Categorias: Aeroporto Asia China Destinos Experiências Hong Kong Obras da Engenharia Planejamento de Viagem Utilidades

Como ir do aeroporto de Hong Kong ao centro da cidade

HONG KONG NA PRÁTICA

Como ir do aeroporto de Hong Kong para o centro da cidade?

Situado a menos de 5 horas de vôo de mais da metade da população mundial, o Aeroporto Internacional de Hong Kong (IATA HKG, ICAO VHHH) é um dos maiores e mais movimentados aeroportos do mundo. Localizado em Chek Lap Kok, uma ilha aterrada ao norte da ilha de Lantau, o Hong Kong International Airport é um dos principais hubs aéreos do sul da China e principal porta de entrada para os turistas que visitam a cidade.

Existem diferentes modalidades de transporte que o visitante que chega à Hong Kong tem para ir do aeroporto até a cidade. No post de hoje, irei falar um pouco sobre as diferentes formas e maneiras que o turista que visita Hong Kong tem para ir do aeroporto até a cidade e vice e versa.

Vamos lá?

O Aeroporto de Hong Kong

Localizado à cerca de pouco mais de 30 Km do centro de Hong Kong, o Chek Lap Kok Airport foi Inaugurado em 1998 substituindo o lendário Kai Tak Airport, considerado até então um dos aeroportos urbanos mais perigosos do mundo. O “novo” aeroporto internacional de Hong Kong, hoje prestes a completar 20 anos desde suas inauguração, recebe anualmemente mais de 70 milhões de passageiro. Fazendo dele o 8o aeroporto mais movimentado do mundo.

Além do tráfego intenso de passageiros, através do aeroporto de Hong Kong são processados anualmente pouco mais de 4.5 milhões de toneladas de carga. Fazendo do Aeroporto de Hong Kong, o aeroporto de carga mais movimentado do mundo.

Hong Kong flag carrier Cathay Pacific, Boeing 747-400 jumbo jet, flies over the Kai Tak Airport control tower bottom as it approaches the Runway 13 on the last day of the 73-year-old airport 05 July. The cramped saturated urban airport will be replaced Monday, 06 July, by a massive, shiny state-of-the-art version on an outlying island with purpose-built transport links. / AFP PHOTO / MANUEL CENETA

Imprevistos acontecem! Garanta seu seguro de viagem aqui!
Utilize o link promocional: CLIQUE AQUI para receber desconto em sua compra.

Construído numa gigantesca ilha artificial ao norte de Lantau Island e criada exclusivamente para abrigá-lo, o aeroporto de Hong Kong atualmente possui duas pistas para pousos e decolagens que funcionam concomitantemente, sendo que uma terceira “runway” já está em construção para aumentar a capacidade do aeroporto nos próximos anos.

O aeroporto de Hong Kong conta ainda com dois modernos terminais de passageiros e um de carga, que combinados receberam em 2016 impressionantes 411.530 pousos e decolagens. Ou seja, são mais de 1125 vôos por dia, ou um avião subindo ou descendo à cada 76 segundos.

A título de curiosidade, mais de 100 companhias aéreas operam no aeroporto de Hong Kong, conectando a cidade com cerca de 190 destinos pelo mundo. Através do aeroporto de Hong Kong passam diariamente por seus dois terminais quase 200.000 passageiros. Como todos os passageiros que chegam ou partem de Hong Kong tem que fazer imigração, este aeroporto é extremamente eficiente nesse quesito. Eu nunca levei mais de 1 hora para sair do avião, passar pela imigração, pegar as malas e partir em direção à cidade.

As companhias aéreas locais, que utilizam o aeroporto internacional de Hong Kong como hub, são a Cathay Pacific, Cathay Dragon (antiga Dragonair), Hong Kong Airlines e a Hong Kong Express.

Como chegar em Hong Kong vindo do Brasil?

Não existem vôos diretos entre o Brasil e Hong Kong, por isso quem pretende visitar a cidade precisa fazer pelo menos uma conexão no meio do caminho. Via Oriente Médio você chega à Hong Kong por meio de companhias como a Emirates (Dubai), Turkish (Istambul) ou Qatar (Doha). Via Europa com a Lufthansa(Frankfurt, München) KLM (Amsterdã), Air France (Paris), British Airways (Londres), Air China (Madrid + Pequim). Via América do Norte com a United Airlines (Chicago, San Francisco, Newark/NY), American Airlines (Dallas), Delta (Seattle), Air Canada (Vancouver, Toronto). Via África com a South African Airways (Johannesburg) e Ethiopian. (Addis Abbaba).

