San Francisco foi o início e nossa última parada em nossa viagem pela Califórnia. Retornamos à cidade para mais 2 duas noites depois de conhecer o Napa Valley e o Parque Nacional de Yosemite.
Paisagem caminho no Yosemite – San Francisco
Saímos de Mariposa Grove no Parque Nacional de Yosemite por volta das 14:30 e até San Francisco foram cerca de 360 Km feitos em cerca de 5 horas de viagem. Na entrada de San Francisco, especialmente perto do pedágio da Bay Bridge em Oakland (Sim quase toda ponte tem pedágio nos EUA) pegamos certo congestionamento (45 min) causado pelo horário de rush na saída do expediente da cidade. Felizmente estávamos no sentido contrário ao fluxo.
Chegando em San Francisco via Oakland (Bay Bridge)
O dia estava ensolarado e a viagem até San Francisco foi bastante agradável. Porém somados com os 200 kilômetros entre Mammoth Lakes e Mariposa Grove, podemos dizer que foi um dia relativamente pesado. Mas nada que estragasse a viagem e muito menos tirasse nosso ânimo em conhecer San Francisco.
Chegando em San Francisco – Geradores Eólicos
Finalmente chegamos ao nosso hotel. Seguindo a dica do Riq do Viaje na Viagem(Luxo para Duros), resolvemos cacifar o melhor hotel para os dois últimos dias da viagem. Ficamos hospedados do Intercontinental San Francisco na Howard Streetlocalizado no SOMA.
Entrada do Intercontinental em San Francisco
Até conseguir um estacionamento (caríssimo como NY), fazer o Check-Inn e tomar um banho já havia anoitecido. Se não bastasse o nevoeiro típico de San Francisco já baixara na cidade.
Recepção Intercontinental ( Na mesma semana que o do Rio foi atacado)
Pegamos algumas sugestões de restaurantes na Concierge do Hotel, e acabamos optando pelo Bindi, um Restaurante Indiano localizado na 2nd Street. Digamos um restaurante indiano satisfatório. Comida, atendimento e preços razoáveis. Mas que provavelmente não voltaríamos.
Comida Indiana do Bindi
Depois de jantar, ainda demos uma volta rápida para reconhecer os arredores do hotel. Mas o friozinho e a neblina aliados ao cansaço do dia intenso de atividades não colaboravam muito e logo voltamos ao hotel para descansarmos para o passeio do dia seguinte.
Corredor do Hotel Intercontinental de San Francisco
No dia seguinte assim que acordamos e olhamos pela janela, parecia que estávamos em pleno inverno. Como comentei no primeiro Post sobre esta viagem, eu tinha uma ideia completamente diferente do clima de San Francisco. A verdade é que nesta época do ano as manhãs são frias e até a neblina se dissipar demora até a temperatura atingir a casa dos 25ºC. Em outras palavras o clima da cidade parece até um pouco com o inverno em Curitiba (seco obviamente).
Vista da Janela do Quarto
No início eu achei uma droga, afinal quem não quer suas fotos de San Francisco num dia ensolarado..Sem aquele nevoeiro chato. Até a ficha cair que essas fotos só são possíveis no período da tarde, eu não estava lá curtindo muito San Francisco. Algumas vezes repeti para mim mesmo.. Porque não fiquei pelo menos mais um dia no Yosemite.
Transamerica Pyramid – Marco arquitetônico de San Francisco
Mas no decorrer do dia a pergunta mudou para: Porque só viemos ficar 8 dias por aqui na Califórnia. Esse nosso roteiro merecia pelo menos uns 12 dias.
Famoso Bondindo de San Francisco
Apesar do tempo não estar lá aquela maravilha, pegamos o carro do estacionamento e seguimos em direção ao Golden Gate Park, o Central Park de San Francisco. Diga-se de passagem, quando Frederick Law Olmsted projetou o Central Park em Nova York. A cidade de San Francisco alguns anos depois propôs a ele a criação de um parque na cidade, porém ele não aceitou dizendo que não seria possível criar um parque numa cidade que não havia reservado um espaço para isto.
Golden Gate Park em San Francisco
A cidade passou então a procurar uma área suficientemente grande para isto e escolheu desapropriar moradores para criar este grande espaço público. Hoje o parque é cerca de 20% maior que o Central Park em Nova York e é o terceiro parque urbano mais visitado dos EUA.
