Dirigindo ao redor do Lago Taupo

Dirigindo ao redor do Lake Taupo

O Lake Taupo é o maior lago de água doce da Nova Zelândia e está localizado no coração da ilha norte. Resultado direto da atividade vulcânica da zona vulcânica de Taupo, o que conhecemos hoje como o lago de Taupo, é na verdade a caldera dormente de um super vulcão formado pela mais forte erupção vulcânica já registrada em toda a Oceania e que aconteceu à cerca de 27.000 anos atrás.

De lá para cá, o super vulcão que formou o Lake Taupo, entrou em erupção pelo menos outras 28 vezes. Sendo que a última delas, ocorreu a mais ou menos 1.800 anos atrás. Estima-se que nesta última grande erupção, o vulcão do Lake Taupo lançou na atmosfera aproximadamente cerca de 120 kilômetros cúbicos de material vulcânico causando um “apagão vulcânico” de proporções globais e que chegou a ser percebido e registrado tanto pelos romanos como pelos chineses da dinastia Han por volta do século II d.C. (Agora imagine o caos se isso acontecesse nos dias de hoje).

Imprevistos acontecem! Garanta seu seguro de viagem aqui!
Utilize o link promocional: CLIQUE AQUI para receber desconto em sua compra.

A boa notícia e que, apesar das furamolas e da atividade geotermal ainda existente em seu entorno, principalmente em sua porção mais meridional em direção ao Tongariro National Park. O vulcão do Lake Taupo pode ser considerado um vulcão dormente em sono profundo. Para dizer a verdade, segundo os especialistas do GNS (Serviço Geológico Neozelandês), se tudo continuar como está hoje, ele não deve entrar em erupção tão cedo. Pelo menos, não durante nossa geração.

Com um perímetro de aproximadamente 193 quilômetros de extensão, o Lago de Taupo tem praticamente o mesmo tamanho de Singapura e em seu entorno apresenta uma série de belíssimas praias, baías e enseadas de água doce e cristalina. Taupo e Turangi são as duas principais cidades de seu entorno. A primeira está na porção setentrional do lago, já a segunda na porção meridional do mesmo.

Apesar de a temperatura da água do Lake Taupo ser infelizmente um pouco gelada para um mergulho, o visual no entorno do lago compensa muito o passeio. Além disso, o que não falta em Taupo são opções de atividades ao ar livre que vão desde a pesca da truta, mountain bike, trilhas indo até atividades mais radicais como bungee jump e sky diving.

Boa parte dos pontos turísticos e a maioria das atrações do entorno do lake Taupo são facilmente acessíveis de carro, outras por sua vez, são acessíveis apenas de barco. Durante a fase de planejamento de nossas primeiras viagens para a região do Lake Taupo usei e abusei do Googlemaps e do Streetview para descobrir alguns pontos e suas respectivas coordenadas geográficas para colocarmos no GPS e chegarmos até diversos pontos de interesse ao longo da margem do lago de Taupo.

Obviamente que a medida que explorávamos estes pontos, fizemos também algumas outras paradas além do planejado. Apesar deste passeio praticamente dispensar o uso de GPS, se não fossem tais coordenadas que listo no final do post, provavelmente não teríamos decoberto vários cantinhos bacanas do lago.

Obviamente quando planejamos uma viagem nem tudo sai como as vezes a gente planeja. Alguns dos pontos que acreditava poder chegar até o lago, principalmente na costa da margem oposta à cidade de Taupo, estão dentro de propriedades privadas ou mesmo dentro de comunidades/reservas dos Maoris.

Por sinal, nessa fase exploratória entramos numa comunidade Maori cuja entrada estava aberta e quando percebemos estava rolando uma festa. Como éramos os únicos Pākehās (cara pálida) caímos fora rapidinho. O lugar parecia ser lindo, com direito até mesmo a uma cachoeira vista da estrada antes da entrada que ficava a uns 50-100 metros do lago.

