O Parque Nacional de Yellowstone foi o primeiro parque nacional, no sentido pleno da palavra, a ser estabelecido no mundo e é até hoje referência mundial em unidades de conservação. O maior parque nacional contínuo dos EUA foi criado em 1872 e está localizado nos platôs vulcânicos da porção noroeste do estado de Wyomming na região de fronteira com os estados de Montana e Idaho.
Entrada Sul do Parque Nacional de Yellowstone
Com uma área total de quase 8987 Km2 (equivalente a área do Chipre), o Yellowstone National Park é sem dúvida um dos lugares mais bonitos e fascinantes que já visitamos no mundo. Em qual outro lugar do mundo você encontra num só lugar lagos cristalinos, geysers, florestas, canyons, cachoeiras, vida selvagem abundante e vistas panorâmicas de tirar o fôlego como vimos nesta nossa passagem por este incrível patrimônio mundial da humanidade?
Pintura? Não!! Yellowstone
Islândia e Nova Zelândia talvez, mas certamente nenhum deles é tão completo e diverso e intrigante como Yellowstone.
Old Faithful Geyser o Geyser mais famoso do mundo
A verdade é que o Yellowstone National Park é o parque nacional mais completo dos EUA e provavelmente do mundo. Tanto que ao voltar de viagem postei no Twitter: Esqueça Grand Cannyon e Yosemite. Se um dia for aos EUA e tiver a oportunidade de visitar apenas 1 parque nacional vá ao Yellowstone”.
Paisagens magníficas e intocadas como esta são uma constante no parque
Graças a sua incrível diversidade de paisagens, rica vida animal e outras peculiaridades, não é à toa que ele já despertava o interesse das pessoas interessadas em sua preservação para as gerações futuras há mais de 1 século atrás. Afinal de contas, em nenhum outro lugar do mundo você irá encontrar mais atividade geotérmica concentrada num só lugar do que encontramos em Yellowstone.
Bisões Americanos pastando calmamente em Yellowstone
Cerca de 60% do número total de geysers, hotsprings, fumarolas, mudspots e outras “maravilhas” geológicas estão concentradas no interior do parque que é na verdade um grande panela de pressão, digo vulcão, prestes a explodir (em alguns milhares de anos eu espero).
Lago Safira um azul dificil de descrever que nem a máquina consegue captar
Boa parte daquilo que entendemos como Yellowstone hoje é na verdade a cratera de um enorme vulcão que explodiu várias vezes ao longo de sua história, a última destas explosões aconteceu há mais de 642 mil anos atrás. Parece muito tempo é verdade, mas em termos geológicos isso não é quase nada.
Embaixo de tudo isso existe um vulcão
O fato é que nos últimos anos, o USGS (Seviço Geológico dos EUA) tem observado uma atividade vulcânica / sismológica acima do normal na região. A pergunta que muitos cientistas e geólogos se fazem é: estaria o Yellowstone prestes a entrar em uma de suas cataclismáticas erupções nos próximos (milhares de) anos?
Floresta destruída pela atividade hidrotermal do parque
Esperamos que não. Visto que, no passado, erupções gigantes acontecidas há 2 milhões de anos, 1,3 milhão de anos e 642 mil anos foram, respectivamente, 2.5 mil vezes, 280 vezes e mil vezes mais fortes que a devastadora erupção do Monte Santa Helena, em 1980. Alterando não só o relevo da região, mas também o clima em uma escala global.
Mammoth Hot Springs na porção norte do parque
Local de uma incrível diversidade de plantas e animais, Yellowstone é sem dúvida um dos grandes santuários da vida selvagem do planeta. Animais que ao longo do tempo se adaptaram às condições únicas e extremas do lugar e que fazem de uma visita ao parque uma experiência absolutamente inesquecível.
Elk ao lado do Yellowstone Lake
Dentro dos limites do parque encontramos 7 espécies de coníferas, cerca de 1000 espécies de angiospermas nativas, 67 espécies de mamíferos (incluindo Ursos Pardos, Lobos, Bisões, Alces e Cervos), 320 espécies de aves e 12 espécies de peixes. O que é um número razoavelmente elevado para a latitude em que o parque se encontra.
