Quando se planeja uma viagem para a Àsia. Uma coisa muito importante a se levar em consideração é: Nesta parte do planeta, dependendo da época do ano, o clima pode de fato atrapalhar, ou melhor, mudar completamente a sua experiência de viagem.
Acredito que nínguem em suas perfeitas faculdades mentais vai querer sair do Brasil, atravessar meio mundo para curtir um destino de praia paradisíaco na Tailândia ou Filipinas em plena temporada de chuvas certo?
Pois bem, em tempos que promoções de passagens aéreas vira e mexe pipocam na internet. Ter um certo conhecimento sobre o clima e principalmente sobre a temporada das chuvas, monções e tufões na Ásia. É fundamental para uma viagem feliz e sem perrengues relacionados ao clima naquela parte do planeta.
No post de hoje, você irá encontrar diversas informações relevantes relacionadas ao clima na Ásia (com foco especial ao clima do sudeste ásiatico e extremo oriente). Vai entender um pouco mais sobre a temporada das chuvas, monções e tufões na Ásia:
Quando ir? Onde ir? E como, a sazonalidade do clima pode atrapalhar sua viagem para vários destinos da Ásia.
Vamos lá?
Como tudo na vida, viajar na temporada das chuvas, monções e tufões na Ásia tem suas vantagens e suas desvantagens . Entender e compreender o que acontece na época das chuvas e monções na Ásia é garantia de uma viagem inesquecível.
Enquanto as chuvas e monções “tiram o sono” da maioria dos turistas que planejam uma viagem à Ásia. A chegada delas, é celebrada em muitos países pelos moradores locais. E em muitos casos, vistas como uma verdadeira benção divina, especialmente no Sul e Sudeste Asiático.
Boa parte destes locais, muitas vezes, passam até 6 meses sem ver uma gota de chuva. E a grande maioria deles, depende diretamente da chegada da temporada das chuvas / monções, para o plantio agrícola. Que se traduz na garantia de mais um ano de sobrevivência.
Apesar de não parecer, viajar na chamada “baixa temporada” (que teoricamente é a temporada das chuvas na Ásia) tem também lá suas “vantagens”.
Claro que a chuva pode e vai atrapalhar alguns tipos de atividades. Por outro lado, na época das chuvas, a vegetação fica mais exuberante, os locais ficam mais vazios, os preços de passagens e acomodação caem consideravelmente e as vantagens não param por aí…
A questão é: Quando se tem limões, tente fazer uma limonada. Achar o ponto de equilíbrio entre expectativa X realidade é um dos grandes desafios do viajante que se aventura na temporada das chuvas, monções e tufões na Ásia.
Toda essa questão do clima, monções e afins está intimamente ligada as mudanças climáticas. Especialmente nos dias de hoje
A verdade é que, com o aumento das emissões de gases de efeito estufa nas últimas décadas. O comportamento e imprevisibilidade do clima ao redor do mundo tem aumentado consideravelmente. E fazer inferências sobre o tempo e o clima é algo cada vez mais “arriscado” e de certa forma impreciso.
Mesmo com toda a tecnologia e modelos meteorológicos disponíveis nos dias de hoje. Muitas coisas estão mudando ano após ano. Neste post apresento médias históricas obtidas junto aos departamentos de monitoramento climático dos países em questão.
As mudanças climáticas são reais e infelizmente caminham para sua irreversibilidade. No entanto, apesar de a mãe natureza seguir cada vez menos as “regras” obtidas através dos modelos matemáticos das médias das observações climáticas históricas. Ainda podemos observar algum padrão e dizer que o clima dos países da Ásia, ainda é digamos “mais ou menos” previsível.
Obviamente existem uma série de outros fatores que influenciam o clima e o microclima dos países contemplados neste post. Estes fatores variam ainda enormemente de lugar para lugar. E são influenciados por uma série de outras variáveis que vão desde a continentalidade, relevo, altitude, latitude, hemisfério e por aí vão. Os quais combinados influenciam o clima tanto em escala local quanto em escala regional.
De uma maneira bem generalista. A grande maioria dos lugares do Sudeste Asiático experimentam duas estações distintas: A estação seca e a estação chuvosa. E a menos que a elevação seja um fator relevante, o Sudeste Asiático, por estar próximo ao Equador tem dias quentes ao longo de todo o ano. Já quando avançamos para a zona temperada, especialmente no Extremo Oriente. Fatores como a latitude e as estações do ano passam a ser fatores mais importantes no controle do clima.
