Categorias: América do Norte Califórnia Estados Unidos Highway 1

Highway 1 na California: De San Francisco até Santa Cruz

Depois de quase perder o vôo, cerca de 6 horas de viagem e ter literalmente madrugado, finalmente chegávamos à Califórnia em nossa primeira grande viagem nos Estados Unidos. Geralmente não sou muito de fazer grandes planejamentos para viagem além daqueles básicos como reserva do hotel, carro, etc.. Mas desta vez dediquei algumas boas horas lendo material e planejando meticulosamente esta viagem. Afinal esta não foi uma viagem qualquer e sim a viagem-comemoração de 4 anos juntos.

 Mau & Oscar em Viagem pela California – Agosto 2010

Oportunamente, farei um post resumo contando mais sobre o planejamento e alguns apuros desta viagem à Califórnia. Mas já posso adiantar que as viagens meticulosamente planejadas são infinitamente mais proveitosas que aquelas feitas sem este cuidado. Digo isto, pois esta foi a quarta vez que realmente atentei aos detalhes. E assim como nas viagens anteriores em que fiz isso tudo, as coisas foram praticamente perfeitas, mas sabe como é sempre acontece alguma coisa para digamos “animar“ a viagem. Mas esta foi ainda além, por exemplo todos os pontos de interesse ao longo de nossa rota já estavam colocados no googlemaps e/ou GPS.

Neblina Básica na Highway 1 perto de San Francisco

Enfim chegamos na nebulosa e fria, San Francisco um pouco depois das 10:10 da manhã. Até desembarcar da aeronave, pegar a mala e sair do aeroporto  já eram quase 11:00 da manhã. Optamos em não alugar o carro no aeroporto pelo fato de que o aluguel sairia quase 250 USD mais caro.

Neblina e Frio em nossa chegada a San Francisco

Estes dias escrevi num Post dizendo que a primeira impressão é a que fica, pois bem se fosse literalmente assim teria detestado San Francisco. De toda forma demorei um pouco a gostar, mas se surgisse a oportunidade de mudar para lá não pensaria duas vezes. Bem o Aeroporto em sí consegue ser bem melhor que o de Newark (EWR), isto é fato. Mas o que num primeiro momento o que me “desapontou” foi o clima. Sempre associei Califórnia ao calor, praia e tempo bonito. Mas como assim? Chegamos ao aeroporto o tempo estava nublado com uma cara de chuva, e pior cerca de 15º C mais frio que na costa Leste?

Highway 1 na California com templo nublado

Se fosse só isso tudo bem…Mas tivemos sérios problemas com o taxista que pegamos para ir até a locadora do carro. Entramos no táxi e falamos o endereço, para certificar que ele havia entendido demos o papel do comprovante da reserva para ele certificar o endereço. E lá fomos nós pela Califórnia. Que parece outro país comparado com a costa leste dos EUA.

Táxis Aeroporto de San Francisco o nosso estava lá na frente (Grrr)

Enquanto isso lá estava eu, ligando o GPS e curtindo a paisagem. Havia pesquisado na Internet e a corrida de táxi em San Francisco até o local sairia por cerca dos 30-35 USD. Quando percebemos o taximetro passava deste valor. Quando olho no GPS do iPhone percebo que já haviamos passado do local e que estávamos indo em direção ao centro da cidade.

Saindo do Aeroporto de San Francisco. Esse tempinho não estava nada animador!!

Moral da história, a anta (desculpe a palavra) não estava nos levando para o a Charter Oak Street e sim para a Oak Street no centro de San Francisco. E pior era descendente de russo ou sabe Deus lá o que era aquilo. Mas o cara, digo a “anta” tinha um sotaque terrível. Se não bastasse ainda achava que estava com a razão. Detalhe importante como era sábado a locadora fechava ao meio-dia. Depois de muito estresse, e tendo que ditar o caminho do GPS para o motorista de táxi que não tinha ideia de onde ficava o endereço chegamos a locadora um pouco antes do meio dia. No final das contas a “anta” nem queria mais receber. Mas ainda sim pagamos o que lhe era realmente devido, os 30USD que o site dizia (sem gorgeta obviamente).

