendo, perfeitamente, que as Blue Mountains são umas das atração mais visitada da Austrália. É impressionante!

  5. avatar
    Posted by Vinicius| 31/10/2016 |Responder

    Oi Oscar, tudo bem?

    Estou pensando em visitar as blue mountais como bate e volta a partir de Sydney. Como são 2 horas de trem entre Sydney e Katoomba, o tempo em Blue Mountains fica bastante limitado.

    O que você considera imperdível dentro deste intervalo de tempo?

    Estou pensando em me limitar ao scenic world, echo point e no máximo fazer a caminhada “Giant Stairway”. Neste caso, nem preciso pegar o onibus hop on hop off, correto? Seria mais barato pegar um onibus convencional ou mesmo um taxi para o Scenic world desde a estação de trem.

    Lembrando que somos 2 adultos e 2 crianças;

    Um grande abraço,
    Vinicius

    • avatar
      Posted by Oscar Augusto Risch| 07/11/2016 |Responder

      Olá Vinícius

      De fato o bate e volta de Sydney restringe um pouco o passeio, mas saindo cedinho dá para aproveitar bastante o dia nas Blue Mountains sim.. Você chegando na estação de Katoomba acho que como vocês estarão em 4 pessoas pegar o taxi até o Scenic World é uma boa opção. Eu fui de carro então não sei bem como é a disponibilidade de taxis lea na estação. Caso contrário, tem o Trolley Bus e o Hop on Hop off (Blue Mountain Explorer). A estação fica a aproximadamente 3 km do Scenic World, viajando com crianças acho que não vale à pena por caminhando, já que o restante do passeio vai incluir bastante caminhada.
      Só o Scenic World vai consumir umas 3-4 horas do dia de vocês.. Se vocês forem até o mirante das 3 sisters/echo point e fizerem a Giant Stairway vão praticamente consumir o dia todo.

      Espero ter ajudado

      Abs

      • avatar
        Posted by Vinicius| 07/11/2016 |Responder

        Oi Oscar,

        Obrigado mais uma vez por sua ajuda. Pode me confirmar o seguinte: Depois de visitar o Scenic World é possível caminhar até o echo point a partir de lá, não? Senão me engano é a partir da da estação East do skyway? Esta é uma caminha curta, certo?

        Outra coisa, pelo que entendi dos mapas, a partir do Echo Point, que sai várias caminhadas, entre elas a Giant Stairway?

        Abs

  6. avatar
    Posted by Juliana| 16/01/2017 |Responder

    Ola Oscar, tudo bem?
    Obrigada por partilhar informacoes valiosas e lindas!
    Gostaria de saber como sao as refeicoes por la? Tem restaurantes, vale a pena? Como foi sua experiencia nesse sentido? Obrigada 🙂

    • avatar
      Posted by Oscar Augusto Risch| 18/01/2017 |Responder

      Oi Juliana

      Eu comento rapidamente sobre o almoço lá no finalzinho do post.. Bem se eu bem me lembro eles tem uma espécie de café/lanchonete que oferece alguns tipos de snacks, nada muito requintado, mas que quebra o galho.

      Abs

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Todos os campos são requeridos.