Porém independentemente do local, a ocorrência da temporada seca e da temporada de chuvas na Ásia é basicamente um produto da ocorrência das monções. Na Ásia, o clima é influenciado por duas temporadas de monções. A Southwest Monsoon e a Northeast Monsoon.
Você talvez lembre disso do tempo de suas aulas de geografia na escola, mas de uma maneira bem simplista, as monções são ventos sazonais que mudam de direção de acordo com as estações do ano. Em determinada época levam ar úmido do oceano para o continente e em outra levam o ar seco do continente para o mar. As monções acontecem em vários lugares do mundo, mas em nenhum outro lugar do mundo ela é tão marcante, intensa e precisa como na Ásia.
As monções asiáticas são um sistema climático que influênciam diretamente os ciclos hidrológicos em uma grande parte do continente. E que vai deste o Subcontinente Indiano, passando pelo sudeste asiático indo até a Coréia, China e o Japão.
As monções asiáticas são as mais fortes do mundo e tendem a ser mais marcantes em alguns países, do que em outros. Países como a Índia, Sri Lanka, Maldivas, Nepal, Bangladesh, Myammar, Taiwan e o Sul da China são destinos historicamente marcados pelas monções, chuvas torrenciais, alagamentos e até mesmo ciclones e tufões.
Estes fenômenos meteorológicos influenciam desde longa data o modo de vida das populações que vivem nessas áreas. E mesmo que estejam acostumados com a recorrência de tais fenômenos, e de certa forma preparados para isso. Quando eles acontecem, eles acabam sempre causando uma série de problemas. De uma olhada nesse post que escrevi sobre as tempestades e tufões em Hong Kong
Em outros países o impacto das monções não é tão intenso e direto. Neles, as monções provocam apenas tempo nublado constante e chuvas esporádicas. Chuvas estas, que podem ser tanto na forma de pancadas passageiras de chuvas ao longo do dia. Ou chuvas fortes que caem geralmente ao amanhecer e/ou ao final do dia. Este é o caso de Singapura e partes da Tailândia, Malásia, Camboja e afins.
Voltando as monções, comentei que existem duas temporadas de monções principais afetando o clima na ásia. A Southwest Monsoon ou Monção de Sudoeste e a Northeast Monsoon ou Monção de Noroeste. Mas afinal, além da direção dos ventos o que elas representam?
A monção de Sudoeste normalmente começa no finalzinho de Maio e terminam no final de Setembro. Este sistema meteorológico carrega consigo muita humidade do Oceano Índico e é o principal responsável pela ocorrência das fortes chuvas durante a temporada de monções no Sul da Ásia, afetando também o clima de boa parte do Sudeste Asiático.
No Oceano Pacífico o fenômeno também ocorre, porém em menor escala e intensidade. A chegada das monções de verão pode variar em mais ou menos um mês com base de onde você está no Sul / Sudeste Asiático. Porém ele é indubitavelmente o principal fator responsável pela temporada de chuvas na Ásia.
Embora quase ninguém aprecie a temporada das chuvas para viajar pela Ásia. As chuvas das monções anuais reabastecem os reservatórios d’água, renovam e mantêm a paisagem verde. E são cruciais para a agricultura, especialmente para os produtores de arroz de toda a Ásia.
Um minúsculo atraso na chegada das monções pode fazer grandes estragos na produtividade da safra de arroz no continente, elevando o preço do produto em quase todo o mundo. Coincidentemente no dia que estou escrevendo esse post, me deparei com esse artigo falando como as mudanças climáticas no plateau do Tibet. E como isso tem influenciado as monções na Ásia e a vida de milhões de pessoas.
A monção de nordeste começa à partir de meados de Setembro, com a chegada do Outono. Os dias começam a ficar mais curtos no hemisfério norte e com isso, há uma mudança no sentido da circulação da atmosfera. O ar mais frio e denso das latitudes mais altas e dos Himalaias, passa a desencadear as monções de nordeste.
Este sistema meteorológico faz com que os destinos na parte sul do Sudeste Asiático experimentem mais chuva, enquanto aqueles próximos do Himalaia como o norte da Tailândia, Myammar, Bangladesh e estados do norte da Índia tenham um clima mais seco e ameno.
Como já deve ter dado para perceber, quando o assunto é meteorologia e climatologia é impossível se ter 100% de certeza. Mas ao final desse post espero ajudar você decidir qual a melhor ou pior época do ano para você viajar pela Ásia.
