Em nossa viagem a Atlanta no estado americano da Georgia, visitamos os bastidores do maior aquário do mundo, o fantástico Georgia Aquarium. Este gigantesco aquário de quase 40 milhões de litros de água é a casa de mais de 100.000 animais de mais 500 diferentes espécies oriundas dos quatro cantos do planeta.
Construído a um custo total estimado em mais de 300 milhões de dólares americanos, o Georgia Aquarium se tornou realidade graças a visão e “generosidade” de Bernard Marcus (um dos fundadores do Home Depot, uma das maiores lojas de material de construção dos EUA) e sua esposa. Além de idealizar o projeto, o casal ainda disponibilizou uma generosa contribuição de mais de 250 milhões de dólares, o que fez o projeto literalmente sair do papel.
A idéia de construir o Georgia Aquarium em Atlanta, surgiu depois que Bernie, como Bernard é carinhosamente conhecido na cidade, comemorou seu 60o aniversário num jantar dentro das dependências do aquário de Monterey na Califórnia. Decidido a construir um aquário de categoria internacional em sua cidade, investiu pesado e fez seu sonho acontecer.
Para a concepção do projeto, o casal viajou acompanhado por especialistas para 13 países e visitou nada mais nada menos que 56 aquários pelo mundo para pesquisar e se inspirar no conceito da construção do aquário de Atlanta.
Inspirado no formato de uma palma de uma mão, o aquário de Atlanta possui um átrio central e dali partem as 5 alas com suas respectivas galerias, cada qual focada num diferente tipo de ecossistema aquático.
Quando apresentado, o projeto logo ganhou apoio de outros patrocinadores, entre eles a Coca-Cola que doou o terreno na Pemberton Place, local onde o aquário esta localizado. Depois de 27 meses de construção,o Georgia Aquarium finalmente abriu as portas ao público em 23 de Novembro de 2005.
Superlativo em todos os sentidos, desde 2006, é reconhecido pelo Guinness Book como o maior aquário do mundo tanto pelo volume de água que armazena e área construída (+56.000 m2) quanto pelo número e diversidade de animais que exibe. Com isso, não se tornou apenas uma das atrações turísticas mais visitadas de Atlanta, mas também num dos aquários mais visitados do mundo. O Georgia Aquarium recebe anualmente uma média de mais de 2.5 milhões de visitantes. A título de comparação, isso é praticamente metade do número de turistas estrangeiros que desembarcam no Brasil todos os anos.
Iniciamos nossa visita aos bastidores do maior aquário do mundo, visitando a parte de cima do tanque das baleias belugas. Nesta parte do aqúario, encontram-se animais das águas geladas das regiões polares, assim como dos mares temperados da Califórnia, África do Sul e sul da Austrália.
No tanque principal, podemos observar, sob um ângulo diferente daquele que todo mundo que visita o aquário, as quatro baleias beluga do Georgia Aquarium. Beethoven, Maris, Qinu e Grayson são os nomes das 4 simpáticas belugas (baleias brancas), que vivem no aquário. Engraçado observar que Qinu e Garyson tem apenas 2-3 anos de idade e não são tão brancos como Beethoven e Maris.
Chegamos a pensar que pudessem ser filhotes do casal, mas como explicou nossa cicerone, como eles fazem parte da associação mundial dos aquários, quando nascem filhotes é bastante comum a troca /permuta de indivíduos entre os aquários associados, coibindo assim a consaguineidade e evitando a erosão genética e desta forma preservando a espécie.
No mesmo tanque em que vivem as belugas no Georgia Aquarium, também vivem quatro focas super brincalhonas. No Georgia Pacific Cold Water Quest, como é chamada esta ala (dedo) do aquário ainda podemos conferir cinco lontras marinhas da mesma espécie que havíamos visto algumas semanas antes no Aquário de Seattle.
Duas destas lontras (Sea Otters) Oz e Gracie foram recentemente resgatadas depois de um derramamento de óleo que quase as matou e desde o final de 2010, já recuperadas, fazem companhia para Brighton, Cruz e Bixby, as 3 lontras que vivem a mais tempo no aquário.
Outra atração do Georgia Pacific Cold Water Quest é o recém-reformado habitat dos pingüins. E agora está equipado com um sistema de iluminação que reproduz o ciclo natural da luz do nascer ao por do sol, e ainda reproduz as fases da lua seguindo as suas variações naturais ao longo das estações. Com isso, eles estão procurando obter mais êxito na reprodução destas aves em cativeiro.
