New Orleans é mundialmente famosa pelo fato de ser a capital mundial do Jazz, mas o que de fato nos surpreendeu muito positivamente, foi sua excelente gastronomia. Seja pelos pratos simples como a Jambalaya, Gumbo e outros pratos extremamente saborosos da cozinha Cajun, que usa e abusa dos ingredientes locais ou pela interpretação da sofisticada cozinha francesa em sua versão Creolle.
Um dos nomes mais famosos e prestigiados da cena gastronômica da cidade é Brennan’s, uma família de ascendência irlandesa que emigrou para os EUA no final do século XIX e ao longo dos anos se consolidou como uma verdadeira dinastia de cozinheiros e restauranters de primeira categoria.
Para se ter uma idéia do que estou falando, hoje diferentes ramos da família Brennan operam nada mais nada menos que 13 restaurantes nos EUA. 10 deles estão localizados em New Orleans, sendo que 7 deles no próprio French Quarter ou seus arredores. Muitos dos melhores chefes de cozinha dos melhores restaurantes da cidade de New Orleans , nomes como Emeril Lagasse e Paul Prudhomme foram lançados ao mundo da altra gastronomia nas cozinhas da família.
A ascensão da família no negócio dos restaurantes começou em 1946, quando Owen Edward Brennan, até então, dono de um bar na bohemia Bourbon Street, resolveu abrir o Brennan’s Restaurant. O qual tivemos a oportunidade de conhecer, testar e aprovar em nosso último Brunch na cidade.
Localizado no mesmo lugar desde 1956, ocupando um antigo casarão histórico do Vieux Carré (French Quarter) que remonta a 1795. Embora seja reconhecido pelos clássicos da cozinha Creolle, hoje o Brennan’s Restaurant talvez seja muito mais conhecido pela sobremesa que inventou do que pelo suas deliciosas entradas e pratos principais. Sim, foi neste restaurante que 1951 o Chef Paul Blangé criou a sobremesa que é a “cara” da cidade. As famosas Bananas Foster.
A história de criação da Bananas Foster é no mínimo curiosa. No início dos anos 50 New Orleans era o principal porto de entrada de frutas e produtos tropicais oriundos das plantations de empresas americanas na América Central e América do Sul. Tendo em vista a abundância destas frutas no mercado da cidade, especialmente bananas, Owen Brennan, proprietário do Restaurante, que acabará de receber o convite de uma revista que pedia uma nova receita para publicação de uma matéria sobre o restaurante, resolveu desafiar o seu chefe, Paul Blangé, na criação de uma nova sobremesa que utiliza-se bananas.
E assim, meio que da noite para o dia nasceu o Bananas Foster, uma sobremesa de preparo fácil e que é considerada uma das melhores invenções da cidade. Tanto que hoje, Bananas Foster é servido em quase todo bom restaurante que se prese em New Orleans. Mas comer a dita cuja no restaurante em que foi inventada tem um gostinho todo especial.
A título de curiosidade, a cada ano, o Brennan’s consome sozinho quase 16 toneladas de bananas para o preparo da famosa sobremesa. O mais legal, é que como é uma sobremesa flambada seu preparo é praticamente um show a parte.
A sobremesa foi batizada em homenagem a Richard Foster, comissário de polícia, amigo de Owen que era na época um dos frequentadores mais assíduos do restaurante. Já pensou ter um prato que ficaria mundialmente famoso com seu nome?!
Enfim, além da deliciosa Bananas Foster, tivemos a oportunidade de experimentar a Turtle Soup como entrada (apesar do pré-conceito inicial) estava muito boa e é considerada uma das especialidades da casa. E como prato principal de nosso eu peguei o Eggs la Nouvelle Orleans e o Mau o Eggs Hussarde que também estavam deliciosos.. (Veja o Menus com as outras opções aqui)
E como a sobremesa na mesa vizinha estava muito bonita, decidimos experimentar também outra criação do Brennan’s, o Crêpes Fitzgerald. Um crepe recheado com Cream Cheese e Sour Cream coberto com morangos flambados no maraschino. Simplesmente de morrer…
Não é a toa que nesta viagem à New Orleans voltamos com quase 1,5 kg a mais na bagagem 😛
Ingredientes:
1/4 xícara de Mantega
1 xícara de açúcar mascavo
1/2 colher de chá de canela
1/4 xícara licor de banana
1/4 xícara de rum escuro
4 colheres de sorvete de baunilha
4 bananas, cortadas longitudinalmente, em seguida, cortadas pela metade.
Combine a manteiga, o açúcar e a canela em uma frigideira. Coloque a panela em fogo baixo em um queimador de álcool ou na parte superior do fogão, e cozinhe, mexendo até dissolver o açúcar. Junte o licor de banana, em seguida, coloque as bananas na panela. Quando os pedaços de banana começar a amolecer e dourar, adicione cuidadosamente o rum. Continue a cozinhar o molho até que o rum é quente, em seguida, incline a frigideira um pouco para inflamar o rum. Quando chamas diminuírem, Voi lá
Basta colocar os pedaços de banana e calda quente sobre o sorvete de baunilha e sirvir imediatamente.
Brenan’s Restaurant New Orleans
1008 N Peters Street
New Orleans , Louisiana
Veja os comentários
Obrigado pela dica ,fiquei mais interessasdo em conhecer New Orleans ...
João
New Orleans é um barato.. Para dizer a verdade nem parece EUA..
Com certeza vale a pena conhecer
Abraço
Oscar,
A receita foi uma inovação no blog. Gostei muito. Vou testar!!!
Beijos
Claudia
Cláudia
É uma delicia... :D
Parabéns pelo blog, muito bom conteúdo!!!!!
Marcelo - Revista Emagrecer