- On 13/03/2013
- In Asia Destinos Posts Convidados Singapura Variedades
- Tags: Asia, Atrações Turísticas de Cingapura, Chinês, Chineses, Comida, Cozinha Cingapura, Culinaria, Destino RBBV, Dicas de Viagem, Dim Sum, Din Tai Fung, diversidade, Dumplings, Food Court, Gastronomia, Hawker Centre, ION Orchard, Melhores Restaurantes, Orchard Road, Rainbow Dumplings, Restaurante, Restaurantes, Restaurantes em Cingapura, Shanghai, Shopping, Singapura, xiao long bao, Xiaolongbao
Dumplings no Paradise Dinasty em Singapura
Não é segredo que desde quando moramos em Singapura, nós nos apaixonamos de vez pela culinária asiática. Desde então, um de nossos restaurantes favoritos lá é o Din Tai Fung. Quando mudamos para os EUA, chegamos a cruzar o país duas vezes para matar as saudades no Din Tai Fung de Los Angeles e Seattle e obviamente também conhecer as atrações destas cidades.
Quando passamos por Singapura no caminho de nossa mudança para a Nova Zelândia, além de matar a saudade de nossos amigos e nossos restaurantes favoritos na cidade, seguindo a recomendação/convite de nossa amiga Paola, aproveitamos para conhecer também o Paradise Dynasty. Um restaurante relativamente novo na cidade quem tem entre suas especialidades o famoso Xiao Long Bao Arco Íris, e como era de se esperara logo entrou na lista de nossos restaurantes favoritos em Singapura.
E como fomos conhecer o Paradise Dinasty com a própria Paola que recomendou o local, pedi para ela escrever um post falando sobre o restaurante e a experiência com a culinária local e com os Dumplings em especial…. Com vocês as palavras da Paola:
Nunca fui do tipo de pessoa que se aventurava a experimentar comidas típicas de outros lugares. Nunca fui fã de pimenta e condimentos. Isso até me mudar para a Ásia. Hoje acho interessantíssimo experimentar a comida local dos países que visito. E como adoro cozinhar, procuro entender os métodos de preparo dos pratos locais e suas especiarias.
Singapura tem pouca comida genuinamente local. A maioria dos pratos locais são variações com forte influência malaia, chinesa, tailandesa e Indonésia.
Mas dentre todas as comidas que experimentei aqui, o meu prato preferido são os dumplings. Não há uma tradução em portugues para a palavra dumpling. Dumpling são troxinhas feitas de trigo ou arroz (na maioria das vezes, cozidas a vapor ou fritas, com recheio de algum tipo de carne ou vegetal). Se fosse comparar com alguma comida que conhecemos no Brasil, diria que são parecidos com o Ravioli e Tortelini da culinária Italiana.
Apesar de serem tipicamente originários de Xangai, essas trouxinhas são encontradas em varias regiões da China e são feitas com farinha de trigo ou farinha de arroz, dependendo da região de onde vem a receita na China. Tradicionalmente os dumplings originais de Xangai são recheados com carne de porco. Mas vários restaurantes também oferecem variações com recheios de camarão, porco com camarao, vegetais e carangueijo.
Os dumplings são cozidos e servidos dentro de uma cestinha de bamboo geralmente com tampa, para mante-los aquecidos.
Na hora de apreciá-los, eles geralmente são servidos com um pratinho para ser colocado vinagre, pimenta pastosa e gengibre. Assim como o Shoyo.
A massinha dessas trouxinhas são extremamente delicadas, finas e macias e com um aspecto quase transparente. Uma combinação deliciosa de carne de porco moída com um “caldinho” que se nao tomar cuidado, queima a boca da gente por causa do vapor.
Assim como o Mau e o Oscar sou fã do Din Tai Fung. Mas há pouco mais de um ano conheci os Rainbow Dumplings do Paradise Dynasty e são sobre eles que quero falar um pouquinho hoje.
Rainbow Dumplings (Dumpling Arco Íris).
Nome em chinês: Xiao Long Bao.
Xiaolong: Significa “pequena cestinha de bamboo para cozimento a vapor”.
Bao = paozinho/trouxinha (feita de farinha).
Aqui em Singapura, comi os tais dumplings coloridos (Rainbow Dumplings) no Paradise Dynasty. Ao todo são 8 dumplings de cores e sabores diferentes. Para que os sabores combinem entre si, o restaurante sugere que os dumplings sejam consumidos em seqüência de cores/sabores pré estabelecida e que vai do mais suave para o sabor mais forte: Sendo:
- 1 sabor original, carne de porco,
- 2 alho,
- 3 ginseng,
- 4 Foie Gras,
- 5 Trufa (Black Truffle),
- 6 Queijo,
- 7 Carangueijo,
- 8 Szechuan
Além de visualmente interessantes, todos eles são gostosos, apenas o último batizado em homenagem província chinesa famosa pela sua culinária apimentada que deixa um pouco a desejar. Provar os dumplings é uma experiência muito legal, indico para todos que visitarem Singapura.
Para acompanhar os dumplings, o restaurante serve chá de jasmim quente, uma delícia.
O restaurante indicado pela Paola além de ótima comida, preços razoáveis tem um ambiente que captura um pouco da era imperal da china com um ar fashion contemporâneo muito bacana.
Quando estivemos lá aproveitamos para pedir um Sweet Sour Chicken que estava delicioso.. Dentre todos os Dumplings que provei do Rainbow Dumplings o meus favoritos foram certamente o de queijo, alho, trufa e carangueijo.
Informações Úteis:
O restaurante faz parte do Paradise Group de Singapura que opera restaurantes em vários países do Ásia. Em Singapura o Paradise Dinasty tem 3 restaurantes, sendo que foi o localizado no ION Orchard, primeiro deles em Singapura, que tivemos o prazer de conhecer.
Assim como no Din Tai Fung o restaurante não aceita reservas e no horário de pico a fila pode ser longa, especialmente nas sextas, sábados, domingos e feriados.
Espero que vocês não estejam dando as costas para o Din Tai Fung 😉 Como se compara o Paradise Dinasty com o Din Tai Fung? Vale a pena experimentar os dois?
Tony
Olha na verdade não tem digamos comparação.. O Paradise Dynasty tem um ambiente mais legal e é uma opção ao Din Tai Fung.. Na verdade um restaurante com um ar mais moderninho.. E tenho que dizer o Dumpling com queijo é realmente muito bom!!! Recomendo experiementar
Abraço
Ouvi falar tanto do Din Tai Fung que foi meu primeiro almoço em Cingapura, depois fomos também em Bangkok, aproveitando que tinha né.
Quando vc deixou mensagem desse outro restaurante no Instagram já não dava mais tempo, uma pena…Fiquei curiosa.
Beijo
Carla
Assim se tivesse que escolher entre um ou outro acho que fico com o Din Tai Fung.. Mas os Dumplings Coloridos com ingredientes diferentes são uma experiência bem legal.. Bjs
Esses dumplings são divinos!!!! Pegamos sua dica antes do post sair e foi dos deuses… ainda não sei de qual gosto mais agora… 🙂
bjos
Mirella
Eu acho que meus favoritos são o original e o de queijo 😀 Na verdade o único que não curti muito foi o Szechuan :d
Legal saber que vcs curtiram a dica
Bjs
[…] lá durante o almoço com nossa amiga Paola (que já colaborou com a gente aqui no blog), onde pudemos experiementar algumas das inúmeras opções do requintado menu do […]
Dica anotadíssima. Com certeza experimentarei mês que vem. Abs