Nossa visita ao Parque Nacional de Yosemite, acabou rendendo ao todo uma série de 10 Posts. Assim como na série de Posts sobre nossa passagem pelo Napa Valley, achei que seria conveniente produzir um Post Resumo. Tanto pelo fato de organizar melhor nosso roteiro (Veja Mapa), como para ajudar de forma resumida todos aqueles que pretendem fazer uma visita ao Yosemite National Park.
Entrada Parque Nacional Yosemite Hgw 120
Localizado no Leste da Califórnia numa região que abriga 3 dos 5 parques nacionais mais antigos dos EUA, o imenso Parque Nacional de Yosemite é tão vasto que chega a ter quase o mesmo tamanho do menor estados dos Estados Unidos. O estado de Rhode Island.
Paisagem do Yosemite Valley com Rio Merced e El Capitain
Como uma beleza ímpar e uma diversidade de paisagens surpreendente. O Parque Nacional de Yosemite atrai milhares de turistas todos os meses e que fazem dele o terceiro Parque Nacional mais visitado dos EUA. Perdendo apenas para o Great Smoky Montains National Park e o Grand Cannyon National Park .
Árvores cercadas por montanhas em Yosemite
Além de toda sua a beleza natural, o Parque Nacional de Yosemite teve um papel fundamental na concepção do conceito moderno de áreas naturais protegidas. E desde 1984 figura entre os Patrimônios Mundiais da Humanidade.
Half Dome visto do Yosemite Valley
Chegamos até nosso destino, saindo do Napa Valley e até lá foram cerca de 4 horas e meia de viagem seguindo pelas Highways 12 e 4. Uma viagem relativamente longa, mas marcada por uma interessante mudança de altitude e na paisagem.
Afloramento Rochoso em Tuolumne Meadows, Yosemite NP
Entramos no Parque Nacional de Yosemite por uma de suas 4 entradas. Para isso pagamos a taxa de 35 USD (por carro) que dá transito livre pelo parque no período de 7 dias.
Half Dome vistop da Hgw 120
Nosso primeiro destino foi Yosemite Valley, destino obrigatório para todos aqueles que visitam ou pretendem visitar o parque em qualquer época do ano. Afinal de contas é ali que se encontram algumas das mais populares e conhecidas atrações do Yosemite National Park. Entre as quais destacam-se Bridaveil Falls, Yosemite Falls, El Capitain e Half Dome. Bem como o Ahwahnee Hotel, que infelizmente não conseguimos lugar, mesmo com 4 meses de antecedência.
Yosemite Falls com Volume dágua bastante reduzido
Depois disso, seguimos em direção ao “Yosemite Highlands” pela Tioga Pass Road. A qual fecha durante o inverno e só reabre em meados da primavera. (Para ver as datas clique aqui) Este caminho nos levou para um lado um pouco menos conhecido do Yosemite e em direção à uma das mais famosas estações de esqui da Califórnia em Mammoth Lakes, onde ficamos hospedados por duas noites.
Tioga Pass Rd
Pelo Caminho fizemos uma parada técnica em Olmsted Point, um mirante às margens do Tenaya Cannyon, localizado a mais de 2500 metros de altitude em relação ao nível do mar de onde se tem uma visão privilegiada do Tenaya Lake e do Half Dome através do Tenaya Cannyon em direção ao Yosemite Valley.
Half Dome visto de Olmsted Point
E um pouco mais a frente, paramos no Tenaya Lake. Um enorme lago de origem glacial localizado a 2484 metros de altitude. O qual se transforma num dos destinos mais populares entre os visitantes que visitam Yosemite durante o verão.
Final de Tarde no Tenaya Lake
Em seguida seguimos ao Tuolumne Meawdows, um vasto planalto cercado por montanhas e que tem papel fundamental no ciclo hidrológico de Yosemite. Um verdadeiro oásis para a fauna local. Tanto que se você pretende avistar algum animal selvagem em Yosemite este é o local ideal para tentar encontrar alguma coisa.
Cervo em Tuolumne Meadows – Yosemite Highlands
Como comentei num dos Posts acabamos optando em ficar em Mammoth Lakes. Apesar dos 100 Km de viagem que separavam Yosemite Valley até Mammoth Lakes, valeu muito à pena. O caminho através da Tioga Pass Roadé belissimo, passamos por paisagens maravilhosas de tirar o fôlego dentro do Parque Nacional de Yosemite e depois na Floresta Nacional de Inyo.
Lago Tioga
A Floresta Nacional de Inyo apesar de não tão famosa quanto seu vizinho Yosemite tem paisagens que não deixam nem um pouco a desejar.
