Localizada no coração do Mackenzie Basin no meio do caminho entre Christchurch e Queenstown. Ohau Snow Fields é um dos segredos mais bem guardados do inverno neozelandês. Localizada na famosa região dos lagos glaciais da fronteira entre Canterbury e Otago. Ohau Snow Fields é definitivamente uma estação de esqui para quem já tem certa experiência na neve. Além de ótimas pistas em nível intermediário e avançado, oferece ainda um visual arrebatador para todo Mackenzie Basin.
Com aproximadamente 125 ha, Ohau Snow Fields está localizada aos pés do Mt. Sutton (2007m) e como o nome sugere próximo ao Lake Ohau. Apesar de relativamente pequena comparada com as outras estações de esqui que já visitei na Nova Zelândia, o que não falta em Ohau é personalidade. Para dizer a verdade Ohau mais parece um clube de esqui que uma estação propriamente dita..
O acesso a estação se dá pela Lake Ohau Road que parte da Highway 8 alguns Km após passar por Twizel no sentido Christchurch – Queenstown. A estrada é toda de terra e a subida até a estação é uma aventura por sí mesmo. Definitivamente não é uma estrada para quem sofre de acrofobia.
Como Ohau está localizada no Main Divide do Southern Alps, a estação conta com precipitação de neve considerável e de certa forma bastante confiável e que se extende por boa parte da temporada.
A montanha é servida por apenas um teleférico duplo, um platter e um tapete de neve. As principais trilhas são preparadas regularmente e há um sistema fabricação de neve artificial totalmente automatizado que abrange a trilha principal para baixo da montanha com 23 canhões de neve.
Para quem ainda não tem muita experiência na neve a brincadeira fica restrita ao magic carpet (iniciantes) ou ao teleférico de prato (platter) na base da montanha para aqueles que já conseguem fazer algumas manobras mas ainda não dominam completamente o ski/snowboard.
Agora se você já domina o wedge, e os “turns” uma boa pedida é experimentar o ‘The Boulevard”. A pista mais longa da estação a qual além de oferecer um visual imbatível para o Lake Ohau, oferece um esqui / snow board relativamente fácil e divertido, quando a neve está em condições ideais. O único problema na minha opinião é que as pistas não são lá muito largas e se você ainda tem dificuldade em manobrar seus skis e snowboard isso pode ser um problema.
A ascensão vertical do teleférico duplo é de 345m e a ascensão em comprimento é de aproximadamente 920m. Uma vez no topo da montanha, você tem acesso a uma variedade de terrenos e pistas em nível intermediário e avançado. Assim como alguns extreme chutes.
Ohau Snow Fields além de várias pistas e terreno desafiador oferece ainda boas oportunidades de caminhada para acessar ski off piste a partir da partir da linha do cume. Como eu não estou ainda neste nível, a escalada até o cume é simplesmente para tirar fotos. É cansativo, mas o visual é recompensador.
Depois de aproveitar o dia, não deixe visitar o café na base da montanha ao lado do estacionamento.. Como esta é uma estação de esqui relativamente pequena, todo mundo conversa com todo mundo. Super legal!!
Eu na verdade esquiei lá por apenas 1 dia, mas além da estação de esqui eles operam também o Lake Ohau Lodge. Como toda esta região é considerada uma Dark Sky Reserve, pernoitar uma noite alí e se der sorte de pegar um dia sem nuvens este é considerado um dos melhores lugares do mundo para ver estrelas.
.
.
Latitude | Longitude |
S 44 13.422 | E 169 46.775 |
.
.
Veja os comentários