Por via das dúvidas eliminei tais pontos nas coordenadas abaixo.. Com elas, você vai praticamente conhecer todos os cantos acessíveis de carro do entorno do lago. Outro lugar que vale a parada para um café rápido é no Licorice na esquina da Parekarangaranga Street e a State Highway 1 nas proximidades de Motuoapa.

Se for me perguntar qual foi o ponto mais bonito de todos eu diria Whakaipo Bay. Aquela baía de aguas verdes e cristalinas praticamente deserta é literalmente um convite a um mergulho se não fossem tão geladas.

Enfim, para explorar todo o Lake Taupo rodamos aproximadamente 230 km.. E conseguimos várias fotos legais. Vale registrar uma dica importante. Se possível, faça o roteiro no sentido anti-horário. Afinal de contas, como se dirige na mão inglesa na Nova Zelândia fica mais fácil parar pelo caminho toda vez que a paisagem valer a foto. Bom passeio 😀

 

 Coordenadas GPS:

Whakaipo Bay

S 38 41.247 E 175 57.927

 

Kinloch – Whangamata Bay

S 38 39.928 E 175 55.359

 

Mirante

S 38 48.242 E 175 41.399

 

Rangitukua Scenic reserve – Te Hape Bay

S 38 51.855 E 175 46.677

 

Kuratau

S 38 53.694 E 175 46.311

Motuoapa – Motuoapa Bay

S 38 55.943 E 175 52.278

Heuheu – Manowharangi Bay

S 38 54.532 E 175 53.957

 

Hatepe

S 38 51.184 E 176 00.738

 

Wharewaka Point

S 38 43.897 E 176 03.762

 

Rainbow Point – Three Mile Bay

S 38 43.393 E 176 04.326

Se este post foi útil para você, ajude o blog a continuar existindo reservando hotel, alugando carro, contratando seguro viagem, comprando passagens, SIM Cards e reservando seus passeios e atrações. Prestigiando nosso trabalho e planejando suas viagens através dos links do blog continuaremos a postar dicas e posts de nossas aventuras pelo mundo e assim esperamos ajudar a melhorar ainda mais a sua experiência de viagem.

Reservando através dos links do blog você não paga mais por isso, mas o blog recebe uma pequena comissão. Você pode ficar sabendo mais sobre como isso funciona na política do blog Fotos & Destinos.

Aproveite também para seguir nossas redes sociais como Instagram e Facebook

 

Obrigado!!

Oscar Augusto Risch

25 Comentários

  1. avatar
    Posted by Francisco Piazenski| 23/02/2017 |Responder

    Caramba, que aventura, hein Oscar? Algum Maori chegou a perceber a presença de vocês?? No mais ótimo post, com dicas de coordenadas, muito bem feito, parabéns!

    • avatar
      Posted by Oscar Augusto Risch| 23/02/2017 |Responder

      Oi Francisco..
      Na verdade eu acho que não, todavia caímos fora o quanto antes.
      As coordenadas são fundamentais as vezes para encontrar alguns lugares na NZ.. Maioria dos meus posts sobre o país eu tento incluir essa informação para ajudar as pessoas a chegarem até lá.
      Obrigado pela visita

      Abs

  2. avatar
    Posted by Mariana Aguirre| 23/02/2017 |Responder

    Nossa, que lugar lindo! Pena as águas serem geladas mesmo, porque realmente dá uma baita vontade de dar um mergulho

    • avatar
      Posted by Oscar Augusto Risch| 23/02/2017 |Responder

      É verdade!! Se esse lago fosse uns 10 graus mais quente seria uma maravilha.. No verão até rola arriscar um mergulho, mas é difícil ficar muito tempo na água.
      Obrigado pela visita

      Abs

  3. avatar
    Posted by Paulo| 23/02/2017 |Responder

    Rapaz, pelo que tenho visto e visitado, acho que a Oceania é a área mais bonita do mundo. Espetacular esse lago, espero poder ter oportunidade de visitar um dia!