Como não existe nenhuma companhia aérea brasileira que voe até Hong Kong, você pode se valer de acordos entre as companhias para, em um dos trechos, voar com uma empresa aérea brasileira; a Latam, por exemplo, que por ser da One World tem acordo com a Cathay Pacific em vôos passando pela Europa, America do Norte e África do Sul.

Se você já estiver na Ásia, conhecer Hong Kong é muito fácil. Há uma enorme variedade de companhias aéreas voando para a cidade, inclusive empresas low cost, como a Air Asia e Jet Star, Scoot e afins.

OPÇÕES DE TRANSPORTE DO AEROPORTO DE HONG KONG PARA A CIDADE

Existem inúmeras maneiras de se fazer o translado entre o aeroporto internacional de Hong Kong (HKG) e a cidade, e vice e versa. A escolha de qual modalidade de transporte você deve utilizar, vai depender de uma série de fatores.

Entre eles, destino final, quanto você está disposto à pagar, tempo que você pretende gastar até o seu destino, comodidade, quantidade de malas e afins.

Dentre as diferentes modalidades de transporte disponíveis no aeroporto de Hong Kong para você chegar ao seu destino na cidade temos: Trem expresso (Airport Express), ônibus, metro (MTR), táxi, Uber ou ainda shuttels e transfers particulares.

Está na dúvida de qual delas escolher? Então vamos explorar um pouquinho melhor cada uma delas?

Hong Kong Airport Express: A forma mais eficiente de ir para a cidade.

O trem expresso, ou Hong Kong Airport Express é sem sombra de dúvidas a maneira mais rápida e prática de se deslocar do Aeroporto Internacional de Hong Kong até a cidade. Esse trem expresso possui apenas 5 paradas e conecta o Asia-World Expo, Aeroporto, Tsing Yi, Kowloon e Hong Kong. O trajeto que a maioria dos passageiros utiliza, entre o aeroporto e a Hong Kong Station, leva apenas 24 minutos e é a maneira mais eficiente de se deslocar entre a cidade e o aeroporto.

Os vagões do Hong Kong Express são bastante confortáveis. No interior do trem há um bom espaço para o armazenamento de malas e um indicador luminoso vai acendendo ao longo do percurso, indicando a distância que falta para chegar às estações. Além disso, o HK express oferece wi-fi gratuito e tem tomada para carregar celular (padrão de tomada inglesa) e entrada USB. O trem do Hong Kong Express passa em intervalos de 10 a 12 minutos.

A estação do Hong Kong Express no aeroporto de Hong Kong fica a poucos metros e entre as duas portas do desembarque de passageiros, logo depois das esteiras de bagagens depois que você passar pela imigração. A estação do trem fica no mesmo piso do desembarque, sem necessidade de subir/descer escadas ou elevadores, tudo muito rápido e prático, mesmo com malas.

Na estação uma painel indica o tempo de espera para a chegada do próximo trem e uma proteção de vidro separa a plataforma do trem. O painel mostra o sentido que o trem irá percorrer indicando a ordem das estações até o centro da cidade.

Do aeroporto de Hong Kong ao centro, o Airport Express faz apenas três paradas: a primeira na Tsing Yi Station, de onde é possível fazer uma conexão para as linhas normais de metrô; a segunda na Kowloon Station, ideal para quem vai se hospedar na parte continental em Kowloon; e a parada final na Hong Kong Station, para quem vai ficar na Ilha de Hong Kong.

O Airport Express opera todos os dias das 05:50 da manhã até 00:48h do dia seguinte e o valor da viagem pode variar conforme a estação de destino, pois além da estação final (Hong Kong Station) há duas intermediárias (Kowloon e Tsing Yi), que dependendo de onde você ficar hospedado podem ser pontos de desembarque.

O preço da passagem do Hong Kong express ainda pode variar se usa o Octopus Card (cartão do transporte da cidade), ou viaja em grupo de 2 ou mais pessoas, ou se compra o bilhete de ida ou ida e volta. Enfim, a tabela com os valores atualizados por ser conferida neste link do site da MTR, a companhia responsável pelas linhas de trem e metrô de Hong Kong. Se estiver viajando em 2 ou mais pessoas peça os tickets com desconto para grupo.