Com base na observação das médias históricas, é possível se observar alguns padrões e desta forma se planejar, antes de comprar as passagens e embarcar rumo ao continente asiático.
Sendo assim, logo abaixo você irá encontrar um Guia completo sobre as Monções na Ásia com conteúdo específico separado por país. Ele é baseado na literatura disponível sobre o assunto, e também nas minhas experiências pessoais nos mais de 5 anos morando e viajando por essas bandas.
Como este post ficou bastante extenso, você pode clicar diretamente no nome do país de interesse e o post irá pular diretamente para o ponto de interesse.
Ao longo deste post você irá observar uma série de gráficos. Estes climogramas foram obtidos aqui e tem informações como temperatura, precipitação médias ao longo dos 12 meses do ano. Eles oferecem informações mais acuradas e obtidas ao longo de anos de observação de parâmetros climáticos.
Bangladesh pode ainda ser atingida por ciclones tropicais formados no Golfo de Bengala entre os meses de Maio e Junho, bem como entre Setembro e Novembro.
Na época das monções, as chuvas são bastante intensas, às vezes tornando impossível a viagem em certas áreas do país.
À partir de Maio o aumento de calor e umidade marcam o clima do Butão. As monções vão de Junho a Agosto, eventualmente se extendendo até Setembro. Nesta época as chuvas de monção cobrem as montanhas limitando bastante o turismo no país.
Setembro, Outubro e Novembro são considerados meses ideais para fazer caminhadas, ver festivais (particularmente o popular Thimphu Tshechu) e desfrutar de vistas deslumbrantes do Himalaia. Nesta época, a temperatura é de cerca de 25°C ao sol, mas as temperaturas ficam mais frescas à noite e em altitudes mais elevadas.
A estação seca por sua vez, pode ainda ser dividida em 2 estações. A “estação fresca” que vai de Novembro à Fevereiro e que coincide com a alta temporada do turismo em Siem Reap e quando as temperaturas são um pouco mais amenas (25-33°C) e propiciam condições mais favoráveis para se explorar as ruinas da civilização Khmer
E a “estação quente e seca” que vai de Março à Maio e que vê um aumento gradativo tanto na temperatura como umidade. Nesta época Phnom Penh e Battambang tem temperaturas diurnas ultrapassando a marca de 33-35°C. No entanto, esta é a melhor época para visitar Sihannoukville e Kep na costa do país.
Visitar o Camboja durante a estação chuvosa (Junho à Outubro) pode apresentar certos desafios práticos, mas é também um momento fascinante para ver o país enquanto ele se transforma com a chegada das monções.
Felizmente, as chuvas acontecem principalmente à tarde. Já as manhãs são geralmente secas. Nesta época, se deslocar por via terrestre (particularmente em Setembro e Outubro) nem sempre é fácil. As estradas de terra se transformam em lamaçais e as inundações são comuns. Por outro lado, este é também o momento mais tranqüilo e barato para se fazer turismo no Camboja (mesmo Siem Reap é relativamente tranquilo). E o plus é que tudo esta verdinho e mais exuberante.
No sul da China o Clima é subtropical e influenciado pelas monções, com verões húmidos e chuvosos (Abril à Setembro) e quando as temperaturas podem se aproximar facilmente dos 40°C.
Entre Julho e Setembro, o calor e a umidade são particularmente altos, o que provoca chuvas torrenciais constantes que chegam a alargar algumas regiões por dias consecutivos e causando muitos estragos. A costa sudeste ainda é predisposta a ocorrência de tufões.
A estação chuvosa na Coréia por sua vez, ocorre entre Junho e meados de Agosto. E é causada pela formação de uma área de alta pressão quente e úmida no Mar de Okhotsk que traz muita chuva para a península coreana no mês de Julho.
No início do Outono (meados de Agosto), o sistema enfraquece e se move em direção ao arquipélago filipino. À medida que este sistema de alta pressão do Pacífico Norte se afasta para o oceano, ele produz condições atmosféricas instáveis. Embora não esteja na mesma escala de grandeza das monções de Verão. Durante esse período (Junho/Julho até final de agosto). A Coréia do Sul pode ser atingida por tufões ou depressões tropicais.
Desta forma, espere chuvas intensas nas Filipinas de Junho a Setembro. Alguns destinos insulares são de dificil acesso nesta época do ano. Nesta época os mares se tornam bastante revoltos.