Ainda na parte dos bastidores desta parte do aquário, encontramos uma grande sala de aula utilizada pelos diversos programas de educação ambiental do aquário. Por alí existem alguns aquários educativos com estrelas marinhas, anêmonas, ouriços e vários outros animais utilizados com fins educacionais. Segundo nossa guia, o aquário recebe desde crianças da pré escola até alunos de universidades.
Um dos vários aquarios utilizados para educação ambiental nos bastidores do Georgia Aquarium em Atlanta
Desta parte do aquário seguimos por alguns corredores repletos de fotografias em direção ao topo do Ocean Voyager, a grande atração do Georgia Aquarium. Uma coisa que chamou atenção pelo caminho foram algumas paredes decoradas com peixes em alto relevo e confeccionados em tamanho real. Foi aí que nossa cicerone comentou que eles, na verdade, fazem parte do programa de educação ambiental voltado para deficientes visuais.
Depois de alguns metros chegávamos ao topo do maior aquário de água salgada do mundo. Olhando de cima, o aquário parece uma gigantesca piscina que segundo a pessoa que nos acompanhava é do tamanho de um campo de futebol americano. Para todos os efeitos fazendo as conversões de pés para metros, o tanque mede aproximadamente 87 metros de comprimento, por 39 metros de largura e pouco mais de 9 metros de profundidade, o equivalente ao volume de aproximadamente 100 milhões de latinhas de refrigerante.
Dentro do Ocean Voyager existem 53 espécies de peixes ósseos e cartilaginosos. Dentre eles, o que certamente mais chama a atenção são os gigantescos tubarões baleias. Considerados os maiores peixes do mundo, eles literalmente roubam a cena. Ao todo, o Georgia Aquarium possui 4 tubarões baleias, duas fêmeas e dois machos e foram trazidos de avião pela UPS diretamente de Taiwan. A propósito, o Georgia Aquarium é o único aquário fora da Ásia a ter estes animais em cativeiro.
Impossível não notar também as enormes arraias mantas que parecem planar naquele azul profundo. Do alto do aqúario não é tão fácil de enxergá-las e nem temos a noção exata de seu tamanho mas quando vemos elas pela gigantesca janela de acrílico é que temos a idéia de seu tamanho. Simplesmente fantástico.
O Ocean Voyager apresenta animais do Atlantico, Pacífico e Oceano índico. Alí dentro convivem “pacificamente” 6 espécies de tubarões e várias espécies de peixes. Para manter a harmonia e evitar a predação entre eles, os animais são super bem alimentados e são raros os casos de um animal comer o outro.
Falando em alimentação uma das mais curiosas é justamente a do tubarão baleia. Apesar de ser o maior peixe do mundo, ter nome de tubarão, o animal tem um esôfago do tamanho de uma moeda de 1 Real, desta forma sua dieta cosiste basicamente em Krill, Planctons e outros pequenos organismos.
Para alimentar o tubarão baleia, existe toda uma técnica logística desenvolvida que utiliza botes e cordas em que os tratadores dão a comida literalmente na boca dos animais com o auxílio de varas com um baldinho na ponta. No caso do tubarão baleia, eles recebem comida 2x ao dia.
Outra coisa que chama atenção nos bastidores do Ocean Voyager é o teto que pode ser parcialmente aberto, permitindo a entrada de luz natural. Ao olhar para cima avistamos uma série de camisetas penduradas. Ai nossa host comentou, que na verdade são camisetas de voluntários com x horas de trabalho e que ao se aposentar penduram suas chuteiras, quero dizer a camiseta.
Saindo da ala do Ocean Voyager, seguimos em direção ao Tropical Diver, pelo caminho passamos por um dos salões de festas que você pode alugar para fazer festas temáticas. No momento que passamos por alí, estavam terminando de montar a decoração de uma festa infantil de sereias. Pelo visto, o espaço reservado para festas no aquário deve ter sido uma exigência do fundador. 😛
Logo que entramos na área onde encontra-se o Tropical Diver, podemos observar parte gigantesco sistema de filtragem e climatização do aquário.. Mas isso não era nem a metade do que ainda iriamos visitar no subsolo do aquário.
