
- On 22/06/2015
- In Arthur's Pass Aventura Christchurch Destinos Esportes Radicais & Adrenalina Esqui e Snowboard Estações do Ano Estilo Experiências Fairlie Ilha Norte da Nova Zelândia Ilha Sul da Nova Zelândia Inverno Kaikoura Lake Tekapo Luxo Montanhas Mt. Hutt Natureza Neve Nova Zelandia Oceania Ohakune Ohau Snow Fields Queenstown Viagem Viagem Aventura Viagem em família Vulcões Wanaka
- Tags: Adrenalina na Nova Zelândia, Alpes do Sul, Atrações Turísticas de Queenstown, Canterbury, Central Otago, Destino RBBV, Esportes de Inverno, Esportes Radicais na Nova Zelândia, Esqui, Esqui na Nova Zelândia, Estações de Esqui, Estações de Esqui na Nova Zelândia, Estações do Ano na Nova Zelândia, Haka Tours, Inverno na Nova Zelândia, Lake Wakatipu, Mackenzie Basin, Mount Aspiring National Park, Snow Safari, Snowboard, Snowboard na Nova Zelândia, Southern Lakes District, The Remarkables
Esqui e Snowboard na Nova Zelândia
Esqui e Snowboard na Nova Zelândia
O inverno acabou de começar no hemisfério sul e com ele, além da neve, chegou também a tão aguardada temporada de esportes de inverno. Embora o Brasil não seja um país com muita tradição neste tipo de esporte, snowboard e esqui são modalidades são cada vez mais populares entre brasileiros visitando o exterior durante os meses de inverno.
Sendo assim, a Nova Zelândia pode ser uma excelente opção para quem curte esportes de inverno, ou tem vontade de pelo menos experimentar uma vez na vida.
Por estarmos no mesmo hemisfério, tenho que admitir que temos neve bem mais perto de casa, logo alí na Cordilheira dos Andes. No entanto, apesar da distância e de certa forma o custo, a experiência de esquiar na Nova Zelândia é certamente bem diferente daquela que você encontraria em países como o Chile e a Argentina.
Pensando nisso, fiz esse rápido guia com as maiores e principais estações de esqui da Nova Zelândia. Ano passado tive a oportunidade de conhecer e esquiar em algumas delas e você encontra posts mais detalhados sobre cada uma das estações de esqui que já visitei nesse link aqui.
Whakapapa – Mt. Ruapehu
Esta é a maior e mais movimentada estação de esqui da Nova Zelândia. Com um total de 14 lifts e 43 pistas que vão desde o nível iniciante, até o avançado/profissional, Whakapapa tem uma área “esquiável” total de aproximadamente de 550ha. Localizado na face norte do Mt. Ruapehu. A montanha, que na verdade é um vulcão, é o único verdadeiro destino para prática de esportes de inverno na ilha norte da Nova Zelândia.
Cidade mais próxima => Tongariro National Park
# de lifts operando => 14
Temporada de Funcionamento => Fim de Junho ao Final de Outubro
Altitude na Base => 1625 m Maior Altitude => 2300 m
Precipitação Anual de neve => 240 cm
Turoa – Mt. Ruapehu
Turoa Ski Area está localizada na encosta sudoeste do monte Ruapehu e conta com pistas para todos os níveis de aptidão. Turoa é considerada um pouco mais radical que sua vizinha Whakapapa, visto que entre outras coisas possui uma das descidas (722m) mais inclinadas da Austrálasia. Especialmente popular entre os praticantes do snowboard.
Cidade mais próxima => Okahune # de lifts operando => 9
Temporada de Funcionamento => Meados de Junho até Meados de Outubro
Altitude na Base => 1600 m Maior Altitude => 2322 m
Precipitação Anual de neve => 245 cm
Mt. Lyford
Mt. Lyford Ski Area é a estação de esqui mais ao norte da ilha sul da Nova Zelândia. Está localizada a cerca de 1 hora de Kaikoura em direção à Hanmer Springs.
Cidade mais próxima => Kaikoura (62km)
# de lifts operando => 5
Temporada de Funcionamento => Final de Junho até início de Outubro
Altitude na Base => 1249 m Maior Altitude => 1750 m
Porters
Estação de esqui localizada no início da subida para a Arthur Pass. Aparentemente a estação tem diversas pistas em diferentes níveis de dificuldade descendo por 2 vales diferentes.
