Considerado um dos maiores e mais antigos mercados a céu aberto dos EUA, o Italian Market de Philadelphia é um verdadeiro legado vivo da imigração italiana nos EUA do final do século XIX e início do Século XX. Extendendo-se por cerca de dez quarteirões ao longo da Ninth Street na região sul da cidade de Philadelphia, o Italian Market é uma atraçãosuper tradicional da cidade e que foi imortalizada pelo Filme do Rocky Balboa.
Em outro Post aqui no Blog, comentei sobre nossa experiência no Reading Terminal Market de Philadelphia. E como adoramos conhecer este tipo de lugar, e como sabíamos da existência deste outro mercado fomos então finalmente conhecer o tal do mercado italiano de Philadelfia.
O Italian Market é composto por dezenas de mercadores, vendendo frutas, verduras e legumes frescos em bancas que lembram bastante uma feira livre. Além disso, ao longo da 9th South Street encontramos vários estabelecimentos como açougues, padarias, peixarias, lojas especializadas em especiarias e produtos importados. Em sua grande maioria, oriundos da Itália que complementam a atmosfera do lugar. Isso ainda sem falar nas várias lojas gourmet e restaurantes.
Muitos destes estabelecimentos, são negócios familiares que passaram de geração em geração, reminiscências de um outro tempo, onde cada família/estabelecimento era especializado num tipo de produto específico. Isto é, muito antes do advento dos super-mercados, que trouxeram consigo a concorrência desleal, a qual iniciou uma verdadeira fase de extinção deste tipo de negócio.
Hoje, apesar de sua forte herança italiana, é notório a gentrificação que o bairro e o mercado tem passado ao longo dos últimos anos. A chegada de novos imigrantes à américa, oriundos das mais diversas culturas e regiões acabaram abrindo espaço para uma nova “onda de sabores internacionais”. Então não estranhe se você estiver no mercado italiano e se deparar com muitos estabelecimentos mexicanos, ou mesmo restaurantes de comida asiática.
Isso num primeiro momento, deixa a impressão de que o verdadeiro Italian Market parece estar “morrendo/perdendo sua essência”. Mas basta pisar dentro de um destes estabelecimentos tradicionais que resistem ao tempo, como o Claudio’s specialty foods, para você se maravilhar com a incrível variedade de produtos em exposição.
Para dizer a verdade, apesar de se extender por quase 10 quarteirões, a parte que mais nos interessou do mercado encontra-se confinada entre a Christian e Carpenter Street. Mas não se pode deixar de conhecer o restante do mercado e ir até o cruzamento da com 9th South Street com a East Passyunk Ave. Local onde se encontram dois dos mais tradicionais e famosos Philly Cheesteak da cidade.
Bem não posso deixar de ainda mencionar nossa parada no Anthony’s Chocolate House, onde além de praticar um pouco do seu italiano, ainda ganhamos uma amostrinha de uma maça coberta com chocolate. Além disso não resistimos e compramos morangos cobertos com chocolate (deliciosos) e alguns pretzels cobertos com chocolate. Diga-se de passagem o Pretzel com chocolate branco e coco é divino
Do outro lado da rua fica o Di Bruno Bros, uma loja especializada em queijos, além dos enormes e deliciosos Provolones, Grana Padanos, Parmegiano Reggianos, Pecorino Romano só para citar alguns dos deliciosos queijos italianos. Conhecemos o maior Nutella que já vimos na vida.. Uma verdadeira “bomba de hidrogênio” calórica.
Conhecemos também o , Talluto’s um estabelecimento especializado em massas, compramos algumas massas prontas congeladas deliciosas (Conchiglioni de Queijos, Manicotti de Ricotta, Raviolli Fungi), que apesar de não serem muito baratos, recomendamos. O sabor era surpreendente, bem parecido com aqueles feitos em casa.
Passamos ainda por alguns outros estabelecimentos. Mas só sei que onde quer que você entre, você fica com vontade de pelo menos experimentar alguma coisa. Enfim esse é aquele tipo de lugar capaz de encher não apenas os olhos e deixar qualquer um morrendo de fome ou muito satisfeito.
Antes de irmos embora, aproveitamos para comprar um pão Italiano, mortadela e queijo provolone no Claudio’s. As fatias são cortadas tão finas que quase é possivel enxergar através delas. O mais legal de tudo é que sempre que perguntamos se podiamos experimentar e as amostras eram bem generosas .
Para finalizar, uma dasmelhores épocas para visitar o mercado é durante o Italian Festival e a procissão de Todos os Santos que acontece todos os anos, no terceiro final de semana de Maio.
Veja os comentários
excelente dica, adoro visitar feiras e mercados.
Ele é uma das melhores atrações de Philadelphia na minha opinião.
Obrigado pela visita
Que post delicioso de se ler. São tantas lojas e opções que deve ser difícil escolher o que comer, comprar ou olhar. A gentrificação que você mencionou é um fenômeno mundial cada vez mais comum.
Obrigado pela visita. A Gentrificação é um processo infelizmente irreversível.
Suas fotos estão ótimas! Adoraria conhecer este lugar em uma viagem à Philadelphia!
Gostei das dicas e da variedade de itens que se pode encontrar neste lugar! =)
Obrigado
Abs
Nossa, como eu amooooo mercados gastronômicos! E um italiano então? Adorei o post e as dicas de lojas específicas!
Obrigado!!! Nos últimos anos o mercado tem perdido um pouco da sua identidade italiana. Por outro lado o influxo de imigrantes Mexicanos e latinos tem incluído novas atrações interessantes. Na ultima temporada do Chef's Table do Netflix um dos episódios conta a história de uma chefe mexicana que entrou ilegalmente nos EUA e hoje tem seu restaurantezinho lá e que foi eleito um dos 10 melhores dos EUA pela crítica especializada.
Que lugar bacana! Não conheço mas suas fotos me deram uma ótima visão do lugar e fiquei com muita vontade de conhecer. Obrigada.
Que legal que consegui transmitir um pouco do local para você.