Floresta temperada em Yellowstone
Como ultimamente não tenho conseguido dar conta de manter as séries atualizadas da forma como gostaria que elas estivessem, resolvi fazer este post introdutório ao Yellowstone National Park, o qual além de compartilhar um pouco da emoção de visitar esta verdadeira maravilha natural, deve ajudar quem esta planejando uma visita ao parque nacional de Yellowstone.
Kepler Cascades
O Parque Nacional de Yellowstone é enorme e tem quase o mesmo tamanho de Delaware e Rhode Island combinados. O que muitos dos visitantes que visitam o parque não se dão conta, é que o que geralmente visitam do parque (Lower e Upper Loop) não representa mais que 3% da área total do parque que tem seus os outros 97% de sua área considerada como área de vida selvagem praticamente intocada.
Para quem o visita o parque durante o meados da primavera, verão e início do Outono, Yellowstone possui 5 entradas principais:
Entrada Norte: (US 89) Ligando Yellowstone a Gardiner em Montana
Entrada Oeste: (US 20) Ligando Yellowstone a West Yellowstone em Montana
Entrada Sul: (US 89) Ligando Yellowstone a Jackson em Wyomming
Entrada Leste: (US 14/16/20) Ligando Yellowstone a Cody em Wyomming
Entrada Nordeste: (US 296) Ligando Yellowstone a Cooke City em Montana
No inverno, dirigir em Yellowstone é praticamente impossível. A Entrada Norte e Nordeste são as duas únicas entradas que permanecem abertas o ano inteiro no parque, assim como a única estrada transitável para veiculos comums entre Gardiner(N) e Cooke City (NE) em Montana.
Tanto que a sede da administração do parque (Yellowstone National Park Headquartes) está localizado no que uma vez foi o Fort Yellowstone na entrada norte do parque.
Se por acaso você resolver visitar o parque de carro (no inverno), vindo de Bozeman ou Billings, Montana, vale lembrar que depois de Cooke City a US 212 e US 296 fecham e você necessariamente precisa passar por Gardiner para chegar ou seguir viagem rumo a I-90. Veja o mapa das estradas abertas durante no inverno
Já todas as outras entradas e estradas no interior do parque fecham para o público as 08:00 da manhã da segunda-feira após o primeiro domingo de Novembro (independentemente da existência de neve ou não) e reabrem apenas para veículos especiais com tração especial para neve na segunda quinzena de Dezembro e permanecem abertos desta forma até meados de Março. Quando então reabrem para o tráfego normal de pessoas e veículos de passeio na segunda quinzena de Abril.
Dirigindo pelo Yellowstone
Por estar praticamente no meio do país, o ideal é combinar a viagem com um trecho aéreo até um dos 6 aeroportos mais próximos ao Yellowstone e lá alugar um carro para explorar o parque. O Problema é que estes aeroportos são pequenos e funcionam sazonalmente.
Os Aeroportos regionais que servem Yellowstone são:
West Yellowstone (WYS), MT (33 milhas – 54 Km) 1 hora de viagem
Jackson Hole (JAC), WY (88 Milhas – 142 Km ) 1 hora e 50 minutos de viagem
Cody (COD), WY (120 Milhas – 192 Km) 2 horas e 15 minutos de viagem
Bozeman (BZN), MT (122 Milhas – 196 Km ) 2 horas e 40 minutos de viagem
Billings (BIL), MT (228 Milhas – 367 Km ) 4 horas de viagem
Idaho Falls (IDA), ID (139 Milhas / 224 Km) 3 horas de viagem
Nós acabamos optando por chegar em Jackson Hole, aproveitando a ótima infra estrutura hoteleira desta famosa estação de esqui e a sua proximidade de outro parque nacional belissimo, o Grand Teton National Park.
Vale lembrar que por serem aeroportos pequenos e com funcionamento sazonal, a oferta de vôos além de limitada, costuma se refletir no preço das passagens. Muitas vezes um vôo até Yellowstone comprado aqui dentro dos EUA pode custar tanto ou até mais que o valor de uma passagem à Europa.
Uma alternativa neste caso é emitir a passagem usando milhas. (foi o que fizemos, apesar de ser quase impossível) ou para quem tem mais tempo e gosta de viajar de carro, a alternativa pode ser voar até Salt Lake City (SLC) em Utah (O maior aeroporto, inclusive internacional) e dirigir até o parque (600 Km +- 7 horas de viagem).
Porém, para aqueles que não pensam em alugar um carro existem algumas opções de serviços de ônibus conectando o parque ao resto do mundo no verão.