O aquário principal do Tropical Diver é digamos minúsculo se comparado com o Ocean Voyager. Com aproximadamente “apenas” 620 mil litros, o tropical diver é o maior aquário de peixes tropicais com corais dos EUA.
Exibindo centenas, talvez milhares de peixinhos coloridos oriundos principalmente das águas quentes do pacífico e oceano índico, este é o local que você certamente irá vizualizar os peixes mais bonitos de toda a visita. Ao todo são mais de 90 diferentes espécies de peixes e outros animais que vivem num ambiente que reproduz de forma fidedigna a vida num recife de coral.
Falando em recife de corais, o mecanismo que reproduz a movimentação e arrebentação das ondas é fantástico. A cada 2 minutos despeja aproximadamente 25.000 litros de água filtrada criando as “ondas” tão necessárias para o desenvolvimento dos organismos que vivem nestas condições na natureza.
Alí como na área dos pinguins a luz é meticulosamente controlada e graças a este sistema que reproduz até mesmo as fases da lua, eles tem conseguindo multiplicar com bastante êxito algumas espécies de corais ameaçados em seus ambientes naturais. Cerca de 50% das paredes deste aquário são “revestidas” por corais vivos e em aproximadamente 5-10 anos esse percentual deverá chegar muito perto aos 100%.
Falando em reprodução de corais, o Georgia Aquarium tem um programa de pesquisa muito forte nesta área e uma das coisas que eles constataram é que se eles amarrarem o coral, numa corda, deixando ele meio que a deriva no tanque ele cresce mais rápido do que se estiver crescendo sobre alguma coisa, ou superfície.
Ainda no alto deste aquário, onde os visitantes normalmente já não conseguem enxergar, existe uma espécie de berçário para algumas espécies de peixes, especialmente para tubarões recém nascidos. Durante nossa visita podemos observar um tubarão tigre e um tubarão zebra recém nascidos super novinhos. A querida Lúcia Malla ia querer levar para casa 😛
Terminada esta parte da visita guiada em que víamos os animais e os tanques onde eles vivem de cima, descemos até o piso principal para conhecer a alma do aquário. Lá adentramos outra área restrita e fomos conhecer um pouco mais do cotidiano prático dos bastidores de um aquário gigante como este.
O Georgia Aquarium além de exibir, educar e conscientizar as pessoas sobre a importância dos animais aquáticos no ecossistema, e dos habitáts em que eles vivem, conta com um programa único chamado de 4R (Rescue, Responsability, Rehabilitation, Research), que com base em 4 princípios fundamentais, procura fazer diferença na saúde e conservação do planeta como um todo.
Por exemplo quando aconteceu o acidente com a plataforma Horizon da British Petroleum no Golfo do México em 2010, uma equipe do Georgia Aquarium foi uma das primeiras a participar do resgate dos animais prejudicados pelo vazamento.
Outro exemplo: quando alguém tenta ilegalmente entrar com algum animal nos EUA através do aeroporto de Atlanta (um dos mais movimentado do mundo), geralmente é uma equipe do Georgia Aquarium que é acionada para resgatar e quando possível salvar o animal.
Dentro da área restrita do aquário que ocupa parte do nível principal e quase todo o subsolo, encontramos o Correll Center for Aquatic Animal Health. Um hospital veterinário de ponta com direito a centro cirúrgico, unidades de terapia intensiva, enfermaria e afins que certamente é melhor que muito hospital de gente que existe por ai.
Além disso, existem inúmeros laboratórios, como o de análise de águas, patologia e microbiologia, que semanalmente efetuam mais de 2800 testes para verificar a qualidade da água e identificar possíveis problemas antes deles acontecerem.
Tudo isso, orquestrado por um time composto por vários especialistas, assessorados por estudantes de mestrado e doutorado que fazem residência no local. Como resultado prático, o local não apenas bonito de se visitar mas também é referência nacional e internacional na medicina e patologia veterinária para animais aquáticos.
Em uma escala mais global, o Georgia Aquarium por meio do Correll Center for Aquatic Animal Health dirige e lidera inúmeras pesquisas sobre as questões ambientais e o impacto delas na conservação de certas espécies. O resultado destas pesquisas é compartilhado com outras organizações de conservação em todo o mundo, o que permite aos cientistas fazer um panorama abrangente da situação da conservação de diversas espécies e localidades.
