- On 21/07/2011
- In América do Norte Estados Unidos Massachusetts Salem
- Tags: Atrações, Bruxas, Cemitério, Destino RBBV, Halloween, Massachusetts, Museus, Navios, Salem, Seven Gables House, Witch Museum
Salem, a capital mundial das Bruxas
No último dia de nossa visita à Boston, decidimos dar uma escapada até Salem em Massachusetts. Localizada à cerca de 30 km de Boston esta pequena cidade com pouco mais de 40.000 habitantes, foi palco de um dos mais trágicos casos de intolerância religiosa e injustiça ocorridos no século XVII. Desde então as histórias envolvendo o célebre julgamento das “Bruxas de Salem” influenciaram o mundo de diferentes formas, sendo amplamente retratatas na literatura em obras de ficção e ficção histórica e no cinema.
Salem, Capital Mundial das Bruxas
Para chegarmos até lá, optamos em pegar o trem na North Station sentido Outbound em direção à Rockport. Em cerca de 20-25 minutos estávamos chegando à estação da “cidade das bruxas”. Não foi nem preciso sair da estação de trem para notar isso.
Bruxas estão à solta pela cidade
Saindo da estação com o mapa na mão, seguimos a trilha marcada no chão aos moldes da Freedom Trail de Bostonque conduz o visitante às atrações turísticas da cidade até encontramos o calçadão / rua principal da cidade.
Bruxa – Espantalho
Neste trajeto vimos alguns dos vários estabelecimentos “mágicos” da cidade. Devido aos eventos ocorridos na cidade há mais de 300 anos, a cidade tem hoje diversos museus e boa parte do seu comércio é voltado às bruxas ou fazem alusão à elas.
Loja para Wizards
A começar pela sorveteiria da cidade “Dairy Witch”, passando pelas dezenas de lojinhas vendendo desde ingredientes para “poções mágicas”, incensos, passando por cartas de tarô e todo tipo de suprimento que uma bruxa moderna pode precisar.
Lojas de Artigos para bruxas
Salem, Bruxas que outroras foram perseguidas agora são amadas
Enquanto explorávamos um pouco desta simpática cidade, surge de repente uma horda de turistas acompanhando uma encenação do julgamento das Bruxas de Salem. Ficamos observando parte do “teatro” por alguns minutos até todos “desaparecerem”, digo entrarem no Witch History Museum.
Recontando a história das Bruxas de Salem
Personagem vestidos de Puritanos recriando 1692
Bruxa sendo levada ao tribunal
A história do julgamento das Bruxas de Salem, que me faz lembrar a Inquisição durante a idade média, ocorreu entre 1692 e 1693, onde mais de 200 pessoas foram acusadas de praticar bruxaria, magia-negra ou atos que invocassem o diabo. O resultado desta paranóia coletiva foram 19 execuções por enforcamento, e outras 5 por tortura ou resultado dela.
Memorial contruido no tricentenário do julgamento das bruxas
Em 1992, ano do tricentenário do Julgamento das Bruxas de Salem, a cidade ganhou o Witch Trials Memorial, um memorial composto por 20 bancadas de granito cercadas por um baixo muro de pedra em torno do Old Burying Point, área onde os condenados foram enterrados. Estas bancadas de granito tem o nome de cada um dos acusados , os meios utilizados e a data de execução.
The Burying Point em Salem
As execuções aconteceram em 10 de junho, 19 de julho, 19 de agosto, 19 de setembro e 22 de setembro, 1692 e os documentos originais destes julgamentos podem ser vistos no Peabody Essex Museum.
Salem Massachusetts
Eventualmente, a colônia de Massachusetts admitiu que o julgamento destas pessoas fora um erro e acabou “compensando” as famílias dos condenados. Desde então, a história do julgamento das bruxas de Salem tornou-se sinônimo de paranóia e injustiça, e continua a seduzir a imaginação popular, atraindo turistas, bruxos e bruxas à cidade mais de 300 anos depois.
Museu das Bruxas de Salem
Nossa próxima parada foi no centro de visitantes do Salem Maritime National Historic Site, administrado pelo National Park Service. No final do século XVIII e início do século XIX, Salem se transformou num dos mais importantes portos dos EUA, com uma frota de navios que traziam e levavam produtos para Europa, Ásia, África e América Latina.
Salem Maritime National Historic Site
Lá descobrimos que poderíamos voltar à Boston de Barco. Apesar de termos comprado o ticket de trem de ida e volta, acabamos optando por esta opção, e desta forma aproveitar um pouco da beleza da Massachusetts Coast em especial a Boston Harbour.