A Greyhound Lines tem ônibus ligando Bozeman e Livingston em Montana e Cody em Wyomming até o parque.
A Powder River têm um ônibus ligando Cody em Wyomming até o parque.
A Grey Line Tours oferece um ônibus ligando West Yellowstone em Montana ao parque e uma conexão do parque até Jackson em Wyomming.
No inverno a única opção disponível é um Shuttle disponibilizado pela Karst Stage entre Bozeman e Mammoth Hot Springs e West Yellowstone.
*Todas as distâncias e tempos de viagem colocadas aqui são referenciadas no Old Faithful Area ao lado do Geyser mais famoso do paque o Old Faithful Geyser. Lembrando que o tempo de viagem não leva em consideração possíveis paradas pelo caminho. (Por experiência própria é impossível viajar pelo Yellowstone sem fazer várias paradas pelo caminho).
Transporte pelo Yellowstone
Alugar um carro é certamente a melhor forma para chegar até Yellowstone e explorar o parque por conta própria no seu ritmo. Os carros podem ser alugados em qualquer um dos aeroportos mencionados acima. Ao contrário de Yosemite não existe transporte público fornecido pelo National Parque Service entre suas principais atrações.
A malha viária do interior do parque lembra uma espécie de oito, conectadas ao mundo pelas cinco entradas do parque. Geralmente costuma-se dividir a viagem entre Lower Loop (Circuito mais curto) e o Upper Loop (Circuito completo).
A Xanterra Resorts, a mesma empresa que tem a concessão para explorar a hospedagem e alimentação dentro do parque oferece um serviço de transporte durante o Verão/Outono. Ao todo são 3 tours, feitos com um histórico carro/ônibus turístico. Com o qual cruzamos pelo menos umas 3 – 4 vezes trafegando pelas estradas do parque.
O Lower Loop Tour, como o nome já sugere cobre as atrações do Lower Loop, ou seja as atrações da porção sul do parque que incluem algumas das atrações geotermais mais interessantes do parque.
O Upper Loop Tour parte do Lake Village, e do Canyon Lodge e percorre o Upper Loop porção norte do parque. Neste passeio entre as principais atrações temos o Yellowstone Lower e Upper Falls, Dunraven Pass, Mammoth Hotsprings entre outras atrações incríveis.
O Grand Loop Tour parte de Gardiner e do Mammoth Hot Springs Hotel e percorre todo o parque num dia. Certamente bastante corrido, mas para quem tem poco tempo pode vir a ser uma opção.
Durante o Inverno, estes veículos são substituídos por veículos especiais para neve que partem de alguns locais no parque. Para informação e/ou reservas ligue para (307) 344-7311.
Além dos tours da Xanterra, algumas empresas fazem visitas guiadas (excursões) ao parque, as quais geralmente partem das cidades do entorno da área. Durante o Inverno, algumas destas empresas operam também veículos adaptados para neve que geralmente partem de Mammoth Hot Springs.
Mas vale lembrar que a melhor forma de explorar o parque ainda é de carro e por conta própria. Para aqueles com preparo fisico e disposição para pedalar grandes distâncias, explorar o parque de bicicleta deve ser uma opção bastante interessante. E tem muita gente que faz. Bicicletas são disponíveis para aluguel em algumas localidades do parque.
Roosevelt Arch na entrada norte do parque em Montana
Para visitar o Yellowstone National Park, o NPS (National Park Service) cobra uma taxa de todos os veículos e pessoas que entram no parque. Esta taxa é cobrada uma única vez e tem validade de uma semana (sete dias) desde que você guarde o recibo que geralmente é afixado num mapa que você recebe ao entrar no parque pela primeira vez, você pode entrar e sair do parque quantas vezes quiser.
A boa notícia é que pagando esta taxa, você pode usufruir tanto do Parque Nacional de Yellowstone como no Grand Teton National Park. O taxa de entrada custa 25USD para veículos não-comerciais com até 5 passageiros, 12USD para ciclistas e pedestres, e 20USD para motociclistas e snowmobiles.
Para quem pretende ficar mais de 1 semana (meu sonho de consumo) o negócio é comprar logo um passe anual. O Passe Anual do Parque Nacional de Yellowstone custa 50 USD e assim como no passe semanal de 25 USD dá entrada nos parques de Yellowstone e Grand Teton.
