Nosso ultimo dia em Kuala Lumpur na Malásia, bem nossos plano inicial era ir visitar a Menara Kuala Lumpur a torre de TV de Kuala Lumpur, que hoje, assim como as torres petronas ocupa a quinta posição, esta como maior torre de TV do mundo, aquela como quinto edifício mais alto do mundo. E foi inaugurada no dia em que fiz 13 anos.
Como já não tínhamos mais muito o que fazer em Kuala Lumpur dormimos ate um pouco mais tarde, uma vez que esse passeio também seria rápido e teríamos que fazer o Check-out do hotel até o meio dia. Mas quando vimos que o ingresso custava 38 MYR desistimos da ideia uma vez que a única coisa diferente seria o ângulo que estaríamos olhando para as torres petronas, ao invés de irmos lá acabamos optando ir no KLCC Aquaria no Centro de Convenções de Kuala Lumpur a cerca de 150 metros do nosso hotel, fizemos nosso Check-out, deixamos nossas malas na recepção do hotel e fomos visitar pela segunda vez o aquário de Kuala Lumpur.
O Aquaria KLCC está localizado no nível inferior do Centro de Convenções de Kuala Lumpur, bem próximo as Petronas Twin Towers. A cerca de dez minutos a pé do Suria KLCC , o shopping centre na base das torres que possui uma ligação através de uma passagem subterrânea que na metade do caminho atravessa o estacionamento. Mas como viemos do hotel não chegamos a usar este caminho, aproveitamos ainda para tirar nossas ultimas fotos com as torres.
Chegamos a bilheteria e compramos nossos ingressos MYR25 (tenho um desconto para estudantes com a carteirinha do British Council), mas o mau teve que pagar MYR38. Começamos o passeio que está dividido em cinco partes: As terras altas, Jóias da Selva, Floresta Inundada, a costa, A barreira viva de corais e o Oceano Vivo.
Logo na entrada havia um enorme aquário com dezenas de Piranhas Carnívoras que acabavam de ser tratadas. Imaginar que esses peixes podem devorar um boi inteiro em questão de minutos.
Logo no começo da visita, somos recebidos por uma galeria que fornece informações sobre a evolução dos peixes. Mas como isso nada mais era que um reprise das aulas de Zoologia da Setuko e nós estávamos mais interessados nas piscinas onde podemos pegar e tocar nos animais, então eu peguei um filhote de tubarão na mão, pepino e estrela do mar, nossa eu não sei como os chineses conseguem comer esse tal de pepino do mar que bicho com consistencia nojenta, também peguei um crustáceo que lembra uma tatuira gigante, ou melhor lembra um trilobite pré-histórico.
Um pouco mais para frente estavam alguns aquários com peixes eletricos, entre eles a enguia eletrica da amazonia , raias eletricas e uns peixinhos pequenos que pareciam ter uma tromba de elefante e que dão choque quando tocados, é muito estranho pensar que um animal possa dar choque.
Em seguida entramos em uma área com diversos aquários mas em sua maioria não eram peixes que estava ali dentro e sim repteis, insetos, aracnídeos, serpentes e outros animais da floresta. Digamos que é mais interessante descobrir as criaturas alojadas em caixas de vidro ao longo de ambos os lados da parede. Do que ler sobre a evolução dos peixes.
Entre os animais encontrados nesse lugar estão criaturas que podem ser encontrados nas florestas tropicais tanto daqui do Sudeste da Ásia como da África e região Amazonica, tais como tarântulas, lagartixas,camaleões, lagartos, serpentes arboricolas, bem como jacaré e sapos venenosos, muita coisa infelizmente do Brasil e com quase certeza fruto da Biopirataria da Fauna Brasileira!
Demorou um pouco para ver todas as criaturas em exposição, mas até um quati estava exposto ali eu não sabia que as fêmeas andam em grupo de 5 a 20 e que os machos geralmente tem uma vida solitária e que eles andam com o rabo empinado para se manterem unidos na vegetação herbácea mais alta.
Mas chega até a dar medo estar tão perto de tarântulas e escorpiões, mas se pararmos para analizar esses animais são verdadeira obra de engenharia, que levou milhares de anos no processo evolutivo para chegarem a ser o que são hoje, verdadeiras maquinas mortíferas.
