A medida que avançamos em direção ao verão aqui na américa do norte, diversas plantas atingem seu pico de floração ao longo da primavera, proporcionando aos apaixonados pela natureza um verdadeiro espetáculo de cores, formas e perfumes. Entre elas encontramos as vistosas peônias, uma planta herbácea da família peoniaceae que apresenta um porte que varia entre os 0,5 e 1,5 metros de altura e que produz flores enormes, extremamente vistosas e delicadamente perfumadas.
As peônias podem ter flores simples, semidobradas e dobradas, e geralmente desabrocham no final da primavera e início do verão, por um período relativamente curto de tempo que se extende por cerca de vinte a trinta dias. Suas cores, variam entre o branco, amarelo e o púrpura passando pelas mais diferentes matizes de rosa, salmão, vermelho e carmin. A flor geralmente possui cinco sépalas que quando fechadas ainda em forma de botão floral são perfeitamente arredondadas que mais parecem umas bolinhas verdes.
Enfim escrevo este post para falar do Peony Garden, um cantinho do enorme jardim do Winterthur Country Estate aqui em Delaware que apresenta uma coleção com mais de 50 variedades diferentes da espécie e que quando está florido (Maio-Junho) é um sonho.
Construído por Henry Francis du Pont em homenagem a flor favorita de sua esposa, o jardim das peônias do Winterthur, é apenas uma das várias surpresas que encontramos pelos jardins naturalistas desta enorme mansão da família du Pont.
Quando construído em 1946, substituiu o jardim das irís construído em 1929, e passou a ser um dos principais bancos de germoplasma da espécie nos EUA e foi alí que o Dr. A.P. Saunders um dos maiores hidridizadores americanos da planta desenvolveu e apresentou ao mundo novas variedades.
Nativas da Ásia, as peônias são também conhecidas como a rainha das flores na China, tanto que eu pessoalmente só fui conhecer as flores desta planta quando morávamos em Singapura.
O fato é que, as belíssimas peônias são relativamente muito pouco conhecidas no Brasil. Mas pesquisando rapidamente na internet, pude perceber que as flores, apesar de rara no Brasil, parece ter caído no gosto das noivas no Brasil. Tanto que um buquet da flor, geralmente importada, chega facilmente a custar mais de 600 reais.
As peônias do Winterthur geralmente florescem entre a última quinzena de maio e primeira quinzena de junho. Minha recomendação pessoal é tentar visitar na primeira quinzena de Maio quando boa parte das azaléas do Winterthur ainda estão com flor.
Veja os comentários
Obrigada meninos, show, adorei, continuem mandando estas maravilhas, bjs.
Diná
Obrigado pela visita, pode deixar que se depender de nós sempre teremos fotos e posts legais :D
Muito lindo!!! Obrigada por postar essas fotos para nosso deleite!
Legal Rita
As peonias não são lindas?
Abs