Janeiro, Fevereiro e Março são considerados os melhores meses para visitar destinos como Cebu, Boracay, Puerto Princesa e Coron.
As Filipinas tem uma temporada de tufões bastante movimentada e geralmente se extende entre Maio e Novembro, sendo o mês de Agosto o pior mês para a ocorrência de tufões.
Janeiro e Fevereiro por sua vez são os meses mais frios do ano em Hong Kong. Nesta época as temperaturas podem eventualmente cair para a casa dos 10° C.
Na primavera (Março-Maio), a temperatura e umidade começam gradativamente a subir e a ocorrência de nevoeiros e chuvas são bastante comuns.
À partir de Maio o tempo começa a ficar cada vez mais quente, chuvoso e especialmente úmido. Durante o verão (final de Maio a meados de Setembro), as temperaturas ficam entre os 32°-38° C, e a umidade geralmente na casa dos 90% ou mais. E mesmo durante a noite, o calor e umidade não dão trégua.
É nesta época também, quando Hong Kong está propensa às tempestades de verão. E entre Maio e Novembro, a cidade é suscetível a passagem de tufões que podem atrapalhar seus planos de viagem. No entanto, Hong Kong tem um sistema de alerta avançado, sobre o qual falei mais profundamente aqui.
No auge das monções, especialmente nas regiões da selva do noroeste do país e nas terras baixas do delta de Bengala, as inundações podem prejudicar severamente a infra estrutura viária e de comunicações, causando destruição generalizada. Aos pés do Himalaia por sua vez, deslizamentos de terra são comuns, e podem isolar vilarejos por semanas.
À partir de Setembro, a monções de Sudoeste vão perdendo força, mas demoram cerca de dois meses antes que suas nuvens carregadas de chuva desapareçam por completo.
Entre Outubro e Dezembro, a costa leste de Andhra Pradesh e de Tamil Nadu, e o sul do Kerala, começam a sentir os efeitos da Northeast Monsoon. Em Dezembro, no entanto, a maioria do subcontinente goza de céus claros e temperaturas relativamente amenas.
O melhor momento para visitar a Índia é entre Novembro e Março. Delhi, Agra, Varanasi, Rajastão e Madhya Pradesh estão na estação fresca e seca e as temperaturas em Goa e na Índia central permanecem confortáveis. Ao sul, o calor nunca é menos intenso, mas se torna sufocante entre Maio e Julho, então se pretende explorar Tamil Nadu e Kerala, procure ir entre Janeiro e Março.
Em teoria, o ano se divide em uma estação úmida e outra seca. No entanto, na prática, muitas vezes seja difícil dizer a diferença entre uma e outra. A grosso modo, Novembro à Abril são considerados os meses de chuva, sendo que os meses de Janeiro e Fevereiro são os mais chuvosos deles.
Os meses mais secos e interessantes para se visitar a Indonésia vão de Junho a Outubro, sendo que Julho/Agosto são os meses mais movimentados por conta dos turistas que fogem das monções no restante da Ásia. Assim como por conta dos turistas oriundos da Austrália e Nova Zelândia que vão para destinos como Bali, Gili, Lombok e afins para escapar do inverno austral.
Apesar das chuvas relativamente freqüentes, a primavera (Abril e Maio) é considerada um dos momentos mais agradáveis para visitar o Japão. Principalmente para aqueles que querem contemplar a florada das cerejeiras que começa em Fevereiro em Okinawa, passa por Kyūshū em Março e termina em Hokkaidō no mês de Maio.
Junho e Julho são conhecidos como a estação mais chuvosa do Japão. Em Setembro, antes do início do Outono, mais chuva volta a cair no país. E é quando a temporada dos tufões influência o tempo no arquipélago japonês.
Entre Outubro e o final de Novembro, as temperaturas começam a cair e o Outono se transforma na estação mais espetacular e colorida do Japão, quando as folhas das árvores explodem em uma variedade de cores outonais.
Novembro a Janeiro são a melhor época do ano para visitar as planícies do Laos. Neste período as temperaturas diurnas são suportáveis e as noites são ligeiramente fresquinhas. Como a época das chuvas acabou de terminar, as paisagens estão verdes e exuberantes.
Nas elevações mais altas, as temperaturas são significativamente mais frias, às vezes caindo para abaixo de zero durante as madrugadas. Em Fevereiro, as temperaturas começam a subir, atingindo o pico em Abril, quando as porções mais baixas do país estão literalmente cozinhando.