Fomos descendo uma escada de madeira para a floresta inundada, e a primeira coisa que você vê é um tanque em forma de tubo enorme, em que é chamado de “floresta alagada”, com várias espécies aquáticas, em grande parte do ecossistema amazónico da área que conhecemos como floresta de várzea, ali podemos ver espécies como o peixe-gato nadando neste tanque de 5,3 metros que contem um tronco de árvore de floresta tropical, recriando o habitat natural dessas espécies.
Do outro lado existe um enorme aquário de agua doce e entre os peixes ali expostos estão 3 três pirarucus amazonicos, considerados os maiores peixes de agua doce do mundo e podem chegar no habitat natural chegar até a 4,5 metros de comprimento e pesar mais de 200 kg, alem de ter a capacidade de viver em ambientes de pouca oxigenação já que possuem pulmões primitivos que permitem eles respirarem oxigénio atmosférico, tanto que essa capacidade torna a espécie tão vulnerável, pois quando ela sob a tona para respirar ele é facilmente abatida.
Na sequência vimos os peixes-leão, considerado um peixe bastante venenoso, mas que raramente chega a levar ao óbito, O veneno dos Peixes-leão é inoculado através de espinhos localizados nas regiões dorsal, pélvica e anal. Geralmente possuem de 12 a 13 espinhos dorsais, 2 pélvicos e 3 anais. Cada espinho possui duas glândulas que produzem e armazenam veneno. Os peixes-leão também possuem espinhos peitorais, porém estes não possuem glândulas de veneno. A potência do veneno varia de acordo com a espécie e tamanho do peixe-leão. Os principais efeitos são: dor intensa localizada, seguida de edema local, podendo também a vítima sentir náuseas, tontura, fraqueza muscular, respiração ofegante e dor de cabeça.Como veneno dos peixes-leão é constituído de proteínas termo sensíveis, que são vulneráveis ao calor e se desnaturam facilmente. Os primeiros socorros constituem-se na imersão do local afetado em água quente (43-45ºC) por 30 a 40 minutos ou até a dor diminuir.
Continuando existe um grande tanque com varias espécies de peixes ornamentais e varias espécies diferentes de peixes cartilaginosos, na hora que chegamos ali estavam limpando o chão que estava todo molhado, alguma peixe talvez tenha tentado pular para fora do aquário, Não na verdade era a hora em que eles estavam sendo alimentados, e foi super bacana acompanhar e principalmente ver a raia vir até a borda do tanque e ganhar comida na boca.
Até que chegamos a grande atraçao do local o Maior Aquário do Sudeste Asiático, que recebe o nome de Oceano Vivo e que possui um Túnel de Observação de 90 metros, alguns metros maior que o de Sentosa Singapura, que até hoje ainda não fomos conhecer.
Entramos dentro do aquário literalmente onde o destaque sem duvida são os tubarões, Raias e alguns outros peixes, tudo nadando um pouco acima de você. No túnel existe uma espécie de esteira que vai levando você ou podendo-se andar ao lado dela, chega até a ser assustador e toda hora a gente escuta os ooh e ahh, quando os tubarões e raias diversas passam acima das nossas cabeças.
E todo mundo quer tirar foto com eles, o tubarão é assustador com aquela boca cheia de dentes, já a arraia parece estar planando com uma leveza que da inveja até as aves de rapina.
Com toda a empolgação, quase esquecemos de apreciar os recifes de coral que estavam no aquário também e que servem de habitat para inúmeras espécies da vida marinha em exibição lá.
Outra criatura que vimos no aquário foram as moreias, tanto uma preta como uma chamada de moreia-tigre tendo como uma das suas principais características o corpo longo e cilíndrico. Existem cerca de 200 espécies distribuídas por 15 géneros, das quais a maior mede 4 metros de comprimento. As moreias habitam cavidades rochosas e são animais carnívoros, que caçam com base num sentido de olfacto apurado. Não têm escamas e, para proteção,algumas espécies segregam da pele um muco que contém toxinas. A maior parte das moreias não tem barbatanas peitorais e pélvicas. A sua pele tem padrões elaborados que servem como camuflagem.