Entrada da floresta nacional de Inyo
Em Mamoth Lakes visitamos à região dos lagos. Um conjunto de algumas dezenas de lagos de origem glacial/vulcânica, dos quais 8 deles são facilmente acessíveis de carro. O hotel que ficamos hospedados era excelente e com uma relação custo-benefício incrível.
Vista para o Twin Lakes em Mammoth Lakes – Califórnia
Em nosso retorno ao Yosemite National Park, saímos cedinho da região de Mammoth Lakes e seguimos novamente pela Tioga Pass Road em direção ao Yosemite Valley. Depois de cerca de 2 horas e meia de viagem e algumas paradas pelo caminho chegamos ao Tunnel View Point na Wawona Road. Uma das paisagens mais fotografadas do Yosemite.
MauOscar no Tunnel View Point – Yosemite National Park
Dali seguimos até Glacier Point. Uma das paisagens mais impressionantes de todo o parque, dali você consegue enxergar “de camarote” quase todas as principais atrações do parque.
Vista na chegada ao Glacier Point
Seguindo adiante em direção ao Sul, passamos pelo Wawona Hotel, outra opção interessante para quem quiser ficar hospedado dentro dos limites do Parque. Trata-se de um dos primeiros hotel/resort da Sierra Nevada e o primeiro hotel dentro de Yosemite. Construído em 1876 em estilo vitoriano.
Wawona Hotel – Parque Nacional Yosemite
Para encerrar nossa visita ao Yosemite, fomos à Mariposa Grove. Um dos 3 bosques remanescentes de Sequóias Gigantes (Sequoiadendrum giganteum) existentes dentro dos limites do Parque Nacional de Yosemite na Califórnia. O local conta com mais de 200 árvores com um diâmetro superior a 3 metros, e tem algumas das maiores árvores dentro dos limites do parque.
Grizzly Giant Sequoia uma das maiores da Mariposa Grove
Depois de passarmos 3 dias entre as paisagens mais deslumbrantes que já vimos na vida, era hora de nos despedirmos de Yosemite e seguir para a última etapa de nosso périplo pelo Golden State. Desta vez rumando em direção ao Pacífico onde conheceríamos a surpreendente San Francisco.
Paisagem Interior da Califórnia
Não Deixe de visitar o site do Parque Nacional para maiores informações
Médias de Temperatura e Precipitação em Yosemite
Mapa com os Posts da Série Explorando Yosemite
Veja os comentários
Esse post está completíssimo de Yosemite! Muitoooo bom!
Fui para lá há exatamente 1 ano e deu um trabalhão conseguir juntar todas as informações de como chegar lá, caminhos, onde ver, como ver, ainda mais na época que eu fui, em pleno inverno! Ainda não fiz um post no Vambora sobre isso mas está na listinha!
Yosemite foi realmente um dos lugares mais bonitos qu eu ja fui na vida! Na saida do Tunnel, cairam até algumas lagrimas de ver o vale do parque...é maravilhoso! Dá trabalho, mas quem puder tem que ir!
Obs: o mapinha que vcs fizeram está sensacional! Adorei!
Oi Guta
Obrigado pela visitinha.. Eu também amei o Yosemite, como Engenheiro Florestal conhecer a primeira área natural protegida das américas e de quebra ver as gigantescas sequóias foi algo que realmente foi inesquecível..
A visão do Yosemite Valley do Tunnel View Point e do Glacier Point são sem dúvidas as mais bonitas do parque, mas eu sinceramente não vi nada feio por lá.. Até as áreas afetadas pelos incêndios florestais tinham sua beleza :P
O Mapinha deu um pouco de trabalho, mas achei legal colocar cada post digamos georeferenciado para que as pessoas possam entender um pouco melhor o Yosemite..'
Ficamos 3 dias, deu para conhecer quase tudo, mas esse é o tipo de lugar que se você quiser ficar 1 mês você pode e todo dia vai se surpreender.. A única coisa que realmente acho uma furada é fazer um bate e volta.. O Parque precisa de pelo menos 2/3 dias..
Bjs
Fiquei curioso em ver o Yosemite nevado..
Muito legal!!!
Em 2009 passei rapidíssimo por Yosemite (não sabia que era tão lindo!) e dormimos no Tenaya Lodge, logo na saída do parque (Mariposa Grove). Gostei muito, e dá pra achar bons preços com antecedencia!
