
- On 24/06/2009
- In Asia Singapura
- Tags: Água, Boat Quay, Clarke Quay, Destino RBBV, Esplanade, Festival, Gripe Suina, H1N1, Marina Barrage, Merlion, Robertson Quay, Singapore River
River Valley Singapura
Essa semana resolvi fazer uma caminhada, apesar do calor, decidi sair de casa para tirar fotos ao longo do Singapore River, desde aqui pertinho de casa ate a Marina Barrage, no Merlion.
Coloquei a maquina e o tripé na mochila e comecei o passeio, estava passando ao lado da obra de 3 edifícios em um condomínio em frente ao great world City quando escuto algo se mexendo no arbusto ao meu lado, quando presto atenção era um lagartinho que havia trepado no arbusto para comer insetos, ele se assustou comigo e logo em seguida fugiu, ainda sim tive a possibilidade de tirar uma foto.Aqui em Singapura e sempre bastante comum ver animais nas áreas urbanas, já vi uma cobra a menos de 100 metros da rua de compras mais movimentadas daqui, outra comendo um sapinho em pleno jardim Botânico. Na nossa rua e super comum vermos esquilos nas arvores, e na casa do CEO as lontras sempre usam a piscina.
Seguindo em frente, as obras do trecho final do calcadao as margens do rio foram concluídas desde que passei pelo local a ultima vez a um mês atrás, essa e uma região residencial muito valorizada da cidade e com diversos empreendimentos sendo construídos ou mesmo recem inaugurados. Alem da reforma e adaptacao dos antigos armazens para restaurantes, lojas etc..
Nesta parte do Rio a área e conhecida como Robertson Quay, com uma ampla rede hoteleira que oferece um ambiente mais tranquilo quando comparado ao Clarke Quay e Boat Quay com vários restaurantes de padrão internacional, sendo uma otima opção para jantar, nesta área também se encontra o Zouk, uma das baladas mais famosas de Singapura, entre outras opcoes de entretenimento e compras que existem ao longo do Singapore River. Bastante popular também especialmente com expatriados e fazer um happy hour ao longo do rio, seja tomando um vinho ou mesmo uma cerveja.
O Robertson Quay costumava ser o local onde os comerciantes da Singapura Colonial mantinham seus escritórios, armazéns e molhes, onde mercadorias eram carregadas e descarregadas. Naquele tempo as crianças, brincavam dentro do rio na parte da tarde, muitas vezes depois de terem trabalhado nestes armazéns. Ate hoje e possível ver estes armazéns as margens do Rio, transformados em Bares, restaurantes e Clubes.
Toda esta região esta dentro do parque que recebe o nome de Kim Seng, Nascido em Malaca, em 1805, Tan Kim Seng chegou a Singapura onde fez uma fortuna como comerciante. Tan iniciou a sua empresa, Kim Seng & Company, em 1840 e acumulou uma grande fortuna em sua vida. Entre seus atos que são lembrados ate hoje pela comunidade de Singapura estão a implantação da primeira escola chinesa, também ajudava o hospital Tan Tock Seng Hospital na época do ano novo chinês, doando porcos e dinheiro para os enfermos, mas talvez sua doação mais notável fora $13.000 para melhoria das instalacoes hidráulicas de Singapura.
Logo adiante esta a primeira ponte exclusiva para pedestres a Jiak Kim Bridge, foi construída em 1999 e recebeu o nome do neto de Tan Kim Seng, que era um comissário Municipal e membro do Conselho Legislativo. Ela tem um estilo legal, chegando a lembrar um paraglider.
Todo este trecho de calcadao as margens do rio e super novo e pouco frequentado pois grande parte das pessoas devem desconhecer o local, e mais frequentado pelos moradores locais que levam seus cachorros para passear a sombra das arvores com um belo visual.
Foi recentemente inaugurado um condomínio com 4 torres, muito chique ali, a piscina parece ate uma piscina de resort, este prédio localiza-se no setor residencial e hoteleiro, o Robertson Quay e o maior dos 3 Quays e ocupa cerca de 53% da área do Singapore River ou 51 hectares, a partir dele passa-se para uma região mais comercial, onde encontramos diversos restaurantes e barzinhos Ali também se encontra outra ponte exclusivas para pedestres a Robertson Bridge, construída em 1998 com um estilo arquitetonico peculiar.
Já no setor comercial em direcao ao Clarke Quay esta a ponte de pedestres mais peculiar de todas a Alkaff Bridge, construída em 1997. A ponte foi totalmente repintada em 2004 pelo falecido artista filipino Pacita Abad, que utilizou 52 cores diferentes e mais de 900 litros de tinta.
