A primeira vez que tive contato com a “brincadeira” do fish tossing, a peculiar brincadeira de arremessar os peixes de um lado para o outro no Pike Place Market, foi num programa Man x Food do Travel Channel. Hoje, além de ser uma das principais atrações do famoso mercado de Seattle, é também uma técnica motivacional de coaching muito utilizada na administração de empresas.
A tradição de arremessar os peixes de um lado para o outro começou na primavera de 1986, naquele ano a Pike Place Fish Company, uma das empresas (peixarias) mais antigas no Mercado Público de Seattle estava à beira da falência. O proprietário, John Yokoyama que além de sua loja no mercado, operava um grande atacadista de peixes estava encalacrado em dívidas e pretes a perder seus negócios.
Com a ajuda de Jim Bergquist, um profissional de coaching, passou a trabalhar junto com seus funcionários no desenvolvimento e estabelecimento de uma cultura da empresarial que ajudasse seus negócios a sair do vermelho. E como resultado, conseguiram não só sair do vermelho, com transformaram o lugar de trabalho num ambiente mais descontraído que logo passaria a ser estudado por diversas escolas de negócios como um case de sucesso, e é tido hoje quase que como uma lenda na indústria de treinamento corporativo.
Video do programa Man x Food no Pike Place Market
Mais fotos do Pike Place Market em nossa página no Facebook
O mercado funciona diariamente das 10 às 18:00. No entando muitos dos artesões locais comparecem apenas nos finais de semana. Alguns estabelecimentos abrem antes as 08:00
Fecha apenas no Thanksgiving, Natal e Ano Novo.
Para ver o fish tossing o ideal é visitar o mercado no final de semana, quando peixes são vendidos com mais freqüência.
Veja os comentários