Parque Marítimo de Salem
Como era feriado a peridiocidade dos barcos era menor e como leva mais tempo do que de trem (ca. 50 min) seguimos então em direção Waterfront de Salem, onde compramos nossos ingressos para o retorno de barco à Boston.
Igreja perto da estação de trem de Salem
Pelo caminho tivemos a oportunidade de passar pela Derby Street, que corre paralela à Salem Harbor, a qual possui uma forte ligação com a história marítima da cidade durante o meio século em que Salem serviu como um dos principais portos de entrada nos os EUA.
Casas na Baia de Salem
Muitos dos edifícios existentes ali, sejam eles residenciais ou comerciais, estão diretamente associados com indivíduos, famílias, comércios e serviços que floresceram como resultado do intenso comércio exterior realizadas ali no período 1760-1820.
Antigo Edifício da Alfândega de Salem
Entre eles a Seven Gables House Complex, entre as quais destaca-se a famosa Turner House (1668), local de nascimento de Nathaniel Hawthorne, autor de A Letra Escarlate, considerado o primeiro grande escritor dos EUA. A qual não chegamos a visitar além do seu maravilhoso jardim de frente à Salem Harbour, pois nosso ferry sairia em 25 min.
House of the Seven Gables
Jardim 7 Gables House
Achei a visita à Salem bem interessante, mas um pouco corrida visto que nosso vôo de volta para casa sairia no final da tarde. Pessoalmente, achei que poderia haver uma exploração um pouco mais institucionalizada da cidade como “cidade das bruxas”. Mas certamente isso deve acontecer de uma forma mais ostensiva em Outubro, às vésperas do Halloween.
Witch City Post
Informações Úteis:
Trolley que leva turistas pelas atrações da Cidade
Trem metropolitano Linha Newburyport/Rockport Line (OutBound) (5.25USD cada trecho)
Saindo da North Station
Salem Ferry, opção interessante para voltar à Boston
The Salem Ferry (9.50 USD cada trecho)
O que visitar em Salem:
197-201 Essex Street Salem 01970 19½ Washington Square North Salem 01970 (978) 744-1692 161 Essex Street Salem 01970 (866) 745-1876 160 Derby Street Salem 01970 (978) 740-1660 115 Derby Street Salem 01970 (978) 744-0991Algumas outras fotos da cidade das bruxas
Old Burying Point Cemitery – Mais antigo cemitério da cidade
Local onde vários personagens do julgamento das bruxas estão sepultados
Casa Abandonada em Salem – Ou seria a casa de uma Bruxa?
Placa em Frente ao Memorial em homenagem ao julgamento das bruxas de Salem
Salem Witch Village
Salem Witch Village
Museu das bruxas de Salem
Entrada do museu das Bruxas em Salem
Placa curiosa em Salem
Salem Massachusetts
Barcos no caminho de volta à Boston
Homenagem ao 04 de Julho. Retornando em “alto”estilo para Boston
Chegando em Boston por Mar
Veja Também:
Página oficial de Turismo da cidade
Boston no MauOscar:
Resumo da Série com as atrações turísticas de Boston
Freedom Trail em Boston – O caminho para a Independência
Kelleher Rose Garden – Uma surpresa no meio do caminho
Dale Chihuly no Museu de Belas Artes de Boston
Uma visão 360º de Boston – A cidade vista de alto do Prudential Tower
Que legal! nem sabia que esse lugar existia mesmo! heheh
Existe e triste saber que a intolerancia e paranoia coletiva fez tantas vitimas inocentes
Eu também não sabia que existia uma cidade chamada Salem! Nunca assisti ao filme, mas agora até fiquei com vontade! 🙂
Camila
Eu tambem nao assisti ou nao lembro de ter visto o filme..Mas tambem fiquei com vontade apos visitar a cidade e escrever este post
Adorei esse post! Parabéns!! Fiquei com uma vontade louca de ir a Salem. beijão
Karol
Voces tem que ir conhecer Boston.. A cidade e uma graca e dali ate Salem e super pertinho…
Bjs
Eu dentro daquela lojinha da foto….ia ser mais uma mala de volta….ahahahah…não ia prestar…..adorei as fotos. Bem que vcs disseram que iria amar se tivesse ido, sem sombra de duvida marcadissimo para uma proxima vez. bjs e muitas saudades
Ana
Mais uma mala.. Imagine 😛
Tenho certeza que vc ia amar.. Seu Magnet esta aqui para levar na proxima vez que formos ao Brasil…
Bjs
Oscar,
No dia das Bruxas a cidade deve “bombar”. Deve ser fantástico passar por aí dia 31 de outubro.
