Uma das melhores coisas do verão aqui nos EUA é que com os dias mais longos, museus e outras atrações ficam abertos até mais tarde. Além disso, nesta época do ano eventos e concertos ao ar livre abundam por todo o país, literalmente transformando a programação cultural desta época do ano.
No Longwood Gardens não poderia diferente. Além dos tradicionais shows com águas e fogos, concertos ao ar livre que acontecem em determinadas datas durante o verão. Nesta época do ano, os belíssimos jardins de Pierre S. du Pont ficam também abertos ao público até um pouco mais tarde, proporcionando aos visitantes uma chance única de conhecer o local sob uma diferente perspectiva/iluminação e de quebra curtindo temperaturas mais agradáveis.
Em 2012, o Longwood Gardens um dos mais bonitos Jardins Botânicos que já visitamos, traz pela primeira vez aos EUA o extraordinário trabalho do artista britânico Bruce Munro, o qual utiliza uma técnica pioneira que combina elementos como, vidro, garrafas PET, fibra ótica e diferentes fontes de luz para dar forma e cor ao seu interessantíssimo trabalho. Antes de continuar lendo este Post assista ao vídeo abaixo. Se gostar tem mais alguns ao final do post.
Com um total de oito diferentes instalações espalhadas entre o conservatório e a porção oriental do jardins do Longwood Gardens, Munro conseguiu captar o espírito do fundador do local que costumeiramente sediava festas noturnas em seus jardins utilizando shows de águas e fogos para impressionar e surpreender seus convidados. E é justamente esta sensação de surpresa que você provavelmente terá ao visitar esta mostra que por um momento faz lembrar o filme Avatar de James Cameron. Mas vale lembrar que o artista trabalha com a técnica desde 2004, muito antes do filme ser feito.
Field of Light de Bruce Munro no Longwood Gardens: Instalação que usa 7000 esferas de vidro iluminadas com cabos de fibra ótica que dobra em escala com o lago
Bruce Munro nasceu no Reino Unido em 1959 e formou-se em Belas Artes na escola politécnica de Bristol. Pouco depois de sua formatura mudou-se para Sydney na Austrália onde se especializou em design e iluminação. Retornando ao sudoeste da Inglaterra em 1992, fixou-se com sua família próximo a Bath onde montou seu studio e onde desenvolve seu trabalho.
Floresta do filme Avatar no Longwood Gardens – Instalação com 20.000 pontos de luz em meio ao bosque
Embora já tenha sido contratado para projetar grandes peças para clientes corporativos, tais como o Royal Institute of Chartered Surveyors, The Royal Society, Liberty & Co., e Camelot Group no United Kingdom headquarters, Munro tem focado seu trabalho na criação de instalações de arte de grande escala, com as quais vem ganhando reputação internacional. Seu trabalho foi já foi exposto no Victoria & Albert em Londres, bem como nas janelas da Harvey Nichols, uma das lojas de departamentos em Knightsbridge em Londres.
Light Shower no conservatório do Longwood Gardens, Instalação que usa 1650 gostas de vidro para criar o efeito de uma cascata de luz
No início de 2011 seu trabalho foi exibido na Catedral gótica so século 13 de Salisbury numa exposição muito aclamada pela crítica internacional. Posteriormente foi convidado para expor na Bienal de Kijkduin em Haia na Holanda, exposição aberta pessoalmente pela Rainha Beatrix dos Países Baixos.
Water Towers no Longwood Gardens: 69 Estruturas construídas com garrafas Pet de 1 litro recicladas que utilizam cabos de fibra ótica ligadas a um projetor de LED
A exposição “Light: Installations by Bruce Munro” no Longwood Gardens é a primeira exibição solo do artista nos EUA e vem desde sua inauguração no início do mês passado (09/Junho) literalmente lotando os fins de tarde/início das noite de quinta a domingo no Longwood Gardens.
Longwood Gardens – Arrow Spring: exposição com 15.000 pontinhos de luz num caminho em meandros de aproximadamente 100 m
Desde que a mostra abriu, tivemos a oportunidade de visitar a exposição em duas oportunidades. Na primeira delas, quase não foi possível fotografar de tão cheio que estava e por isso voltei um dia no meio da semana para poder fotografar um pouco da mostra com mais tempo e paciência.
Um fato curioso em relação a esta exposição é que toda a energia utilizada para iluminar as instalações são provenientes dos painéis de captação solar que o Longwood Gardens instalou no ano passado para reduzir a emissão de gases de efeito estufa.
Para amantes da fotografia, a exposição é um sonho e uma ótima oportunidade para tirar fotos fantásticas, só não esqueça de levar seu tripé.
1001 Longwood Road, Kennett Square , PA 19348
A Exposição “Lights: Installations by Bruce Munro” fica aberta ao público de 09 de Junho a 29 de Setembro. De quarta à sábado até o dia 01 de Setembro o Longwood Gardens fica aberto até as 23:00. Para maiores informações sobre horário de funcionamento clique aqui.
Tickets são necessários para visitar os Jardins e aconselha-se comprar eles com antecedência, pois como são com hora marcada, se o parque estiver muito cheio e você não tiver o seu, vai ter que esperar ou pode até mesmo perder a viagem. Para comprar tickets para o Longwood Gardens acesse o site deles aqui.
Se for visitar o Longwood Gardens nas noites que coincidem com o show de fogos e fontes iluminadas é necessário comprar os ingressos para o evento. Com ele você pode visitar o Jardim e a exposição sem ter que comprar o ingresso normal.
Para quem pretende fotografar usando tripé, é necessário fazer um cadastro rápido na entrada do Jardim. Lembrando que o uso dos mesmos, muitas vezes não é permitido no interior das estufas.
Não deixe que conhecer os aplicativos para iPhone, iPad e Android da exposição.
Mais fotos da exposição em nossa página no Facebook. Aproveite para curtir suas favoritas
Comercial da exposição na TV
Montagem da Arrow Spring em Time Lapse
Montagem do Field of Light em Time Lapse
Montagem das Water Towers em Time Lapse
Montagem das Snowballs no Conservatório em Time Lapse
Veja os comentários
Que máximo em criatividade.
:D Muito legal né?1
Bjs
Que máximo, doidera :)
Gustavo
O Mais legal de tudo é que tudo troca de cor, como se estivesse pulsando
Nossa, que espetaculo de fotografias. Parabens!
Raul
Valeu :D
Queria que você estivesse aqui para ver isso com a gente..
MARAVILHOSO! e muito bem registrado!
Teté
Obrigado pela visita.. Uma pena que quando você visitou a mostra não estava aberta ainda..
Bjs
Maravilhosas essas instalações, amei !!!!!
Tripfeeling
Tenho que dizer, pessoalmente é ainda mais bonito..
Obrigado pela visita
Pelas tuas fabulosas fotos dá para se ter uma idéia de como deve ser maravilhosa esta exposição.Parabéns mais uma vez.Beijos.
Marli
As fotos conseguem traduzir apenas parte da beleza desta mostra.. Nas luzes que ficam debaixo da floresta, elas trocam de cor e parecem pulsar como um coração batendo.. Muito legal..
Obrigado pela visita
Bjs
Mau e Oscar tenho apreciado muito acompanhar o blog de vcs. São registros muito sensíveis e fotos lindíssimas, despertam muita vontade de visitar os lugares. Grande abraço.
Alcione
Obrigado pelas suas palavras carinhosas.. Nas últimas semanas o blog tem andado bem paradinho por conta de nossa mudança, mas em breve se deus quiser voltamos ao ritmo normal :D
Volte sempre e use a caixa de comentários sempre que quiser
Abraço