O local estava super cheio e levamos mais uns 15 minutos até ser atendidos, eu nesta hora cada vez mais pê da vida. Pois além do atraso, do stress, estávamos perdendo tempo precioso da viagem. Mas a partir do momento em que fomos atendidos as coisas finalmente começaram a melhorar. Primeiro pelo fato de recebermos um upgrade gratuito na categoria do carro, era para pegarmos um Nissan Versa (Tida no Brasil), mas nos deram um Honda Civic com apenas 1280 milhas, com cheirinho de novo. Num gesto de simpatia, o funcionario que entregou o carro com o tanque ¾ cheio, anotou como se estivesse ½ tanque. Bem nada mal, a única coisa ruim ainda era o tempo que continuava nublado, embora na previsão do iPhone dizia que o sol abriria às 14:00. Coisa difícil de acreditar até então.

Honda Civic zerinho na Locadora

Depois de alguns ajustes, finalmente estávamos prontos para começar nossa jornada pelo “Golden State”como a Califórnia é carinhosamente chamada. Confesso que no início estranhei bastante dirigir o Civic, depois que se esta acostumado com um SUV. Nosso primeiro destino a pequena cidadezinha de Pacifica na Highway 01.

Painel do Nosso Honda Civic em nossa viagem pela California

Bem a famosa Highway 1 da Califórnia, também conhecida como a Pacific Coast Highway ou H1, com seus 1055 kilômetros se estende desde o México até a cidade de Leggett no norte da Califórnia, e é considerada como uma das rotas cênicas mais bonitas do mundo, e temos que concordar com este título.

Highway 1 – Uma das rotas cênicas mais famosas do mundo

Muito embora tenhamos tido a oportunidade de apreciar apenas um “pouquinho” desta maravilha, podemos dizer que saímos mais do que satisfeitos. Embora alguns façam a viagem no sentido sul-norte, acabamos fazendo o sentido contrário e não nos arrependemos. No final das contas sentido Norte-Sul achei até mais prático pelo fato de dirigir ao lado do mar e ser muito mais fácil de parar o carro no acostamento ou nos refúgios para admirar a paisagem ou até mesmo tirar algumas fotos.

Highway 1 – Trecho entre Pacífica e Half Moon Bay

Fizemos apenas cerca de 90 das cerca das 300 milhas cênicas recomendadas para uma viagem por esta magnífica estrada. Digamos que foi uma excelente escolha, muito embora desse muita vontade de continuar pelo menos até Monterrey e a região do Big Sur. Mas como nem sempre tudo é possivel, concentramos nossa viagem pela costa pacífica da Califórnia entre San Francisco e Santa Cruz.

Paisagem de falésias e mar na rota número 1 na California

No início do passeio o tempo estava nublado e tudo estava cinzento, mas ainda sim o que víamos era muito bonito. Para dizer a verdade esta era a primeira vez que víamos o Oceano Pacífico propriamente dito. Embora no Sudeste da Ásia também tenhamos visto ele, mas lá é dificil saber com exatidão se é Oceano Indico ou Pacífico. Inclusive é engraçado pensar que sempre achei que conheceria o Oceano Pacífico antes do Índico. A mesma coisa aconteceu com os EUA e o Vietnã, sempre achei que conheceria os EUA antes. MAs no decorrer da viagem o tempo foi melhorando cada vez mais até termos um belíssimo dia de Sol.

Califórnia Coastal Highway – Também conhecida como Highway 1

Voltando a viagem pela Highway 01, outra coisa que chamou muito nossa atenção foram as formações geológicas, principalmente as falésias na beira da estrada. E vamos combinar o projetista desta estrada estava mesmo inspirado quando desenhou o traçado desta estrada.

Foto tirada da Janela do Carro.. Chato né?!

Nossa primeira parada foi em Half Moon Bay no condado de San Mateo, onde aproveitamos para almoçar. Diga-se de passagem a pior refeição de toda viagem (Burger King), mas a verdade é que optamos por isso por ser mais rápido mesmo.

Estrada pela costa da Califórnia

Seguimos viagem em direção a San Gregorio State Beach , pelo caminho vimos várias plantações de alcachofra e abóbora, esta última provavelmente para o Outono e para os festejos de Halloween que se aproximam. Interessante observar que esta é uma praia estadual e que para estacionar o carro é necessário pagar uma taxa.