Porém quem pretende visitar outros parques nacionais, florestas nacionais, monumentos, sitios históricos controlados pelo NPS, minha sugestão é considerar a compra do Passe Anual Interagências (Anual Interagency Pass). Ele custa 80 USD e permite a entrada na maior parte dos sítios recreacionais federais dos EUA, incluindo os parques nacionais de Yellowstone e Grand Teton, Yosemite, Grand Cannyon e afins. (Se tivessemos feito este passe no início do ano ele teria se pago.. Geralmente vale a pena para quem visita ou planeja visitar mais de 3 lugares ao longo do ano).
Sunrise Lake – Qualquer época vale uma visita. Principalmente se tiver céu azul!!
O parque mais antigo dos EUA pode ser visitado nas quatro estações do ano e cada uma dessas visitas certamente será diferente uma da outra. Nós estivemos lá no início do Outono mais especificamente na segunda quinzena de Setembro, nesta época do ano o número de visitantes não é mais tão alto comparado com os meses de alta estação (Junho-Agosto) (ou seja quase sem trânsito), as temperaturas já estão mais amenas e as árvores começam a dar os primeiros sinais da nova estação. Em outras palavras é a época perfeita!!
Depois do por do sol as temperaturas caem consideravelmente
O clima é um dos fatores que fazem do Yellowstone um lugar único no mundo e pode ser definido em uma palavra: imprevisível. Pode mudar muito rapidamente, de quente e ensolarado para um dia frio e chuvoso, por isso é importante estar preparado e vestir-se em várias camadas. Principalmente quando se faz trilhas e caminhadas mais longas.
Durante nossa visita ao Yellowstone National Park, pegamos dias parcialmente encobertos com algumas aberturas de sol. Chegamos a pegar temperaturas beirando os 30 graus Celsius durante a hora do almoço, a qual caia abaixo de zero, com formação de gelo no parabrisas, durante a madrugada.
No Upper Loop, próximo ao Mt. Everts, chegamos a pegar até um pouco de neve e granizo na estrada. Vale lembrar que a mudança de altitude em Yellowstone é fator preponderante para mudanças de temperatura de uma região para a outra. As altitudes em Yellowstone podem variar de 1600m acima do nível do mar até mais 3400 m de altitude. Como dizem que a cada 100 metros a temperatura tende a subir ou cair 1º C, temos só ai uma diferença de 18º C.
O importante é estar preparado para alterações bruscas de temperatura, que caracterizam o clima de Yellowstone. Leve sempre um casaco quente e impermeável, mesmo no Verão.
Ave em Yellowstone e ao fundo podemos ver a chegada do outono
Yellowstone no Verão – As temperaturas durante o dia ficam na casa dos 25°C e ocasionalmente chega aos 30°C em altitudes mais baixas. As noites são normalmente frescas e as temperaturas podem cair abaixo dos 0ºC am altitudes mais elevadas. As tempestades são comuns ao final da tarde.
Yellowstone no Inverno – Durante o dia as temperaturas ficam entre os -20°C e os -5°C. Durante a noite é comum as temperaturas cairem para abaixo de -20ºC. A temperatura mais baixa já registrada em Yellowstone foi -46°C em 1985. A quantidade média de precipitação de neve varia muito de ano para ano. Mas numa média caem cerca de 3.8 metros de neve por ano, valor que pode facilmente dobrar em altas altitudes.
Yellowstone na Primavera & Outono – Na minha opinião a melhor época para visitar Yellowstone é no início do Outrono. Nesta época as temperaturas durante o dia variam dos 0º aos 20°C com descidas de temperatura ocasionais à noite (-5 até -20°C). Pode nevar na Primavera e Outono em Yellowstone. Geralmente as acumulações de neve num período de 24 horas dificilmente excedem os 25cm. Maio costuma ser o mês mais chuvoso do ano.
Consulte as médias de temperatura e precipitação de Yellowstone.
Médias das temperaturas de Yellowstone segundo o Wheater Channel
Médias de Precipitação no Yellowstone National Park
Old Faithful Inn – O hotel mais famoso de Yellowstone
Assim como acontece no Grand Canyon a empresa que tem a concessão para explorar acomodação e alimentação nos limites do Yellowstone é a Xanterra. Nesta viagem tivemos a oportunidade de testar o serviço e a qualidade das acomodações de 4 das 9 opções de hotéis/lodges dentro do parque.
