Categorias: Asia Destinos Estilo Experiências Passeios e Atrações Turísticas Singapura Viagem Viagem com Crianças Zoológicos

Jurong Bird Park: O incrível parque das aves de Singapura

Parque das Aves em Singapura

Singapura conta atualmente com 4 zoológicos de primeira linha e que são atualmente administrados pelo Wildlife Reserves Singapore. O Jurong Bird Park é o mais antigo deles, e também uma de nossas atrações favoritas na cidade.  Por essas e outras, vira e mexe quando passamos por Singapura, fazemos questão de visitar o famoso parque das aves de Singapura novamente.

Aberto ao público em 3 de janeiro de 1971, o Jurong Bird Park de Singapura, acredite se quiser, foi inspirado num aviário que existia (talvez ainda exista) no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Hoje, passados mais de 45 anos desde sua inauguração e depois de algumas reformas milionárias. O parque das aves de Singapura ostenta o título de maior parque de aves do mundo (em número total de animais em exposição). Apresentando um total de mais de 5.000 aves de cerca de 400 espécies.

 O parque das aves de Singapura está localizado no distrito de Jurong numa área de aproximadamente 20,2 hectares no oeste da cidade-estado em que o visitante é levado a conhecer aproximadamente cerca de 25 exibições / habitats com algumas das mais bonitas e intrigantes aves do planeta.

No entanto, à partir de 2020, o Jurong Bird Park deve mudar de endereço e este post deve se tornar obsoleto. O parque das aves de Singapura será transferido para Mandai, onde os outros 3 zooloógicos de Singapura se encontram atualmente e onde também será inaugurado um quinto parque com a temática das florestas tropicais perfazendo um complexo de eco-turismo com 5 parques administrados pela Mandai Safari Park Holdings , os quais combinados se estenderão por aproximadamente 126 hectares.

Já falei sobre o Jurong Bird Park lá no meu antigo blog aqui, aqui e aqui. Porém, como estes posts são lá de 2008 e 2009 respectivamente quando ainda morávamos em Singapura, algumas coisas mudaram de lá para cá. Vale à pena falar sobre ele aqui também.

Imprevistos acontecem! Garanta seu seguro de viagem aqui!
Utilize o link promocional: CLIQUE AQUI para receber desconto em sua compra.

Como a última grande reforma no parque aconteceu em 2006, de lá para cá algumas coisas infelizmente já demonstram alguns sinais de depreciação pelo tempo. Nada que chegue a  comprometer a visita, mas se você visitou o parque alguns anos atrás e for visitar agora novamente, talvez vai perceber isso. Mas como já disse nada que comprometa a visita.

A única coisa que realmente deixou saudades dos tempos que ainda morava em Singapura, foi o Monorail suspenso que atravessava o parque das aves oferecendo uma outra perspectiva da visita. Desde 2010 não existe mais, e foi substituído por um trenzinho elétrico que trafega pelas ruas do parque. (Não incluído no ingresso).

Por outro lado, o parquinho de diversão para a criançada (Birdz of Play), que estava sendo construído em nossa última visita ainda como residente, está pronto e ficou bem bacana. Principalmente se você visita Singapura e o parque das aves com crianças.

A mais nova atração do parque, inaugurada depois que deixamos Singapura, é  o Breeding & Research Centre. Uma área aberta à visitação em que os visitantes podem, através dos vidros, observar a área de pesquisa do parque, assim como as incubadoras e os filhotes recém nascidos de vários tipos de aves. Super legal!

Outra coisa que você deve fazer quando visita o parque das aves de Singapura é assistir aos shows com aves do parque. O High Flyers Show (11:00 & 15:00) e o Kings of the Skies  (10:00 & 16:00) são provavelmente meus favoritos.

Outra coisa que sempre vale a pena conferir, é o horário em que as aves são alimentadas (Veja os horários aqui). Sempre aprendemos alguma coisa extra quando os tratadores conversam com o público falando um pouco mais sobre o comportamento e biologia da espécie em questão.