Tem ao todo 55m de comprimento, situa-se perto do antigo Alkaff Quay. Esse Quay que não e mais chamado assim, hoje faz parte do Robertson Quay foi nomeado após uma proeminente família árabe, o Alkaffs, que estavam entre as famílias mais ricas em Singapura durante o início do século 20.
Passando a Clemenceau Bridge, construída em 1920, entramos na área do Clarke Quay, logo depois da ponte haviam diversos barcos que transportam os turistas pelo Singapore River a um preço exorbitante de 13 dólares por 30 minutos, ainda não fizemos este passeio, mas ate irmos embora certamente iremos dar uma voltinha, quem sabe de graça durante o Singapore River Festival
O Clarke Quay e sem duvida um dos points mais badalados de Singapura, com diversas atracoes, lojas e principalmente Bares e Restaurantes, onde cinco blocos de armazéns restaurados oferecem uma estrutura perfeita com uma atmosfera muito bacana, principalmente a noite quando, clubes e bares ganham vida com a música de 1960 até ao presente.
Entre as lojas existe uma pequena Lojinha que vende somente artesanato em madeira do Erzgebirge, região entre Saxónia e Republica Tcheca, que eu visitei quando fiz o Winterkurs em Leipzig e comprei o meu Raucher, o bonequinha que você coloca uma espécie de incenso e ele parece estar fumando.
A Área tem este nome em homenagem a Sir Andrew Clarke, que foi o segundo governador de Singapura, Clarke Quay foi durante os séculos XVIII e XIX um grande centro comercial, onde um fluxo ininterrupto de embarcacoes de transporte levavam bens rio acima e abaixo para os armazéns.
O interessante também deste lugar que nas ruas que separavam os antigos armazéns foi construído uma estrutura metálica que lembra um pouco o conceito da Potsdammer Platz em Berlin, onde sob qualquer condição meteorológica e possível se disfrutar das opcoes do local.
Falando em opcoes elas vão desde Restaurantes com cozinha da Pérsia, Mongólia, Itália, Franca ate mesmo as especialidades locais, isso ainda sem falar nos bares e clubes, um desses bares se chama Clinic, nele toda a decoração lembra um hospital, as cadeiras são cadeiras de rodas, as luminarias como se fosse luminarias de uma mesa cirúrgica, e tem mais os drinks são servidos como se fosse um soro com canudinho, o local vive cheio de gente, mas não curto muito a ideia.
No centro disso tudo existe uma espécie de praça com vários chafarizes que saem do chão, as vezes pode ate ser uma boa pedida para se refrescar do calor, de fato as crianças que adoram brincar.
Como já estava na hora do almoço, resolvi almoçar por ali mesmo, fui ao restaurante de cozinha mongolesa, esta época por conta do Singapore River Festival na hora do almoço os restaurantes estão com descontos especiais. A comida estava gostosa, na verdade você escolhe todos os ingredientes e eles misturam tudo e fritam na chapa, com os molhos que você escolheu. Apesar do desconto fiquei indignado com o preço do refri, um terço do valor total da refeição.
Para aqueles que curtem um esporte radical ou receber uma dose extra de adrenalina pode aproveitar o G-Max Reverse Bungy! Concebido e desenvolvido na Nova Zelândia há oito anos, onde até três pessoas sentadas em uma cápsula de aço reforçado, e atirada ao ar livre como se fosse em uma catapulta que atirasse a cápsula para cima. As cordas são apertadas e puxadas, em seguida, liberados, “catapultando” a cápsula até 60m no ar a uma velocidade de ate 200kph. A viagem dura cerca de 5 minutos. Ainda não fizemos esta experiência, mas pretendemos antes de irmos embora.
Entre o Clarke Quay e Merchant Court Hotel, Riverside Point e Riverside Village existe uma ponte foi construída em 1889 e denominada Reader Bridge em homenagem a William Henry Reader, um excelente empresário e legislador, a Reader Bridge era onde jovens se reuniam e onde continuam a fazer.
Existem mais duas pontes a Coleman Bridge e a Elgin Bridge antes de se chegar ao Prédio do Parlamento, a primeira contruida inicialmente em Tijolo em 1842 por George Coleman, um renomado arquiteto, foi substituída em 1886 por uma ponte de ferro. A atual ponte foi construída pelo Departamento de Obras Públicas e concluído em Maio de 1990.