Oi Adri
Como você falou, antecedência é tudo.. Comecei a planejar a viagem no final de Maio e quando fui fazer as reservas não consegui mais lugar no Ahwahnee Hotel no Yosemite Valley para Agosto.. Mas por um lado fiquei feliz que não tenhamos conseguido.. Por conta disso acabamos conhecendo Mammoth Lakes e gostamos tanto que acabamos nem fazendo um Bate e volta programado ao Yosemite, e decidimos ficar um dia explorando a região.. Valeu muito!!! Além disso o Hotel era uma delicia :D Em alta temporada a diária é cerca de 450 USD e nós pagamos 80-100 :D
Obrigado pela visitinha :D
Muito legal o post. Estou planejando ficar 1 mês em São Francisco. Quero muito ir a Yosemite Park. Mas sem carro rola? é fácil andar por lá?
Agradeço,
Juh
Olá Juliana
Olha se você conseguir chegar até o Parque, digo o Yosemite Valley acho que até rola sim.. Mas eu ainda recomendaria pegar um carro.. Você tem mais liberdade para explorar melhor os lugares.. Existem ônibus Gratuitos do parque ligando algumas das principais atrações, mas isso também depende muito do que você pretende ver e quanto tempo pretende ficar..
Abraço
Oi, Oscar.
Tem uns dois meses, comecei a te pertubar por aqui, com perguntas sobre uma futura viagem à California.
Desde então, consegui evolui. Tenho as datas: na virada do ano. E o tempo: serão 15 dias, contando os dias no avião (tou louca que inventem teletransporte).
Ainda estou fechando quantos dias/lugar, mas tenho uma dúvida cruel.
Vou começar por Las Vegas. Em seguida, vou para Mammoth Lakes OU Big Bear Lake. Sobre Mammoth, li os seus post e adorei. Sei que devido à neve, será difícil avançar até Yosemite. E Big Bear? Você já ouviu falar? Aqui, entenda, o objetivo da brasileira aqui é REALMENTE ver neve. Fiquei com a impressão de que Big Bear meio que já era, mas…
Outra questão: para que nunca dirigiu nessa condições (neve), vc acha que eu deveria evitar esses lugares?
De qualquer um dos dois lugares, sigo prá Santa Barbara, depois San Francisco.
Além de visitar constantemente o VnV, sempre paro por aqui e na Maryanne. O Wazari também tá postando sobre a região.
Obrigada pela imensa boa vontade.
Cristiana
Primeiramente mudei seu comentário de lugar para ficar dentro do contexto do Post.
Então realmente em Dezembro a Tioga Pass Road que dá acesso ao Yosemite vai estar fechada por conta do inverno, assim como quase todas as estradas que cortam a Gran Sierra. A única alternativa seria subir até o Lake Tahoe e pegar a I-80
As estradas Interestaduais como a I-80 costumam ser bem tratadas e a não ser que esteja nevando em pícaros é relativamente tranquilo trafegar.. Claro que usando toda a cautela possivel.. Utilizar distancias maiores entre um carro e outro. O que faz a viagem ficar ainda mais longa e cansativa..
Eu pessoalmente acho que seu roteiro está um pouco cansativo D+ , principalmente para ser feito durante o inverno. Nas outras estações viajar de carro longas distâncias até agradável para quem gosta, mas se vocês pegarem muita neve no caminho vai ser bem cansativo..
Até porque pelo que vi vocês pensam em fazer a Highway 1 também..
Só um Conselho desça de San Francisco para o Sul e não ao contrário, para você estar dirigindo ao lado do Oceano Pacífico. Assim você pode encostar o carro a qualquer momento que quiser parar para tirar fotos.. Se vocês fossem fazer o trajeto "natural"essa viagem de Las Vegas até Santa Bárbara, passando pelo Lake Tahoe/Mammoth Lakes e San Francisco daria cerca de 1700 kilometros é puxado de mais não é não?!?!
Se fosse você voaria até San Francisco, desceria até L.A subiria para Las Vegas.. Existem várias estações de ski nesta região se o objetivo é ver neve.. Uma listinha com algumas delas http://www.weather.com/outlook/recreation/ski/resortslist/USCA0638?from=pif_loc_ski
Eu já escutei falar sobre Big Bear, mas não sei muita coisa não.. Mas olhando no mapa faz muito mais sentido do que subir até Mammoth/Lake Tahoe
Espero ter ajudado e não ter deixado vc ainda mais confusa..
Oscar,
Primeiramente, muito boas as fotos e todas as informações, você está de parabéns.
Bom, eu pretendo ir para a Los Angeles no inverno e gostaria muito de ir a Yosemite. Minha grande preocupação é alugar um carro e ter problemas para dirigir por conta da neve. Você tem alguma dica para me ajudar?
