Considerado um dos melhores jardins botânicos dos EUA e consequentemente do mundo. O Longwood Gardens estálocalizado pertinho de Philadelphia. Mais precisamente em Kennett Square, quase na divisa entre os estados de Delaware e da Pennsylvannia.No post de hoje, vamos conhecer um pouquinho mais sobre esse lugar incrível. Numa visita que fiz ao Festival de Crisântemos do Longwood Gardens.
Um destes eventos memoráveis, dentro de sua programação anual, é o festival anual dos crisântemos. O mesmo acontece entre a última semana de Outubro e vai até o feriado do dia de Ação de Graças(Thanksgiving). Como somos membros de carteirinha lá, não perdemos nenhum destes eventos. E sempre somos convidados a participar de eventos exclusivos, muitas vezes até antes mesmo da abertura de exposições ao público.
Neste ponto você deve estar pensando: festival de Crisântemos?!? Que coisa mais macabra.. Sim é verdade, para nós no Brasil, os crisântemos são flores diretamente associadas às coroas de velórios e aos mortos. Uma tradição importada de países latinos como Itália,Espanha e Portugal, locais onde algumas espécies de crisântemos são nativas.
Lembrando que no Outono/Inverno no Brasil elas precisam ser iluminadas artificialmente para não parar de crescer e começar a florescer, o que representa cerca de ¼ do custo de produção da planta no Brasil.
Festival dos Crisântemos no Longwood Gardens
Tradicionalmente originários da Ásia (Chrysanthemum sp) e algumas partes do mediterrâneo (Gleibionis sp) (o que explica a tradição de finados), é na Ásiaque a grande maioria de espécies e variedades do que entendemos popularmente como crisântemos são nativas, e é lá no oriente que os crisântemos tem uma longínqua tradição de cultivo.
Tanto que existe uma lenda naquele país que diz que: uma única pétala da flor, colocada no fundo de uma taça de vinho (leia-se saquê), traz vida longa e saudável. Aqui abro um parênteses, pois agora entendo por que o pessoal em Singapura ou Hong Kong se acaba no chá de crisântemo, como se toma um Iced Tea :P.
De uma forma geral para não ter erro podemos falar que são da família das Asteráceas o que engloba desde os Chrysanthemums, passando pelo Gleibionis e inclue até mesmo a camomila, a qual não é um crisântemo.
Mas na minha opinião o mais legal do festival dos crisântemos são os diferentes estilos existentes na forma de se cultivar/treinar a planta, que vão desde bonsais simples, passando por esculturas vegetais, cascatas de flores entre outras.
Isso tudo, sem mencionar as atividades de escarificação do sistema radicular, aplicação de fitoreguladores nas raízes e atividades de re-envazamento constantes. Tudo isso afim de criar um sistema radicular suficientemente forte para suportar o tamanho da copa desejada.
Creio que o Thousand Bloom do Longwood Gardens deva ser algo provavelmente inédito fora da Ásia, tanto que numa das 3 visitas que fiz este ano ao Longwood Gardens nesta época do ano, havia pelo menos 1 dezena de fotografos japoneses fotografando tudo no conservatório.