
- On 16/12/2010
- In Eventos e Datas Comemorativas Natal Variedades
- Tags: Cartões Natal, Destino RBBV, Histórias de Natal, Natal, Natal nos EUA, Tradições, Tradições Natalinas
Cartões na época do Natal
Na minha opinião Natal é uma das épocas mais bonita do ano. Período em que as casas são decoradas, as ruas enfeitadas e as pessoas ficam mais alegres e generosas. Desde criança sempre achei muito legal todos os preparativos das festas de final de ano.
Cartão Natalino Tradicional
Em casa sempre foi tradição uma série de eventos específicos para esta época do ano, que vão desde a montagem da árvore, do presépio, colocação da guirlanda na porta de casa, preparação das bolachas natalinas, indo até os preparativos para a ceia de Natal e Ano Novo entre várias outras coisas.
Cartão Natalino do Scooby Doo
Uma das coisas que lembro desde criança, é que nesta época do ano muitas vezes enviávamos cartões natalinos para alguns entes queridos. Mas com o tempo este costume foi caindo em desuso, e até pouco tempo atrás eram raros os cartões que enviávamos ou recebíamos.
Cartão Natal do Snoopy
Desde que deixamos o Brasil em 2008, Eu e o Mau tentamos ressucitar um pouco esta tradição. E desde então todos os anos enviamos cerca de uns 20 cartões para familiares e amigos mais próximos.
Cartão Natal do Mickey
Neste último ano, com essa história de Blog e principalmente Twitter acabei conhecendo várias outras pessoas legais na Blogosfera. Estes dias recebi uma DM (Direct Message) pelo Twitter de uma seguidora muito querida que tivemos o prazer de conhecer este ano perguntando nosso endereço fisíco para nos mandar um cartão de Natal. Logo pensei comigo mesmo, porque não aproveitar esta deixa e enviar um cartão de natal para todos aqueles amigos virtuais que conheci pessoalmente neste último ano?!
Cartões 2010 MauOscar
Como não foram tantos trips assim, aproveitei para mandar alguns outros cartões de Natal para outros trips que mantenho contato através do Blog e Twitter e que moram aqui nos EUA. Tenho ainda que dizer, que gostaria muito de mandar cartões de natal para todo mundo, mas infelizmente isto é impossível. O engraçado é que para todos aqueles que pedi o endereço logo na sequência pediram o nosso para poder retribuir.
Seção de Cartões Natal no Target
Mas enfim, aproveitando a tradição de natal em trocar cartões pelo correio resolvi dar uma pesquisada rápida para saber como surgiu esta idéia de trocar cartões natalinos. Até porque aqui nos EUA esse negócio de enviar Cartão de Natal é uma verdadeira febre. Existem lojas inteiras especializadas apenas na venda de cartões de datas comemorativas. E nesta época de Natal quase metade dos produtos são voltadas ao Natal.
Loja Cartões
Num primeiro momento pensei que o envio de cartões pudesse ser uma tradição antiga lá dos tempos da idade média depois que Guttemberg inventou a imprensa tipográfica. Mas na verdade estava enganado, os cartões natalinos apesar de terem sua história ligadas à Alemanha são um fenômeno relativamente recente.
Loja de Cartões Natalinos
O envio de cartões natalinos impressos surgiu em Londres, em 1843. Antes disso, as pessoas obviamente já trocavam cumprimentos e correspondências manuscritas ou pessoalmente.
Cartão Grande de Natal
Mas o primeiro cartão natalino impresso foi concebido pelo artista John Callcott Horsley para Sir Henry Cole, que queria algo que pudesse orgulhosamente enviar para amigos e conhecidos desejando-lhes um “Boas Festas”. A inscrição do primeiro cartão de Natal dizia: “Feliz Natal e um Feliz Ano Novo para você”.
Cartão Natalino com Cachorros
Uma curiosidade interessante é que dos mil cartões originais impressos para Sir Henry Cole, doze deles existem até hoje em coleções particulares. Os cartões impressos logo tornaram-se uma febre na Inglaterra, depois na Alemanha.
Caixas com vários cartões de natal
Para chegarem nos EUA e se tornarem a febre que se tornaram levaram-se outros 32 anos. Em 1875, litógrafo alemão Louis Prang residente em Boston, começou a produzir na cidade os primeiros cartões natalinos impressos dos EUA, e ganhou então o título de “pai do cartão de natal americano”.
Cartões de hoje em dia são bem diferentes dos de antigamente
Os cartões feitos por Prang eram extremamente caros e, inicialmente ao contrário do que pensamos, não mostravam imagens relacionadas aos cartões com motivo natalinos de hoje. E sim eram arranjos florais coloridos de rosas, margaridas, gardênias, gerânios e maçãs.
Cartões de Hoje em dia também são muito criativos
Em razão dos preços elevados os americanos passaram a comprar cartões importados da Alemanha forçando o fechamento dos negócios de Prang em 1890. Pois é, e eu que pensava que este processo de outsourcing dos EUA era coisa recente..