Cidade mais próxima => Springfield (33 Km) Christchurch (95km)
# de lifts operando => 5
Temporada de Funcionamento => Final de Junho até início de Outubro
Altitude na Base => 1340 m Maior Altitude => 1950 m
Mt. Hutt
Localizado no sopé dos Southern Alps 2086m acima do nível do mar, Mt Hutt tem uma área “esquiável” de 472 hectares de terreno diverso em diferentes graus de dificuldade. Nos últimos anos a estação passou por algumas transformações que criaram um layout totalmente novo. Além disso, ganhou um teleférico de seis lugares de alta velocidade que liga a base ao topo da montanha em menos de 5 minutos. Esta é a estação de esqui mais popular nos arredores de Christchurch e é uma das últimas a encerrar a temporada.
Cidade mais próxima => Methven (26Km) Christchurch (96Km)
# de lifts operando => 4
Temporada de Funcionamento => Início de Junho até final de Outubro
Altitude na Base => 1403 m Maior Altitude => 2086 m
Mt. Dobson
Localizada nas imediações do Lake Tekapo na região de Mackenzie, Mt. Dobson é particularmente recomendado para famílias, esquiadores iniciantes e intermediários.
Cidade mais próxima => Fairlie (20 Km) Christchurch (204km)
# de lifts operando => 4
Temporada de Funcionamento => Final de Junho até início de Outubro
Altitude na Base => 1600 m Maior Altitude => 2030 m
Ohau Snowfields
Estação de esqui com 125 ha localizada aos pés do Mt. Sutton (2007m) próximo ao Lake Ohau. Ohau Snow Fields é definitivamente uma estação de esqui para quem já tem certa experiência na neve. Além de ótimas pistas em nível intermediário e avançado, oferece ainda um visual arrebatador para todo Mackenzie Basin.
Cidade mais próxima => Twizel (37 Km) Queenstown (209km)
# de lifts operando => 3
Temporada de Funcionamento => Final de Junho até final de Setembro
Altitude na Base => 1425 m Maior Altitude => 1825 m
Treble Cone
Abrangendo 550 hectares, Treble Cone é a maior e provavelmente melhor área de esqui na ilha sul da Nova Zelândia. Com a maior elevação vertical no Southern Alps (705m), possui algumas das mais longas pistas (4 km) de nível intermediário do hemisfério Sul e de quebra oferece uma vista espectacular sobre o lago Wanaka e Mount Aspiring National Park. Além disso tudo, recebe cerca de 5,5 metros de neve por ano. Não recomendada para pessoas com baixo grau de experiência na neve.
Cidade mais próxima => Wanaka (23 Km) Queenstown (90km) # de lifts operando => 4
Temporada de Funcionamento => Final de Junho até final de Outubro
Altitude na Base => 1260 m Maior Altitude => 1960 m
Cardrona Alpine Resort
Procurando por uma estação de esqui não tão radical na região de Wanaka, Cardrona é o lugar ideal para você. Localizada no Crown Range entre Wanaka e Queenstown, Cadrona Alpine Resort tem atividades e pistas para todos os gostos e níveis de dificuldade, e é conhecida pelos locais como a estação de esqui mais família da região.
Cidade mais próxima => Wanaka (34 Km) Queenstown (58km) # de lifts operando => 7
Temporada de Funcionamento => Meados de Junho até início de Outubro
Altitude na Base => 1670 m Maior Altitude => 1860 m
Snowfarm
Situada ao longo da Cardrona Valley Road, Snowfarm é considerada uma das melhores áreas de esqui cross country no hemisfério sul. Com mais de 50 km de pistas preparadas em diferentes níveis de dificuldade. Não importa qual seja sua idade ou habilidade, existem muitas trilhas para você se divertir na neve.
Cidade mais próxima => Wanaka (35 Km) Queenstown (55km)
# de lifts operando => 0
Temporada de Funcionamento => Final de Junho até início de Outubro
Altitude na Base => 1500 m Maior Altitude => 1980 m
Coronet Peak
Coronet Peak é a estação de esqui mais próxima e facilmente acessível para quem visita Queenstown. Seu grande diferencial em relação as demais estações neozelandeses é o fato dela funcionar também durante a noite entre início de Julho e meados Setembro todas as sextas e sábados.