Em minha última visita participei alimentação dos pelicanos e dos passarinhos do African Waterfall Aviary, visto que visitei o parque durante semana, essas são basicamente as únicas opções disponíveis. Já para quem visita o parque nos finais de semana e feriados, este tipo de atividade acontece com outras espécies de aves, como os flamingos e avestruzes.

Como nas outras visitas ao parque, tentei adotar um roteiro horário de visitação aos viveiros. (Você pode fazer no sentido contrário se quiser, mas como o parque está meio que numa encosta de morro prefiro subir o morro no começo do passeio quando estamos mais descansados). Mas lembre-se que você pode pegar o trenzinho elétrico também. Eu pessoalmente, ainda prefiro explorar o parque a pé.

Para este post ficar um pouco mais didático, veja o mapa do parque aqui, e acompanhe o nosso passeio pelo Jurong Bird Park:

Principais atrações do parque das aves de Singapura

Penguin Coast

Localizado logo na entrada do parque, o ambiente dos pengüins do Jurong Bird Park é geralmente a primeira e/ou última atração que todo mundo visita. Das 17 espécies de pengüins existentes no mundo o Jurong Bird Park possui 4. São elas os pinguins reais, pinguins de Humboldt, Macaroni e Rockhopper.

Todos os dias as 10:30 e 15:30 é possível acompanhar a alimentação dos mesmos.  E como o local onde eles vivem é refrigerado, o ambiente interno do Penguin Coast é excelente para dar uma refrescada do calor escaldante de Singapura.

Flamingo Pool

Nesta área do parque encontramos 2 das mais bonitas espécies de flamingos do mundo: Os flamingos do Chile, caracterizados or seus bicos brancos com a ponta preta e os Flamingos do Caribe, este último provavelmente o mais bonito dos flamingos. Com uma penagem viva ele tem como uma de suas principais características o fato de ter um bico triclor.. (Base branca, meio vermelho e ponta preta). Os flamingos no Jurong Bird Park foram introduzidos em 1972, um ano após a abertura do parque e desde então, possui um dos mais bem sucedidos programas de reprodução da espécie em cativeiro da Ásia.

Show King of the Skies no Hawk Walk

Este é um dos shows diários que acontecem no parque. O primeiro deles acontece as 10:00 da manhã e é repetido as 16:00. É um show interativo que tem como foco as aves de rapina e a cetraria (arte de criar aves de rapina para caça). É um showzinho bem interessante com corujas, falcões, águias e abutres, que além de demonstrações fala um pouco sobre a história desta milenar tradição.

Breeding & Research Centre

Apesar desta área do parque existir desde 1988, foi só a partir de 2012 que os visitantes puderam conhecer um pouco mais dos bastidores do programa de reprodução em cativeiro de várias espécies existentes no parque. Por alí, além das incubadoras, encontramos a área de preparação dos alimentos, assim como a “maternidade” e a “creche”, onde os animais são cuidados por veterinários e empregados do parque 24h por dia, 7 dias da semana até que tenham condições de sobreviverem sozinhos, seja em cativeiro, seja em seus ambiente natural.

World of Darkness

Um viveiro que literalmente troca o dia pela noite, onde o visitante tem a oportunidade de conhecer algumas das mais curiosas aves com hábitos noturnos do mundo. O destaque para esta área fica por conta das corujas. São pelo menos umas 8-10 espécies de corujas e outras aves notívagas, neste que foi o primeiro viveiro noturno de aves de toda a Ásia.

Show High Flyers Show no Pools Amphitheatre

Esse é sem dúvida o principal e mais famoso show do Jurong Bird Park. Ele acontece diariamente às 11:00 e é repetido às 15:00. Lançado em 2001 em celebração ao nosso 30 º aniversário do parque, o show apresenta dezenas de aves fazendo uma série de truques, sobrevoos e acrobacias que fazem a alegria da platéia.

Entre eles, o destque na minha opinião, fica por conta de um papagaio chamado de Amigo. O animal, além de saber contar de 0 a 10 em chinês, sabe cantar parabéns para você em Inglês e um outro som em Bahasa Malayu (língua falada na Malásia).

Encerrando o show, o palco principal do Pools Amphitheatre é literalmente tomado por um bando de cerca de 100 aves num grand finale inesquecível, que as crianças em particular adoram.