Mesmo que você utilize outra opção de transporte ao chegar em Hong Kong, utilizar o Hong Kong Airport Express quando for embora, no sentido Cidade => Aeroporto pode ser um ótimo negócio. Isso porque, se você estiver viajando numa dessas cias aéreas aqui, você pode fazer o Check-in, em alguns casos com até 48 horas de antecedência, nas estações de Kowloon e Hong Kong Station e despachar suas malas ainda na cidade. E assim, ir para o aeroporto apenas com sua bagagem de mão, passaporte e cartão de embarque. Extremamente cômodo e prático.

Isso é especialmente interessante se o seu vôo sai de Hong Kong apenas à noite ou no final do dia. Assim você pode fazer o check-out do hotel, despachar suas malas grandes e pode trabalhar ou passear pela cidade só com a bagagem de mão sem ter que se preocupar com o que fazer com as malas grandes nesse interim.

Na etapa inicial da viagem os trilhos correm sobre a superfície e é possível curtir um pouco do visual das ilhas, do mar e dos prédios gigantes tão característicos de Hong Kong. Ao se aproximar da cidade, o trajeto torna-se subterrâneo até a chegada à Hong Kong Station, inclusive passando debaixo do mar na Victoria Harbour.

Quem viaja no Airport Express tem ainda à disposição, nas estações Kowloon e Hong Kong, algumas linhas de ônibus gratuitos (free shuttle bus) que passam pelos principais hotéis de cada uma das ilhas.  A lista completa de paradas dos ônibus pode ser vista neste link.

Se você estiver viajando sozinho e com pouca bagagem, o Airport Express é na minha opinão a melhor opção. Quando for comprar o prefira comprar o bilhete de ida e volta (return smart ticket) porquê sai mais barato de comprar ida e a volta separadamente. Na data de publicação desse post ele custa 115HKD o trajeto, ou 205HKD ida e volta.

Para comprar os tickets, há um balcão do Hong Kong Express no desembarque, é só seguir as placas, não tem erro. Alternativamente você pode embarcar no trem para a cidade e comprar o ticket quando chegar nas estações de Kowloon ou Hong Kong Station.

Lembrando que este ticket de ida e volta permite fazer a viagem de retorno ao aeroporto em até 30 dias contando da data da primeira utilização e é válido apenas para o Airport Express, não podendo ser utilizado em outros meios de transporte público.

Ônibus – A forma mais econômica de ir do aeroporto de Hong Kong até a cidade.

Para quem viaja com o orçamento mais apertado, o ônibus é a maneira mais barata para fazer o trajeto entre o aeroporto e Hong Kong. Além do preço mais acessível, uma de suas vantagens ou desvantagens dependo do ponto de vista de quem viaja.

Isso porque ele têm mais destinos e pontos de parada do que o trem/metrô. Então, algumas vezes, dependendo o lugar que você pretende ir em Hong Kong, pode ser mais prático pegar os ônibus do que o Airport Express Express.

O lado negativo é que o trajeto será um pouco mais lento. Há diversas linhas de ônibus que saem do aeroporto e o preço é diferente para cada uma delas. Os ônibus têm dois andares, são confortáveis, modernos, limpos e têm ar-condicionado. Confira as linhas de ônibus que ligam o aeroporto à Hong Kong.

Se você por acaso chegar ao aeroporto de Hong Kong entre 00:48 e 05:50 da manhã, o de ônibus será a única opção de transporte publico de massa ligando o aeroporto e a cidade.

Para quem faz o trajeto entre o aeroporto e a cidade de ônibus, recomendo comprar o OCTOPUS card já no aeroporto. Além de a passagem ser um pouquinho mais barata, você não precisa se preocupar em ter o valor exato da passagem na hora de pagar a viagem, já que a maioria dos ônibus de Hong Kong não dão troco. E depois, você pode utilizar o mesmo cartão para todo o sistema de transporte da cidade durante a sua visita e até mesmo pagar pequenas coisas com este cartão que é recarregável.

Apesar dos valores das passagens de ônibus variarem de acordo com o local para onde você deseja ir em Hong Kong, eles são consideravelmente mais baratos que Airport Express. Para se ter uma ideia, o trajeto semelhante que custa 115HKD no Airport Express sai por aproximadamente 40HKD na linha A11. No entanto ao invés de 24 minutos, você vai levar cerca de 1 hora para chegar ao centro.