San Gregorio State Beach

O interessante deste local é que trata-se de um ecossistema de influência fluvio-marinha, ou seja existe um pequeno riacho desembocando no mar ali. O que atrai uma enorme quantidade de aves, principalmente gaivotas e biguás. Mas como era pago não chegamos a parar. Como havia um refúgio no alto da falésia demos uma parada lá e podemos comtemplar um pouco da paisagem.

Aves Marinhas na Areia da Praia

Esta fora a primeira das muitas vezes que paramos ao longo da estrada para comtemplar e tirar algumas fotos. Entre as diversas coisas que me chamavam atenção, gostaria de destacar a vegetação e o predominio de crassuláceas, que tem um sistema fisiológico totalmente adaptado para condições ambientais adversas.

Vegetação Costeira California

Crassulácea em Floração – Plantas adaptadas ao stress hidrico/salino

Mas além disso, pude constatar problemas com plantas invasoras, nas áreas um pouco mais afastadas da influencia direta do mar. Visivel principalmente pela grande densidade de plantas do gênero Agapanthus sp. Nativas da Africa do Sul e que encontraram na Califórnia condições ambientais semelhantes e favoráveis ao seu desenvolvimento. Uma coisa é fato apesar de serem um “contaminante biológico” o efeito da sua floração na paisagem é lindo. Embora o Sol ainda estivesse devendo sua aparição. Mas já podiamos ver algumas manchas azuis pelo céu.

Agapanthus em Floração na California

Passamos ainda pelo Pomponio Beach, outra praia estadual. Que tem em suas extremidades duas grandes falésias e uma lagoa com algumas centenas de gaivotas. Paramos novamente num ponto pela estrada onde podemos tirar mais algumas fotos e comtemplar esta paisagem maravilhosa.

Pomponio State Beach

O Tempo repentinamente começou a abrir e aquelas nuvens cinzas deram espaço ao céu azul que consequentemente transformou a cor da água do mar. Passamos por outra Praia Estadual Chamada Pescadero Beach, onde dizem ser comum o aparecimento de Lobos Marinhos. Esta por sinal trata-se de um dos maiores ecossistemas aparentemente mais bem preservados de influência Fluvio-Marinha que vimos pela Highway 01 na Califórnia.

Pescadero Beach

Seguindo viagem, cerca de 5 milhas, chegamos a um dos pontos mais bonitos deste trecho da estrada, também conhecido como Pidgeon Point, onde encontra-se o Pidgeon Point Lighthouse, um farol construído em 1871 para orientar os navios na costa do Pacífico que trafegam pela costa da Califórnia.

Farol em Pidgeon Point, construído em 1871

Este Farol, é o mais alto (empatado com Arena Point Light), da Costa Oeste dos Estados Unidos. E é operado até hoje pela guarda-costeira dos EUA auxiliando a navegação na região. Trata-se de um farol branco de alvenaria com cerca de 35 m, que se assemelha bastante com as estruturas típicas na Nova Inglaterra.

Pidgeon Point Farol mais alto da costa Oeste dos EUA

O que achei bem legal foi que, o que no passado era a casas do faroleiro, foi restaurado e hoje funciona como um albergue da juventude para os viajantes. A pousada é operado pela Hostelling International. Ao todo atualmente são quatro casas de três quartos ao lado do farol que podem acomodar até 50 pessoas de todas as idades. Se soubesse disso antes tentaria pernoitar lá uma noite.  Cada casa possui três quartos do sexo masculino ou feminino com quartos beliches individuais, e que podem ser reservados para famílias ou casais. Porém os banheiros, cozinhas e salas de estar são compartilhados. Mas a vista sem dúvida valhe muito a pena.

Pidgeon Point também conta com um albergue da juventude

O Local por sinal é um Parque Histórico Estadual, mas que ao contrario das praias estaduais não cobra admissão. E talvez pelo fato de o sol finalmente ter mostrado a cara o lugar nos pareceu lindissimo, Com o mar cor-azul royal que fazia com que não quisessemos ir embora.

Cores de Azul no Mar em Pidgeon Point

Por sinal ali, vi algums arbustos de Lupinus arboreus nativos com flores amarelo-bebê que combinavam feito uma pintura com as falésias e escarpas esculpidas em milhares de anos pela força das águas do Oceano Pacífico.