    • avatar
      Posted by Oscar Augusto Risch| 27/02/2017 |Responder

      Oi Paulo

      Acho que pelo fato de a Oceania ter sido o “último” continente a ser descoberto ele é o que esta em melhor estado até hoje. No caso da Nova Zelândia o seu isolamento e localização no circulo de fogo do pacífico faz com que seja um lugar tão especial. Essa semana mesmo cientistas levantaram uma teoria que a Nova Zelândia faz parte de um continente próprio. Você viu? http://istoe.com.br/nova-zelandia-faz-parte-de-um-continente-perdido/

  4. avatar
    Posted by Marina Heimer| 23/02/2017 |Responder

    Nossa! Como ler esse post sem sonhar com uma viagem pela Nova Zelândia? Babei nas fotos e adorei as dicas… é pra comprar a passagem e embarcar amanhã! 🙂

    • avatar
      Posted by Oscar Augusto Risch| 27/02/2017 |Responder

      Oi Marina

      Fico lisonjeado em saber que o meu post e as fotos deixaram você com vontade de conhecer a Nova Zelândia. Tive o privilégio de morar lea por 3 anos. Espero poder voltar muitas e muitas vezes e quem sabe um dia até me aposentar por lá.
      Obrigado pela visita

      Bjs

  5. avatar
    Posted by Mariana| 24/02/2017 |Responder

    Que lindo Oscar! Você acha que vale a pena fechar um tour com alguma agência ou dá pra ir sozinho de boa?

    • avatar
      Posted by Oscar Augusto Risch| 27/02/2017 |Responder

      Oi Mariana

      Essa é uma pergunta que depende de alguns fatores. O primeiro qual o seu conhecimento da língua inglesa? Você curte se aventurar e descobrir coisas por conta própria? Ou prefere que alguém te mostre tudo meio de bandeja? Nos 3 anos que morei lá explorei o país sozinho, mas quando resolvi ir esquiar fiz uma parceria com uma agencia local na qual visitei várias estações de esqui ao longo de uma semana. Foi uma experiência legal também.

  6. avatar

    Que post incrível! Fiquei apaixonada pelas fotos, mas essa última do céu azul e rosa roubou meu coração. Parabéns pelo excelente trabalho em divulgar tudinho aqui pra gente! Espero poder fazer esse passeio um dia e com certeza voltarei aqui para pegar todas as dicas 🙂 Obrigada por compartilhar. Beijo grande.

    • avatar
      Posted by Oscar Augusto Risch| 27/02/2017 |Responder

      Oi Pollyane

      Que legal que você curtiu o post. Esse por do sol foi realmente especial!! Quando tiver a oportunidade de conhecer a Nova Zelândia tenho certeza que voce vai se apaixonar por esse país também.

  7. avatar
    Posted by viajarcorrendo| 24/02/2017 |Responder

    Gostei muito do post, principalmente, em saber que o vulcão não vai entrar em erupção tão cedo. Isso significa que ainda vai dar tempo para eu ir conhecer, ha ha ha…
    O local é realmente lindo!
    Achei muito legal você colocar as coordenadas do GPS no final do post. Parabéns!!!
    Abraços
    Carolina

    • avatar
      Posted by Oscar Augusto Risch| 27/02/2017 |Responder

      Oi Carolina,

      Afirmar com certeza que ele não vai entrar em erupção seria um pouco de imprudência, mas ao que tudo indica ele ainda continua em sono profundo por um bom tempo. Mas a zona vulcânica de Taupo continua bem ativa em alguns pontos. O Tongariro por exemplo esses tempos deu uma tossida e a White Island sobre a qual falei nesse post é o vulcão mais ativo da Nova Zelândia e faz parte do mesmo campo de magma.
      Colocar as coordenadas do GPS é fundamental para chegar a certos lugares na Nova Zelândia.. em vários posts aqui você vai encontrar ela..
      Obrigado pela visita 😀

  8. avatar
    Posted by Casal com rodinhas nos pés| 25/02/2017 |Responder

    O local é muito lindo, as fotos estão incríveis (em especial a dos dois barquinhos com o céu lilás) e foi bom saber que temos tempo para visitar a região antes que o vulcão entre em erupção.
    Abraços.