As moreias recebem o nome de Caramuru do povo indígena brasileiro Tupinambá e foi a alcunha dada por este povo ao português Diogo Álvares Correia, náufrago que viveu sua vida em meio a estes índios. O HSBC tem uma propaganda bem legal, já que esse peixe é considerado uma verdadeira iguaria pelos chineses, na propaganda é mostrada a diferença cultural entre chineses e ingleses, os primeiros deixam comida no prato como sinal de educação e saciez, já os últimos consideram uma ofensa não limpar a prato.
Saindo do túnel, notamos uma multidão de visitantes reunidos em frente de um enorme vidro ,este é o lugar onde a alimentação dos tubarões e outras das outras espécies ocorre, acabamos não vendo a dos tubarões que acontece primeiro, já que esses são os mais famintos.
As crianças são orientadas a sentar-se no chão em frente da tela, para que possam desfrutar de camarote a sessão de alimentação. Depois acabei virando criança e indo sentar com elas la na frente também, nossa e muito bonito ver todas essas criaturas juntas, imagino só encontrar um arraia do tamanho dessa do aquário mergulhando em mar aberto.
Lembrando que pelo fenómeno da difração o tamanho dos animais para gente fora da agua e cerca de 30% menor, o tamanho do Mero é assustador é um peixe que pertence à família dos serranídeos, e representa, juntamente com garoupas, chernes e badejos, uma das maiores espécies de peixes marinhos, podendo chegar a pesar de 250 kg a mais de 400 kg e medir 2,7 metros. Dá para imaginar um peixe do seu tamanho ou maior que você? No Aquário de Kuala Lumpur eles tem 2 chamados de Bob e Man.
A enorme Raia recebe o nome de Kudsiah, teve um momento que um dos mergulhadores praticamente desapareceu dentro da Raia, lembrando que as Raias são amplamente consumidas aqui na Malásia e Singapura feitas na brasa e servidas com molho sambal.
Demos mais uma passada pelo túnel e como o negocio é vivo sempre se vê algo diferente ou pelo menos em outro ângulo, desta segunda vez vários tubarões estavam mais perto que a primeira vez, imagine você estar a menos de 10 cm da mandíbula afiada de um bicho desses.
Vimos um aquário que esta do lado oposto ao local onde vimos os peixes sendo tratados onde estão varias espécies de peixes ornamentais encontrados nos parques marinhos da Malásia, e obviamente depois do sucesso do filme procurando Nemo não poderiam faltar vários Nemos e Doris, quando estivemos em Kota Kinabalu tivemos o privilegio de fazer snorkeling com esses peixinhos em seu ambiente natural.
Outra coisa que chama atenção pela sua beleza foram as anemonas, que fazem parte do filo dos celenterados no qual pertencem animais como os pepinos do mar, as hidras e as águas vivas, por sinal as anemonas são famosas devido à relação ecológica de comensalismo que estabelecem com peixe-palhaço (Nemo). As anêmonas providenciam-lhes abrigo, apesar dos tentáculos urticantes a que são imunes, devido à camada de muco que os reveste. O peixe-palhaço esconde-se dos predadores nas anêmonas.
Por falar em comensalismo em alguns tubarões podemos observar os peixes pilotos acompanhando eles o tempo todo e quando este se alimenta, eles se aproveitam dos restos que acabam “sobrando”.
Fomos para a última seção do aquário com tanques menores em forma de tubo com moluscos, crustáceos e outros animais marinhos pequenos. Mas o que eu realmente gostei foi ver o Nautilus, um cefalópode marinho arcaico que foi muito abundantes no Paleozóico, existindo ainda este género vivo que vive no sudoeste do Oceano Pacífico. Têm uma cabeça dotada de olhos bem desenvolvidos com braços preênsis. São nectónicos (nadadores ativos), tendo uma concha formada por uma série de câmaras separadas por tabiques; estas comunicam entre si por orifícios sifonais, os sifúnculos. O animal ocupa a última câmara e as outras, cheias de gás, fazem de flutuadores. Dizemos que, por apresentar o corpo segmentado em forma de espiral, o nautilus é um dos seres vivos que apresenta a razão áurea em seu desenvolvimento, sendo assim chamado de Espiral de Ouro. Ai me perguntei o que é afinal essa razão Áurea?? Wikipédia responde tudo!!