Vista do Golden Gate Park, visto da Praia
O local conta com uma série de atrações, entre as quais, destacam-se o Califórnia Academy of Science, um museu que de fora parece já parece super bacana, o qual infelizmente não chegamos a visitar mas que segundo este Post da Luciana Misura é na verdade uma mistura de Museu de História Natural, Aquário e Planetário.
Academia de Ciências da Califórnia
O De Young Museum, um museu de arte com acervo interessante e que estava com uma exposição temporária sobre o Nascimento do Impressionismo com diversas obras do acervo do Museu D’Orsay de Paris. Por sinal a arquitetura deste edifício é bastante peculiar. Ele foi construido após o grande terremoto que atingiu a cidade em 1989 e que condenou as instalações do antigo museu.
De Young Museum
Exposição sobre os Impressionistas no De Young Museum SFO
Quase ao lado do De Young Museum fica Japanese Tea Garden, que aproveitamos para conhecerna parte que podiamos ver sem ter que pagar o precinho salgado (7USD) por um jardim japonês bonito, mas não excepcional. Tem sim sua importância histórica, afinal foi o primeiro Jardim Japonês nos EUA, mas achei absurdo não-residentes de San Francisco pagarem 2 USD mais caro.. Então tire apenas uma foto do pórtico que já esta valendo.
Pórtico Japanese Tea Garden
Jardim Japonês mais antigo dos EUA
Ainda passamos em frente ao Jardim Botânico de San Francisco, mas com o dia nublado não estava muito animador e como se não bastasse, o Jardim Botânico de San Francisco passou a cobrar entrada de não residentes cerca de 10 dias antes de nossa visita. Eu sou da opinião ou todo mundo paga ou nínguem paga.
Entrada do Jardim Botânico de San Francisco
Havia ainda o Conservatory of Flowers, mas acabamos nem indo naquele lado do parque. Na saída do Golden Gate Park ainda encontramos o carro do Google que faz as imagens para o Streetview, como curiosidade acabei de olhar e felizmente não aparecemos na foto do local em que encontramos o carro. 😀
Carro do Google Streetview
Pegamos nosso carro e seguimos em direção a Lombard Street, a mais íngreme e sinuosa rua da cidade e talvez do mundo. Na minha opinião, é um daqueles lerês que vale apenas passar de carro para dizer que passou. O local fica abarrotado de turistas e como conseguir uma foto decente era quase impossível, tiramos algumas de dentro do carro mesmo.
Lombard Street em San Francisco
Hortências na Lombard Street
Dali seguimos para o próximo lerê da cidade, as casas vitorianas da Postcard Row na Alamo Square. Com o tempo finalmente querendo melhorar podemos tirar algumas fotinhos no local antes de partirmos para nosso almoço em JapanTown (Post Especial aqui no Blog).
Casa em Estilo Vitoriano na Alamo Square
No período da tarde aproveitamos para conhecer o Castro (Post Especial aqui no Blog). Mundialmente conhecido como o bairro “Gay”de San Francisco. Foi ali que Harvey Milk iniciou sua campanha em prol dos direitos homossexuais, sendo o primeiro político abertamente homossexual dos EUA e que acabou sendo assasinado juntamente com o prefeito da cidade em 27 de Novembro de 1978.
Tram para o Castro
Depois de explorarmos o castro, aproveitamos para devolver o nosso carro na locadora e voltamos de BART para nosso hotel. Fomos jantar no Osha Thai, um restaurante Tailandês localizado na 2nd Street, bem perto do restaurante que jantamos na noite anterior. A comida estava deliciosa, o Thai Green Curry bastante original. Além disso a decoração do restaurante e dos pratos eram impecáveis e o preço digno.
Osha Thai na 2nd Street
Aperitivo: Rolinhos primavera estilo Tailandes
Coco Verde decorado com Orquidea como lá na Tailandia
Comida Thai do Osha
Thai Green Curry Chicken
No dia seguinte pela manhã, já sem carro, iniciamos nosso passeio matinal pelo distrito financeiro da cidade e Chinatown (Post Especial aqui no Blog).Com direito até a visita na fábrica de biscoitinhos da sorte chinês. Achei a Chinatown de São Francisco a mais civilizada dentre todas que já conhecemos nos EUA. Voltamos ao hotel para fazer nosso check-out e depois fomos almoçar.
