- On 03/08/2011
- In América do Norte Américas Destinos Estados Unidos Nashville Tennessee
- Tags: Atrações Turísticas de Nashville, Calçada da Fama, Country Music, Country Music Hall of Fame and Museum., Destino RBBV, Elvis Presley, Fotografia, Grand Ole Opry, Memorabilia, Museu, Music City, Música, Música Country, Nashville, Radio, Ryman Auditorium
Museu da Música Country em Nashville – Country Music Hall of Fame and Museum
Nashville, capital do estado americano do Tennessee, é conhecida por uma série de apelidos, mas nenhum deles define melhor a cidade que “Nashville Music City”. Utilizado pela primeira vez em 1950 por um radialista local da mais tradicional rádio da cidade a WSM-AM, o slogan logo virou sinônimo da cidade que vive e respira música.
Entrada do Museu da Música Country em Nashville
A contribuição da cidade à indústria fonográfica dos EUA é algo impressionante. Especialmente no que se refere à música country e suas variantes. Assim que chegamos à Nashville para um passeio de 3 dias pela cidade, um dos primeiros lugares que fomos conhecer, foi o Country Music Hall of Fame and Museum.
Hall principal do Country Music Hall of Fame and Museum
Localizado no vibrante “Entertainment District”, este impressionante museu de 12.000m2 de área construída, inaugurado em 2001 e que vai dobrar de tamanho em breve, é o maior museu no mundo dedicado à Música Country.
Entrada do Museu em Nashville Tennessee
Com a missão de resgatar, identificar, documentar, educar e preservar a evolução da Música Country, seus antecessores e suas variantes. Este é o lugar perfeito para começar uma visita à Nashville e entender um pouco mais sobre a história deste estilo que influenciou de maneira decisiva a música norte-americana.
Início da Exposição sobre a evolução do Country Music nos EUA
Para os fãs de Música Country, este museu é como se fosse a Meca de um circuito de pereguinação que existe na cidade, que inclui entre outras atrações o histórico Ryman Auditorium, o Estúdio B da RCA Victor e o Grand Ole Opry Showentre outros.
Instrumentos históricos
Apesar de o novo edifício do museu ter sido inaugurado apenas em 2001, o acervo começou a ser amealhado em 1967, até então o museu apresentava ao público apenas parte de suas verdadeiras raridades de sua vasta coleção. Hoje, objetos de memorabília, fotos, vídeos e gravações ilustram de forma didática e super interessante parte da história musical do país numa viagem de quase dois séculos através das origens, passando por objetos pessoais de Elvis Presley, como o Solid Gold Caddilac and Pianno até chegarmos aos hits e memorabílias das mais recentes estrelas da Música Country Americana.
Telão com vídeo da década de 30 e ao fundo a biblioteca de mídia do Museu
Um verdadeiro tesouro de vídeo clips e gravações históricas, faz a exposição ser extremamente dinâmica e interativa. A exposição permanente, chamada de Sing Me Back Home é uma estimulante jornada através da vida no interior dos EUA através da Música Country. Uma pena que boa parte das músicas, principalmente as músicas antigas serem totalmente estranhas para nós. Mas, para os americanos que cresceram ouvindo essas músicas, uma visita a este museu certamente é uma visita ao passado.
Tradicional Jukebox Americana da década de 40-50
Sing Me Back Home submerge o visitante (até mesmo aqueles que muito pouco ou nada conhecem do estilo) na história, seus significados, nas vidas e nas vozes de seus personagens que deixaram sua marca na Música Country.
Country na década de 40
A visita auto-guiada pela exposição permanente que abranje dois dos três pisos do museu, conta a história da música country organizada cronologicamente. Ou se move através de temas ou eventos que influenciaram o estilo. Eventos como a era de ouro do cinema em Hollywood, por exemplo.
Hollywood Barn Dance
Cada artefato exposto apresenta sua própria história e quem tiver paciência e interesse pode ler para se aprofundar um pouco mais. Não somos o tipo de pessoa que tem paciência para ler tudo num museu (até gostaria). Mesmo assim, esta visita serviu para aprendemos um pouco mais sobre seus criadores, instrumentos, trajes e principalmente a música. Esta última conta a história por si mesmo.
Olha o naipe do modelito!! rsrs
Uma das coisas que impressiona neste museu é a quantidade de discos de prata, ouro, platina e até diamante expostos nas paredes do museu. Principalmente a quantidade dos que foram conferidos à Elvis Presley. Muitos dos artistas ali eram desconhecidos para nós. Mas encontramos discos da Shania Twain, Allan Jackson, Faith Hill, Nickelback, Bob Dylan, Garth Brooks, LeAnn Rimes entre outros.
Discos de Ouro e Platina numa das paredes do Museu
Como todos sabemos a indústria fonográfica, vem passando por um profundo processo de transformação desde o aparecimento da Internet. Ao mesmo tempo que as vendas de CD’s despencam ano após ano motivadas pelos downloads legais e ilegais na rede. Novos astros da música, incluindo Música Country conquistam a fama graças a ela.