Devido à agricultura de corte e queima, grande parte do norte, incluindo Luang Prabang, fica envolta em fumaça (Haze) de Março até o início das Monções, o que às vezes pode ser bastante desconfortável e, claro, estragar suas fotos.
A estação chuvosa (geralmente de final de Maio a Setembro) afeta a condição da rede de estradas não pavimentadas do Laos, algumas das quais tornam-se intransitáveis após as chuvas começarem. Se você planeja viajar de ônibus pelo país, é melhor evitar essa época.
Por outro lado, os rios que podem ter níveis muito baixos para navegação durante a estação seca, tornam-se rotas importantes de transporte. Especialmente após as chuvas terem aumentado os seus respectivos níveis de água.
Assim como em Hong Kong, Macau também é propensa à ocorrência de tempestades intensas e tufões de Maio à Novembro.
Na costa oeste da península malaia (Langkawi, Penang, Melaka, Kuala Lumpur) e nas províncias de Sabah e Serawak em Borneo, as chuvas acontecem entre Maio a Outubro. Nesta região, as chuvas de monções podem ser pesadas e prolongadas, muitas vezes durando duas ou três horas e impossibilitando toda e qualquer a atividade durante esse período. Os barcos para a maioria das ilhas nestas áreas afetadas, não operam no auge da estação chuvosa.
O melhor momento para visitar a maior parte desta região é entre meados de Outubro e meados de Março, quando você evitará as piores chuvas e há menos umidade relativa no ar. No entanto, esteja preparado para o “haze”. Quando a poluição do ar, geralmente causada por incêndios florestais na Indonésia, pode causar condições de baixa visibilidade e até mesmo cancelar vôos.
Já no leste da Malásia, a chegada da monção do Nordeste acontece no final de Novembro e extendendo-se até meados de Fevereiro/Março. A Northeastern Monsoon afeta particularmente a costa leste da Malásia Peninsular (Perhentian Island) e o extremo leste de Sabah (Semporna e Sipadan). Nesta época, as chuvas além de espantar os turistas fazem com que boa parte das opções de acomodação estejam fechadas.
De Maio a Dezembro, a ocorrência de chuva é mais provável devido a Monção de Sudoeste e sim, existe o risco de tempestades. No entanto, mesmo durante este período, geralmente há longos períodos ensolarados durante o dia. Nesta época os preços são mais atraentes.
Vale lembrar que de Norte a Sul, o arquipélago das Maldivas conta com uma distância aproximadamente 800 km. Além disso, o Equador atravessa o país. Sendo assim, as condições climáticas variam de acordo com a sua localização no arquipélago.
Como conseqüência, a previsão meteorológica padrão das Maldivas que vale para a capital Male (centro-norte das Maldivas) não será necessariamente será válida para todo o arquipélago. Afinal de contas, a parte mais do Sul do país, sob a linha do Equador, terá um padrão climático diferente e mais parecido com o da Indonésia.
À partir de Outubro, as chuvas diminuem. A melhor época para visitar Myanmar é de Novembro a Fevereiro, quando as temperaturas são relativamente gerenciáveis. De Março a Maio, o país fica muito quente, particularmente nas planícies centrais onde Bagan e Mandalay muitas vezes vêem temperaturas acima de 40°C.
Além disso, nessa época, ainda não é muito frio nas altitudes mais elevadas nem muito quente no Terai. Dois festivais principais, Dasain e Tihaar, também acontecem durante este período. A desvantagem é que os preços são mais altos e pode ser difícil encontrar um quarto com bom custo-benefício.
Durante o período que antecede a chegada da monção (de meados de Abril a início de Junho), o calor é cada vez mais sufocante, com nuvens e chuvas se desenvolvendo nos finais de tarde.
Os nepalêses celebram a chegada da monção, cujo período pode variar em algumas semanas a cada ano, mas normalmente começa em meados de Junho e desaparece nas últimas semanas de Setembro.
Decidir o melhor momento para visitar Singapura pode ser difícil. Porém o clima de Singapura pode ser definido em 3 palavras: Quente e úmido.
Devido a sua posição geográfica, a ilha experimenta duas monções, do sudoeste (maio-setembro) e do nordeste (novembro-março), o última trazendo bastante umidade do Mar da China Meridional. Consequentemente, os meses entre Novembro e Janeiro são geralmente os meses mais chuvosos do ano em Singapura.
