Considerado uma das melhores atrações de Seattle, o Pike Place Market é um dos mais antigos e tradicionais mercados públicos dos EUA. Inaugurado em 17 de Agosto de 1907, este peculiar mercado público está literalmente debruçado sobre Eliott Bay de Seattle.
Com mais de 1 século de existência, desde muito cedo foi incorporado ao cotidiano dos moradores de Seattle e testemunhou alguns dos mais importantes eventos históricos da cidade. E continua, até hoje, vendendo produtos frescos e artesanato local de qualidade. Ao longo dos últimos anos consolidou-se ainda como uma excelente opção de entretenimento e gastronomia para moradores e turistas que lotam seus restaurantes e seus corredores, especialmente nos finais de semana.
A história do Pike Place Market começa no início do século passado quando o preço dos produtos horti-fruti e granjeiros produzidos na região passaram a aumentaram absurdamente. Fartos de preços abusivos de alguns produtos, um grupo de cidadãos influentes, liderados por Thomas Revelle, sugeriu a criação de um mercado público, onde os agricultores locais pudessem vender seus produtos diretamente aos consumidores sem a necessidade de um intermediário.
E foi assim que em 17 de agosto de 1907, o Pike Place Market nasceu como um mercado público. Naquela época, composto por apenas oito agricultores, os quais, ao eliminar a figura do atravessador, logo conseguiram ampliar suas respectivas margens de lucro e reduzir consideravelmente os custos ao consumidor.
Hoje mais de 100 anos mais tarde, depois de uma série de reformas e ampliações, o Pike Place Market conta com mais de 200 stands, 190 artesãos e aproximadamente 100 agricultores cadastrados que diariamente vendem seus produtos entre as 10:00 e 18:00 horas.
Atraindo um público de mais 10 milhões de visitantes ao ano, a visita ao mercado público de Seattle é um daqueles passeios que te coloca cara a cara com algumas das melhores experiências que a cidade pode oferecer.
Não é nada difícil de se apaixonar pelas cores e cheiros do local seja pelas especiarias , ou pela fabulosa seleção de ingredientes de padrão gourmet, ou ainda pela fartura de opções gastronômicas de alimentos ali mesmo preparados. Este é definitivamente o tipo de lugar que se você não está com fome, muito possivelmente irá ficar só de olhar.
Uma das atrações mais populares entre os turistas do local é o Starbucks Original Store. Sim foi neste mercado numa “portinha sem graça” que o precursor da mais famosa e popular rede de cafés do mundo começou. Por sinal, em Seattle, o que não faltam são cafés da marca e outras cafeterias “genéricas” que pegaram carona do sucesso deles. Apesar de sempre ter uma fila absurda que sai para o lado de fora da loja, conhecer a primeira loja dos Starbucks no mundo, é um daqueles lerês que em teoria mesmo você que não toma café, deve fazer visitando Seattle. Nós bem que tentamos, mas com tantas outras coisas legais para conhecer na cidade, nos demos satisfeitos com uma simples espiadinha pela janela.
O Pike Place Market, é uma mercado de peixes e frutos do mar por excelência. Afinal de contas, é através do porto de Seattle que mais de 2/3 de todo o salmão pescado/criado no Alaska é trazido e distribuído para o restante dos EUA.
A maior atração do mercado é sem dúvida o “Fish Tossing” uma tradição antiga dos “peixeiros” do mercado de Seattle que cantam e literalmente arremessam e pegam os peixes, quando estes acabam de ser vendidos, literalmente fazendo a alegria dos espectadores. Praticamente como se estivéssemos num jogo de Beisebol. O trabalho de equipe já virou temas de diversos livros de Administração e programas de tv.
Falando em frutos do mar, os produtos que vemos alí a venda é visivelmente fresco e bonito de se ver. Isso sem falar na variedade de peixes de águas frias, das quais, muitas vezes, nós no Brasil só ouvimos falar.