Obrigado,
Felipe
Felipe
Desculpe a demora em responder sua pergunta....Estou no meio de uma mudança e recebendo visita do Brasil...
Então durante o inverno algumas estradas fecham dentro do Yosemite.. O Máximo que você conseguirá visitar é o Yosemite Valley e dependendo das condições Mariposa Grove e Glacier Point..
Dirigir na neve não é dificil.. Mas requer atenção redobrada, distâncias maiores entre um carro e o outro e principalmente velocidade reduzida.. Na hora de escoler um carro de preferência a um com tração nas quatro rodas, isso da uma melhor estabilidade.. Mas se não conseguir um AWD basta dirigir com atenção... Na Internet existem várias páginas com uma série de outras dicas para quem vai dirigir na neve...
Boa Viagem
Abraço
Oi,
Vou pra california em julho, e ficarei 6 dias em sao francisco. Estarei de carro, e quero ir um dia pra conhecer o Yosemite. Mas quero ir e voltar no mesmo dia.
O que consigo ver em 1 dia? O que você recomenda?
Estou na dúvida se vou conhecer o Yosemite ou Lake Tahoe. Só posso escolher um, pois os outros dias já estão planejados. Você conhece lake tahoe?
Reservei um dia também pra conhecer Napa Valley, mas é coisa de ida e volta no mesmo dia, você acha que vale a pena?
Obrigado
Priscila
Priscila
Sinceramente falando não acho que valha ir até o Yosemite para um bate e volta... Todas as pessoas que eu conheço que já foram neste esquema se arrependem (http://viajarepensar.blogspot.com/2011/01/bate-volta-ao-yosemite-nao-repitam.html) .. Yosemite merece pelo menos dias dias inteiros para ser visitado... Numa forma geral 3 dias é o ideal, mas mesmo que você fique duas semanas no parque ainda vai ter coisa para fazer... Se eu fosse você ou desistia do Napa Valley ou desistia do Yosemite...
No caso do Napa Valley um bate e volta é suficiente.. Em um dia é possivel visitar 2 - 3 vinicolas... Mais uma vez acho que o ideal são dois dias.. Nossa estratégia foi usar um dia para a degustação dos espumantes da região de Carneros e Yountville e o segundo dia para os vinhos tintos Cabernet Sauvignon e Pinnot Noir.. Tenho uma série aqui no Blog sobre isso :D
Abraço
MauOscar,
Estou indo em julho p/ SFO, quero levar minha filha de 11 anos no Six Flags em Vallejo e depois seguir p/ Yosemite, dormir por lá (por favor me indique algumas cidades próximas, caso não encontre hotel dentro do parque) e seguir p Monterey , onde irei até LA. Mas lendo o blog , vi o link "viajarepensar batevolta", onde é relatado um pouco sobre a estrada , como perigosa, sinousa e com aqueles abismo colados (tem até uma foto). Agora estou um pouco na dúvida, tenho medo desse tipo de estrada ainda mais com uma criança. Mesmo saindo de VAllejo é assim e lá dentro do parque? Por favor me dê uma ajuda sobre esse trajeto.
Obrigada,
Sol
Mauoscar,,
por favor qdo puder, me responda o email de 08/04!
Obrigada,
Sol
Sol
Nas últimas 2 semanas estive viajando e durante as viagens não tenho costume de checar emails e responder a questionamentos aqui do Blog.. Mas assim que volto de viagem faço questao de responder a todos
Abraço
Oscar
Sol
Sim a estrada é bem sinuosa.. Mas se programando para viajar durante o dia não há problemas.. Bem nos também não ficamos no parque e escolhemos ficar em Mammoth Lakes que é uma estação de esqui que fica atrás do parque.. O local é lindo mas so recomendo se voce pretender explorar 1 dia a mais aquela região repleta de lagos e montanhas..
Como voce estará vindo de Vallejo e devera entrar no parque pela mesma entrada que entramos tenho que dizer que há poucas opcões pelo que pude perceber no caminho antes da entrada do parque em Groveland CA.. Mas pelo menos existem
Abraço
Mau, Oscar,
Esse post é muito bom! Estou animadíssima!
Mas para me planejar, gostaria de ter uma idéia de quanto fica uma viagem dessas, considerando a chegada de carro, com hospedagem, alimentação etc... desconsiderando apenas o valor das passagens!
Poderiam me dar uma dica?
Sabrina
Essa é uma pergunta muito genérica e extremamente difícil de ser respondida..
São muitas variáveis para serem consideradas..