As monções de sudoeste em Singapura acontecem de Maio a Setembro com chuvas constantes. Mas mesmo fora de temporada, acontecem chuvas torrenciais esporádicas acompanhadas de templo nublado. Entre Outubro e Março a cidade pode ser afetada pela fumaça dos incêndios florestais em Sumatra, o famoso Haze de Singapura.
A posição do Sri Lanka perto do Equador significa que as temperaturas permanecem bastante constantes durante todo o ano. As áreas costeiras e planícies desfrutam de temperaturas diurnas médias de cerca de 26-30 ° C (muitas vezes subindo bem acima dos 30°C durante a parte mais quente do dia.
As temperaturas diminuem com a altitude, reduzindo a 18-22 ° C em locais como Kandy, ou variar entre 14-17 ° C em Nuwara Eliya e nas partes mais altas da ilha. A umidade é alta em todos os lugares, ficando na casa dos 90% no sudoeste, e com uma média de 60-80% em todo o resto da ilha.
A estação chuvosa é a menos previsível das três, e é a estação que vale a pena pensar nos prós e contras antes de comprar a passagem. Ela varia em duração e intensidade de um ano para o outro. Porém vale lembrar que quando falamos na melhor época ou pior época para ir visitar a Tailândia não quer dizer que o céu fecha em Maio e so abre novamente em Outubro.
Sim provavelmente irá haver chuva na maioria dos dias, mas muitas vezes apenas por algumas horas da tarde ou de noite. As chuvas costumam ficar mais fortes e intensas entre Junho e Agosto, chegando a um pico em setembro e outubro, quando estradas não pavimentadas ficam praticamente intransitáveis.
A estação fresca é o momento mais agradável para visitar a Tailândia. Embora as temperaturas ainda possam alcançar os 30°C em Bangkok, no norte da Tailândia (Chiang Mai e Chiang Rai) as temperaturas estarão super agradáveis.
Na estação quente, as temperaturas facilmente ultrapassam os 35°C em Bangkok, a melhor coisa a fazer é ir para as praias do sul do país.
A monção do Nordeste dura cerca de seis meses e vai de Outubro a Março e traz clima úmido a Keelung e ao lado nordeste da ilha, enquanto as regiões Central e Sul ficam relativamente secas.
A Monção do Sudoeste começa em Maio e termina no final de Setembro, afetando principalmente o Sul. A última parte desta estação de monção está associada aos tufões que chegam a costa leste e a cordilheira central, com uma média de dois a três hits diretos por ano.
Esse não é o fim da temporada de chuvas. A chamada annual “plum rain”, pode trazer dois meses de chuva a qualquer momento entre o início da primavera e o início do verão, afetando toda a ilha.
Na época de chuvas é aconselhável evitar alguns destinos, pois a chuva é constante, pode durar dias, alagar ruas e impossibilitar até mesmo de sair na rua. Além da temporada de monções, ainda existe a temporada de tufões entre os meses de Agosto e Novembro.
[/vc_row]
Veja os comentários
Adorei o post e as dicas! As fotos também estão lindíssimas. Eu ainda não conheço a Ásia, mas pretendo conhecer em breve. Bjs
Legal!! Obrigado pela visita
Eu sempre checo as condições climáticas de um destino. Se bem que com a confusão do clima atualmente sempre podemos nos deparar com surpresas né?! Já aconteceu comigo algumas vezes, com na Holanda, que árvores foram arrancadas pelos ventos fortíssimos e não previstos, trens pararam, casas-barco viraram e gente morreu...
Portanto, texto muito útil para quando for a Asia tentar encontrar o ponto de equilíbrio sobre desejo, realidade, vontade... rsrs
Verdade!! Em tempos de mudanças climáticas, é cada vez mais difícil estar imune a força da natureza. Os eventos climáticos estão cada vez mais constantes e fortes, mas no final das contas encontrar o ponto de equilíbrio é o X da questão.
Obrigado pela visita
Abs
Amei seu post bem completo com informações climáticas muito úteis numa viagem e belas fotos... A Ásia e sempre um belo destino que está na lista, uma hora ele acontece... Valeu pelas dicas!
Legal que você amou o post. Obrigado pela visita
Bacana demais esse post, Oscar, muito completo com informações muito relevantes. Tenho um grande sonho em conhecer a Ásia, e com certeza seu portal será uma das minhas fontes!
Que texto fantástico Oscar!!! Já fui no período das secas mas estou louca para ir época das monções só pela experiência exótica!!!
Obrigado!! Durante a época de Monções a experiência pode ser completamente diferente.