Mercado Ouro de Dubai

Mercados de Dubai: Gold Souk, o mercado do ouro de Dubai

Gold Souk

O Mercado do Ouro de Dubai

O Gold Souk ou Mercado do Ouro de Dubai, é uma das atrações mais famosas e peculiares de Dubai. Inserido no coração do bairro de Deira, na margem oposta ao Bur Dubai. O Souk do Ouro de Dubai é um daqueles lugares que você precisa visitar pessoalmente para acreditar naquilo que seus olhos estão vendo.

 

Considerado o maior mercado do gênero no mundo. O Mercado de Ouro de Dubai conta com aproximadamente 300 lojas (joalherias e ourivesarias) especializadas no comércio de ouro, prata, platina, pedras preciosas e jóias. São tantas lojas e jóias nas vitrines, que estima-se que nas vitrines e lojas do Gold Souk de Dubai existam entre 10 e 30 toneladas do metal mais cobiçado do mundo.

 

Dominado majoritariamente por comerciantes Indianos e Iranianos. O comércio de ouro em Dubai foi fundamental no fortalecimento da reputação do emirado como um local seguro e confiável para a realização de negócios no oriente médio e no mercado internacional e passou a ganhar notoriedade internacional após a segunda guerra mundial e o boom do petróleo. Desde então, tornou-se um dos principais atores no comércio físico de ouro no mundo. Tanto que hoje, Dubai corresponde a cerca de pouco mais de 1/5 de todo o comércio global da comodity.

Nunca viaje sem seguro!
Veja os melhores preços na Seguros Promo e viaje tranquilo(a) para Dubai!
Use o link promocional: CLIQUE AQUI, para garantir seu desconto de 5%

Passear em meio a estas lojas com vitrines brilhantes lotadas de correntes, braceletes, anéis, diamantes, esmeraldas, rubis, safiras e outras pedras preciosas vai deixar você basicamente com duas sensações:

A primera delas, antes de entrar em qualquer loja e perguntar o preço de qualquer peça será: Nossa que maravilha, (tem tanto ouro que olhando assim de fora) parece que é tudo baratinho.

Agora quando você entra numa dessas lojas e pergunta o preço de qualquer peça, invariavelmente surge a segunda sensação: Nossa como sou pobre.

Brincadeiras a parte, Dubai é considerada um dos melhores lugares do mundo para comprar ouro e jóias em geral. Apesar de muitas peças serem extremamente cafonas voltada para o mercado árabe, onde a ostentação é a palavra de ordem. É possível encontrar muitas peças realmente muito bonitas.

Como todo bom mercado árabe, a negociação/pechincha faz parte da experiência. Para saber se você está fazendo bom ou mau negócio é muito importante saber como anda a cotação do ouro no mercado internacional. Embora a cotação do ouro seja informada em vários lugares lá no Mercado de Ouro de Dubai, eu aconselho também checar em uma “fonte mais segura” como qualquer jornal do dia ou mesmo na Internet.

O valor das peças tem como valor base sua pureza, seu peso x cotação do ouro no dia. Em teoria esse é o valor mínimo que você deveria pagar por ela, se oferecerem por menos que isso, suspeite.

A margem de negociação fica mesmo por conta do trabalho executado sobre a peça, quanto mais trabalhada, mais cara. O ágil sobre o trabalho do ourive + comissão do comerciante costuma ficar entre 20-40% do valor da peça. Ai basta usar suas técnicas de negociação para fazer um bom negócio. E obviamente usar o bom senso, comprando apenas em lojas estabelecidas e com cara de confiáveis e não de alguém no meio da rua como os vendedores que perambulam pelas ruas adjascentes ao Gold Souk oferecendo relógios, bolsas de grife entre outras coisas “made in paraguay”.

A grande maioria das lojas aceitam cartão de crédito, mas dinheiro vivo certamente te abre mais possibilidades de negociação. Além de Dirhans (moeda dos Emirados Árabes Unidos) eles também costumam aceitar Dólares, Euros, Francos entre outras moedas. No entanto a taxa de conversão das lojas nem sempre são as melhores.

 

Além do tradicional Gold Souk em Deira, um lugar famoso para comprar ouro e jóias em Dubai é o o Gold & Diamond Park. Não tive a oportunidade de visitar o lugar, mas dizem que lá é possível encontrar peças únicas de designers locais, ou peças imitando ou bem similares a peças de joalherias famosas pagando uma fração do custo original que você pagaria comprando na loja da grife.



Booking.com

Dicas para comprar ouro em Dubai

1) Antes de comprar ouro em Dubai ou qualquer outro lugar do mundo, faça uma pesquisa para que você entenda pelo menos o básico sobre a qualidade/pureza do ouro, a diferença entre o ouro 18 , 22 e 24 quilates.

2) Conheça a cotação do ouro e seus respectivos preços de acordo com sua pureza no mercado internacional.

3) Defina um orçamento . Saiba o que você quer comprar e quanto você está disposto a gastar antes de ir as compras.