Metro – MTR

Embora Hong Kong tenha um dos melhores sistemas de metro do mundo, o metro (MTR) propriamente dito não chega até o aeroporto em si como faz a linha do Airport Express. Embora este último utilize boa parte do trajeto da Tung Chung Line (linha laranja). Para você pegar o Metro (MTR) saindo do aeroporto de Hong Kong você precisa pegar um ônibus (S1) ou táxi azul até Tung Chung MTR Station.

Na verdade a Tung Chung Station está relativamente perto do aeroporto, no máximo uns 5 Km. Por sinal, na área da Tung Chung Station é de onde sai o teleférico que vai até uma das principais atrações turísticas de Hong Kong o Buda Gigante de Lantau.

Combinando o ônibus S1 com o metro (MTR) a ida ao aeroporto de Hong Kong fica ainda mais barata que o Airport Express e o ônibus direto. O trajeto entre o aeroporto e Tung Chung Station no ônibus S1 custa 3.5 HKD . Já o trajeto entre Tung Chung Station e Central sai por 22.4HKD. Totalizando 25.9 HKD no OCTOPUS CARD e consumindo aproximadamemte 1 hora e 20 minutos com cerca de 8 paradas ao longo do caminho. Depois de um longo vôo e com malas, na minha opinião é furada. Tipo de coisa que o barato sai caro.

Táxi, Uber e transfer: Maneira mais cômoda de ir do aeroporto até Hong Kong

Apesar de mais lentos que o Airport Express, táxi, uber e transfer são sem sombra de dúvidas a maneira mais cômoda de ir do aeroporto de Hong Kong até a cidade e vice e versa. A grande vantagem dessa modalidade de transporte é que você sai do aeroporto direto para o seu local de hospedagem. Obviamente eles são também a opção mais cara conectando o aeroporto à cidade. Porém se você estiver viajando em 2 ou mais pessoas pode ser uma boa opção para chegar até a cidade já que dilui o custo.

Os táxis estão disponíveis na área de embarque de táxis, em frente ao saguão de desembarque. Os táxis vermelhos circulam até Kowloon e o centro de Hong Kong, os táxis verdes servem os Novos Territórios e os táxis azuis percorrem até a Ilha Lantau. Um táxi até o centro de Hong Kong custa aproximadamente HKD 350-400. Lembrando que além do valor mostrado no taxímetro, é cobrado um adcional de 6HKD por peça de bagagem que vai no porta malas e os pedágios ao longo do caminho entre o aeroporto e a cidade.

O Uber é também uma excelente opção de transporte entre o aeroporto e a cidade. Esta é sempre minha segunda opção de transporte para ir ou voltar do aeroporto para casa. O Uber é ainda mais recomendado quando você está com várias malas ou viajando em até 4-6 pessoas. Já que você pode pegar um Uber XL. Uma corrida do aeroporto até o The Peak onde eu moro sai por cerca de 450-500HKD. Se estiver viajando em 4 pessoas sai o mesmo preço que pegar o HK Express e um táxi até em casa.

E por fim você ainda tem opção de transfers e shuttles.

Indo além de Hong Kong

Além de Hong Kong, o aeroporto internacional de Hong Kong está também conectado à Macau e a várias outras cidades da China Continental como Shenzhen, Zhuhai, Dongguan e Guangzhou. No entanto, nesse post falarei apenas como ir do aeroporto de Hong Kong ao centro da cidade.

Enfim, com esse post espero ter ajudado você a escolher a melhor forma de transporte para você ir do aeroporto até a cidade ou vice e versa. Se ainda assim você tiver alguma dúvida, dica ou sugestão, deixe um comentário aqui na nossa caixa de mensagens para que possa tentar ajudar.

Aeroporto Internacional de Hong Kong

Se este post foi útil para você, ajude o blog a continuar existindo reservando hotel, alugando carro, contratando seguro viagem, comprando passagens, SIM Cards e reservando seus passeios e atrações. Prestigiando nosso trabalho e planejando suas viagens através dos links do blog continuaremos a postar dicas e posts de nossas aventuras pelo mundo e assim esperamos ajudar a melhorar ainda mais a sua experiência de viagem.

 

Reservando através dos links do blog você não paga mais por isso, mas o blog recebe uma pequena comissão. Você pode ficar sabendo mais sobre como isso funciona na política do blog Fotos & Destinos.

 

Aproveite também para seguir nossas redes sociais como Instagram e Facebook

Obrigado!!