Cartões Natalinos
Os cartões natalinos importados da Alemanha custavam centavos e permaneceram em voga até a 1 ª Guerra Mundial. Com o conflito as importações ficaram impossíveis e ao final da guerra, a indústria gráfica de cartões para datas comemorativas surgia aqui nos EUA.
Cartões Natal
Atualmente, mais de dois bilhões de cartões natalinos são trocados anualmente só aqui nos Estados Unidos. O que faz do Natal a data comemorativa número um para a venda de cartões comemorativos. Detalhe muitos dos cartões ainda são “Printed in USA”. Ao mesmo tempo já encontramos no mercado muita coisa “Printed in China”. Obviamente por menos da metade do preço. E não dizem que a história é ciclica?!
Cartão Natal Made in China
Olá meninos, adorei o post. Aproveito para desejar à vcs um Natal maravilhoso e um Ano Novo com muitas viagens maravilhosas. Adorei ter conhecido vcs através desta ferramenta fantástica que é a internet! Obrigada por tantas informaçoes maravilhosa que eu aprendi, através do blog de vcs. Vcs sao maravilhosos. Beijos e tudo de bom. Angela
Oi Angela
Fico feliz que voce tenha gostado do Post. Aproveito para retribuir os votos de Natal e Ano Novo e também gostaria de parabenizá-la pelo seu Blog.. Sempre que leio seus posts sinto aquela nostalgia gostosa do meu período em terras germânicas. Seu Blog também é tudo de bom.. 😀 Feliz Natal e um 2011 com muita saúde, Paz, Felicidades e recheado de viagens para voce e toda família
Bjs
ahhh eu adorava receber cartoes! no natal e fora dele tb! antes da internet, eu tinha o habito de mandar muitos cartoes pras amigas, com cartas enormes! paginas e paginas de tragedias amorosas contadas em detalhes,rs. pena que com a internet td isso acabou.
sinto falta dos cartões de natal… 🙁
Pois é a Internet sem dúvida foi a grande responsável pela quase extinção deste costume.. Por outro lado acabamos tendo a chance de conhecer através dela e de nossos respectivos Blogs várias outras pessoas legais 😀
Feliz Natal e um super Feliz Ano Novo 😀
tempos moderno. não recebi nenhum
Tio Du
Cada vez é mais raro recebermos cartões mesmo. E quando enviamos e não recebemos feedback ou mesmo um cartão de agradecimento acabamos desistindo de mandar
Uma pena
Bjs
Legal o post Oscar…
Oi Raulzito
Vc viu que seu cartão já esta aparecendo no Post né?! Na caixa que mandei para o Brasil esta indo o seu 😀
Recebi o cartão desta “amiga querida” nesta semana e fiquei muito feliz 🙂
Também tinha o costume de enviar muuuuitos cartões de Natal. Não só para todos os amigos daqui, mas também para todos os amigos estrangeiros que fiz pela vida, após dois intercâmbios.´
Também recebia muitos e costumava fazer um enfeite pendurando-os no festão que enrolava no guarda-corpo da escada.
Não me lembro quando deixei de enviar cartões e consequentemente de recebê-los. Mas deve ter sido na mesma época em que os cartões postais também escacearam.
Quando recebi o cartão há dois dias senti uma nostalgia… Coincidentemente, uns dias antes, tinha folheado meu álbum de cartões postais. Senti muita saudade destes hábitos. Será que um dia voltarão?
Beijos pra vocês! 🙂
Oi Lena
É tão legal receber cartões de Natal, Aniversário né? Eu adoro.. Uma pena que muitas vezes mandamos e nem sequer recebemos um em agradecimento.. Enfim acho que isto é um fenômeno infelizmente irreversível.. Culpa da Internet?! Talvez.. Mas acho que as pessoas tem preguiça e culpam a falta de tempo em sentar e escrever uma mensagem e colocar no correio.
Bjos para você também 😀
Gostaria muito de adquirir cartões Hallmark da aquarelista Marjolein Bastin.
Saberia me dizer onde os poderia encontrar aqui no Brasil?
Muito grato, parabéns pelo site e um grande abraço!
Wander
Complemento: há atualmente lojas Hallmark no Brasil?
Wanderley
Não sei responder sua pergunta.. Você por acaso já pesquisou no Google?
oi l bom dia esta vendo deixando uma vsihtinia aqui no seu blog e conferindo as novidades de seu cantinho. Vejo que esta lindo, eu nao me canso de admirar seu blog e claro seus trabalhos e sugestoes que deixas para nf3s artese3os. Passei a ser seguidora do seu blog e te convido a conferir meu cantinho tambem, Paixe3o por Artesanato, e ser seguidora do meu blog, sempre atualizo com meus trabalhos em croche eu eu amor fazer, e tambem com as novidades do ramo do artesanato em geral. Se puder me ajudar, a divulgar o meu blog, eu ficaria muito grata, pois eu retribuirei tambem a vc . Te deixo um bjao Regina