Mas uma das partes mais interessantes da visita aos bastidores do Georgia Aquarium, na minha opinião, foi conhecer o gigantesco sistema de filtragem e o local onde são preparadas as refeições dos animais. Dois dos elementos chaves e primordiais para o bom funcionamento de um aquário deste porte.
No caso dos sistemas de filtragem, o aquário conta com mais de 500 bombas hidráulicas (506 para ser mais exato) que juntas teriam uma potência equivalente a mais de 55000 hp. Isso é potência suficiente para bombear/circular aproximadamente 1.2 milhões de litros de água por minuto.
No caso da Ocean Voyager, que sozinho contêm cerca de ¾ de toda a água do Georgia Aquarium, 70 delas servem apenas para circular mais de 6,3 milhões de litros por hora, o suficiente para recriar as condições de correntes do oceano. As bombas restantes são utilizadas para filtragem e manutenção dos mais de 75 tanques existentes no aquário.
Ainda falando em filtragem, existem 187 filtros de areia e 91 purificadores que retiram as proteínas e aminoácidos da água e 76 torres de armazenamento, aquecimento e resfriamento que fazem parte do complexo sistema hidraulico que é totalmente automatizado e controlado em tempo real via computador. Outro dado interessante é o fato de existirem mais de 115km de tubulações conectando todo o sistema.
Vale lembrar que numa estrutura deste tamanho, tem que existir um sistema de backup para situações de emergência que inclui diversos geradores e bombas reserva. Com animais e habitats que reproduzem diferentes zonas climáticas existem ainda inúmeros aparelhos de climatização. Afinal de contas a temperatura que as belugas gostam não agradam nem um pouco aos corais tropicais por exemplo.
Para encerrar a visita, visitamos a área onde os alimentos dos animais são preparados. O que chama realmente atenção é a limpeza do ambiente e o fato dele ter um odor mínimo de peixe. Segundo nossa guia, todo alimento servido aos peixes no Georgia Aquarium tem qualidade de restaurante. Tanto que, se por acaso um pedaço de alimento cair no chão, ele é imediatamente descartado.
O local conta ainda com 2 cameras frigoríficas enormes capazes de armazenar até 2 semanas e meia de comida. Ainda na sala de preparação do banquete dos peixes e outros animais, existem várias balanças, afinal de contas todo mundo alí vive em dieta balanceada.
Para garantir que tudo esta funcionando 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano sempre existe uma equipe de plantão. Afinal de contas fazer uma estrutura como esta funcionar, tudo tem que estar funcionando 100% o tempo todo.. Para isso, além dos funcionarios, existem cerca de 1.800 voluntários ativos trabalhando em horários flexíveis no aquário todos os meses.
Depois de quase 1 hora e meia conhecendo os bastidores do aquário de Atlanta, nos despedimos de nossa simpática cicerone e fomos explorar o aquário como 99.9% das pessoas faz. E depois de uma visita incrível como esta, e sabendo de todo o trabalho por trás dos bastidores de um aquário do porte do Georgia Aquarium, só posso dizer que tenho que tirar o chapéu para eles.. Quando visitamos o lugar muitas vezes não imaginamos todo o trabalho e empenho que existe “behind the scenes” para fazer tudo aquilo acontecer. Até comentamos entre nós: daqui para frente, acho que nenhum outro aquário daqui para frente vai ter tanta graça.
*MauOscar Blog visitou os bastidores do aquário de Atlanta como convidado do Georgia Aquarium
O Georgia Aquarium abre 365 dias por ano de 10:00 as 17:00 de Domingo a Sexta-feira. Aos Sábados abre das 9:00 as 18:00 e durante o verão fica aberto até as 21:00
Os valor dos tickets variam de acordo com o dia da semana De segunda a quinta-feira- Adultos:US$29.95 Crianças:US$23.95 . Sexta, Sábado, Domingos e Feriados -Adultos: US$34.95 Crianças: US$28.95 . Neste valor estão inclusos também o show de golfinhos, mas é preciso reservar com antecedência.
Para quem pretende conhecer outras atrações pela cidade, o Atlanta City Pass é uma boa opção para economizar no preço dos ingresso.
Para maiores informações consulte este link
Como o Georgia Aquarium funciona no How Stuff Works ( video em inglês)
Veja os comentários
Muito bacana! Estive lá pertinho mas infelizmente não pude visitar o Georgia Aquarium.
Parece ser show. :)
Camila
É imperdível.. Até comento no final do posts.. Acho que daqui para frente nenhum outro aquário terá mais graça..
