- On 21/12/2010
- In América do Norte Américas Delaware Destinos Eclipse Estados Unidos Variedades Wilmington
- Tags: Aurora Boreal, Brandywine River, Destino RBBV, Eclipse Lunar, Fotografia, Frio, Inverno, Longwood Gardens, Lua, Natal, New Castle, Rio Brandywine, Solstício
Congelando para assistir o Eclipse Lunar de Solstício de Inverno
Ontem o final da tarde / início da noite, foi um dia daqueles que você olha para o céu e fica maravilhado com a lua nascendo no horizonte. O céu estava limpo sem uma única nuvem e apesar do frio de -2ºC e sensação térmica de -7ªC aproveitei para tirar algumas fotos. Tanto que a FotoDia de ontem (20/12), a Lua aparece toda toda disputando espaço e a atenção com os Fagus sp repletos de luzinhas de Natal no Longwood Gardens.
FotoDia 20.12.2010 – Luar Natalino
Se a linda Lua cheia de ontem não bastasse, durante a madrugada ocorreu o último eclipse lunar do ano. Detalhe este não foi um eclipse qualquer. O último eclipse lunar completo, aconteceu há quase 3 anos atrás no dia 20 de Fevereiro de 2008.
Lua antes do início do eclipse lunar de Solstício de Inverno
Porém este eclipse foi ainda mais especial pois coincidiu com o Solstício de Inverno na América do Norte (21 Dezembro). O último eclipse total a coincidir com o início do inverno aconteceu há 372 anos atrás em 1638. Curiosamente 1638, foi o ano em que os Suecos fundaram a Nova Suécia, aqui na região de Delaware, Pennsylvania e New Jersey.
Eclipse Lunar de Solstício de Inverno 21.12.2010
Em outras palavras além de o solstício de Inverno trazer consigo a noite mais longa do ano, nesta noite tivemos um pouco mais de escuridão. Para ser exato, 72 minutos em que a Terra se colocou exatamente no meio do caminho entre o Sol e a Lua, projetando sua sombra sobre esta última.
Eclipse Lunar de Solstício de Inverno 21.12.2010
Como o próximo eclipse lunar desta natureza só acontecerá novamente daqui 84 anos, em 2094 e como muito provavelmente não estaremos mais aqui para assistir, coloquei o despertador para funcionar para acompahar este fenômeno astrônomico único.
Eclipse Lunar de Solstício de Inverno 21.12.2010
Para tirar as fotos acabei utilizando minha antiga câmera H-9 da Sony pelo fato de o zoom dela ser melhor que a da minha SLR da Canon. Antes de dormir coloquei a bateria da câmera para carregar e deixei tudo preparado para acompanhar o eclipse lunar.
Eclipse Lunar de Solstício de Inverno 21.12.2010
Por volta das 02:10 da manhã acordei e enfrentei o frio de -4º C e montei um acampamento com direito a chocolate quente, rede e edredon no deck da sacada congelada do nosso quarto e fiquei lá observando o fenômeno por cerca de 1 hora e 10 minutos.
Eclipse Lunar de Solstício de Inverno 21.12.2010
Apesar de ter sido uma experiência quase congelante, eu não me arrependo nem um pouco e gostaria de estar fotografando o fenômeno com a minha SLR e com uma lente com uma objetiva melhor. O Eclipse começou oficialmente às 00:29, porém a sombra da terra começou a se projetar de fato sobre a lua às 01:32.
Eclipse Lunar de Solstício de Inverno 21.12.2010
E as 02:41 a sombra da Terra projetava-se totalmente sobre a Lua deixando-a com uma coloração cobre. Neste momento algo bastante curioso. Estava na sacada de casa à beira do rio num silêncio quase profundo embalado apenas pelo barulho das águas do Rio Brandywine parcialmente congelado. À cerca de uns minutos antes do fenômeno se completar começo a escutar grasnidos barulho do que acredito ser dos gansos canadenses abundantes na região nesta época do ano.
Eclipse Lunar de Solstício de Inverno 21.12.2010
Interessante observar ainda que muita gente, principalmente antigamente, acredita que os animais tem a capacidade de sentir/prever fenômenos naturais. E depois desta experiência tenho que concordar que isso tem lá seu fundo de verdade. Bem os povos antigos já se utilizavam de observações desta natureza para entender o universo ao seu redor e em alguns casos até mesmo para elaborar profecias.
Fases de um Eclipse Lunar by Marcus Yam for The New York Times
Infelizmente por ser no meio da madrugada e estar muito frio, alguns minutos depois de a Lua ser totalmente encoberta pela sobra da Terra, desmanchei acampamento, ainda aproveitei para dar uma olhadinha em como as fotos haviam ficado e voltei a dormir.
Fases Eclipse da Lua by Google Images
Lembro que o primeiro eclipse que lembro de ter visto na vida foi um eclipse lunar quando era criança e morávamos em São Paulo. Depois disso, lembro ter visto um eclipse solar em Santa Catarina, com direito ao uso de um vidrinho que na época deu um trabalho danado de achar e que é usado em máscaras de soldagem.
Eclipse 2010 em Time Lapse
Outro fenômeno natural que tenho muita vontade de assistir é a Aurora Boreal, e pelo que andei escutando recentemente 2011 e 2012 serão os melhores anos para assistir a este fenômeno, quando as tempestades solares atingem seu pico e um fenômeno ótico de beleza ímpar acontece em decorrência do impacto de partículas de vento solar e a “poeira espacial” encontrada na via láctea com a alta atmosfera da Terra, canalizadas pelo campo magnético terrestre.
Aurora Boreal Alaska by http://www.alaska-in-pictures.com
que massa! adorei! pena que em lyon não vi nada disso..
Eu quase congelei para poder ver.. Mas valeu a pena.. O Céu estava todo estrelado coisa mais linda 😀
Ai que lindo que foi! Adoraria ter visto tb!
Guta
Foi super legal… Apesar da friaca.. 😀
Botei o despertador, mas quem disse que consegui acordar… hj vi as fotos lindas de todo mundo no quentinho. 🙂
Cláudia DC360Photos
Na hora que o despertador tocou olhei para ele e quase desisti.. Qdo vi que o céu estava sem uma única nuvem no céu e que o próximo eclipse como este sera só daqui 84 anos pulei rapidinho da cama… Instalei a Rede me enrolei no edredon e fiquei observando e fotografando 😀
Fotos espetaculares!!! Valeu o esforço no frio congelante! 🙂 Abs!
Oi Fê Costta
Valeu pelo elogio 😀 As fotos do seu Blog também são espetaculares…
Bjs
show de imagens Oscar
Valeu Tio Du.. 😀
[…] E por fim, sem querer me alongar muito neste Post o Luar que presenciamos naquele início de noite foi de tirar o fôlego. Ver aquela lua em meio a aquelas árvores sem folhas decoradas com luzinhas foi realmente D+. A lua estava tão bonita que resolvi colocar o despertador para acordar durante a congelante madrugada para fotografar o eclipse lunar de solstício de inverno de 2010. […]
isso e muito legal
a e gostei muito desse eclipse
Natália
Obrigado pela visita… Tirar estas fotos num frio de matar foi dificil.. Mas foi lindo…