- On 01/09/2015
- In Auckland Destinos Estilo Experiências Ilha Norte da Nova Zelândia Jardins Botânicos Nova Zelandia Oceania Parques e Jardins Passeios e Atrações Turísticas Viagem Viagem com Crianças Viagem em família
- Tags: Arvores, Atrações em Auckland, Atrações Turísticas de Auckland, Auckland com crianças, Auckland em 1 dia, Biodiversidade, Birdwatching, Botanica, Cerejeiras, Cherry Blossom, Conservação da Natureza, Destino RBBV, Dicas de Restaurante em Auckland, Educação Ambiental, Engenharia Florestal, Esculturas, Flora, Floração das Cerejeiras, Flores, Flores e Plantas, Floresta, Florestas Nativas, Herbário, Horticultura, Jardim, Jardim Botânico de Auckland, Jardinagem, Jardins, Jardins Botânicos na Nova Zelândia, Natureza, Paisagismo, Parques, parques em auckland, Plantas, Plantas Nativas, Plantas Ornamentais, Reserva Ecológica, Sakura, Trilhas
Jardim Botânico de Auckland
Jardim Botânico de Auckland
O Auckland Regional Botanic Gardens está localizado em Manurewa e pode ser considerado um Jardim Botânico bastante jovem quando comparado à outros Jardins Botânicos da Nova Zelândia e do mundo. Com uma coleção de mais de 10 mil plantas dos quatro cantos do mundo, o Auckland Botanic Gardens é um pequeno oásis para aqueles que curtem flores e plantas ornamentais.
Aberto a visitação pública em 1982, ele ocupa uma área de aproximadamente 64 hectares a cerca de 25 km ao Sul do centro de Auckland e às margens da SH 1, a estrada que corta a Nova Zelândia de Cape Reinga ao Norte à Bluff no Sul.
Longe de ser um dos melhores jardins botânicos que já visitei no mundo, mas muito melhor que a grande maioria dos Jardins Botânicos existentes no Brasil. O Jardim Botânico de Auckland é um pouco afastado do centro, mas é um ótimo lugar para passear em família e com crianças em Auckland.
Com instalações modernas que compreendem um estiloso centro de visitantes (inaugurado em 2005). A sede do Jardim Botânico de Auckland conta com um amplo espaço para eventos e exposições, uma biblioteca, um herbário e ainda um ótimo café.
Por estar localizado a mais de 25 Km do centro da cidade, infelizmente ele não é uma das atrações mais acessíveis e visitadas de Auckland. No entanto, para quem tem um pouco mais de tempo, e esta de carro na cidade. Ele pode se revelar uma ótima surpresa. Por estar para os lados do aeroporto, ele pode ser também facilmente visitado caso você esteja de carro e tenha umas 2-3 horas sobrando antes de embarcar ou quando estiver seguindo de carro para Auckland ou outros destinos da Ilha Norte da Nova Zelândia.
Desde nossa mudança para a Nova Zelândia em Setembro de 2012, visitei o local em diferentes oportunidades (Primavera, Verão, Outono e Inverno). Em todas as visitas fiz um roteiro bastante parecido e em sentido horário.
Visitando o Jardim Botânico de Auckland
Entrando pelo visitor center, comece a visita pelo agradável e diferente jardim das plantas comestíveis (Edibles). Neste jardim, frutas, legumes, nozes e flores comestíveis são apresentados de forma didática de forma a incentivar as pessoas cultivarem mais do seu próprio alimento em casa. Alí existe um interessante display informativo que compara diferentes métodos de compostagem. Dependendo da época de sua visita, com um pouco de sorte dá até para “roubar“, digo experiementar um morango ou outra fruta que esteja madura no Pomar.
Seguindo adiante, visite o Jardim de plantas nativas da Nova Zelândia. Alí os visitantes tem uma ótima oportunidade de conhecer um pouco mais algumas das mais de 2357 espécies de plantas nativas encontradas na Nova Zelândia e um pouco sobre as características únicas da vegetação Neozelandesa. Uma característica especial deste jardim é que ele tem um espaço reservado para cultivo e conservação de espécies nativas altamente ameaçadas de extinção.
Essas plantas não necessariamente são as plantas ornamentais mais bonitas do mundo. Porém o trabalho desenvolvido pelo Jardim Botânico de Auckland para o entendimento da biologia reprodutiva destas plantas é fundamental para a conservação das mesmas.
Continuando a explorar o Jardim Botânico de Auckland, passando pelo Lower Lake, as coisas se tornam um pouco mais “exóticas”. Palmeiras resistentes ao frio de vários cantos do mundo crescem na maior coleção de palmeiras da Nova Zelândia, o Palms Garden. Por alí também fica o Gondwana Arboretum, um arboreto único que reune diversas espécies de várias partes do hemisfério sul, plantas que faziam parte do antigo super-continente de Gondwana.
Como Engenheiro Florestal por formação, adorei ver vários representantes da família Araucariacea por alí. Na minha opinião, uma das partes mais interessantes do Jardim Botânico de Auckland. Por sinal você sabia que a maior diversidade de araucárias do mundo é encontrada na Oceania? Nova Caledônia e Norfolk Island são hotspots de biodiversidade para o gênero no mundo.
Já na extremidade norte do Jardim Botânico de Auckland, existe um interessante remanescente de floresta nativa, considerada como um dos melhores exemplos de uma floresta de folhosas/coníferas de várzea no sul de Auckland, com tempo é legal caminhar por alí e além das plantas observar as inúmeras aves que habitam o local.