Um dos maiores destaques nesta época do ano em que visitamos o mercado (Junho) fica por conta dos salmões selvagens pescados na desembocadura do Copper River no Alaska. Nesta época do ano, estes peixes iniciam a (piracema) migração rio acima para o início da desova. Pescados de forma sustentável e controlada, os salmões do Coper River são considerados alguns dos melhores salmões selvagens do mundo. Afinal de contas, antes de começar a subir a corrente para desovar, acumulam grandes reservas de gordura e óleos ricos em omega 3, que serviriam, caso não tivessem sido pescados, como de reserva energética para a maratona que teriam rio acima.
Para quem curte de sushi e sashimi, esses salmões selvagens são um colírio para os olhos. Tanto que dá vontade danada de comprar um peixe ali, pegar uma faca bem afiada, um Chopstick e molho de soja para fazer a festa 😛
Além dos salmões, vimos várias outras espécies de peixes, moluscos e crustáceos. Entre eles, lagostas, camarões gigantes, carangueijos do Alaska (Dungeness Crab), lulas, polvos, ostras, trutas, halibuts e afins. Sem dúvida um dos mercados de peixes e frutos do mar mais diversos que já tivemos a chance de conhecer. E por incrível que pareça, o local praticamente não tem cheiro nenhum, mais uma prova de que os peixes e frutos do mar alí são fresquíssimos.
Na parte destinada aos artesões e artistas locais, encontramos de tudo um pouco, desde as mais descartáveis bugigangas até obras de arte locais maravilhosas. No andar inferior existem dezenas de pequenas lojinhas que vendem todo o tipo de antiguidades e souvenirs.
O mercado reconhecido pela sua reputação em comercializar alimentos e produtos frescos, impressiona pela variedade e diversidade de sua seção de flores. Talvez pelo fato de nossa visita ter coincidido com o feriado de Memorial Day, mas a seleção de flores é uma das melhores que já vi em qualquer mercado público no mundo.
Com orquídeas, lupinus, peônias, íris e principalmente papoulas em cores extremamente vibrantes e lindas de morrer.A seção de flores encanta a qualquer um.
O engraçado é que apesar de serem diversas barracas, todas elas são operadas por orientais.. (Pelo visto é a máfia chinesa que manda no segmento de flores no mercado de Seattle).
O mais legal de tudo, é que as flores são vendidas por preços relativamente baixos que até dá vontade de comprar um buquê para enfeitar o quarto de hotel. No dia seguinte ao memorial day então, as flores estavam quase de graça até com 60% de desconto em relação ao dia anterior. Mais uma vez o mercado mostrando na prática o velho princípio da oferta x demanda 😀
Bem numa hora dessas já deu para ficar com fome certo?! Então recomendo dar uma passadinha na Le Panier, que fica a uns 40 metros do Starbucks Original para comer um dos deliciosos folhados com um café ou chocolate quente nesta deliciosa panificadora de estirpe francesa, prometo que você não irá se arrepender. A fila pelo menos é a metade do tamanho da do Starbucks e os quitutes pelo menos 10x mais saborosos. As Eclairs são divinas..
Outro lugar legal de dar uma passeada na região do Pike Place Market é pela Post Alley, um enclave de lojinhas exclusivas, restaurantes charmosos e que contém a famosa “The Gum Wall” uma parede com centenas de milhares de chicletes grudados.
Pelo caminho, vale dar uma passadinha pela Beecher’s Handmade Cheese.. Além de queijos saborosos, a decoração do lugar é super legal.. Mas o mais bacana de tudo é que é possível acompanhar a fabricação dos queijos pelas paredes de vidro do local.. Deu para lembrar da Rota dos queijos que visitamos em Vermont .
Outro lugar que merece uma visita, principalmente depois de ver tanto queijo e especialmente para quem curte vinhos é o The Tasting Room, uma “loja” especializada em vinhos produzidos em Washington State que é gerida por uma cooperativa que agrega sete vinícolas do estado de Washington que ao lado de Oregon, produz alguns dos melhores vinhos dos EUA depois dos vinhos da Califórnia. Como o nome já diz no local é possível degustar os excelentes vinhos locais. Os Chardonnay e o Pinot Noir são excelentes.
Agora se você faz parte do time dos chocólatras, não deixe de experimentar e comprar as cerejas cobertas com chocolate da Chukar Cherries. Uma empresa também de Washington State criada em 1988 que resolveu misturar estas delicias (Chocolate + Cerejas) criando este produto maravilhoso. (Por sinal o estado de Washington é o maior produtor de Cerejas dos EUA).
