- On 22/01/2015
- In Austrália Cultura Destinos Estilo Experiências Jardins Botânicos Lua de Mel Lugares Históricos New South Wales Oceania Parques e Jardins Passeio à pé Passeios e Atrações Turísticas Sydney Viagem Viagem com Crianças Viagem em família Viagem Romântica Viagem Solo
- Tags: Atrações Turísticas de Sydney, Aves, Baía de Sydney, Botanica, circular quay, Darling Harbour, Destino RBBV, Engenharia Florestal, Esculturas, Flora, Flores, Floresta, Florestas de Eucalyptus, Harbour Bridge, Herbário, Horticultura, Jardim, Jardim Botânico de Sydney, Jardinagem, Jardins, Jardins Botânicos na Austrália, Natureza, O que fazer em Sydney, Opera House, Opera House de Sydney, Paisagismo, Parques, Plantas, Plantas Nativas, Plantas Ornamentais, Sydney Harbour, Sydney Harbour Bridge, sydney opera house, Vista Panorâmica, Woolloomooloo Bay
Jardim Botânico de Sydney
Sydney Royal Botanic Gardens
O Jardim Botânico de Sydney (Sydney Royal Botanic Gardens) está estrategicamente localizado às margens da Farm Cove na baía de Sydney e praticamente ao lado da icônica Sydney Opera House. Ocupando uma área de aproximadamente 30 hectares que somados ao Sydney Domain perfazem um total de 64 hectares, o Jardim Botânico Real de Sydney é o mais importante e visitado um dos 3 jardins botânicos existentes na região da grande Sydney.
Um excelente passeio a partir do circular Quay na região da Opera House, o Jardim Botânico de Sydney foi fundado em 1816, e é considerado a primeira instituição de pesquisa científca da Austrália. Com milhares de plantas espalhadas em mais de 20 jardins temáticos diferentes e uma impressionante coleção de mais de 1,2 milhões de exsicatas que datam desde 1770, o Jardim Botânico de Sydney e o herbário nacional de New South Wales são referência mundial em plantas nativas australianas e de outras ilhas do pacífico.
Considerado um dos maiores herbários na Australásia, uma visita ao herbário é uma experiência fantástica para quem curte sistemática e ilustração botânica. Boa parte do material arquivado neste herbário, muitas vezes descreveu a espécie para ciência. Como Engenheiro florestal por formação, não pude deixar de conferir alguns materiais sobre o gênero Eucalyptus. Para quem não sabe, o gênero Eucalyptus é uma das espécies madeireiras mais plantadas do mundo e ele é nativo da Austrália. E o estado de New South Wales tem a maior variedade de espécies de Eucalyptus sp do mundo.
Bem mesmo aqueles que não são assim tão ligado em plantas, vão curtir o passeio pelo Jardim Botânico de Sydney. Afinal de contas, para quem esta visitando a maior cidade da Austrália, além de ser um parque super agradável e bonito para se caminhar é de lá que conseguimos algumas das melhores fotos da Sydney Opera House e da Sydney Harbour Bridge.
Como mencionado anteriormente no post, o Jardim Botânico Real de Sydney tem pelo menos uns 20 jardins temáticos que vão desde o Jardins das pteridófitas até outras plantas raras e ameaçadas de extinção. E apesar de não ter nenhuma grande estufa a não ser o tropical Center, o Fernery e a Palm House, a coleção de plantas do Jardim Botânico conta com plantas bem interessantes. Muitas das quais, você provavelmente nunca viu antes na vida.
Porém tenho que admitir, a grande atração do local não são necessariamente as plantas e sim o visual da baía e do skyline de Sydney. Sendo assim, muita gente aproveita as dependências do jardim para correr e fazer caminhadas ou ainda para fazer picnic ou mesmo lagartear ao sol. Bem se morasse em Sydney eu certamente seria um frequentador assíduo do Jardim Botânico.
Algo que me chamou bastante atenção durante a visita foi a quantidade de espécies de aves que vivem por alí.. No final das contas, acho que acabei tirando mais fotos de paisagem e de passarinhos do que plantas propriamente ditas.
Além das aves, o Jardim Botânico de Sydney também é bem famoso por abrigar uma grande colônia de morcegos gigantes, que na Austrália são chamados de Flying Foxes.
Quando visitar o local, não deixe de caminhar até o Mrs Macquaires Point para tirar aquela tradicional foto de cartão postal de Sydney com a ponte e a ópera. Por sinal, quando visitamos o local, nesta área (já fora dos limites do Jardim Botânico) estava rolando um super festival de música eletrônica. Por isso que algumas fotos parece um formigueiro humano, mas fora isso geralmente é um lugar super tranquilo.
Seguindo caminhando adiante depois de passar o Mrs Macquaires Chair, com a baía de Woolloomooloo a sua esquerda, você chega até a Andrew (Boy) Charlton Swimming Pool, uma das inúmeras piscinas públicas de Sydney. Acho um barato a infra-estrutura de esportes existentes pela cidade. Isso talvez explique, por que em Sydney é quase impossível encontrar gordinhos na rua.
Mais um jardim botânico lindo para a minha listinha, influenciada por este blog.
Abs
Flora
Eee.. O Jardim Botânico de Sydney é bem bacana… O visual de lá para a cidade é fantástico.. Recomendo a visita
Abs
Esse Jardim Botânico parece maravilhoso!! bjo
O parque é bem legal, mas o visual para a Opera House, a Baía de Sydney e o CBD que é na verdade o melhor de tudo 😀
Muito Bom !!!!
O Jardim Botânico de Sydney esta mesmo num local privilegiado!! Obrigada por compartilhar com a gente
Legal que você curtiu..
Obrigado pela visita
Abs
[…] Veja também: O Jardim Botânico de Sydney […]
[…] Conheça o Jardim Botânico de Sydney […]
Oscar, estou planejando o roteiro pra meus dias na Austrália, vou em abril.
Você acha que 4 dias inteiros em Sydney é muito pouco? Ainda vou passar 1 dia lá antes do voo de volta, pois meu voo parte de Sydney.
Ah, também sou engenheira florestal, com certeza irei ao Jardim Botânico.. E as Blue Mountains, valem a viagem? Já li alguns relatos negativos de lá..
Oi Laís
Acho que 4 dias em Sydney é digamos o mínimo “ideal”. A cidade tem muitas coisas legais para você conhecer. Aqui no Blog você encontra alguns dos nossos lugares favoritos na cidade.
Quanto as Blue Mountains eu achei muito legal.. Não sei se você vai estar viajando por outros destinos da Austrália, mas no meu caso foi a oportunidade de conhecer uma floresta australiana.. As Blue Mountains tem uma série de trilhas interessantes para você conhecer.. Eu fiquei 2 dias por lá explorando Jamison Valley e Megalong Valley.. Achei que valeu o passeio sim!!
Abraço