Durante nossa viagem à San Diego na Califórnia, aproveitamos para conhecer o gigantesco porta aviões USS Midway da Marinha dos EUA. Atualmente atracado na região do Navy Pier em uma área adjascente ao Seaport Village. O USS Midway Museum é uma daquelas atrações imperdíveis, que se você não visitar certamente irá se arrepender depois.
USS Midway atracado no Nay Pier em San Diego
Considerado o maior museu dentro de um porta-aviões no mundo, o USS Midway foi lançado aos mares ao final da II guerra mundial, em 20 de março de 1945, e foi aposentado pela marinha americana em 11 de Abril de 1992. Transformado em museu a partir de 1997 e aberto ao público em 06 de Junho de 2004, o USS Midway Museum recebe mais de 800 mil vistantes por ano.
Porta Aviões USS Midway em San Diego CA
Confesso que sempre tive muita curiosidade em visitar um porta aviões desses. O que eu não imaginava é que o primeiro porta aviões que visitaria na vida seria o maior deles aberto a visitação pública. Considerado uma das 10 melhores atrações turísticas de San Diego, o USS Midway faz jus a toda fama que lhe conferem. A embarcação é gigante e para visitá-la reserve pelo menos umas 4 horas para conhecer esta verdadeira cidade flutuante.
Bilheteria do USS Midway Museum
Construído na Vírginia entre 1944 e 1945, o USS Midway serviu seus 10 primeiros anos de vida fazendo parte da 6ª Frota da costa atlântica dos EUA. Em 27 de Dezembro de 1954, passou a integrar a 7ª Frota Naval do Pacífico. Onde a embarcação ficou sediada, até ser aposentada 38 anos mais tarde. Ver um pouco mais sobre a história do navio
Garagem de aviões dentro de um porta aviões dos EUA
Nas quase 5 décadas que serviu a marinha norte americana, o USS Midway participou de várias missões internacionais de resgate humanitário e missões de treinamento, além de pelo menos 2 guerras. A última destas missões, foi a operação tempestade no deserto quando os EUA mobilizaram forças no Golfo Pérsico quando o Iraque invadiu o Kuwait em 1990. Antes de ser aposentado devido a avançada idade e obsoletaidade da embarcação e seus sistemas e altíssimos custos operacionais.
Comando de válvulas na casa de máquinas do navio
Nada mais nada menos de 225.000 marinheiros serviram a bordo desta, que foi por muito tempo, uma das maiores embarcações da marinha dos EUA. Com 304 metros de comprimento (Torre Eiffel 324m) e pesando cerca de 74.000 toneladas o USS Midway, foi importantíssimo durante a guerra do Vietnã. Tendo transportado as aeronaves que abateram a primeira e a última aeronave inimiga derrubada durante aquela guerra.
Pista de pouso do USS Midway
Além disso, participou de várias operações de resgate, entre elas a derrandeira missão (Operação Vento Constante) de resgate dos americanos e extrangeiros na tomada de Saigon (hoje Ho Chi Minh City) pelos Vietcongues em 1975. Evento que terminaria com os 14 anos de guerra em que os EUA sofreriam a pior derrota militar de sua história.
Huey Gunship – Modelo de Helicoptero muito usado na guerra do Vietnã
Quando construído, o USS Midway tinha capacidade teórica para transportar até 137 aeronaves. Depois de passar por 2 grandes reformas ao longo dos 48 anos em que esteve em atividade, este verdadeiro colosso de ferro tinha capacidade de transporte de cerca de 65 aeronaves. Comportando uma tripulação de até 4.104 pessoas.
Sala de controle do espaço aéreo
San Diego acabou sendo a cidade escolhida para o descomissionamento e atracamento definitivo da embarcação e passou a sediar esse museu devido, principalmente, à sua posição de destaque no sistema de defesa dos EUA. A cidade é sede da maior base naval da costa oeste e uma das mais importantes bases navais dos EUA (provavelmente a mais importante do pacífico junto com Pearl Harbour) e onde vivem milhares de militares.
Dentro de um porta aviões dos EUA
Hoje o museu conta, além da embarcação em sí que já vale a visita, com nada mais nada menos que 27 aeronaves, expostas no convés principal ou no “hangar”do interior do porta aviões. Todas elas foram utilizadas pela marinha americana num período que abrange a II guerra mundial até os dias de hoje.