Ladeiras de San Francisco
Coincidentemente a Marcie do Blog Abrindo o Bico que mora em Nova York estava na cidade, mas infelizmente acabamos nos desencontrando. Mas graças a indicação dela fomos ao delicioso Yank Sing, um Dim Sum muito bom na Stevenson Streetbem pertinho do nosso hotel.
Yank Sing – Indicação da querida Marcie Pellicano
Buns do Yank Sing
Dumplings do Yank Sing
Desta forma podemos matar a saudades do nosso restaurante favorito de Singapura o Din Tai Fung que serve o mesmo tipo de comida. Apesar de que, Dumpligs como os do Din Tai Fung não existem. Dim Sum para quem não sabe é o termo em cantonês para pequenas quantidades de comidas (geralmente dumplings) cozidos no vapor servidos com chá de jasmim.
Dim Sum do Yank Sing
Carrinho do Dim Sum
Sobremesas do Yank Sing
Depois de nos acabarmos nos Dumplings e outras iguarias da culinária cantonesa, pegamos o bondinho em direção ao Ferry Building Marketplace (Post Especial aqui no Blog). Um local super transado, uma espécie de mercado municipal de San Francisco. Foi a partir daí que realmente comecei a realmente gostar MUITO de San Francisco.
Tram para o Fisherman’s Wharf
Depois ainda conhecemos o tradicional Fisherman’s Warf e o famoso pier 39 onde ficam os leões marinhos de San Francisco (Post Especial aqui no Blog). Nesta tarde o dia estava peculiarmente agradável. Além do céu azul sem uma nuvem, a temperatura chegou a casa dos 20-25ºC e aquela brisa marinha do pacifico na região de Embarcadero era tudo de bom.
Região do Embarcadero em San Francisco
Aproveitamos que estavamos em Fisherman’s Wharf e em clima de final de festa para conhecer o famoso Sourdough da Boudin de San Francisco (Post Especial aqui no Blog). Com direito à um espumante da Mumm Napa para fechar com chave de ouro nossa viagem pela Califórnia.
Celebrando o último dia de viagem na Califórnia na Boudin Bakery
No finalzinho da tarde, pegamos novamente o Tram super Retro de San Francisco até as imediações do nosso hotel de onde pegamos o Shuttle Service até o Aeroporto. E assim encerramos nosso périplo de 8 dias pela Califórnia (San Francisco/Napa Valley/Yosemite).
Bar do Intercontinental Hotel
Loby do Intercontinental San Francisco
Ao todo rodamos 1179.3 milhas, isto é 1897.9 Kilômetros. Pode parecer muito e ate um pouco cansativo, mas escolhemos esta como talvez a melhor viagem que já fizemos até hoje. Talvez isso explique os 32 Posts sobre esta magnifica viagem que deixou saudades. E mais uma vez parafraseando o Ricardo Freire.. Escrever sobre uma viagem te faz viajar novamente 😀
Ladeiras de San Francisco
Veja os comentários
Ai, esses postaços me matam do coração! Quanta lindeza, meninos! Eu tinha planejado ir à SF esse ano, mas acabei usando as milhas pra participar da ConVnVenção em NY, pena. Agora tô só de olho pra ver se pinta uma mega promotion pra Califórnia no segundo semestre pra poder copiar NA CARA DURA o roteiro de vcs, incluindo Napa Valley :D
Oi Mari
Essa viagem para Califórnia foi D+ acho que uma das melhores que já fizemos até hoje!! Trocar SFO por NYC para ir na convenção é um otimo motivo não há de se negar... Esse encontro vai ser muito legal.. Ter a chance de conhecer tantos trips legais e encontrar o Riq :D
E fique a vontade de copiar e adaptar o roteiro a gente tem Blog para isso mesmo!! Ajudar um ao outro a viajar cada vez melhor :D
Obrigado pela visitinha e nos vemos em NYC em Abril :D
Bjs
nossa, curti muito o post, quando for, já sei onde ver as dicas!
Oi Teté
Muito legal receber um Feedback assim!!