    • avatar
      Posted by Oscar Augusto Risch| 27/02/2017 |Responder

      Obrigado pela visita e que legal que vocês curtiram as fotos. O vulcão esta sem sono profundo mas ainda está vivo.. Espero que ele ainda demore muito tempo para acordar 😀

  9. avatar
    Posted by Pedro Henriques| 26/02/2017 |Responder

    Parabéns pelo artigo, as fotos estão fantásticas e são mesmo de meter inveja! A Nova Zelândia é um país que me fascina e espero um dia poder conhecer!

    • avatar
      Posted by Oscar Augusto Risch| 27/02/2017 |Responder

      Oi Pedro Henriques,

      Sou suspeito em falar, mas a Nova Zelândia é provavelmente o país mais bonito do mundo que eu já visitei. considero um verdadeiro privilégio ter tido a oportunidade de morar lá por 3 anos.. Morro de saudades e um dia quem sabe ainda volte a morar lá quando aposentar.

  10. avatar

    Taupo é muito gigantesco né! Eu fiz uma visita rapidinha a cidade e achei o lago maravilhoso! como estava no inverno não tive a oportunidade de fazer o trekking do tongariro, queria muuuito mas falaram que era meio perigoso,..o jeito é voltar no inverno!

    • avatar
      Posted by Oscar Augusto Risch| 27/02/2017 |Responder

      Eu fui ou passei por Taupo pelo menos 1 dezena de vezes. Adoro essa região (você que conhece, difícil não gostar de cada cantinho desse país não é verdade). Eu fiz o Tongariro Crossing e para dizer a verdade não achei tudo aquilo que falam. Fiz outras caminhadas muito mais interessantes menos perigosas na Nova Zelândia. A descida na encosta da cratera do vulcão com todo aquele pedregulho solto é um perigo!! No inverno só quem tem experiência.. A vantagem de ir no inverno é que vai ter bem menos gente fazendo a trilha. Sem brincadeira quando fiz o Tongariro deviam ter mais umas 2000 pessoas fazendo a trilha comigo. Era tão movimentado como a Queen Street em Auckland 😛

  11. avatar

    passei rapidinho por Taupo, mas quero voltar para conhecer as cidades ao redor do lago e fazer o tongariro crossing tb..uma coisa q piro muito seria o famoso skydive em taupo, mas n sei se teria coragem aheuahe

    • avatar
      Posted by Oscar Augusto Risch| 27/02/2017 |Responder

      Na verdade as outras cidades ao redor não tem lá muito o que ver e fazer a não ser curtir o lago e devem ter uma população que mal chega a uma centena. Turangi na margem sul do lago talvez seja a mais interessante, principalmente para quem curte Fly Fishing. As trutas dos rios que descem do Tongariro National Park são famosas… Ta ai uma experiência que gostaria de ter tido na Nova Zelândia.

  12. avatar
    Posted by Aninha Lima| 28/02/2017 |Responder

    As paisagens são lindas! Realmente o passeio é incrível! Esse mundao tem muito pra nos mostrar!!!!

    • avatar
      Posted by Oscar Augusto Risch| 28/02/2017 |Responder

      São lindas mesmo!! Principalmente quando conseguimos ver os vulcões na parte sul do lago de Taupo. Esse mundão é lindo D+
      Obrigado pela visita

  13. avatar

    […] Viajoteca. Dirigindo ao redor do Lago Taupo. Disponível em: < https://www.viajoteca.com/carro-ao-redor-lago-taupo/&gt;; […]

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Todos os campos são requeridos.