Outra Parede repleta de Discos de Ouro e Platina
Como estamos na terra do capitalismo, obviamente o museu tinha uma lojinha bem interessante com todo o tipo de souveniers, e bugigangas relacionadas à temática do museu. Ao final de nossa visita ainda passamos pela Hall of Fame Rotunda. Local onde placas de bronze são exibidas com nomes de artistas, produtores e várias outras pessoas da indústria fonográfica que deixaram sua marca na Música Country.
Loja do Museu
Além disso, na praça em frente ao museu. Existe a Walk of Fame uma calçada da fama, aos moldes daquela de Hollywood. Foi só quando passamos por ali, que pude reparar que a arquitetura do edifício do Country Hall of Fame and Museum lembra um cadillac, daqueles rabo de peixe, mas em forma de piano.
Calçada da Fama em Nashville
Informações Úteis:
Bilheteiria do Museu
O Museu abre diariamente das 09:00 às 17:00 fechando no Natal, Ano Novo e Dia de Ação de Graças. Assim como todas as terças-feiras nos meses de Janeiro e Fevereiro.
O ingresso normal custa: Adultos 20 USD, Jovens (6-17anos) 12 USD, Crianças (- 5 anos) gratuito.
O museu oferece oferece ainda duas opções de ticket (combo):
Gold Package: Combina a admissão ao museu + audio guide: : Adultos 22 USD, Jovens (6-17anos) 15 USD. Economia de 3 USD se comprados separadamente.
Platinum Package: Combina admissão ao museu + audio guide + visita ao Studio B da RCA. Local onde mais de 35.000 músicas foram gravadas, sendo destas mais de 1000 atingiram o Top 100 Hits. Entre eles 150 de Elvis Presley. Neste combo o museu oferece transporte gratuito até o Local e você ainda economiza até 8 USD do que comprando o Ticket separadamente no local.
RCA Studio B
Endereço
Galeria de Fotos:
Solid Gold – O Cadillac de Elvis Presley uma das jóias da coleção
Solid Gold visto por outro angulo
Piano Dourado de Elvis Presley
Carro de Webb Pierce, repare nos detalhes
Reparou no recolver na frente? Que tal a espingarda atrás?!
Bota de Cowboy
Roupas e instrumentos utilizadas em shows
Biblioteca do Museu
Discos de Platina
Grammy’s
Country Pop
Premios da Música Country
Vestido Taylor Swift e Carrie Underwood lado a lado no Museu Country
Hall da Fama dos Imortais do Country em Nashville
Adoro musica country americana e Nashville tá na minha lista de desejos. Obrigado pelo Post. Em dezembro vou estar aí pelos seus lados, quem sabe não nos encontramos!? Bjs Ana
Ana
Que legal… Eu não era lá muito fã até uns anos atrás.. Hoje adoro 😀
Para onde que você vem? Vamos tentar se encontrar sim….
Bjs
Vou lá pelo dia 20/12. Devo ir por Washington ou NY, ainda não decidi. Quero ficar uma semana desse lado do mapa, pq dps sigo para San Francisco por um mês para fazer um curso. Bjs
Legal Ana…
Eu moro no meio do caminho entre as duas cidades… A gente tenta marcar de se encontrar, aqui ou numa delas.. Vamos ver 😀
Bjs
Adoro como vcs passeiam e viajam e nós é que ganhamos posts tão interessantes como este. O piano dourado e o carro do Elvis são incríveis e eu nem sabia que ele tinha um piano dourado. Máximo
Malu
Concordo que não posso reclamar.. Por mim eu viajaria ainda mais.. Por outro lado não tenho dado conta nem mesmo dos Posts das viagens que já fizemos e até o final do Ano já temos pelo menos outras 3 ..
Eu adorei conhecer Nashville e não esperava enncontrar memorabilia do Elvis lá.. Na minha cabeça Elvis é Menphis e não Nashville..
Bjs
Muito bacana, Oscar! O que eu acho excelente no teu blog é que vc mostra um EUA que poucos conhecem, e a quantidade do fotos de boa qualidade só nos estimulam a conhecer este lado tao pouco divulgado, ao menos pra nós brasileiros (que só ve os EUA como compras) e que tanto a oferecer. Parabéns!
Carina
Para dizer a verdade eu tenho um monte de posts para escrever dos lugares “tradicionais”.. Mas prefiro dar atenção ao EUA desconhecido… Afinal de contas este país é muito mais que Orlando, NY e Compras…
Obrigado pela visita
Bjks
[…] Auditorium. Localizado na região do Entertainment District apenas à algumas poucas quadras do Country Hall of Fame and Museum, o Ryman Auditorium é considerado o templo sagrado da música country no […]
[…] Museu da Música Country em Nashville – O Oscar do blog MauOscar foi a Nashville e conta neste post detalhadinho detalhes sobre o Museu, que é onde fica o Cadillac de ouro do Elvis além de vários de seus discos de ouro e platina. […]
Valeu pelos posts. Estão sendo muito úteis para planejar nossa viagem ao centro dos EUA!
FFF
Legal.. Vocês vão certamente curtir muito esta viagem
Abraço