A proporção áurea ou número de ouro ou número áureo ou ainda proporção dourada é uma constante real algébrica irracional denotada pela letra grega (phi) e com o valor arredondado a três casas decimais de 1,618. É um número que há muito tempo é empregado na arte. Também é chamada de: seção áurea,razão áurea, razão de ouro, divina proporção, proporção em extrema razão, divisão de extrema razão.
É frequente a sua utilização em pinturas renascentistas, como as do mestre Giotto. Este número está envolvido com a natureza do crescimento. Phi (não confundir com o número Pi π), como é chamado o número de ouro, pode ser encontrado na proporção em conchas (o nautilus, por exemplo), seres humanos (o tamanho das falanges, ossos dos dedos, por exemplo), até na relação dos machos e fêmeas de qualquer colmeia do mundo, e em inúmeros outros exemplos que envolvem a ordem do crescimento.
Justamente por estar envolvido de forma dinâmica na perpectitiva de coisas vivas que este número se torna tão solicitado. E justamente por haver essa freqüência, o número de ouro ganhou um status de “quase mágico”, sendo alvo de pesquisadores, artistas e escritores. Apesar desse status, o número de ouro é apenas o que é devido aos contextos em que está inserido: está envolvido em crescimentos biológicos, que envolve espirais contudo e embora não seja o unico (existem outros) o fato de ser encontrado através de desenvolvimento matemático integrado a natureza é que o torna fascinante.
Outra criatura fascinante que vimos foram os cavalos marinhos (Hippocampus) é um género de peixe pertencente à família Syngnathidae, que vive em águas temperadas e tropicais. Possui uma cabeça alongada com filamentos que lembram a crina de um cavalo. Tem características semelhantes às do camaleão, como mudar de cor e mexer os olhos independentemente um do outro. Nadam com o corpo na vertical, movimentando rapidamente as suas barbatanas. algumas espécies podem ser confundidas com plantas marinhas,como corais de anemonas marinhas.
Alimenta-se de pequenos moluscos, vermes, crustáceos e plâncton, que são sugados através do seu focinho tubular. Como não tem o costume de ir atrás do alimento, ele come o que estiver a passar por ele. A cauda longa e preênsil permite que ele se agarre as plantas submarinas enquanto se alimenta de pequenos crustáceos. A reprodução ocorre na primavera. Os ovos postos pela fêmea são fertilizados pelo macho que os guarda em uma bolsa na base de sua cauda. Dois meses mais tarde, os ovos se abrem e o macho realiza violentas contorções para expelir os filhotes. Estes são transparentes e pouco maiores que um centímetros. Sobem logo a superfícies para encher suas bolsas de ar,para poderem se equilibrar na água.Já se tornam independentes de seus pais, mesmo sendo frágeis.
Segundo reza a lenda os hippocampus eram seres fictícios da mitologia grega, filhos de Poseidon. A parte superior de seu corpo era a de um cavalo com crina membranosa, guelras e membranas interdigitais nos supostos cascos, e sua parte inferior era de um golfinho. Os Hippocampus eram empregados pelo Deus dos Mares em sua maioria na espionagem e na patrulha por seu reino oceânico.
Para finalizar existe uma enorme mandíbula de tubarão, não sei exatamente de qual espécie, mas era enorme, creio que seja a do Tubarão Branco! Que marcou o fim de tudo o que havia para ver em aquários. Como na maioria das atrações turísticas, nenhuma saída é completa sem uma loja de souvenirs para você levar uma lembrança da sua visita. Bichos de Pelúcia, Camisetas e artigos de papelaria com tema da vida marinha são algumas das recordações disponível para compra.
Voltamos ao hotel para pegar nossas malas que estavam na recepção e fomos almoçar novamente no Chillis no Suria KLCC, na base das Torres Petronas. Esse shopping é realmente muito grande e também muito movimentado.
Pegamos o Metro até a Estação Central de Kuala Lumpur de onde sairia nosso Onibus até o Aeroporto, que fica super longe a uns 65 kilometros até la levamos quase 1 hora de viagem, pelo caminho passamos por varias plantações de Dende, usada por aqui para a produção do Palm Oil. Inclusive próximas ao circuito sepang de F1 onde acontece o GP da Malasia.