Assim como acontece em todos os outros parques nacionais dos EUA, as opções de acomodação enchem muito rapidamente e devem ser reservados com pelo menos 4-5 meses de antecedência. Fizemos nossas reservas com cerca de 5 meses de antecedência e não conseguimos nos hospedar no Old Faithful Inn (o hotel mais antigo dentro de um parque nacional no mundo) e nem em Mammoth Hot Springs Hotel.
Todos as opções de hospedagem explorados pela Xanterra dentro do parque de Yellowstone são para não-fumantes. Apesar de preços um pouco acima dos preços da hotelaria tradicional dos EUA (exceto NY), todos os quartos nos quais nos hospedamos eram limpos, confortáveis e aconchegantes apesar da decoração de gosto duvidoso (mas enfim estavamos em Wyomming). Para quem gosta de tecnologia problemas à vista: Os hotéis não tem Internet e o sinal de celular é praticamente inexistente.
Lake Yellowstone Hotel & Cabins,
Lake Lodge,
Old Faithful Snow Lodge,
Old Faithful Inn,
Old Faithful Lodge,
Canyon Lodge and Cabins,
Grant Village,
Mammoth Hot Springs Hotel & Cabins,
Roosevelt Lodge
Se voltasse ao Yellowstone, via Jackson Hole para um roteiro de 3-4 dias, hoje eu ficaria hospedado no primeiro dia na região do Yellowstone Lake, na segunda noite em Mammoth Hot Springs no norte do parque e os últimos 3- 4 dias na região do Old Faithful Geyser ou no sentido contrário. Desta forma otimizando tempo e economizando $$ nos deslocamentos.
Outra opção para quem não quer ficar hospedado dentro do parque é procurar por um hotel em West Yellowstone e Gardiner em Montana onde existem várias opções de hotéis de redes tradicionais dos EUA como Days Inn, Holiday Inn, Confort Inn, Super 8 entre outros.
As opções gastronômicas em Yellowstone são digamos limitadas e estão disponíveis basicamente nos hotéis/lodges administrados pela Xanterra Resorts. Ao todo existem 17 opções de restaurantes, delis, cafeterias para você escolher desde um Snack até um jantar ou buffet completo.
Com preços razoáveis e comida honesta, as opções alimentícias dentro do Yellowstone seriam satisfatórias se não fosse o serviço de péssima qualidade que encontramos em todos os restaurantes e cafeterias que testamos no parque. O pior caso foi no restaurante do lendário Old Faithful Inn.
Neste dia esperávamos um jantar em grande estilo e no final das contas tivemos uma grande decepção. Além de você ter que fazer reserva com antecedência mínima de 8 horas antes do jantar, ao chegarmos na hora reservada tivemos que esperar cerca de 30 minutos até nossa mesa estar disponível. Depois de sermos finalmente alocados em nossa mesa, o garçom que iria nos atender demorou outros 15 minutos para aparecer e anotar nossos pedidos. Acabamos optamos em ir para o Buffet que além de frio, estava com o Prime Rib (Prato principal) esgotado. Para finalizar o pedido das bebidas anotado depois dos 15 minutos de espera chegou quando já estávamos quase no final da refeição.
Ao terminarmos de jantar, pedimos para falar com a gerente do restaurante e explicamos nosso descontentamento com o serviço, quando pedimos para pagar a conta ela disse que seria por conta da casa e pediu desculpas. Entendemos que imprevistos acontecem, mas o grande problema dos restaurantes administrados pela Xanterra é o fato dele ser tocado por pessoas fazendo “internships” durante a temporada. Nada contra, mas neste casos um pouco de treinamento não faria mal a nínguem e faria a experiência do visitante que visita Yellowstone ainda mais inesquecível.