A Segunda delas e a Elgin Bridge, antigamente era uma vez uma ponte levadiça de madeira. Foi a primeira ponte sobre o Singapore River e ficou conhecida como Ponte Monkey Bridge e liga a North Bridge Road e South Bridge Road. No entanto, era muito estreita. Então um serviço de ferry foi criado para transportar mais pessoas do outro lado do rio.
Em 1862, foi substituída por uma ponte de ferro importada de Calcutá. Foi então nominada Elgin Bridge em homenagem ao então Governador-Geral da Índia Lord Elgin. Foi demolida em 1927 e substituída pela estrutura atual e aberta ao tráfego em 1929.
Chegando ao Parlamento de Singapura perguntei ao segurança se era possível fazer uma visita, ele disse que sim, mas que a entrada ficava pela rua da lateral, a mesma da suprema corte, ao chegar la tive que passar por detector de metais e minha mochila foi vistoriada, pensava que poderia conhecer o interior do parlamento, mas infelizmente era apenas uma esposicao sobre como funciona o parlamento do pais.
O Parlamento de Singapura é unicameral sendo o Presidente de Singapura o Chefe de Estado. É atualmente composto de 84 membros e baseado no conceito de soberania parlamentar no Reino Unido, é supremo sobre todas as outras instituições governamentais e pode alterar ou revogar, desde que com maioria qualquer legislação aprovada pelos parlamentos anteriores. O mandato do Parlamento de Singapura é de cinco anos, após isto que uma eleição parlamentar deverá ser realizada dentro de três meses, ocorrendo a dissolução do Parlamento e a formação do novo.
O Parlamento originalmente reunia-se no Old Parliament House entre 1955 a 1999, atualmente um museu aos fundos do parlamento atual. Em 1999, o Parlamento se mudou para as novas instalações.
O Parlamento pode ter um máximo de 96 membros, dos quais 84 são eleitos pelo povo, até três podem ser nomeados deputados não constituintes do Parlamento, e um máximo de nove sendo nomeados pelos deputados do Parlamento.
Os 84 membros eleitos do Parlamento (MPs), são eleitos na base da pluralidade, representam tanto circunscrições Membro Simples(SMCs) ou grupo de representação de circunscrições(GRCs). Antigamente, não havia GRCs, e todos os “colegios eleitorais” de Singapura tinham apenas um membro, mas a alteração da Lei das eleições parlamentares, em 1991, levou à criação do GRCs. Que servem para representar toda uma região da cidade estado, uma forma de unificar interesses comuns das (SMCs).
O partido que consegue a maioria dos lugares terá o seu líder como o Primeiro-Ministro, que, em seguida, seleciona os membros do Parlamento para formar o gabinete. Em muitas repúblicas parlamentares que baseiam-se no modelo britânico, o chefe de Estado é eleito pelo Parlamento, no entanto, desde 1993, o Presidente de Singapura e eleito por sulfragio Universal.
Dos atuais 84 membros eleitos do parlamento, dez são do sexo feminino. Nas últimas eleições gerais em 2006, o histórico Partido People’s Action Party (PAP) ganhou 82 dos 84 lugares, mantendo a mesma configuração da eleição de 2001 , mas com uma perda de 9% da popularidade, detalhe o atual primeiro ministro Sr. Lee Hsien Loong e filho do fundador da Singapura moderna Sr. Lee Kuan Yew, que atualmente desfruta do cargo de Ministro Mentor de Singapura.
O primeiro ministro de Singapura e o politico mais bem pago do mundo, recebe um salário anual 38 vezes maior que o do Presidente Lula e 5 vezes maior que do Presidente Barack Obama, chegando a cada de 2.05 milhões de Dólares americanos.
Continuando pelo passeio as margens do Rio, passei pela escultura de Sir Thomas Raffles, algumas esculturas de mercadores ao lado do Empress Place, atualmente o Museu de Civilizacoes da Ásia, que fica defronte a Cavenagh Bridge, a ponte original mais antiga em Singapura. É a única ponte suspensa em Singapura ligando Raffles Place para o Civic District.
A ponte recebeu este nome em homenagem ao Major-General William Orfeur Cavenagh, Governador de Singapura (1859-1867) e foi desenhada por John Thomson, fabricada em Glasgow na Escócia em 1868 e, posteriormente montada em Singapura, em 1869. Infelizmente, a ponte foi construída muito baixa e barcos entrando no Singapore River tinham que esperar pela maré baixa, antes que eles pudessem passar debaixo da ponte.
