Cape Henlopen
Muitas das vezes que “descemos” até o litoral sul de Delaware, aproveitamos para dar uma volta pelo Cape Henlopen State Park. Um dos 16 parques estaduais distribuídos pelo estado de Delaware. Localizado entre Lewes e Rehoboth Beach, a Cabo Henlopen está situado exatamente na desembocadura do Delaware River/Bay com o Oceano Atlântico.
Cape Henlopen em Delaware
Devido a sua localização estratégica, o local foi utilizado por diversas vezes tanto pela Marinha quanto Exército dos EUA durante a Revolução Americana, Guerra de 1812, Guerra Civil, Primeira Guerra Mundial, e a Segunda Guerra Mundial.
Vista do Fort Miles
Visto que o cabo é porta de entrada para a Baía de Delaware e o Delaware River é até hoje utilizado pelos portos de Wilmington e Philadelfia. Devido ao tráfego marítimo pela região, foi construído no local um farol pela primeira vez em 1767-1769. Este foi o sexto Farol da Costa do Atlântico a ser construído e permaneceu em operação por 155 anos até 1924, quando foi abandonado depois de ser seriamente danificado por uma tempestade em 1920.
Torre de Observação II Guerra Mundial
Em 1941, foi construído o Fort Miles. Um forte dotado com artilharia pesada e que tinha como principal objetivo de defender o Rio e a Baía de Delaware contra a frota de superfície alemã. Apesar de sua construção ter sido aprovada em 1934, ela só foi concluída dias antes do ataque a Pearl Harbor em 1941.
Canhões de defesa Delaware River/Bay
Durante a Segunda Guerra Mundial o forte nunca chegou a ser atacado, no entanto, o crescente uso de mísseis de longo alcance, pôs fim a necessidade da existência do Fort Miles, que acabou sendo totalmente desativado em 1958.
Artilharia do Fort Miles
Seis anos mais tarde, em 1964, os 220 hectares da base foram devolvidos ao Estado de Delaware, que transformou a área no Cape Henlopen State Park. E desde Abril de 2005, as instalações do Fort Miles fazem parte do Registro Nacional de Locais Históricos dos EUA.
Barracões e artilharia Fort Miles – Cape Henlopen
Muito antes disso, quando os EUA ainda era colônia inglesa, William Penn o fundador da Pennsylvania transformou as praias do Cape Henlopen e seus recursos naturais, na primeira área pública dentre as 13 colônias americanas.
Ocean Beach ótima para pesca e as torres da II Guerra Mundial
Atualmente as peças de artilharia, bem como as torres de observação, bem como alguns dos barracões daquela época podem ser visitados. Uma boa pedida para aqueles que curtem um pouco de história.
Vila do Fort Miles
Além disso, hoje o parque conta com diversas trilhas para caminhada e ciclismo. Existem áreas designadas para camping. Além de praias que ficam lotadas durante o verão. Mas eu particularmente gosto mais das praias um pouco mais ao sul, que não sofrem tanta interferência com as águas do Delaware River.
Trilhas pelo Parque
Para quem gosta de pescar, o trapiche e Ocean Beach são uma ótima pedida (Só nunca pesquei pois é necessária uma licensa especial de pesca). É engraçado passar pelo trapiche e ver o pessoal pescando tanto siri como peixe de bone e com sua carteirinha de pescador afixada no boné.
Trapiche de Pesca
O parque também é ótimo para quem aprecia observar a natureza, tanto flora como fauna. O que me chama bastante atenção é a quantidade de pinus sp (que são nativos por aqui) até tão pertinho do mar. Entre as espécies encontradas dentro do parque, temos o Pinus taeda, uma das espécies comerciais do gênero pinus mais plantada no Brasil. E que tem seu limite setentrional de distribuição natural em Delaware.
Pinus nativo em Delaware
Numa de nossas passagens pelo parque era exatamente a época de floração destas árvores, só de deixarmos o carro estacionado por alguns minutos já era possível ver o pólen destas arvores se acumulando sobre a pintura do carro. (Ainda bem que não temos alergia à pólen).
Flor Masculina de Pinus Taeda
Outra coisa legal do parque são os dois os faróis que auxiliam as embarcações que entram na Delaware Bay. O Harbor of Refuge Light e o Delaware Breakwater East End Light. Os quais podem ser fotogrados em uma única foto a partir do trapiche de pesca.
Harbor of Refuge Light e o Delaware Breakwater East End Light
Uma curiosidade interessante, que descobri escrevendo este Post, o Cape Henlopen é o início da American Discovery Trail, uma trilha de 10.900 km que começa em Delaware e vai até Point Reyes na Califórnia atravessando 15 estados.
Praia em Cape Henlopen
Cerca de 1 milha antes da entrada do parque fica o Ferry que liga o Cape Henlopen/Lewes até Cape May do outro lado da Baía de Delaware, já no estado de New Jersey. Um passeio que dizem ser super bonito, mas que não fizemos em 2010.
Cape Henlopen State Park em Delaware
Endereço:
15099 Cape Henlopen Drive,
Lewes, DE 19958
Informações Úteis:
O Parque abre diariamente 08:00 até o pôr do sol
A entrada é gratuita fora de temporada. Durante a temporada custa 4USD para carros com placa de Delaware e 8 USD para carros de outros estados
Posts Relacionados:
Conhecendo Delaware – Nosso Proximo Destino
Um Dia Shopaholic no Tanger Outlet
Museu de Aviação Militar da Base Aérea de Dover
Siga o MauOscar.com também no:
Interessante!! Bem interessante esse lugar. Gostei muito do post! Alíás, gosto sempre do que leio nesse blog. Beijos
Oi Karol
Super obrigado pela visita e pelo elogio.. 😀
Também curto seu Blog
Bjs
Oi Mauricio e Oscar!
Já venho acompanhando a algum tempo o blog (desde que nos adicionamos no twitter – @travelforever), porem como ando meio em off ultimamente, não havia deixado nenhum comentário ainda. O blog tá show de bola ein, cheio de destino interessantes e de dar inveja a qq blogueiro viajante. Muito bom! Parabéns.
Mantemos contato, e sucesso ao blog.
Oi Carol
Eu também tenho acompanhado seu Blog graças ao Twitter, esta semana mesmo depois de muito tempo dei uma geral no meu Blogroll para assim atualizar meu reader e comentar com mais frequencia. Geralmente quando abro os posts pelo twitter acabo não comentando pois pelo telefone sempre é chato escrever..
Seu Blog é super legal também e achei legal também o fato de você ser Catarinense e morar em Curitiba.
Com certeza manteremos contato, e sucesso ao Travelforever tb 😀
adorei. não sabia nada desta parte da história.bjs
Oi Tio Du
Bem interessante não é mesmo?! Os canhões lembram um pouco os canhoes do Forte Marechal Luz..
O que achei legal mesmo foi saber que dali parte esta tal de american discovery trail..
Bj
Que bonito, meninos! E quanta história! Parabéns pelo post! Beijos e um ótimo carnaval para vcs! Aqui está a maior festa!
Oi Angela
Acabei de dar uma espiadinha rápida no seu último post falando sobre o carnaval da Alemanha. Não cheguei a conhecer o de Köln o mais famoso da Alemanhaa, apenas o de Freiburg e Rotweil e adorei.. Totalmente diferente do Brasil, mas não por isso não animado:D
Bom Carnaval para vcs!!
Bjs