Heliconia Walk

O Jurong Bird Park além de ser o maior parque de aves do mundo, é também casa da maior coleção de Helicônias do Sudeste Asiático. Com um total de 167 espécies e cultivares da planta que pertence à mesma família das bananeiras, o parque recebeu em 1989 o título centro de referência da Heliconia Society International.

A existência desta vasta coleção de helicônias no interior do parque se deve não apenas pelas suas propriedades paisagísticas, mas principalmente pelo fato de muitas espécies de pássaros dependenrem da planta como fonte de alimento. Nativas das Américas do Sul e Central + Papua Nova Guiné, essas plantas são totalmente dependente dos pássaro para sua polinização e dispersão no ambiente.

Apesar de o parque não ter beija-flores, outras aves importantes para a polinização de dispersão de plantas podem ser encontradas pelos viveiros desta área do parque.

Royal Ramble

Neste viveiro encontramos 3 das maiores espécies de pombas do mundo. Elas são tão graúdas que num primeiro momento você até pensa que elas são quase uma galinha. Nativas da Indonésia/ Papua Nova Guiné, os animais encontram-se  seriamente ameaçados de extinção pela perda gradual do seu habitát natural. Outras causas para o declínio de suas populações nativas está a caça ilegal para alimentação, e a caça esportiva pelas penas de seu curioso penacho.

Hornbill & Toucans Exhibit

Nestes enormes viveiros, não só encontramos várias espécies de tucanos da américa do sul, como também a maior coleção de Hornbills do Sudeste Asiático. Hornbills são pássaros bastante barulhentos que são predominantemente encontrados do Sudeste Asiático. Como toda esta região tem enfrentado um alto grau de destruição de suas florestas para o plantio de óleo de palma, muitas das espécies dispostas no parque estão em vias de extinção.

A boa notícia é que o parque possui um dos mais bem sucedidos programas de reprodução em cativeiro de Hornbills do mundo.

Window on Paradise

Neste  viveiro de cerca de 40 metros de comprimento, encontramos algumas das mais raras e curiosas aves do parque. Entre elas a ave símbolo do peru (Rupicola peruviana). Uma ave com intenso dimorfismo sexual. Enquanto o macho é laranja e todo imponente, a fêma e marrom e bem sem gracinha.

Lory Loft

Este gigantesco viveiro é provavelmente o mais popular entre todos os visitantes do parque. Por alí encontramos centenas de papagaios australianos que podem ser alimentados com um preparado vendido ali mesmo no próprio viveiro.

Os animais tendem a ser mais receptivos e curiosos logo no início da manhã (quando acordam com fome) que no período da tarde.

O local conta com várias passarelas suspensas em meio a vegetação que procura recriar as condições naturais encontradas pelos animais em seu habitat natural. Se prepare, pois as vezes você sai de lá “carimbado”. Afinal de contas os bichos comem o dia todo. E tudo que eles comem tem que eventualmente sair.

Birds of Prey

Nestes enormes viveiros encontramos diversos exemplares de aves de rapina. Entre elas A American Bald Eagle, a famosa águia americana. Alguns dos animais alí podem ter uma envergadura de até mais de 3 metros de comprimento.

Jungle Jewels Flight Aviary

Neste viveiro de cerca de 14 metros de altura, encontramos inúmeros pássaros relativamente comuns nas florestas brasileiras como a saíra-sete-cores, canarinho, cardeal, sanhaçu e por aí vai. O local é ótimo para fotografar estas pequenas coloridas criaturas de penas.

Bird Discovery Centre

O Bird Discovery Centre é um centro de educação ambiental, que tem como principal objetivo mostrar não apenas a diversidade e vários aspectos associados a biologia da classe das aves, mas também a importância delas para o homem e o ecossistema como um todo. Vale a pena visitar.

Mandarin Duck

Considerados por muitos um dos membros mais bonitos da família dos patos/gansos/marrecos. Neste viveiro além de um lago com carpa encontramos alguns marrecos de pequim. A razão de existir esse espaço exclusivo para ele no parque se deve, principalmente, ao fato de eles representarem a felicidade matrimonial e a fidelidade conjugal segundo as tradições orientais.

