- On 30/10/2014
- In Aventura Destinos Estilo Experiências Ilhas Lua de Mel Luxo Mergulho Natureza Niue Oceania Paraísos Tropicais Passeios de Barco Passeios e Atrações Turísticas Praias Reserva Marinha Snorkel Viagem Viagem em família Viagem Solo Vida Selvagem
- Tags: Animais Marinhos, Baleias, Biodiversidade, Certificação de Mergulho, Destino RBBV, Ilhas do Pacífico, Ilhas do Pacífico Sul, Litoral, Mergulho, Mergulho em Niue, Mergulho no Pacífico, Mergulho Tropical, Nadando com Baleias, Natureza, Oceano, Oceano Pacífico, Open Water Dive, Pacífico Sul, PADI, Peixes, Polinésia, Reserva Marinha, Roteiro de Viagem, Snorkel, Snorkel em Niue, Viagem
Mergulho em Niue
Mergulho em Niue
Com uma visibilidade impressionante que varia entre 50 e 100 metros, Niue é considerada um dos melhores mergulhos do pacífico. Pelo fato de a ilha ser inteiramente constituída por material calcário e poroso, toda a precipitação que cai sobre a mesma na forma de chuva é rapidamente absorvida pelo solo, filtrada e liberada no enorme lençol freático que existe no subsolo da mesma.
Sendo assim, sem lagos, rios e nem mesmo riachos correndo em sua superfície em direção ao mar, o carregamento de sedimentos para o oceano é praticamente nulo. Isso faz com que a visibilidade dentro da água, um dos aspectos favoritos de qualquer mergulhador, chegue facilmente até os 80-100m.
Esta pureza/transparência, faz com que as águas costeiras de Niue sejam classificadas entre as melhores do mundo para a pratica do mergulho e snorkel e que aliadas com a sua agradável temperatura na casa dos 25 a 29o C, faz com que a experiência de mergulho em Niue seja absolutamente excepcional.
Devido as características geológicas e do relevo da ilha, mergulhadores além explorar de uma rica, diversa e abundante vida marinha tem a oportunidade de se aventurar nas inúmeras cavernas, grutas e abismos subaquáticos.
Embora este tenha sido meu primeiro dive site tropical e apenas o segundo lugar que mergulhei com cilindro além de Poor Knights na Nova Zelândia. Nessa vida já tive a oportunidade de fazer snorkel em muitos outros paraísos tropicais por aí. Porém tenho que dizer, acho que nunca antes me surpreendi tanto com o estado praticamente imaculado dos recifes de corais moles e duros como em Niue. Todos muito saudáveis e coloridos como nunca tinha visto antes em nenhum snorkel tropical.
Niue além de uma vida marinha bastante diversificada e preservada para os padrões mundiais atuais, é o lar de várias espécies endêmicas, como a famosa Katuali (Laticauda schistorhynchus), uma espécie de serpente marinha pulmonada e venenosa que só existe em Niue.
Quando você flutua por essa maravilha subaquática toda, você quase chega a se emocionar ao pensar o quão privilegiado você é de poder mergulhar num local ainda tão selvagem e único no mundo.
De fato, apenas algumas centenas de pessoas tiveram a oportunidade de mergulhar em Niue. A única operadora de mergulho na ilha, a Niue Dive do simpático casal australiano Shannon e Krystal abriu a poucos anos e tem um cuidado todo especial em manter intocado este pedacinho do paraíso na terra para que as futuras gerações também possam usufruir.
Além do aspecto educacional abordado nos mergulhos, eles operam apenas com embarcações pequenas para no máximo 4-6 pessoas e que explora cerca de 17 dive sites ao redor da costa oeste da ilha. Ou seja, reservar os passeios com antecedência é fundamental para evitar desapontamento.
A grande maioria dos dive sites estão a menos de 10 minutos de barco. Sendo que a viagem mais longa é de apenas meia hora. A grande maioria dos sítios de mergulho apresentam uma infinidade de particulariedades como grutas, cavernas e recifes de corais, quando não a combinação deles todos.
Para quem nunca mergulhou em caverna, nenhum treinamento especial é digamos necessário para os mergulhos em Niue. Todos os dive sites comercialmente explorados têm acesso fácil e fonte de luz natural. Respeitando o seu nível de capacitação/certificação tudo me pareceu bastante seguro. Além disso, todos os mergulhos da Niue Dive são mergulhos guiados para que possamos aproveitar o máximo de Niue e seus incríveis dive sites.
Durante minha estada em Niue tive a oportunidade de cair na água algumas vezes. Cada um mais especial que o outro. Depois de estar acostumado a mergulhar nas águas geladas da Nova Zelândia, mergulhar em Niue, com um Wetsuit de 3 mm curto, foi só alegria.