Já voltando em direção ao visitor center pela margem oposta do lower lake, as flores passam a ganhar mais destaque. Por alí encontramos o jardins das rosas (florescem entre novembro e fevereiro e são lindas), camélias e as belíssimas cerejeiras (que aqui florescem entre setembro e outubro).
A partir dali o Spring Blossom Valley (onde estão as cerejeiras) levam o visitante ao jardim africano, uma interessante coleção de plantas do extremo sul do continente africano – uma área considerada como um dos mais ricos ricos ecossistemas florais do mundo.
Passando o Upper Lake, encontramos o intrigante Rock Garden, um intrigante jardim de cactos, crassuleaceas e outras suculentas, considerado a maior e mais completa coleção deste tipo de plantas na Nova Zelândia.
Encerrando a visita, o tema comestível emerge mais uma vez num contexto mais aromático no jardim de ervas. Nesta parte da visita, o visitante é convidado a explorar a contribuição que as plantas e seus compostos fazem aos medicamentos, corantes, repelentes de insetos, cosméticos, perfumes e afins.
Enfim, este é um pouco do Jardim Botânico de Auckland. Para dizer a verdade, a única coisa que sinto falta no Jardim Botânico de Auckland é de uma estufa e talvez um pouco mais de flores, principalmente durante os meses de Outono e Inverno. Mas pelo jardim existem várias esculturas e espaços destinados as crianças. Se fosse para dar uma nota de 0-10 ao Jardim Botânico de Auckland eu provavelmente daria um 7 – 8 para o local.
.
Que lugar lindo! Jardins botânicos são sempre um ótimo passeio, principalmente com família, um programa mais tranquilo!
Com certeza!!! Um passeio delicioso para se fazer em família!!
Obrigado pela visita 😀
Ahhhh! Não acredito que perdemos o Jardim Botânico quando estivemos em Auckland!?
Se bem que é um ótimo motivo para voltar. Né?
Que lindo!
Adoramos o seu relato e as fotos estão ótimas!
Bjo
Ahhh.. que peninha!!! Mas como você mesmo disse, sempre é bom ter bons motivos para voltar!! A verdade é que o Jardim Botânico de Auckland é um pouco contra-mão e se você não estiver de carro é meio complicadinho de ir visitar e como na Nova Zelândia não faltam coisas legais para fazer, acaba ficando fora do roteiro de muitas pessoas, mas é um local muito gostoso de passear.
Que lugar lindo! A Nova Zelândia sempre causou um fascínio em mim. Post guardadíssimo para uma visita futura. Parabéns pelo trabalho!
A Nova Zelândia é realmente fascinante.. Visite assim que você puder!! na minha opinião o país mais bonito do mundo!!
Eu também adoro jardins, quando a chega a primavera eu passo a maior parte do tempo no parque. Belíssimo, parabéns!
Passear por um jardim bonito e bem cuidado é tudo de bom né?!
Obrigado pela visita 😀
Abs
Qual vc acha que é o Jardim Botânico mais legal do mundo? O de Singa? Falando em Singa, tô morrendo de saudades de lá. bj
Pergunta difícil de responder.. Acho que o melhor Jardim Botânico do mundos para mim continua sendo o Kew Gardens em Londres, Singapura vem logo atrás e na minha opinião é o Melhor Jardim Botânico Tropical do Mundo. Na Nova Zelândia por exemplo o meu Jardim Botânico predileto é o de Christchurch e no Brasil o do Rio de Janeiro.. Cada um deles tem algo único..
Eu também adoro Singapura sempre que dá a gente tenta dar um pulinho por lá.. Agora em Abril estamos indo de novo!!
Quando a gente fala e Austrália, sempre vem a fauna diferentona à nossa mente, mas olha… pelo visto a flora é linda também. Adorei!
Tanto a Fauna quanto a Flora da Nova Zelândia são absolutamente únicos!!
Que lindo esse jardim botãnico! Estivemos agora na Africa do Sul e o de Cape Town é demais também e me lembrou muito quando vi as fotos do jardim africano. Boa dica para os amantes da natureza!
Que legal!!! A Flora da Africa do Sul é muito peculiar.. Morro de vontade de conhecer. Sempre que posso tento conhecer o Jardim Botânico dos lugares que conheço. Como Engenheiro Florestal por formação eu “piro” nesses lugares 😀
Que lugar mais lindo!!! Adoro passear em Jardins Botânicos e esse realmente parece valer a pena. Cada foto mais linda que a outra.
Eu também adoro esse tipo de programa. O Jardim Botânico de Auckland não é exatamente o mais bonito do país, mas tendo a oportunidade não custa nada conhecer. Até porque a visita é gratuita.
Que lindo deve ser esse Jardim Botânico! Sou louca pra conhecer a NZ, principalmente pela natureza. Adorei as fotos, parabéns!
A Nova Zelândia é fantástica… Na minha opinião é um dos países mais bonitos e compactos do mundo. A diversidade das paisagens e o fato de ter sido uma das últimas áreas do planeta a terem sido descobertas pelo homem fazem do país um destino absolutamente único.
Simplesmente maravilhoso, como o país é rico em fauna e flora…..
Legal que você curtiu 😀 realmente é um país único em termos ecológicos
Olá Oscar, matando a pau mais uma vez, com esse belo post do Jardim Botânico de Auckland. Sempre que podemos, vamos aqui no do Rio de Janeiro, casado com passeio no Parque Lage, que é bem legal!
Obrigado pela visita e pelo comentário.
Ainda não conheço o parque da Lage mas tenho muita vontade de conhecer.
Abs