Escrevendo este post, não resisti e abri o último pacotinho de Black Forest Cherries. Simplesmente de morrer.. Como não sei quando voltaremos a Washington State, a boa notícia é que dá para comprar on-line 😀 Falando em compras online, é possível comprar salmão selvagem lá para ser entregue em qualquer lugar dos EUA no dia seguinte. O que mata é o custo do frete de 65 USD para até 6kg de peixe. Mas que é Incrível, isso é!!
No stand da Chukar Cherries que descobri, embora tarde de mais, que existem tours históricos e culinários guiados pelo mercado que além de contar a história do local, apresentam alguns dos vários tesouros que o lugar esconde, que muitas vezes só os locais sabem. Infelizmente descobrimos no último dia e já era tarde demais e o único tour disponível já estava lotado.
O Pike Place Market é ainda um “point” para artistas de rua de todos os tipos, seja ele um sujeito tocando sua gaita de boca, um quarteto de blues ou um cara que treina animais. Tudo isso junto e misturado faz o mercado de Seattle ser do jeito que é. E não é por acaso que acabamos passando por lá em 3 dos 5 dias que estivemos na cidade. Super programa para toda família. 😀 Você já foi para Seattle? Visitou o Pike Place Market? O que você mais gostou de lá?
O mercado funciona diariamente das 10 às 18:00. No entando muitos dos artesões locais comparecem apenas nos finais de semana. Alguns estabelecimentos abrem antes as 08:00
Fecha apenas no Thanksgiving, Natal e Ano Novo.
Pesquisando sobre os tours gastronômicos, descobri que existem vários tipos diferentes de tours que acontecem nas premissas do mercado entre eles:
Market Ghost Tour – Operadora Privada
Savor Seattle Food Tours – Operadora Privada
Seattle Food Tours – Operadora Privada
Compre seu seguro viagem para os Estados Unidos aqui e viaje tranquilo.
Indo para os Estados Unidos e quer ficar conectado com o resto do mundo? Compre seu SIM Card aqui
Alugue um Carro aqui e curta o que Seattle e a região tem de melhor a oferecer
Reserve sua hospedagem em Seattle no Booking.com aqui e consiga ótimos descontos
Veja os comentários
Eu não estava com fome (aliás, acabei de almoçar :)) mas agora estou! É muita coisa boa em um lugar só. Legal demais o mercado, tá na lista de lugares a serem visitados ai na região quando for conhecer o Olympic e o North Cascades, que estão na minha lista.
Parabéns pelo post, muito interessante e bem escrito.
Helder
O mercado é fantástico.. Acabei não indo ao North Cascades, mas o Olympic é muito legal...
Obrigado pela visita
Abraço
Como sempre, voces deram detalhes preciosos no post. parabéns, já está nos meus favoritos. bjs.e obrigada.
Diná
Obrigado pela visita :D Esqueci de mencionar a Piroshky Bakery, uma panificadora russa no mercado que tem produtos deliciosos.. Vale a pena conferir..
Bjs
Adoro mercados! Tenho que conhecer esse! :D
As fotos estão lindas! Parabéns!
Bjos,
Lillian.
Lilian
Olha dos mercados que já conheci nos EUa o meu top 5 são (não necessariamente nesta ordem)
Pike Place Market em Seattle
Reading Terminal Market em Philadelphia
Ferry Terminal Building Market em San Francisco
Quincy Market em Boston
French Market em New Orleans
Obrigado pela visita e pelos elogios
Tb adoro suas fotos.. Bjs
Vcs me deixaram com vontade de ir p/ Seattle só pelo mercado!!! :-D
Bom saber que tem mais coisas p/ se ver nele do que peixes sendo jogados para o alto (se bem q eu iria lá de qq jeito só p/ ver isso! hehe)
Post completíssimo! Adorei!
bjus
Guta
Seattle nos surpreendeu em vários sentidos, mas o mercado é sem dúvida uma das melhores atrações da cidade... Super recomendado.. Por isso até caprichei um pouco mais no post..
Bjs