TBM Avenger: Avião usado pelos Marines na II Guerra Mundial
Entre as várias aeronaves expostas ali, encontramos desde um helicóptero SH-3 Seaking utilizado no resgates das capsulas do programa espacial Apollo. Passando pelo curioso E-2 Hawkeyee até mesmo um F-18 Hornet, modelo que o Brasil considera comprar para renovar sua frota de aviões de combate.
SH-3 Seaking: Helicoptero usado no resgate das capsulas das missões Apollo
Toda a visita ao interior e convés do porta avião é feita à pé e com o uso de um áudio tour guide sem nínguem acompanhando. Basta colocar o numero que vemos no objeto ou ambiente que estamos no aparelhinho que ganhamos ao entrar na embarcação para escutarmos a narração com relatos e depoimentos de pessoas que serviram de fato no navio para aprendermos um pouco mais de como era a vida dentro desta fortaleza de ferro flutuante.
Sala de Comando
Apenas na ponte de comando e no controle de tráfego aéreo que o tour é conduzido por ex veteranos que serviram no navio ou que entendem da história e contam detalhes curiosos sobre o navio.
Ponte de Comando do USS Midway
Tudo dentro do navio impressiona, mas nada é mais marcante que o convés com a pista onde as aeronaves pousavam e decolavam. Imaginar que tudo ali funcionava em questão de segundos e com precisão milimetricamente acertada.
Na pista de pousos e decolagens do porta aviões
Enfim vale a pena circular por todo o navio. Se bater uma fominha, na popa do navio existe um café que serve algumas opcões de lanches e bebidas e de quebra tem uma vista legal para a cidade de San Diego e a região do Seaport Village.
Café na Popa do Porta Aviões USS Midway
A entrada do museu não é barata e custa US$18 para os adultos (15 USD para Estudantes) e US$10 para crianças a partir de 6 anos. É gratuito para crianças até 5 ano. Apesar do preço, tenho que dizer que vale muito a pena. Principalmente para quem como nós que nunca tinha tido a experiência de entrar em um porta-aviões de verdade, ainda mais num desse porte. O duro é que a partir desta visita qualquer porta aviões como o USS Intrepid em NY vai ficar sem graça.
Na Proa do USS Midway
A título de curiosidade alguns fatos interessantes ligados ao USS Midway:
Cabine de comando do porta aviões
Foi construído em apenas 17 meses
Janela do controle de tráfego aéreo num porta aviões
Quando inaugurado em 1945, era a maior embarcação já construída pelo homem
Cozinha dos oficiais de alta patente
Os geradores de energia seriam capazes de abastecer uma cidade com 1 milhão de habitantes em 1945
Na casa de máquinas do navio
Passou por 2 grandes reformas ao longo dos 48 anos de atividade
Sala de equipamentos de rádio
Quando aposentado poderia lançar um avião a cada 60 segundos
Os diferentes atores no convés de um porta aviões
Atingia uma velocidade máxima de 60Kmh através do uso de 12 motores movidos à óleo.
Interior de um porta aviões e seus milahres de cabos, tubos e afins
Capacidade de transporte de 12.113.320 litros de combustível
Interior de um porta aviões americano
Cada elo da corrente da ancora do navio pesa 59 Kg
Na oficina dos aviões
As cozinhas do navio podiam preparar ate 10 toneladas de comida por dia
Sala de reunião dos oficiais do navio
A idade média dos marinheiros a bordo do USS Midway era 19 anos
Quarto do comandante do navio
Cada máquina de lavar roupa do navio tinha capacidade de lavar até 90 Kg de roupa
Sala de Comunicação do USS Midway
O navio conta com mais de 1500 telefones em seu interior, sendo que um deles tinha acesso direto à casa branca.
Ponte do USS Midway
O USS Midway foi o porta avião que permaneceu mais tempo em serviço no Século XXI
USS Midway
TBM Avenger
A-1 Skyraider
C-1 Trader
Caça F-18 Hornet no porta avião USS Midway em San Diego
Caça F-16 no porta avião USS Midway em San Diego
F4 Phanton II
F-14 Tomcat
F-8 Crusader
F9F Panther no USS Midway em San Diego
EKA-3 Skywarrior
E-2 Hawkeye visto de frente
E-2 Hawkeye visto de trás no porta aviões USS Midway
T2 Buckeye
H-34 Seabat no USS Midway em San Diego
H-46 Sea Knight
Museu abre diariamente das 10:00 às 17:00 sendo que a última entrada se dá uma hora antes do fechamento do museu as 16:00
Fecha apenas no Natal e no Dia de Ação de Graças
Veja os comentários
Me encantei com tudo ;) Super legal!