Obrigado pela visita
Que passeio completo!!! Nao sabia q esse era o maior aquário do mundo e nao tinha noção da complexidade de todo o projeto! Incrivel!!!
Guta
Achei legal trazer um pouco dos bastidores do aquário justamente por conta de que quando visitamos um lugar como este não temos idéia do trabalho por tras de tudo aquilo que vimos.. E o georgia aquarium certamente é o mais complexo de todos eles..
Obrigado pela visita
Fotos in-crí-veis! Adoraria faze esse passeio!!!
Lyzia
O passeio é recomendadíssimo
Excelente post. Realmente uma visita pra ficar na lembrança.
Parabéns!
Helder
Certamente, cokmo comento no final do post acho que daqui para frente nenhum outro aquário daqui para frente terá mais graça.
Obrigado pela visita
Muito bacana o post! Este aquário está na minha lista há muuuito tempo, desde sua inauguração. Os bastidores são exatamente como imaginei: um sonho. Um dia, quem sabe... :)
Lucia
Toda hora pensava em você.. Claro que é muito melhor ver todos esses animais soltos na natureza, mas para quem não é tão aventureiro assim como vcs, trata-se de uma oportunidade única de ver e intergir com esses animais fantásticos.
Quando tiver a oportunidade de conhecer, tenho certeza que você irá adorar
Bjs
Com certeza!! Por isso que aquários e zoos são importantes, como oportunidade educacional, acima de tudo. É a única vez que 99% das pessoas verá boa parte da fauna que eles mostram.
Queor muito ir nesse aquário de Atlanta, mesmo. :)
Bjão!
Lucia
Tenho certeza que você vai amar :D
Bjão
Lucia
Toda hora pensava em você.. Claro que é muito melhor ver todos esses animais soltos na natureza, mas para quem não é tão aventureiro assim como vcs, trata-se de uma oportunidade única de ver e interagir com esses animais fantásticos.
Quando tiver a oportunidade de conhecer, tenho certeza que você irá adorar
Bjs
Que passeio legal! Estive por 2 vezes a ttabalho em Atlanta, mas antes de 2005. Quem sabe um dia... Fotos incríveis, como sempre. Abrços
Flora
Tenho que dizer que na minha opinião o Gerogia Aquarium é hoje a melhor atração de Atlanta.. Isso que nem postei as melhores fotos do aquário em si.. Tentei priorizar o que vimos nos bastidores da visita
Bjs
Conheço o aquário de Monterey e achei incrível, algo que não deve ficar de fora de uma viagem na costa da Califórnia. O Georgia deve ser um espetáculo...esse túnel então...fantástico.
Abraços
Guilherme
Acabei não visitando o aquário de Monterey, pois ou visitava ele ou as Red Woods no Henry Cowell State Park.. Como Engenheiro Florestal, acabei optando pela segunda opção.. Preciso voltar para Califórnia para fazer toda a Highway 01 e conhecer este aquário tb..
Abraço
Ual este aquario é maravilhoso. Eu vi no National Geografic a construção deste aquario e fiquei deslumbrada com todos os recursos utilizados e algo que me chamou atenção era o plantio dos corais que um mergulhador fazia .Deve ser um espetáculo ve-lo pessoalmente. Uma obra grandiosa.Bjos
Jenny
O aquário é fantastico!!!
Bjs
Gente, explorar o blog de vcs é tudo de bom !! pensa num menino de 8 anos, maravilhado com esse aquario.. meu filho Victor está aqui dizendo que quer conhecer o maior aquario do mundo.. olha tá complicado viu? cada post de vcs descobrimos um lugar mais lindo que o outro... vai ser dificil fazer o roteiro das férias... de novo parabéns !! estamos , o Victor e eu, nos divertindo muito !!
Carol
O Georgia Aquarium é o máximo.. Vocês vão adorar se tiverem a chance de conhecer
Abraço
Muito bom! É meu sonho visitar este aquário levando meu neto, pois é o sonho dêle também! E ter uma visão anterior é muito intrressante. Gostei muito e inicio o projeto de programação desta viagem com mais entusiasmo!
Rafael
Vocês certamente irão adorar este aquário.. Acho que vai ser difícil visitar outro aquário no mundo que me surpreenda tanto como o Georgia Aquarium me surpreendeu
Abraço e uma ótima viagem