Cidade mais próxima => Queenstown (16Km)
# de lifts operando => 7
Temporada de Funcionamento => Início de Junho até meados de Outubro
Altitude na Base => 1220 m Maior Altitude => 1650 m
The Remarkables
Situada no alto do Remarkables Ranges e rodeado por picos escarpados, The Remarkables Alpine Park oferece um ambiente alpino espetacular que se espalha em 220 hectares esquiáveis. Com pistas para todos os níveis de habilidade na neve, o The Remarkables tem ainda como plus o fantástico visual do Lake Wakatipu e da região de Queenstown.
# de lifts operando => 7
Temporada de Funcionamento => Início de Junho até meados de Outubro
Altitude na Base => 1622 m Maior Altitude => 1943 m
Outras informações úteis:
A grande maioria das estações de esqui da Nova Zelândia (pelo menos as que já visitamos) é super bem preparada com estrutura de aluguel de equipamentos e roupas, aulas para crianças e adultos iniciantes, opções de alimentação e transporte a partir da cidade mais próxima.
Como ainda não visitei todas as estações mencionadas neste post, não sei exatamente as “manhas” para cada uma delas. Porém você pode obter maiores informações diretamente nos posts de cada estação de esqui já visitada e “resenhada” aqui no blog ou diretamente nos sites das estações em questão.
Outra opção é fazer um tour especializado como o 7 Day South Island Snow Safari da Haka Tour que eu fiz em 2014. Neste tipo de tour você viaja explorando algumas das principais estações de esqui da Nova Zelândia em grupo de no máximo 16 pessoas. No preço do tour esta incluso transporte, acomodação, tickets e aluguel de equipamento no qual você visita 6 das principais estações de esqui da ilha sul da Nova Zelândia.
Vale lembrar que, se você não estiver com carro com tração nas quatros rodas, talvez seja oportuno usar o transporte coletivo/shuttle da cidade mais próxima até a base da estação, ou então ter correntes no carro para instalar nos pneus caso comece a nevar e seja necessário.
Digo isso pois as estradas que ligam a estrada principal à base das estações de esqui são de terra e em condições adversas podem se tornar bastante perigosas. (Lembre-se que a instalação e retirada das correntes dos pneus não é algo digamos muito fácil, principalmente para nós que não estamos necessariamente preparados para isso. Digo isso por experiência própria).
Se você estiver alugando um carro durante o inverno e você não tiver alugado as correntes, a maioria das estações de esqui (pelo menos as que nós visitamos) tem correntes para alugar no início da subida em direção a porção mais alta da montanha.
Além destas pistas de esqui mencionadas acima, existem outras pelo menos umas outras 25 “mini” estações de esqui exploradas “não comercialmente” na forma de club de esqui. Veja a lista abaixo para maiores detalhes:
Ilha Norte
Tukino face leste do Mt. Ruapehu no Tongariro National Park => Condições Atuais
Manganui face leste do Mt. Taranaki – New Plymouth => Condições Atuais
Ilha Sul
Rainbow Nelson Lakes National Park – Nelson => Condições Atuais
Hanmer Springs – Hanmer Springs => Condições Atuais
Temple Basin – Arthur Pass National Park => Condições Atuais
Craigieburn – Craigieburn Forest Park – Arthur Pass Road => Condições Atuais
Broken River – Craigieburn Forest Park – Arthur Pass Road => Condições Atuais
Cheeseman – Castle Hill – Arthur Pass Road (Highway 73) => Condições Atuais
Mt. Olympus – Lake Coleridge – Methven => Condições Atuais
Fox Peak – Fairlie – Tekapo => Condições Atuais
E para finalizar, o único lugar que você pode esquiar 365 dias por ano, por incrível que pareça fica a 20 min de Auckland. Trata-se de uma pista coberta de 200m de comprimento e temperatura controlada do Snowplanet.
Por experiência (péssima) propria, recomendo a todos os iniciantes que façam uma aula, acho o dinheiro mais bem investido quando se trata de esqui/snowboard. E confirmo que colocar a corrente pela primeira vez nas rodas do carro é algo complexo e chato quando a neve ta caindo!
Estações de esqui da Nova Zelândia na bucket list!
Natalia
Concordo com tudo!! Pior ainda que colocar a corrente, é tirar ela quando a neve deixou de ser neve e virou chuva e você ainda está numa estrada de terra..
Obrigado pela visita e estamos esperando a sua visita
Bjs
Indo de Taupo para Wellington, qual o caminho voces recomendam? Por Tongariro National Park ou por Napier?
Estarei indo em Janeiro de 2016
Abraços
Acho que o caminho por Napier por ser verão pode ser mais interessante pois tem praias lindas pelo caminho