Clarissa
Obrigado pela visita :D
Olá
parabéns pelo blog. Muito legal! Vou para Singapura no fim de semana e tenho uma dúvida. Será que poderiam ajudar? Qual é a melhor opção para visitar o Jurong Bird Park? Comprar o passeio ou ir por conta própria? Vale a pena ir?Vou estar com minha mâe (74 aninhos). Obrigada pela atenção, Dely
Dely
Eu não sei se vocês planejam apenas visitar o Birdpark. Mas comprando ingressos para o Singapore Zoo e Night Safari combinados (Válidos por 30 dias) vale muito mais a pena que comprados separadamente.
Para chegar ao Jurong Bird Park, existem três opções viáveis. A mais tranquila delas é pegar um táxi tendo em vista que você estará com a sua mãe e ir diretamente até o parque.. A corrida até lá saindo da região da Orchard Road fica na faixa de uns 25 Dólares de Cingapura (cada trecho).
A segunda opção (interessante se vai visitar o Zoológico também) é pegar um ônibus que passa por alguns pontos (hoteis e atrações) em um horário pre determinado a partir das 09:00 da manhã Veja aqui os horários http://www.birdpark.com.sg/l2_t2.aspx?l2=3&l1=2&langid=1. De toda forma estando em Cingapura informe-se sobre este shuttle no Visitor Center da Orchard Road ou mesmo na Concierge de seu hotel.
A terceira opção (mais barata e mais demorada) é ir de Metro. Pegando a linha verde até a estação de Boon Lay e de lá pegar os ônibus 194 ou 251 até o Birdpark.
Vocês vão adorar este Park. Um dos nossos favoritos em Cingapura.. Você já viu os Posts de lá? http://mauoscar.com/2009/10/20/135-%E2%80%93-ultima-visita-ao-birdpark/ e http://mauoscar.com/2008/09/25/037-%E2%80%93-jurong-bird-park-singapore/
Precisando de alguma coisa estamos ai para ajudar
Abraço
Olá
muito obrigada pelas dicas. Depois conto como foi. Abraço, Dely
Legal Dely
Vamos ficar esperando sua visita por aqui :D
sensacional fico fascinado por embarcações de grande porte pois eu sou técnico de eletronica, instrumentação e automação e trabalho na area de petroleo e gas plataformas de petroleo e navios petroleiros da petrobras, fpso/fpu e já prestei serviços para a marinha brasileira em navios e submarinos e porta avião. eu tive à sorte de ter visto ontem no canal disconvery a reportagem de varios porta aviões americanos eu estou vibrando com esta reportagem eu trabalhei na planta da usina nuclear de angra dos reis na função de tecnico de instrumentação e estou impressionado com os submarinos nucleares americano pois tem submarinos com 2 reatores nucleares e o impressionante sub com 8 reatores nuclear realmente é incrivel eu já sabia destas belonaves mais não tive a oportunidade de ver umareportagem especifica sobre as mesmas realmente é muito interessante, quem sabe um dia se eu ganhar na loteria com certeza eu iria ao estados unidos conhecer uma dessas poderosas maquinas naval.
William
Obrigado pela sua visita e comentário..
Na verdade este porta avião acabou sendo aposentado justamente por ter se tornado obsoleto depois que os nucleares entraram em operação.. Mesmo não podendo conhecer os que operam com esta nova tecnologia conhecer um porta aviões deste tamanho foi uma experiência muito bacana..
Abraço
Com certeza, faremos esse passeio. A viagem esta chegando... a expectativa e grande com a California (passaremos 3 dias em LV tambem). Serao 23 dias ao todo de viagem...
abracos.
Rosária
Tenho certeza que a Califórnia não irá decepcionar.. Quanto mais eu conheço dos EUA, mas difícil é dizer, mas acho que a Califórnia continua a ser meu estado favorito nos EUA..
Bjs
Tambem acho que nao me decepcionarei. Montei minha programacao de SD em cima de seus posts, superdetalhados.
Obrigada!
bjo
Rosaria
Espero que voce aproveite muito sua viagem
:D
Muito Bom mesmo parabéns!!!
Apenas sugiro que vc de uma revisada na foto onde um avião está classificado como f-16, sabemos que f-16 tem apenas um leme, esse tem dois, ele é o mesmo f-14 que está duas fotografias abaixo, só que visto por outro ângulo, repare o f-18 atrás. Compare as fotos. Abraço.
Parabéns! Muito bom....
Ola!!
Você tem algum site em que eu posso comprar o ingresso para o USS Midway Museum?
Consigo comprar pessoalmente?
Obrigada!