4) Verifique a taxa de câmbio da sua moeda para a moeda local (Dirhams) verificando a cotação on-line ou no seu hotel.

5) Selecione suas peças de interesse. Como o inglês é falado em todos os lugares em Dubai, os vendedores podem ser extremamente úteis. Em algumas lojas alguns deles podem até mesmo arranhar algumas palavras em português ou espanhol.

6) Em relação ao controle de qualidade / pureza do ouro não há muito com o que se preocupar pois ela é rigorosamente regulada pelo governo local. No entanto mas os vendedores ambulantes não são fiscalizados com o mesmo rigor e muitas vezes vendem falsificações.

7) Negocie o preço com o vendedor. Os vendedores esperam que você pechinche e propositalmente iniciam a negociação com preços elevados. Esteja disposto a se distanciar de um negócio (literalmente caminhando para fora da loja) se ele não estiver ao seu favor. Muitas vezes, o vendedor vai baixar ainda mais a sua margem de lucro se ele perceber que você está indo para ir embora sem comprar nada.

8) Às vezes você pode conseguir um desconto de até 50 por cento do preço original, no entanto 30 por cento é um número mais realista.

9) Lembre-se, ao comprar mais de uma peça, você terá mais poder de barganha.

10) Por fim, as negociações e pechinchas são uma arte, não uma ciência.

Informações Úteis:    

Horário de funcionamento do Mercado do Ouro de Dubai vai das 10:00 às 22:00 de sábado à quinta e abre das 16:00 as 22:00 nas Sextas-feiras

Para chegar ao Gold Souk de Dubai você pode pegar uma das abras (water taxis) que saem de Bur Dubai, ou pegar o metro até Baniyas Square na linha verde do metro.

Endereço do Mercado de Ouro em Dubai:

54 Al Khor St – Dubai – Emiratos Árabes Unidos

Coordenadas GPS

Latitude Longitude
N 25 16.147 E 55 18.192

Se este post foi útil para você, ajude o blog a continuar existindo reservando hotel, alugando carro, contratando seguro viagem, comprando passagens, SIM Cards e reservando seus passeios e atrações. Prestigiando nosso trabalho e planejando suas viagens através dos links do blog continuaremos a postar dicas e posts de nossas aventuras pelo mundo e assim esperamos ajudar a melhorar ainda mais a sua experiência de viagem.

 

Reservando através dos links do blog você não paga mais por isso, mas o blog recebe uma pequena comissão. Você pode ficar sabendo mais sobre como isso funciona na política do blog Fotos & Destinos.

 

Aproveite também para seguir nossas redes sociais como Instagram e Facebook

Obrigado!!

Oscar Augusto Risch

9 Comentários

  1. avatar

    […] mais interessantes que visitei nos Emirados Árabes Unidos. Localizado a poucas quadras do famoso mercado do ouro, o mercado dos temperos, ervas e especiarias de Dubai é relativamente pequeno comparado com outros […]

  2. avatar
    Posted by Ruth| 17/11/2014 |Responder

    Adorei suas dicas, moro em Viena na Áustria, estou indo para Dubai, e gostaria de saber se tem cotas para sair de Dubai, se tiver, e voce souber, por favor me informe mais ou menos o valor, pois sei que aí não tem impostos, mas pode ser que eu tenha um limite de compras certo??
    Agradeço desde já, aguardo retorno
    Abraços

    • avatar
      Posted by Oscar Augusto Risch| 15/09/2017 |Responder

      Até onde eu saiba não hei restrições para estrangeiros.. De toda forma recomendo pesquisar junto a autoridade aduaneira dos Emirados Árabes Unidos

  3. avatar

    […] de Dubai são algumas das atrações mais interessantes para se visitar na cidade. Indo desde o famoso mercado do ouro, passando pelo mercado dos perfumes, especiarias, peixes, tecidos entre outros, o que não faltam […]

  4. avatar

    Muito interessante este post o mercado do ouro. Bem sincero e direto ao ponto. Concordo que muitas das joias expostas ali, como os colarzões e os enormes brincos e pulseiras, são cafonas e parecem fakes. Mas são o que o pessoal desta parte do mundo acredita que seja de muito valor para uma mulher: o ouro dela, ou em outras palavras, é a poupança dela caso seja largada pelo marido por exemplo.
    Mas vale a pena conhecer e aprender sobre os costumes árabes através da forma com se enfeitam.
    Parabéns pessoal da Viajoteca pelo 1 ano de vida. Sucesso!

  5. avatar
    Posted by JOSE GONAÇLVES| 10/11/2017 |Responder

    Parabéns pela reportagem….Sou fascinado por ouro (anel ) e já tenha ouvido falar que Dubai realmente era um país que vendia-se ouro no mercado…..Bem quero dizer que aprendi muito..obrigado.

  6. avatar
    Posted by Paulo Parra| 06/04/2021 |Responder

    gostaria de saber de alguma pessoa que negocio bastante no mercado do ouro e que viu vantagem no preço do grama, gostaria de um exemplo, para ver se vale a pena.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Todos os campos são requeridos.