.
.
Os locais de mergulho em Niue
Snake Gully – Dive site mais famoso e popular de Niue. Composto por uma caverna repleta de lagostas pintadas e dezenas (às vezes centenas) de serpentes marinhas, localmente conhecidas como Katualis. Por alí é bastante comum aparecer cardumes de barracuda. Bem eu pessoalmente não estava muito confortável com a idéia de nadar com serpentes. Apesar de serem altamente venenosas extremamente curiosíssimas reza a lenda que ninguém jamais foi mordido na água por uma. Bem, eu não fiz muita questão de chegar perto delas não.. Mas tenho que admitir, elas são criaturas lindas e acabam sendo um dos highlights do mergulho em Niue.
Adicione a isso, a possibilidade de avistar tartarugas, tubarões e Maori Wrasses. Sendo assim, é fácil entender por que a maioria dos mergulhadores querem voltar ao Snake Gully outra vez. Bem eu fui uma vez mergulhando e outra vez só fazendo snorkel. Este é um dive site para todos os níveis de experiência com profundidades variando entre 5m-30m. Simplesmente fantástico!!
Matavai Bommie – Como já mencionei anteriormente neste e outros posts sobre Niue. Niue é o maior atol elevado do mundo. Neste dive site os mergulhadores tem a oportunidade de explorar um levante coralino começando das profundezas e seguindo seu caminho até o raso. Pelo caminho acabamos encontrando muita vida e diversidade marinha, principalmente ao longo da encosta onde encontramos verdadeiros tesouros escondidos. Ótimo local para apreciar a visibilidade e o crescimento de grandes placas de corais. No local podem ser feitos tanto mergulhos profundos como mergulhos mais superficiais. Indicado para todos os níveis de experiência. A profundidade deste dive site varia entre 5m-40m.
Ana Mahaga (Cavernas gêmeas de Limu) – Duas cavernas dispostas quase lado a lado com um túnel interligando as mesmas. Grande o suficiente para fazer o mergulhador mais novato, como eu, se sentir confortável. E com desafios interessantes para satisfazer os mergulhadores mais experientes. A vida marinha encontrada regularmente neste dive site, inclui enguias, moréias, peixe-leão, cardumes de trevally, baiacus e tubarões da barbatana com ponta branca. Exclusivo para mergulhadores com Advanced PADI ou outras certificações mais avançadas. Profundidades variando entre 5 e 30 metros.
The Dome – Um mergulho dramático para as pessoas que não têm medo do escuro. A caverna relativamente rasa se estende por cerca de 30 metros ilha adentro onde os mergulhadores podem emergir em um pavilhão com pequenas estalactites e muitas vezes vários Coconut Crabs. Cardumes de Sweeper e peixe esquilo adoram frequentar a caverna e a forma juvenil do Mover Wrasse é muitas vezes vistos na entrada da mesma. Recomendada para todos os níveis e com profundidade de 3m a 18m.
The Chimney – A chance de você brincar de ser Papai Noel, Neste dive-site você desliza /mergulha para baixo numa espécie de chaminé subaquática até chegar na lareira. Pelo caminho é possível se visualizar muitas lagostas. Lá embaixo a 28m de profundidade você pode fazer um “mergulho de naufrágio“. Uma vez que lá encontramos os restos de um Toyota Land Cruiser e cortador de grama lavado para o fundo do mar num dos ciclones que atingiu a ilha a alguns anos atrás. No caminho de volta, nade através da encosta para explorar a vida marinha a medida que vai emergindo em direção de águas mais rasas. Para mergulhadores com certificação avançada apenas, profundidade de 5m-30m.
Bubble Cave – Um dos dive sites mais populares de Niue e que tem algo para todos os níveis de certificação. A caverna leva até uma câmara fechada com grandes estalactites. E é dentro desta caverna onde as Katualis costumam depositam seus ovos, então prepare-se para ver um grande número de Sea Snakes pelo caminho. O local por sinal foi destaque no Episódio 2 “Répteis e Anfíbios” da série LIFE da BBC TV. A segunda caverna explorada no mergulho é indicada para explorar o recife de coral e lá é bastante comum encontrarmos o peixe anêmona e uma grande diversidade de vida macro como meus queridos Nudibrânquios. Recomendado para todos os níveis de habilidade em mergulho, a profundidade varia de 5m a 24m.
Tunnel Vision – O barco leva os mergulhadores até a entrada de uma caverna, onde os mergulhadores fazem o seu caminho através de uma paisagem quase lunar, ao redor da base de uma grande pedra antes de voltar em sentido águas rasas mais rasas em direção a Bubble Cave. Dependendo do consumo de ar dos mergulhadores, os mesmo tem a oportunidade de no mesmo mergulho explorar Bubble Cave. Neste mergulho além de grande moréias, é comum encontrar tubarões de coral e ocasionalmente algumas arraias. Apenas para mergulhadores experientes, profundidade de 5m-18m.