:D
Bjs
Nós também comemos no Osha Thai e foi muito bom! E o Yank Sing é famoso, estava na minha lista também mas como o Gabe não curte muito dim sum acabamos não indo. Uma pena, porque eu adoro! San Francisco é demais mesmo, o que estraga é a temperatura...
Lu
Que coincidência... Eu demorei um tempão para postar estes Posts né.. Mas nem lembro se havia comentado sobre os restaurantes com você.. Eu adorei o Yank Sing.. Mas como falei no Post não provamos até hoje um XiaolongBao (Dumplings) como do Din Tai Fung..
Tanto que estamos indo para Los Angeles no final do mês so para ir na filial americana deste restaurante :D
Bjs
Excelente post!!! Completíssimo!! San Francisco é uma cidade que merece, pois é muito linda.
Abraços!
Valeu Alessandro...
Seus Posts também são completissimos.. Sempre leio eles pelo reader:D
Bom final de semana
Abraço
Oscar!
Acredita que fomos no mesmo restaurante, na Stevenson? Estávamos na mesma sintonia nessa viagem californiana, hein... ADOREI!
Tenho mais um postinho de SF só pra liberar. Gostei de acompanhar sua viagem! :-)
Adriane
Olha que se a gente tivesse combinado ou eu conhecesse você antes diria que estariamos copiando a sua viagem..
Realmente nossas viagens tem muita semelhança entre si :D
Quero ver seu Post tb :D
Bj
Uau, Oscar!
Que post é esse. Maravilhoso. Deu vontade de ir correndo para lá. E que fotos. Adorei a do bonde vermelho. Os restaurantes até tiveram sessão nostálgica de Cingapura, hein? Matando a saudade do chinês favorito.
Bjs
Claudia
Oi Cláudia
Essa viagem foi D+ mesmo.. Olha a gente aproveitou para matar a saudade, mas a gente esta indo no finalzinho de março para LA'só para comer no Din Tai Fung (Claro que conhecer um pouco da cidade / Hollywood tb)
Obrigado pela visitinha
Bjs
O post está demais!!!! Como sempre né?
Nem conseguimos fazer tudo que vocês fizeram... nosso ritmo foi bem mais lento.. ;)
Oi Cláudia Beatriz
Obrigado pelo elogio.. Seus posts tb são nota 10 :D
Com criança o ritmo da viagem é certamente outro, mas nao por isso pior.. Para dizer a verdade gostaria de ter muito mais tempo para poder ter curtido melhor essa viagem
Obrigado pela visita
Bjs
Prezados, parabéns pelos posts sobre San Francisco, serão muito úteis na minha viagem.
Irei pra lá em Agosto e ainda estou na dúvida quanto ao hotel. O Intercontinental é uma das opções.
O que vocês acharam do hotel de uma forma geral? E os arredores, são "andáveis" à noite?
Obrigado.
Rafael
Legal saber que os posts estão ajudando no planejamento de sua viagem.. Vi que você postou 2 vezes sua pergunta hoje e ela so entra no ar apos minha moderação..
Nós estivemos em SFO em Agosto do ano passado e foi ótimo apesar da neblina que cobriu a cidade todos os dias pelo período da manhã...
O Intercontinental é excelente.. A localização muito boa, quartos novos e modernos.. A única coisa que não gostei foi o preço do estacionamento do hotel.. Por sinal estacionar no centro de SFO é absurdamente caro.. Mais até do que em NY
Por sinal qualquer hotel que esteja na área do SoMa é interessante.. Eu achei tranquilo andar pela cidade à noite.. mas leve uma blusa depois que o sol se põe e a neblina baixa a temperatura cai consideravelmente..
Obrigado pela visita
Abraço
Realmente postei duas vezes, pois a primeira não tinha aparecido ainda, peço desculpas pela confusão.
Obrigado pelas dicas.
Já percebi que os preços dos estacionamentos são absurdos e pretendo usar transporte público, só alugando carro em último caso.
Essa dica da neblina é boa... Eu estava pensando em ir até Alcatraz durante a manhã, será que a neblina prejudica muito? Em Agosto, por volta de que hora essa neblina se dissipava?
Mais uma vez, obrigado pela atenção e parabéns pelo blog! Abraço!