Em primeiro lugar, tudo depende da época do ano que você estará indo, de onde estará saindo ( São Francisco? Reno? Sacramento?), quanto tempo pretende ficar? , qual tipo de hospedagem você pretende utilizar?, tipo de carro que vai alugar, preço da gasolina?.... Enfim de uma forma geral acho que "chutando" você gasta uma média de 150-200 USD por dia no Yosemite ficando hospedada nas opções economicas do parque ou ficando fora dele... Esse foi mais ou menos o custo de nossa viagem em Agosto do Ano passado..
Abraço
Olá, Oscar!
Adorei o novo formato do blog, parabéns!
Quanto ao post, muito bom também! Estive bem pertinho de Yosemite e infelizmente com pouquíssimo tempo para esticar até lá e conhecer, mas definitivamente este parque, assim como o Yellowstone, estão no meu top list para conhecer!
Os mapinhas explicativos são úteis e as fotos são de babar - tenho uma paixão especial por fotos e viagens de paisagens! Parabéns!
Um abraço,
Clarissa
Oi Clarissa
Fico feliz que o Formato do Novo Blog também tenha te agradado.. Na verdade era para eu colocar ele no ar no dia no aniversario do Blog, fazer surpresa... Mas como eu sou péssimo para isso e como com o layout rodando organizar as coisas mais facilmente "estraguei" a surpresa propositalmente...
Eu amei o Yosemite e mal posso esperar para Setembro chegar e conhecer o Yellowstone... Também sou apaixonado por fotos e viagens de natureza.. Não é por acaso que fiz Engenharia Florestal.. rsrs
Bjs e obrigado pela visita :D
Olá
estou agora no lugar certo. Infelizmente não posso mudar o trajeto pois já estou com as passagens emitidas. Tenho 15 dias para ir de San Diego até San Francisco .
preciso ir até san Francisco para depois ir para o parque ou ante de chegar em SF tem alguma saida mais perto? No parque qual o melhor lugar para ficar?
obrigada
abs
Olá Beatriz
Então.. Minha sugestão de Descer de San Francisco para San Diego se dá pelo fato de você poder parar mais facilmente ao longo da Highway 01 para fotografar.. Mas a ordem dos fatores não altera muito o produto.
Minha sugestão era, você sair de San Diego, seguir ao longo da Highway 01 até Monterrey, Minha sugestão era você pernoitar em algum lugar no caminho ou em Carmel by the Sea. No dia seguinte seguir ate o Yosemite, que de Monterrey são cerca de 4-5 horas de viagem. Você deve ir ate Monterrey para passar pelo famosa 17 Miles Drive que é o trecho mais bonito da estrada (Infelizmente não conheci)..
Enfim quanto a hospedagem em Yosemite, tudo vai depender do seu gosto e bolso. Como você deve ter visto nos posts desta série ficamos hospedados fora do parque... Se fosse me hospedar dentro ficaria no Ahwanee Hotel, mas infelizmente quando fomos fazer as reservas já estava lotado...
Abraço
Precisando alguma outra coisa estamos ai.,. Depois que você retornar de viagem passa aqui para contar como foi :D
Parabéns Oscar!!!Seu relato está maravilhoso, o que me fez pensar em planejar uma outra visita à Califórnia, além da que estou planejando para dez/2011. Só que agora, no verão!!
Eu e meu marido Oscar(seu xará), vamos passar 23 dias na CA. Não havia incluido Yosemite no roteiro, só que agora reservei 2 dias para dar pelo menos uma passadinha por lá.
Voce sabe me dizer que passeios estão disponíveis nessa época? Vi que muitas estradas estarão fechadas, voce acha que vale mesmo a pena?
Abrçs
Monica
Monica
Se você considera voltar à California em outra oportunidade recomendaria deixar Yosemite fora do seu roteiro desta vez.. No Inverno apesar de o Parque parecer lindissimo (não conheço pessoalmente neste época) ele vai estar com muitas restrições.. Boa parte das estradas estarão fechadas e boa parte das trilhas intrasitáveis.. E mesmo com algumas estradas permanecendo abertas, caso aconteça alguma nevasca mais forte a estrada poderá fechar.. Isso significa que se você não estiver no parque não vai conseguir chegar e se estiver dentro dele terá problemas para sair.. Muito provavelmente nada disso venha a acontecer. Mas sempre é bom estar atento as essas situações.. Se acabarem optando por ficar no parque faça suas reservas o mais rápido possivel pois as opções de hospedagem são bem limitadas.. E não caia na tentação de fazer um Bate e Volta... Digo que Yosemite (fora do inverno) merece pelo menos 2-3 dias completos, sendo 4 o ideal..
Abraços
Oscar