Canyon Lodge Dining Room
Canyon Lodge Cafeteria
Canyon Lodge Deli
Grant Village Dining Room
Grant Village Lake House Restaurant
Lake Lodge Cafeteria (dentre os lugares que testamos acabou sendo o melhor)
Lake Hotel Dining Room
Lake Deli
Mammoth Hotel Dining Room
Mammoth Terrace Grill
Old Faithful Inn Bear Paw Deli
Old Faithful Inn Dining Room
Old Faithful Lodge Cafeteria & Bake Shop
Old Faithful Snow Lodge Obsidian Dining Room
Old Faithful Snow Lodge
Geyser Grill Roosevelt Lodge Dining Room
Roosevelt Old West Dinner Cookout
South Entrance
Snake River
Moose Falls
Lewis River
Lewis Lake
Lewis Falls
Moose Falls em Yellowstone
West Thumb Geyser Basin & Grant Village
Lake Yellowstone
Gull Point Drive
Natural Bridge
Bridge Bay
Lago Yellowstone em Gull Point Drive
East Entrance & Lake Village
Fishing Bridge
Indian Pond
Pellican Valley
Steamboat Point
Lake Butte Overlook
Yellowstone Lake Sedge Bay
Mud Volcano / Sulphur Caldron
LeHardys Rapids
Hayden Valley
Mudspots na região do Mud Volcano/Sulfur Caldron
Canyon Area
Cannyon Village
South and North Rim
Upper Yellowstone Falls
Lower Yellowstone Falls
Washburn Hot Springs Overlook
Dunraven Pass
Close up no Yellowstone Cannyon
Northeast Entrance & Tower-Roosevelt
Tower Fall
Petrified Tree
Blacktail Deer Drive
Bufalos pastando próximo à interseção da NorthEast Entrance
North Entrance & Mammoth Hot Springs Area
Mammoth Hot Springs Terrace
Roosevelt Arch
Bunsen Peak
Golden Gate
Sheepeter Cliff
Obsidian Cliff
Beaver Lake
Terraços em Mammoth Hot Spring Area
Norris Geyser Basin
Roaring Mountain
Steam Boat Geyser
Fountain Paint Pot Area
Artists Paintpots
Monument Geyser Basin
Beryl Spring
Artist Paint Pots
West Entrance & West Yellowstone
Gibon Falls
Gibbon River
Madison River
Firehole Falls
Frehole Drive
Gibbon River
Lower Geyser Basin
Fountain Paintpot
Great Fountain Geyser
Um dos Geysers do Lower Geyser Basin
Midway Geyser Basin
Great Prismatic Spring
Prismatic Lake o lago mais colorido de Yellowstone
Upper Geyser Basin
Emerald Hot Spring
Lago Esmeralda (Emerald Hot Spring) em Upper Geyser Basin
Old Faithful Area
Old Faithful Geyser
Lone Star Geyser
Kepler Cascades
Lone Star Geyser.. Um dos Vários Geysers do Old Faithful Area
Fly Fishing no Madison River em Yellowstone
– Cuidado com os animais selvagens: Embora muitos animais do parque estejam habituados a ver seres humanos, a fauna local parece pacífica mas continua sendo selvagem e não deve ser alimentada ou perturbada. Recomenda-se se ficar a pelo menos 100 metros de distância de ursos e a 25 metros de qualquer outro tipo de animal selvagem! Bisões, alces, ursos e lobos são particularmente perigosos e podem atacar se sentirem ameaçados!
– A velocidade máxima permitida nas estradas dentro do parque é 70 Km/h (45 mph) ou menos dependendo da região. Quando avistar qualquer animal reduza a velocidade e se necessário encoste o carro no acostamento caso queira observar o animal mantendo a distância recomendada. Não pare no meio da estrada e permita a passagem dos outros carros. Dirigir fora das estradas (off road) não é permitido.
– Não é permitido coletar, pedras, plantas, flores ou qualquer outra coisa que estiver dentro dos limites do parque nacional. Tal atividade é considerada crime e a não ser que seja autorizada pelo NPS pode resultar até mesmo na prisão do infrator.
– Em áreas com atividade geotermal, permaneça sempre nas trilhas e caminhos designados para evitar acidentes e não depredar o frágil ecossistema e o patrimônio de todos. Muita gente acha que as piscinas naturais são fontes para jogar moeda e fazer um pedido. Isso além de ilegal estraga a beleza do lugar. Sua remoção é praticamente impossível.
– Nadar e banhar-se em fontes geotermais ou rios onde a agua de fontes geotermais fluem diretamente para seu interior é proibido e altamente perigoso.
– Pesca e navegação são permitidos em alguns lagos e rios e apenas para pessoas com certificados emitidos nas Ranger Stations espalhadas pelo parque. A pesca, quando permitida, exige que o peixe após ser capturado, seja libertado (a não ser que seja uma espécie invasora).
– Fogueiras e acampamentos são permitidos apenas em áreas designadas pelo NPS.