Dinosaur Descendants

Nesta parte do parque encontramos algumas das maiores aves do mundo, como o Avestruz, a Ema, o Emu e o Casuar Australiano. Segundo os estudos evolucionistas estas criaturas seraim descendentes diretas dos Dinossauros.

Tendo morado na Nova Zelândia, senti falta de um Kiwi nesta parte da exposição. Se bem que eles provavelmente teriam que ser acomodados no World of Darkness.

Pelican Cove + Pelican Feeding

Das 8 espécies de pelicanos existentes ao redor do mundo, o Jurong Bird Park possui 7. O melhor horário para visita-los e na hora que eles são alimentados (14:00) pois além de toda a bagunça que eles fazem na hora da comida, é possível observar eles mergulhando para pegar os peixes que por ventura caíram na água. No final da apresentação, você pode comprar alguns peixes e alimentá-los também é bem divertido.

African Waterfall Aviary + Birds Feeding

Este é o maior dos viveiros do parque.. com uma altura equivalente a um edifício de 13 andares, ele cobre uma área de aproximadamente 2 hectares. Em seu interior encontramos mais de 600 aves africanas voando “livremente” de um lado para o outro.

Lá dentro, também encontramos uma enorme cachoeira artificial de aproximadamente 30 metros de altura, que quando foi inaugurada era a mais alta cachoeira artificial do mundo.

Procure, na medida do possível, estar lá na hora em que os pássaros são alimentados (10:30 e 14:30). Desta forma você poderá vê-los de pertinho e pode até mesmo comprar umas “larvinhas” para alimentá-los.. Pode até parecer meio nojento, mas é super legal os passarinhos virem para comer na sua mão.

Posso estar enganado, mas no passado tinha impressão de que haviam mais espécies por lá!

Swan Lake

Com 3 diferentes espécies de gansos em exposição neste lago, você além de observar estas graciosas e imponentes criaturas. Além disso, vai descobrir que eles são umas das aves mais velozes em vôo,  com velocidades que podem quase chegar aos 100 Km/h.

Parrot Paradise

Com um total de 32 viveiros diferentes, o Parrot Paradise como o próprio nome diz é o paraíso dos Psitacídeos (Papagaios, Araras, Periquitos, Cockatoos, Calopsitas e afins). A maioria dos animais alí encontrados são da Austrália e América do Sul. Eles são barulhentos, mas lindos!!

Flamingo Lake

Com um bando de aproximadamente cerca de 1000 flamingos rosados, esta área do parque é uma das mais fotografadas por casais fazendo seus respectivos álbuns de casamento.

Wetlands

A última mostra que visitamos no parque é a que mostra algumas espécies que vivem em áreas alagadas. Como este é um dos ecossistemas mais ameaçados do mundo na atualidade, algumas das aves que existem nesta parte do parque também encontram-se seriamente ameaçadas de extinção.

Entre elas temos o Shoebill Este intrigante pássaro africano é na verdade do mesmo grupo das cegonhas/garças e tem como principal característica o seu bico em forma de sapato.

Enfim, desta forma encerramos mais uma visita ao Jurong Bird Park de Singapura. Um parque que é um verdadeiro deleite para os amantes da natureza e para as crianças. Para os Birdwatchers de plantão, está é talvez a principal atração para você que visita Singapura.

Informações úteis para visitar o parque das aves em Singapura

Horário de funcionamento:

O Jurong Bird Park abre 365 dias por ano das 08:30 às 18:00 sendo que a último ingresso é vendido às 17:00.

Tickets

Os tickets podem ser comprados pela Internet ou diretamente na bilheteria do parque. Lembrando que, se você também pretende visitar outros parques (River Safari, Night Safari e Singapore Zoo) compre o ingresso combinado. Fica mais barato. Uma vez comprando o ticket em combo, você tem até 30 dias para utiliza-lo nos outros parques.

Como Chegar:

Existem várias opções de transporte para se chegar ao Jurong Bird Park. Eu particularmente recomendo o táxi. Sim é mais caro (cerca de 20-30SGD da Orchard Road), mas muito mais rápido e cômodo.