Trilha de acesso ao Mar no Pidgeon Pont

Espécie de Lupinus Silvestre na costa da California

E lá fomos nós adiante em direção a Santa Cruz. Antes ainda passamos pela Año Nuevo Bay, onde no passado haviam muitas baleias, que foram mortas para produção de Óleo. Ainda sim atualmente o Point Año Nuevo é um excelente local para se ver elefantes e Lobos Marinhos.

Año Nuevo Bay

Rochas muitas vezes frequentadas por Elefantes e Lobos Marinhos

Já se aproximando de Davenport, uma estrada de ferro acompanha a estrada até Santa Cruz. Pelo caminho obviamente paramos mais algumas vezes para tirar fotos e comtemplar a paisagem. Encontramos um lugar vendendo Cerejas na beira da estrada e não resistimos e compramos 1 Lb por 2 USD. Uma das cerejas mais deliciosas que ja comemos na vida. Colhida no dia mesmo… Me fez lembrar da disciplina de conservação da Natureza na Alemanha em que me acabei de comer cereja do pé no Kaiserstuhl ao norte de Freiburg.

Highway 1 e fábrica de Cimentos de Davenport

Cerejas Fresquinhas

Vimos ainda algumas várias fazendas pelo caminho, muitas delas com plantações de Alcachofra e Morango. Por sinal a Califórnia é um dos maiores produtores de frutas dos EUA, quase todo morango, pessego e cereja que compramos aqui vem deste estado.

Plantação de Morangos e outros vegetais na beira de estrada Highway #1

Pelo caminho ainda vimos alguns caminhões florestais transportando toras enormes de Douglas Fir. Acho que foi a primeira vez que vi o transporte Florestal aqui nos EUA. Em Delaware nunca vi nenhum caminhão nem transportando lenha.

Transporte Florestal na Califórnia

Chegamos em Santa Cruz, considerada como cidade berço do Surf, mas isso eu conto no Próximo Post.

Nosso Civic na California, quase chegando em Santa Cruz

 

Mapa desta Viagem (Via Googlemaps)

Mapa desta Viagem pela Highway 1 (Clique no Mapa para ver no Googlemaps)

Veja também:

Viajando sem pressa pela Highway 1 – No Blog da Adriane Lima

Road Trip pela Highway 1 – No Blog Aprendiz de Viajante da Cláudia

Posts Relacionados:

  Serra e Litoral Catarinense

 Invasoras em Delaware

 Cape Henlopen

Se este post foi útil para você, ajude o blog a continuar existindo reservando hotel, alugando carro, contratando seguro viagem, comprando passagens, SIM Cards e reservando seus passeios e atrações. Prestigiando nosso trabalho e planejando suas viagens através dos links do blog continuaremos a postar dicas e posts de nossas aventuras pelo mundo e assim esperamos ajudar a melhorar ainda mais a sua experiência de viagem.

 

Reservando através dos links do blog você não paga mais por isso, mas o blog recebe uma pequena comissão. Você pode ficar sabendo mais sobre como isso funciona na política do blog Fotos & Destinos.

 

Aproveite também para seguir nossas redes sociais como Instagram e Facebook

Obrigado!!

Oscar Augusto Risch

Veja os comentários

  • Oscar,
    que novela essa com o taxista hein? Eu também costumo ter o iphone no GPS quando pego taxi.
    E nossa... eu ammoooo a Highway 1.
    Adorei essa dica do albergue no farol. E vocês precisam voltar pra fazer Monterey e Big Sur. Engraçado que tem muitas fotos super parecidas com as minhas, principalmente da vegetação.
    As fotos estão divinas!!! :)

  • Nem me fale!!! So de lembrar ontem escrevendo dava uma raiva!! Ainda bem que a viagem teve apenas este incidente chatinho, depois foi só alegria!!
    Eu tenho um sério problema!! Sempre fotografo tudo rsrs :P Mais uma vez obrigado pelo elogio :D

    Bjs

  • Oscar. muito legal a narrativa. parece que estavamos viajando juntos. A familia Gern (Marcio, Rita, Bel e Lili) fizeram o sentido contrario. San Diego - S. Francisco

    • Oi Carlos Eduardo! Eu tb quero fazer nesse sentido San Diego - SF. Vc teve vista de todo litoral? A estrada é uma pista pra cada lado, permitindo a vista de quem vem em quisquer dos sentidos?