Estou sentindo sua falta lá no blog.
Dá um pulo para me visitar.
Bj
Claudia
Claudia
Certamente… A cidade aguarda o ano todo por esta data.. Salem tem um dos Halloweens mais animado de Massachusetts…
Essa ‘e a epoca do ano que a cidade mais atrai turistas 😀
Bjs
Não sei se foi porque ficou sugestionado depois de ouvir a história, mas quando fui pra lá, achei a atmosfera meio pesada… #medo!
É uma cidade bem bonitinha que tem que entrar no clima das bruxas pra curtir tudo que tem por lá!!
beeijos
Re
Eu não achei a atmosfera muito pesada não..
Achei a cidade simpática para dizer a verdade.. Se não fosse pelas bruxas ela seria apenas mais uma cidadezinha simpática da costa de Massachussetts.. Legal mesmo deve ser ir para lá na época de Halloween
Bj
[…] Salem, a capital mundial das Bruxas […]
[…] Salem, a capital mundial das bruxas: aqui […]
[…] Salem, a capital mundial das Bruxas […]
Fuçando o blog achei este post, super curioso pq só tinha ouvido falar do filme e de uma história remota, mas não sabia que a cidade era real e muito menos que tivessse tanta coisa pra contar. Muito legal!
🙂
Raquel
Engraçado é que muita gente fala sempre a mesma coisa.. Eu sempre ouvia falar de Salem em Massachusetts e por isso deixamos algumas atrações de Boston para ir lá conhecer.. Se um dia fosse voltar acho que gostaria de ir pela época do Halloween
Obrigado pela visita
Bjs
É muito legal mesmo, estivemos em Salem há 1 mês. Aproveito pra agradecer as dicas impagáveis que recebemos aqui no blog, que ajudaram muito a planejar nossa viagem pra New England! Valeu, galera 🙂
Ejá estava tudo super enfeitado e preparado pro Halloween!
Anna
Salem parece ser Halloween o ano todo.. Nós estivemos lá em Julho e já parecia a que a decoração estava pronta para Outubro.. Imagino só como não deve ficar nesta época do ano. Legal saber que vocês curtiram a viagem e aproveitaram nossas dicas para a Nova Inglaterra.
Abraço
Quantas horas você ficou em Salem, Oscar? Pergunto só para ter uma idéia para que possa montar o meu roteiro da nossa viagem de outubro que não saiu no ano passado, mas sairá neste. Abraço!
Cláudio
Nós fizemos Salem num bate e volta de trem a partir de boston.. Saímos de Boston logo após o café da manhã e retornamos para a cidade no meio da tarde..
Abraço
Oscar, estou indo a Boston por 3 dias, o que voce sugere como atrações imperdíveis para conhecer?
Alexandre as atrações que eu recomendo neste post foram visitadas em 3 dias => http://mauoscar.com/2011/08/01/explorando-as-atracoes-turisticas-de-boston/
Abraço
A história de Salem é muito viciante! Gosto muito, e quem me dera um dia conhecer essa cidade maravilhosa. Sou apaixonada pelas historias de lá!
Larissa
Eu sempre tive curiosidade em visitar a cidade.. Quando estivemos em Boston, não resistimos e fomos conhecer.. Obrigado pela visita
[…] Salem, a capital mundial das bruxas: aqui […]
Olá, estarei em Boston por 1 semana em Outubro. Certamente darei um pulinho em Salem!! Depois que a ficha caiu que estarei la no mês do Halloween! hahah!
é tranquilo voltar de barco para Boston?
Deborah
Sim super tranquilo… Nós fomos de trem e voltamos de barco e ainda assistimos o finalzinho de uma regata do Xtreme Sailing Series de camarote
Abs
[…] no Halloween dominam as bruxas, então outra visita realmente interessante pode ser a cidade de Salem no Massachusetts (EUA). Salem é conhecida como a Cidade das Bruxas, devido aos julgamentos que aqui […]
Muito legal sempre tive vontqde de conhecer Salem.Na verdade sempre soube sua existencia ,e sempre achei uma injustiça matar tantas pessoas so por serem acussadas de bruxaria.
[…] SALEM: A CAPITAL MUNDIAL DAS BRUXAS […]