– Nunca se aventure por uma trilha desacompanhado. E antes de iniciá-la verifique numa das Ranger Stations se ela encontra-se aberta. Muitas vezes trilhas do interior do parque são fechadas sem aviso prévio devido a sua má conservação ou existência de fator elevado de risco (ursos na área).
– Na entrada do parque o NPS fornece um mapa completo do parque com as principais informações básicas do parque. Informações atualizadas sobre temperaturas, horários de nascer e pôr do sol, atividades nos visitors centers, periodicidade de erupção dos Geysers mais famosos e outras dicas são fornecidas em qualquer Ranger Station.
– Para finalizar leve sempre água e snacks com você (não alimente os animais e não atraia eles com o cheiro de sua comida). E se estiver dirigindo, encha o tanque antes de entrar no parque e sempre que ver um dos 6 postos espelhados pelo parque, especialmente quando o tanque estiver com menos da metade de sua capacidade, aproveite para completá-lo para evitar qualquer problema.
No restante é só aproveitar cada segundo deste verdadeiro paraíso na terra. Conhecer Yellowstone foi a realização de um sonho. Afinal de contas visitar o primeiro parque nacional do mundo já vale a viagem para um Engenheiro Florestal por formação.. Além disso, quem não curtia / assitia aos desenhos do Catatau e Zé Colméia quando era criança. Pois é Jellystone foi inspirada em Yellowstone 😀
Veja os comentários
Excelente post! Vou guardar para quando for. :)
A Nova Zelândia é um espetáculo da natureza, mas falta vida selvagem. Inclusive é um dos lugares mais tranquilos para trilhas porque o bicho mais perigoso é uma aranha mínima (venenosa, mas muito pequena).
Eu adoraria ver os ursos. :)
Karine
Nova Zelandia e Islandia sao dois lugares que adoraria conhecer um dia.. Mas como voce comentou falta o componente da vida selvagem e outras coisas.. Yellowstone por ser uma das area naturais protegidas a mais tempo existentes no mundo conseguiu conservar quase intacto o seu ecossistema... Nem todos os animais sao facilmente avistados no parque.. tudo depende muito da epoca, tempo disponoivel para observacao e acima de tudo sorte...
Obrigado pela visita e pelo elogio....
Feliz 2012 e muitas viagens neste novo ano... Saude, Felicidades e tudo de bom sempre :D
Uia... que post mega legal!!! Parabens...
O duro é que agora estou com mais vontade de ir :)
Bjao
Mirella
Obrigado pela visita... 'E duro pensar que estamos quase indo embora dos EUA e ainda faltam tantos parques nacionais legais para se visitar por aqui.. Pelo menos os 3 imprediveis tivemos a chance de conhecer (Yellowston, Grand Canyon e Yosemite)
Bjs
Olá Oscar e Maurício,
Que lugar mais lindo! Esse é o tipo de turismo que me atrai bastante, muita natureza, paisagens de tirar o folego, lugares calmos e sem pessoas se acotovelando para fotos.
Falando em fotos, as fotos estão espetaculares, cores e nuances admiráveis. Parabéns!
Ah, impossível mesmo não lembrar de Catatau e Zé Colméia...
Bjos,
Fatima
Obrigado por sua visita.. Eu tambem adoro este tipo de viagem..
Bjs
Olá Oscar e Maurício,
Que lugar maravilhoso,e que fotos lindas.
Quero aproveitar a oportunidade para desejar a voces um Natal maravilhoso, um Ano Novo repleto de alegrias,e que todos os seus sonhos se realizem.
Beijos.
Marli
Obrigado pela visita e pelos votos de feliz natal e feliz ano novo.. Aproveito para desejar a voce tudo isso tambem e que 2012 seja um ano de aventuras e descobertas inesqueciveis...
Bjs
Que incrível! Quero ir imediatamente para lá.
Suas fotos parecem quadros, me senti numa galeria de arte. Imagine ver tudo isto ao vivo. Eu e a Nati estávamos pensando em fazer uma viagem de carro, semelhante a que fizemos a California. Pronto! já temos para onde e o roteiro.
Aproveito a passagem por aqui para desejar a voces um Feliz Natal e um Ano Novo com muitas viagens. Um grande abraço
Flora
Obrigado pela visita e pelos votos de feliz natal e feliz ano novo.. Desejo a voces tudo de bom em 2012..