      • Graciela

        o ideal é fazer a viagem no sentido contrário, fica mais fácil de ir parando pelo caminho.. A pista é praticamente toda de mão dupla e para apreciar/fotografar voce terá que ficar cruzando a estrada..

  • Eu bem que gostaria de fazer San Francisco até San Diego... Mas como o tempo era curto (para variar) o jeito foi fazer so um pedacinho.. Até porque queria ver bo Primeiro Parque Estadual da California

  • Que legal!
    Parece que a gente viaja junto.
    Interessante os agapantos; não sabia que eram originários da África.
    Beijos

    • Legal que você Gostou!!

      Os Agapantus são originários da Africa do Sul principalmente e como ambas as regiões tem condições ambientais parecidas a adaptação na california foi otima tanto é que virou praga
      Bjs

  • Linda linda linda! Amei essa estrada...e as fotos claro!
    E sabe que adoro um farol...esse albergue deve ser bem legal!

    • Carla

      Obrigado pela visita e pelo comentário... Essa história do albergue fiquei sabendo so quando chegamos lá!! Mas um dia ainda voltamos para fazer a viagem toda até LA

  • Oi Oscar!
    Adorei sua última viagem. Esse roteiro é show. Já fiz duas vezes de carro de São Francisco à San Diego e de San Francisco à LA. Adorei!!!
    Quero agradecer D+ sua gentileza em me assessorar nessa primeira ida à Cingapura. Que lugar apaixonante.
    Mil coisas para se fazer. Hotéis fantásticos, restaurantes melhores ainda. E as compras? Tudo de bom. Obrigada mesmo. Já fiz o post e coloquei seu nome nas indicações de restaurantes. Testei e aprovei todos!!!!
    Beijo
    Claudia

    • Cláudia

      Adorei seu Post sobre Cingapura!! Fico contente em ter ajudado... E que você tenha gostado e usado as dicas que te passei.
      Bjao

    • Thank you Fwei :D

      You have to see the others from Yosemite National Park

      Cheers

Compartilhe

Posts Recentes

  • Cervejaria
  • Cultura
  • Destinos
  • Estilo
  • Experiências
  • Filmes
  • Gastronomia
  • Ilha Norte da Nova Zelândia
  • Matamata
  • Nova Zelandia
  • Oceania
  • Parques Temáticos
  • Passeios e Atrações Turísticas
  • Road Trip
  • Viagem
  • Viagem com Crianças
  • Viagem em família
  • Viagem Solo

Hobbiton: Visitando o condado dos Hobbits na Nova Zelândia

5 anos atrás
  • Aventura
  • Ecoturismo
  • Estilo
  • Experiências
  • Fiji
  • Ilhas
  • Lua de Mel
  • Mergulho
  • Natureza
  • Oceania
  • Paraísos Tropicais
  • Planejamento de Viagem
  • Praias
  • Reserva Marinha
  • Snorkel
  • Utilidades
  • Viagem
  • Vida Selvagem

Fiji: Dicas para curtir esse pedacinho do paraíso

5 anos atrás
  • Aquários
  • Big Island
  • Blog
  • Destinos
  • Ecoturismo
  • Estados Unidos
  • Estilo
  • Experiências
  • Hawaii
  • Mergulho
  • Natureza
  • Oceania
  • Paraísos Tropicais
  • Passeios de Barco
  • Passeios e Atrações Turísticas
  • Reserva Marinha
  • Snorkel
  • Viagem
  • Viagem Aventura
  • Vida Selvagem

Nadando com Manta Rays em Big Island no Hawaii

5 anos atrás
  • Aventura
  • Caverna
  • Coromandel
  • Coromandel Peninsula
  • Destinos
  • Ecoturismo
  • Estações do Ano
  • Estilo
  • Experiências
  • Ilha Norte da Nova Zelândia
  • Lua de Mel
  • Mergulho
  • Natureza
  • Nova Zelandia
  • Oceania
  • Passeio à pé
  • Passeios e Atrações Turísticas
  • Praias
  • Reserva Marinha
  • Snorkel
  • Trilhas & Trekking
  • Verão
  • Viagem
  • Viagem em família

Coromandel: Cathedral Cove e Hot Water Beach

5 anos atrás