Mercados de Dubai: Spice Souk, o mercado das especiarias de Dubai
Spice Souk: O Mercado das Especiarias de Dubai
O Dubai Spice Souk, ou mercado das especiarias de Dubai é uma das atrações turísticas mais interessantes que visitei nos Emirados Árabes Unidos. Localizado a poucas quadras do famoso mercado do ouro, o mercado dos temperos, ervas e especiarias de Dubai é relativamente pequeno comparado com outros mercados que conheci em Dubai.
Mesmo assim, passear por seus estreitos e mal iluminados corredores com dezenas de barraquinhas com vendedores super insistentes, vendendo praticamente o mesmo produto. É um daqueles “passeios quase obrigatórios” para quem visita Dubai, especialmente pela primeira vez.
No passado este mercado já foi muito maior e mais relevante. No entanto, à medida que os grandes supermercados foram se instalando nos Emirados Árabes Únidos nas últimas décadas, sua relevância para a comunidade local acabou sendo relegada a segundo plano. Como resultado, muitas lojas fecharam suas portas ou começaram a vender outros produtos como panelas e utensílios de cozinha. As lojas especializadas em temperos e especiarias que ainda sobrevivem, dependem diretamente dos turistas.
Falando assim, o mercado das especiarias de Dubai pode até parecer uma daquelas atrações pega-turista que toda a cidade tem. Enfim, eu diria que se você já visitou o Grand Bazaar em Istambul por exemplo, talvez o mercado dos temperos de Dubai nem tenha muita graça. Agora se for sua primeira vez num país do Oriente Médio, como foi a minha, vá conhecer o local. Você não irá se arrepender.
Além do estímulo visual dos inúmeros sacos de especiarias super coloridas, o estimulo ao olfato é algo fantástico para não dizer inesquecível. O aroma que exala de especiarias como o cravo, a canela, noz moscada, cardamomo, anis estrelado. Misturado com temperos como a pimenta, o açafrão, o gengibre, curry e afins acaba criando um aroma indescritível que irá ficar marcado para sempre sua memória olfativa.
Apesar de ser um programa meio turistão de Dubai, eu adorei conhecer e fotografar o local. Só acabei não comprando algumas especiarias pois a Nova Zelândia tem um controle super rígido na entrada de produtos de origem animal e vegetal.
Os preços me pareceram ótimos e como todo bom mercado árabe, a pechincha é a palavra de ordem.
Na verdade o mercado de especiarias de Dubai é tão visitado por brasileiros que muitos dos comerciantes, principalmente Iranianos e Paquistaneses, até já sabem os nomes de todos os temperos e especiarias em português. Um barato!! Isso sem falar que quando você diz que é o Brasil, eles querem fazer você experimentar praticamente tudo o que vendem.
As especiarias comercializadas no Spice Souk de Dubai chegam diariamente de países próximos ao UAE como Índia, Paquistão, Irã, Somália, Etiópia e afins. As mesmas são transportadas até os Emirados Árabes Unidos nas tradicionais Dhow (Embarcações simples de madeira). Você pode ver dezenas dessas Dhows do lado de fora do mercado na margem do Dubai River que separa Deira de Bur Dubai.
As fotos estão maravilhosas! O post tá lindo, assim como o blog! Parabéns pessoal!! 😀
Valeu Nicole.. Pena só que ainda não inventaram um jeito de a gente recriar o aroma do lugar na frente do computador 😛
Obrigado pela visita
Eu conheço os bazares de Istambul, voltei o ano passado pela 2a. vez. Adoro! Agora vou para Dubai e não pense que irei achar sem graça…vou é matar saudades do Bazar Egípcio, que é o mais parecido com esse em Istambul, um lugar colorido e com agradável aroma de especiarias que se misturam. E se for mais vazio, como mostram suas fotos, melhor ainda!
Christina
Bem como eu ainda não fui a Istambul e todo mundo que vai diz que é o melhor do mundo achei que talvez o de Dubai não seja tão impressionante.. Para pegar o mercado mais vazio cheguei logo que as lojas começam a abrir..
Obrigado pela visita 😀
[…] para se visitar na cidade. Indo desde o famoso mercado do ouro, passando pelo mercado dos perfumes, especiarias, peixes, tecidos entre outros, o que não faltam são opções para explorar. Também conhecidos […]
Parabéns Oscar! Você me prporcionou momentos de cultura que me eram desconhecidos, as fotos estão perfeitas e o seu texto maravilhoso, transmite emoção e respeito pelo lugar e pelas pessoas com uma cultura tão diferente da nossa. Obrigada!!!
Obrigado Marlene
Muito legal receber esse feedback e saber que minhas fotos e meu texto foram de alguma forma construtivos 😀
Obrigado pela visita e pelo comentário e continue a acompanhar nossas postagens 😀
Olá Pessoal, realmente a visita ao Spice Souk é um must para todo turista e morador de Dubai. Ele é pequeno sim mas é charmoso e nos leva a outros tempos. A visão dos diversos tipos de temperos sendo expostos na frente da lojas espremidas nas ruelas do mercado, os cheiro e os aromas, os vendedores iranianos. paquistaneses, indianos além de pessoas visitantes de diversas nacionalidades como africanos, europeus, russos, etc…tudo isto nos faz sentir os ares orientais das mil e uma noites.
Eu adoro visitar mercados nos lugares que vou conhecer.. O Mercado das especiarias de Dubai foi certamente um dos meus favoritos. Como você falou a atmosfera do lugar faz sentir os ares orientais das mil e uma noites 😀
Obrigado pela visita 😀
Boa tarde. Gostei muito das suas explicações. Já estive em Istambul e amei o Gran Bazar. Estou planejando em ir a Dubai, mas não vou me decepcionar com o tamanho do Mercado de especiarias. Amo o Oriente, só de ver as fotos já choro.
Obrigada!!!!
Tenho certeza que você vai adorar!! Obrigado pela visita 😀