Quanto ao roteiro.. se vcs tiverem tempo faria um roteiro de carro de Salt Lake City, Passando por Grand Teton, Yellowstone, seguindo ate Devil's Tower e de la ate o Badlands National Park e terminando no Mt. Rushmore.. As distancia podem parecer grandes mas para padrao americano ate que sao aceitaveis... Queria ter tempo de ter feito uma viagem dessas por aqui...
Abraco
Que post maravilhoso, parabéns.
Queria perguntar uma coisa: vocês acham que 4 dias é pouco tempo para curtir o parque? Quanto vocês julgam ideal, uns 6 dias?
Obrigado!
Renato
Desculpe a demora em responder.. Com a loucura de final de ano 'e dificil achar tempo para o Blog...
Em Yellowstone eu recomendo pelo menos 3 dias completos no parque.. o Ideal seriam de 4 a 5 dias.. Se voce quiser (recomendo) combinar a viagem com pelo menos 2-3 dias no Grand Teton National Park.. De toda forma se puder ficar mais tempo e tiver paciencia e material fotografico para fotografar a vida selvagem o parque merece pelo menos 1 semana...
Abraco
Oscar,
Que post é esse? Maravilhoso. Esclarecedor. Detalhado. Completíssimo.
Deu vontade de conhecer.
Vou anotar e guardar com carinho. Perfeito.
Você arrasou.
Aproveito para desejar um ótimo Natal e um 2012 cheio de viagens deliciosas!!!!!
Beijos
Claudia
Claudia
Obrigado pela visita, elogios e votos de feliz ano novo..
2011 foi um ano com varias viagens inesqueciveis. Mas as duas que realmente foram inesqueciveis foram a viagem a nova inglaterra durante o outono e esta viagem ao Yellowstone.. Se bem que Las Vegas, Grand Canyon e California nao deixaram nada a desejar...
Feliz 2012 para vc e que o ano novo seja repleto de saude alegrias, viagens e felicidades..
Bjs
Gente..
o que dizer desse post!!!
Sensacional, completíssimo!!!
Dá vontade de ir agora!
No mais, obrigado pelo serviço sensacional que voces nos proporcionam!
Grande abraço e boas festas!
Moises
Obrigado pela visita e pelos elogios.. Quando estava montando o planejamento dessa viagem encontrei pouca inforacao em portugues e com qualidade sobre o parque.. Por isso dei uma caprichada especial nesse post..
:D Espero que com ele as pessoas despertem ainda mais seu interesse em visita-lo e encntre as informacoes basicas necessarias para planejar a viagem ao Yellowstone
Abraco e um feliz ano novo..
Magnífico! Perfeito!! Excelente guia e muito prático!
Adoro viagens deste tipo. Nunca viajei para os EUA, mas creio que um dos primeiros roteiros não será sobre compras e Disney.. meus amigos até zombam de mim, quando falo isto.
Eu já colocava no roteiro o Grand Canyon, e por mero desconhecimento, nem sabia que existia algo tão mais belo e soberano..
Mas eu ainda não entendi uma coisa... Qual voo pegar exatamente, saindo do Brasil? Onde desembarca para a locação do carro?
Beijos mil
Erika
Eu concordo com voce.. Apesar que entendo tambem quem vem fazer compras por aqui.. Todas as vezes que vou ao Brasil me assusto com precos..
Respondendo a sua pergunta.. A melhor forma de chegar no Yellowstone vindo do Brasil e via Chicago, Los Angeles ou Las Vegas
Voce pode pegar carro em qualquer um dos aeroportos mencionados no Post.. Nos fizemos a Viagem por Jackson Hole (JAC) e recomendo bastante pois da para combinar a viagem com passagem pelo Grand Teton National Park
Bjs
Oscar, faz um tempinho que queria ler este post com calma...que trabalho fantástico! O post está lindo, inspirado e muito esclarecedor. Yellowstone e Grand Teton são os próximos parques na nossa lista, fiquei muito empolgada depois dos parques do Arizona e Utah.
Esta série dos parques está espetacular, estão se tornando referência nestes detinos.
Um grande abraço!
Emília
Muito obrigado pela visita e principalmente pelo seu comentario.. Infelizmente estamos prestes a mudar dos EUA.. Eu queria muito ir conhecer os parques de Utah e o Alaska antes de irmos embora.. Infelizmente acho que nao vai dar t$mpo..
Bjs