Oscar Augusto Risch

Veja os comentários

  • Que post top, maravilhoso, super informativo! Parabéns! Quando formos para lá, um dia, espero que seja logo, hehehe, vou usar estas dicas. Agora, que show isso de construir uma ilha para o aeroporto né? Ai que inveja destas infraestruturas por aí...

    • Legal que você gostou. Também acho incrível que eles construíram uma ilha artificial para abrigar o novo aeroporto, se bem que com a geografia de Hong Kong essa era provavelmente a única opção. Ainda em termos de infraestrutura, outra coisa incrível é o sistema de trem que conecta o aeroporto à cidade e o fato de voce poder fazer o check in do seu voo e despachar suas malas antes de chegar ao aeroporto.
      Obrigado pela visita

      Abs

  • Adorei saber que tem várias opções. Não tinha noção nenhuma! Ainda não conheço mas fiquei com vontade de ir. Obrigada por compartilhar a dica!

    • Essa era mesmo a intenção deste post. Mostrar as diferentes formas com as quais você consegui ir do aeroporto de Hong Kong até a cidade.
      Abs

  • Muito proveitoso o seu artigo Oscar. Preciso de uma dica rápida, se puder me ajudar fico grato. Chegando no Aeroporto de Hong Kong, preciso ir a Shenzhen. Qual seria a maneira mais em conta? O roteiro seria: O Airport Express parando na Tsing Yi Station, dai pegando o Metro normal e dele até a Lo Wu (Lok Ma Chau) ?
    Ou seria melhor pegar o Onibus A36 e ir até a Sheung Shui Station para entrar no circuito do Metro?
    Muito obrigado.

    • Sim o Metro é certamente a maneira mais barata de você chegar em Shenzhen. A forma mais comida no entanto é ir de Skypier

  • Olá! Parabens pelo post!!
    Uma pergunta, saindo do aeroporto utilizando o Hong Kong Airport Express e comprando a passagem de ida e volta ao Centro. Posso fazer uma parada em Tsi Yi e depois seguir viagem ate o centro utilizando o mesmo ticket? Ou preciso comprar outro? Ele tem validade de 24h para andar quantas vezes eu quiser?

    Vou ficar 15 hora em HK e queria otimizar meu tempo ao máximo! Obg e parabens mais uma vez! Abs!

Compartilhe

Posts Recentes

  • Cervejaria
  • Cultura
  • Destinos
  • Estilo
  • Experiências
  • Filmes
  • Gastronomia
  • Ilha Norte da Nova Zelândia
  • Matamata
  • Nova Zelandia
  • Oceania
  • Parques Temáticos
  • Passeios e Atrações Turísticas
  • Road Trip
  • Viagem
  • Viagem com Crianças
  • Viagem em família
  • Viagem Solo

Hobbiton: Visitando o condado dos Hobbits na Nova Zelândia

5 anos atrás
  • Aventura
  • Ecoturismo
  • Estilo
  • Experiências
  • Fiji
  • Ilhas
  • Lua de Mel
  • Mergulho
  • Natureza
  • Oceania
  • Paraísos Tropicais
  • Planejamento de Viagem
  • Praias
  • Reserva Marinha
  • Snorkel
  • Utilidades
  • Viagem
  • Vida Selvagem

Fiji: Dicas para curtir esse pedacinho do paraíso

5 anos atrás
  • Aquários
  • Big Island
  • Blog
  • Destinos
  • Ecoturismo
  • Estados Unidos
  • Estilo
  • Experiências
  • Hawaii
  • Mergulho
  • Natureza
  • Oceania
  • Paraísos Tropicais
  • Passeios de Barco
  • Passeios e Atrações Turísticas
  • Reserva Marinha
  • Snorkel
  • Viagem
  • Viagem Aventura
  • Vida Selvagem

Nadando com Manta Rays em Big Island no Hawaii

5 anos atrás
  • Aventura
  • Caverna
  • Coromandel
  • Coromandel Peninsula
  • Destinos
  • Ecoturismo
  • Estações do Ano
  • Estilo
  • Experiências
  • Ilha Norte da Nova Zelândia
  • Lua de Mel
  • Mergulho
  • Natureza
  • Nova Zelandia
  • Oceania
  • Passeio à pé
  • Passeios e Atrações Turísticas
  • Praias
  • Reserva Marinha
  • Snorkel
  • Trilhas & Trekking
  • Verão
  • Viagem
  • Viagem em família

Coromandel: Cathedral Cove e Hot Water Beach

5 anos atrás