Sand River – Siga um rio de areia das águas rasas em direção ao drop-off. Fique de olho no horizonte para enxergar possíveis visitantes do fundo do mar. Flutue ainda sobre um belíssimo recife de coral, ocupado com diversas formas de vida marinha. Neste verdadeiro jardim subaquático encontramos muitos peixes de coral coloridos com muitos cardumes de Trigger Fish e Peixe Cirurgião. Para todos os níveis de certificação e com profundidade variando entre 10m e 30m.
Channeling – Uma série de canais ou ravinas cobertos por um belo recife de coral duro com criaturas super interessantes escondidos ao longo das bordas. Para aqueles que querem ir mais fundo, há um grande coral cérebro a cerca de 30m de profundidade. Também recomendado para mergulhadores que desejam um mergulho relaxante no meio de um verdadeiro “aquário” de vida marinha tropical. Para todos os níveis de mergulhadores, e profundidade de 5m a 35m.
Tama – Um ótimo dive site para mergulhadores que já faz algum tempo que não mergulha. Um dive-site agradável e fácil de ser explorado com uma bela parede de coral onde sempre há algo interessante para ver. Ótimo para fotógrafos e qualquer pessoa que queira um mergulho cruisy. Para todos os níveis de experiência, profundidade de 5m-30m
Gothic City – Um mergulho fantástico ao longo da costa sul de Niue. O mergulhador viaja através de uma “cidade” de corais cérebro, alguns com até 500 anos de idade, com cardumes de peixes nadando em torno das “ruas”. Muitas vezes o local tem corrente que pode trazer consigo alguns organismos pelágicos. Este site é muito dependente das condições do tempo, e recomendado apenas para mergulhadores confortáveis em águas abertas e com corrente. Profundidade variando entre 10m e 40m .
Tepa Point – O mergulho mais profundo comercialmente opertado em Niue. Localizado na ponta sul da baía Avetele que as vezes também apresenta fortes correntes que trazem os pelágicos. Um pequeno jardim de Gorgonias começam a surgir em torno de 30m e continuam para além de 40 metros além do drop-off. Tubarões, Atuns, Barracudas e Trevally são freqüentemente avistados neste mergulho. Várias anêmonas podem ser encontrados ao longo da parede. Para todos os níveis de mergulho. Profundidades variando de 10m a 40m.
The Maze – Um mergulho legal para mergulhadores com um bom senso de direção. Com voltas e mais voltas a medida que os mergulhadores fazem o seu caminho através de uma série de pedras e voçorocas. Lugar onde frequentemente se vê Parrot Fish e Sea Snakes. White Tip Reef Sharks são muitas vezes vistos neste dive site também. Assim como moreias e ocasionalmente algumas tartarugas. Para todos os níveis de mergulhadores, a profundidade de 5m-20m.
Eu sou um bloco de texto. Clique no botão Editar (Lápis) para alterar o conteúdo deste elemento.
Oscar,
Que lugar maravilhoso! Sonho de qq mergulhador. E as fotos?! Perfeitas. Vc usou caixa ou uma máquina subaquática? Esse lugar vai para a bucket list de mergulhos. Ando bem enferrujada nos meus mergulhos mas vontade não passa nunca. Parabéns pelo post.
Usei uma câmera com caixa estanque
Oscar, você tirou essas fotos com a go pro?
Algumas.. Mas a maioria com caixa estanque e uma Nikon
[…] Mergulho em Niue […]
WOW Oscar! Que fenomenal! E as fotos estão incríveis! Parabéns!
Phillip…
Eu não mergulhei em muito lugares ainda, mas como em Niue acho que vai ser difícil encontrar..
Obrigado pela visita e um feliz natal para vocês..
Abs
Cara, que lugar maravilhoso. Parabéns pelas fotos! Pelo que estou vendo é possível praticar snorkeling por conta própria saindo direto da praia sem ter que pagar por um barco, é isso mesmo?
Olá Matheus
Então, como Niue é um Atol elevado que confere ele o título de a pedra do pacífico, praticamente não existem praias em Niue.. Porém existem alguns locais para a prática do Snorkel sem que você precise de um barco.São algumas enseadas e reentrancias com agua calma com abundante vida marinha.. Entre os locais que recomendo temos Limu Pool, Matapa Chasm, Avatele e perto de Avaiki Cave. Porém, o melhor ponto de snorkel na minha opinião são umas piscinas naturais em Hikutavake, porém lá você só consegue ir quando a maré permite entre o final da vazante e inicio da maré cheia.. Abraço
Ótimo, valeu a dica!