Em 1910, após a construção da Anderson Bridge alguns metros mais a frente, inclusive usada no circuito de F1, a Cavenagh Bridge foi reservada exclusivamente para uso dos Pedestres.
Seguindo em frente ainda, passei por debaixo da Esplanade Bridge com seus 280 metros de comprimento e seus 7 arcos de concreto que ligam a Nicoll Highway ao Fullerton Hotel.
Tirei algumas fotos do Esplanade Theatre, a casa de operas, que seria comparável a Opera house de Sidney pelo seu arrojo arquitetonico, alguns dizem que foi inspirado em um Durian, outros dizem que e os olhos de uma mosca.
Atravessei a Esplanade Bridge indo em direcao ao Merlion, desde que caiu o raio nele ano passado não tinha ido mais la, espera encontrar um unicórnio, mas pelo visto desistiram da ideia de instalar um para-raio, o que me impressionou ao atravessar a ponte e a quantidade de peixes dentro da barragem, a pergunta que fica agora e, será que eles irão se adaptar a falta de salinidade da agua desde que a barragem foi fechada ano passado?
O merlion como sempre estava repleto de turistas, por sinal nos próximos dias Singapura estará sediando a primeira edição dos Jogos Asiáticos para a Juventude, como preparação para a Olimpíada Jovem do ano que vem, algumas delegacoes já estão chegando, e com elas alguns com gripe suína, que viajam ate Singapura para ficarem quarentenados.
Ao Fundo e possivel ver como as obras do Casino estao adiantadas
Continuei meu caminho, vimos mais peixes ainda na barragem, tirei algumas fotos dos prédios do distrito financeiro, passei pelo passagem subterrânea para atravessar a rua saindo no Fullerton, esse hotel e muito chique, para mim ele e ate melhor que o Raffles.
Fui ao UOB Plaza, um banco daqui de Singapura onde existe uma escultura do Salvador Dali em homenagem ao Newton, tambem e um dos edificios mais altos daqui.
Fazendo o caminho de volta passei pelo Boat Quay, imagine que apenas um século atrás, Boat Quay era a centro para negociação de mercadorias. Quando Raffles assinou o auspicioso acordo assegurando o título do porto franco para Singapura, este instantaneamente abriu as comportas de imigrantes de países vizinhos. Por volta de 1860’s, três quartos de todos os negócios via transportes marítimos entre Ásia e Inglaterra era feito no Boat Quay, foi exatamente ali que Singapura descobriu sua vocação para o sucesso do negócio como um hub de mercadorias e pessoas, que ate hoje esta presente,o Changi Airport e o Porto de Singapura são exemplos disso.
Hoje em dia esses negócios deram lugar ao turismo e gastronomia, onde você encontra diversas cozinhas, especialmente aquelas ligadas a historia de Singapura, não se pode deixar de provar o famoso Singapore Chilli Crab, no Brasil não temos crustáceos do tamanho desses que a gente vê andando por aqui, mas sinceramente falando chega a irritar o pessoal vendo que você e estrangeiro e tentando te persuadir a ir no restaurante deles.
A partir deste ponto tudo que vi, já havia visto no caminho de vinda, o calor estava de matar, passei numa loja do seven eleven e comprei uma coca-cola para dar uma reidratada. Quase que peguei um Trishaw por um trechinho para economizar um pouco as pernas, mas decidi voltar andando mesmo.
Ontem a noite, terça-feira recebemos visita da Parla aqui em casa, foi bem gostoso, jantamos, tomamos um terranova, guarana, batemos papo e ate jogamos Nintendo Wii, estava divertido.
Por sinal nesta segunda feira tivemos a primeira reunião com o RH em Londres referente a nosso próximo posting, o resultado final sairá em ate 4 semanas, mas a noticia ruim e que a maior parte das vagas criadas estão na Ásia ou Oriente Médio.
Índice com todos os Posts do MauOscar
Clique na Logo =>
Nossa filho esta muito bacana o blog, Caminhei com você pelas ruas de Cingapura… achei bacana a forma explicativa… beijosss
[…] pela margem do Singapore River, existem diversas esculturas de bronze retratando cenas de Cingapura Colonial. Além disso, na base […]
gente, pára tu-do, que riqueza de detalhes!?
bom, como futura residente, preciso dizer que seu blog vai virar minha bíblia?
obrigada, prazer, beijos pra vcs!
Oi Roberta
Tenho certeza que você irá adorar viver em Cingapura.. Se precisar de alguma coisa e só entrar em contato aqui no Blog que tento ajudar no que for possivel..
Bjos