Para quem quiser chegar ao parque usando o transporte público, basta pegar a linha verde do metrô em direção Joo Koon e descer na estação Boon Lay. Dali você pega o ônibus 194 ou 251 até a porta do parque. O trajeto de ônibus entre a estação de Boon Lay e o Parque dura cerca de 10 minutos. Vindo da área central da cidade com transporte público reserve cerca de 1 hora e 20 minutos em cada sentido.

Mapa:

Clique nesse link para visualizar o mapa do Parque das Aves de Singapura

Jurong Bird Park - O Parque das aves de Singapura

Se este post foi útil para você, ajude o blog a continuar existindo reservando hotel, alugando carro, contratando seguro viagem, comprando passagens, SIM Cards e reservando seus passeios e atrações. Prestigiando nosso trabalho e planejando suas viagens através dos links do blog continuaremos a postar dicas e posts de nossas aventuras pelo mundo e assim esperamos ajudar a melhorar ainda mais a sua experiência de viagem.

Reservando através dos links do blog você não paga mais por isso, mas o blog recebe uma pequena comissão. Você pode ficar sabendo mais sobre como isso funciona na política do blog Fotos & Destinos.

Aproveite também para seguir nossas redes sociais como Instagram e Facebook

 

Obrigado!!

Oscar Augusto Risch

Veja os comentários

  • Estive lendo o post e é muito grande a diversidade Ornitológica desse parque. Como este mundo é repleto de informações. Muito lindo!.. bjs
    As fotos do post estão Maravilhosas...

    • Legal saber que você gostou do post e das fotos.. Esse parque das aves em Singapura é lindo!!

  • Fotos lindas, as suas. Parabéns pela reportagem.
    Quando fui a Cingapura, amei esse lugar! O melhor show de aves que já vi.

    • Obrigado Sônia

      E pensar que em 2020 um novo parque de aves será aberto perto dom Zoológico para substituir o atual...

Compartilhe

Posts Recentes

  • Cervejaria
  • Cultura
  • Destinos
  • Estilo
  • Experiências
  • Filmes
  • Gastronomia
  • Ilha Norte da Nova Zelândia
  • Matamata
  • Nova Zelandia
  • Oceania
  • Parques Temáticos
  • Passeios e Atrações Turísticas
  • Road Trip
  • Viagem
  • Viagem com Crianças
  • Viagem em família
  • Viagem Solo

Hobbiton: Visitando o condado dos Hobbits na Nova Zelândia

5 anos atrás
  • Aventura
  • Ecoturismo
  • Estilo
  • Experiências
  • Fiji
  • Ilhas
  • Lua de Mel
  • Mergulho
  • Natureza
  • Oceania
  • Paraísos Tropicais
  • Planejamento de Viagem
  • Praias
  • Reserva Marinha
  • Snorkel
  • Utilidades
  • Viagem
  • Vida Selvagem

Fiji: Dicas para curtir esse pedacinho do paraíso

5 anos atrás
  • Aquários
  • Big Island
  • Blog
  • Destinos
  • Ecoturismo
  • Estados Unidos
  • Estilo
  • Experiências
  • Hawaii
  • Mergulho
  • Natureza
  • Oceania
  • Paraísos Tropicais
  • Passeios de Barco
  • Passeios e Atrações Turísticas
  • Reserva Marinha
  • Snorkel
  • Viagem
  • Viagem Aventura
  • Vida Selvagem

Nadando com Manta Rays em Big Island no Hawaii

5 anos atrás
  • Aventura
  • Caverna
  • Coromandel
  • Coromandel Peninsula
  • Destinos
  • Ecoturismo
  • Estações do Ano
  • Estilo
  • Experiências
  • Ilha Norte da Nova Zelândia
  • Lua de Mel
  • Mergulho
  • Natureza
  • Nova Zelandia
  • Oceania
  • Passeio à pé
  • Passeios e Atrações Turísticas
  • Praias
  • Reserva Marinha
  • Snorkel
  • Trilhas & Trekking
  • Verão
  • Viagem
  • Viagem em família

Coromandel: Cathedral Cove e Hot Water Beach

5 anos atrás