Pelo caminho passamos por uma enorme mesquita, mas infelizmente não consegui tirar boas fotos. Chegamos ao aeroporto quase 3 horas e meia antes da nossa partida, primeira coisa que tentamos fazer foi ir ao balcão da Airasia tentar pegar um voo para Singapura mais cedo, mas de bom mesmo a Airasia só tem o preço e os aviões novos o serviço consegue ser como o da Gol no Brasil, ou seja uma M.. Aproveitamos para pedir o reembolso das taxas de aeroporto do nosso voo para Austrália que acabamos não podendo ir, o infeliz do atendente deu apenas um papel com a reserva, fizemos ele dar um jeito de imprimir que ele colocou no sistema a solicitação de reembolso e ainda carimbar o papel, enquanto a Singapore Airlines leva 3-5 dias para efetuar o reembolso a Airasia leva 3 meses. Haja diferença.
Fizemos nosso check-inn e ficamos mofando no aeroporto ate a hora do nosso voo, a nossa sorte foi que achamos um café que por sinal tem o nome cientifico do género do Cacau , Theobroma, e pedimos um chocolate que estava Maravilhoso e ainda ganhamos acesso wi-fi para a Internet, nessas horas nada melhor que a Internet para o tempo passar.
Embarcamos de volta a Singapura, o avião estava praticamente lotado, por sorte a poltrona na janela ao meu lado foi uma das únicas a permanecer vazia, da janela do avião vi uma aeronave da Emirates, a partir do momento que nos preparávamos para a decolagem uma criança que estava na poltrona da frente do lado oposto começou a chorar e ficou assim em todos os 55 minutos do voo ate chegar em Singapura. Um inferno, essas horas acho que criança deveria pagar passagem inteira e ainda ter uma área isolada para elas no avião, por sorte nessas horas existe fone de ouvido. O pior é a incompetência da mãe em nao conseguir fazer a criança parar de chorar.
Chegamos pela ultima vez em Singapura, próxima vinda ao aeroporto programada será apenas quando estivermos deixando o país dia 23 rumo aos EUA, por ser época de F1 a imigração estava super simpática e nem fez perguntas que normalmente costumam fazer, nem se quer perguntou quantos dias pretendo ficar em Singapura. Pegamos o Táxi mesmo correndo o risco do congestionamento causado pela Formula 1, mas por sorte não pegamos nenhum, por sinal vindo pela PIE a via expressa que corta o centro da ilha até chegar em casa paramos apenas em 4 semáforos, isso é o que podemos chamar de linha expressa.
Por falar em Formula 1 aconteceu na mesma noite que chegamos de Kuala Lumpur um show no Fort Canning da Beyoncé e Black Eyed Peas, apesar do custo do ingresso de 200 SGD o mais barato o show estava lotado, é muito dinheiro para um show que você fica espremido numa multidão de gente, mas ainda sim depois da um certo arrependimento de não ter ido, mas com o preço do ingresso é muito melhor ir viajar.
Fiquei muito feliz que a Plumeria que herdamos da Rachel quando chegamos em Singapura e ela estava mudando para Califórnia, que estava quase morta na época, resolveu se despedir da gente, ela começou a florescer neste domingo, dia da corrida que o Lewis Hamilton ganhou e que o Rubinho Barrichello apesar de ter largado bem acabou ficando um pouco mais distante do Jason Button que apesar de largar atrás dele conseguiu acabar a corrida em sua frente.
Os preparativos da nossa Oktoberfest na sexta-feira já estão encaminhados, ontem aproveitei para fazer o convite e encaminhar para nossos convidados, além do meu aniversário na quinta feira, estamos fazendo essa festa como uma festa de despedida para nossos amigos Brasileiros mais próximos aqui em Singapura.
Final de semana tambem será tempo de fazer sobremesas, já que o Mau vai fazer uma festinha de despedida tambem no escritório com doces brasileiros, como Canjica, Brigadeiro, Cajuzinho, Musse de Maracujá, Beijinho de Coco, pudim de leite etc.
Veja os comentários
Nossa, amei os vídeos do aquário! Só animais lindos e imensos! O que era aquela arraia, e o tal do Mero? :-O Os tubarões tb enormes, bem maior do que dos outros aquários que já vi.
Simone
Até conhecer o Aquário de Atlanta o KLCC Aquaria era na opinião o melhor aquário que já tinha visitado na vida... Se vocês passarem por KL super recomendo fazer nem que seja uma visitinha rápida.. O bom que ele esta localizado pertinho da Petronas Twin Towers
Bjs