Recentemente recebemos a visita de nossos amigos que moram em Nova York e entre uma de nossas conversas sobre Halloween, abóboras etc.. Eles comentaram da existência de uma tal de abóbora spaghetti. E que segundo eles era uma delícia.
Abóbora Spaghetti na Assadeira e cheia de furos
Nunca tínhamos ouvido sequer falar na existência desta variedade, mas quando compramos nossa primeira abóbora para o Halloween, vimos a tal da Abóbora Spaghetti no supermercado e resolvemos comprar uma para experimentar fazer uma em casa.
Abóbora é colocada no forno 190C por 1 hora
O Spaghetti Squash, lembra um melão comprido, tem uma coloração marfim pálido ao amarelo-pálido pesa em média de 2 – 4 Kg. Trata-se de uma curcubitácea cilíndrica disponível no mercado aqui nos EUA durante quase o ano todo, porém seu pico de produção se dá justamente na época de Halloween, início do outono com o inverno. Mas que sinceramente nunca reparei se existe no Brasil.
Depois de assada, com auxílio de uma faca bem afiada abrir ela ao meio
Segundo as dicas que pesquisamos na Internet, ao comprar o spaghetti squash, deve-se preferir os frutos rígido e pesados e com cerca de oito a nove centímetros de comprimento e 4-5 cm de diâmetro e com uma cor pálida. Evitando-se qualquer Squash com manchas e de cor verde. O Squash Spaghetti pode ser armazenado em temperatura ambiente por cerca de um mês.
Aspecto da Abóbora Spaghetti depois de assada e aberta
Apesar de existirem 3 diferentes formas de se preparar o Squash Spaghetti, acabamos optando pela versão assada. Para isso pegamos uma assadeira rasa em que o fruto coubesse. Ligamos o forno em 375º F (190º C) e quando pré-aquecido colocamos o Squash inteiro e furado para assar por 1 hora.
Remover as Sementes
Enquanto a abóbora ficava assando no forno, preparamos o molho bolonhesa. Depois deste período no forno, cortamos o Squash ao meio com uma faca bem afiada. Retiramos a parte central com as sementes. Neste momento passamos a entender porque a abóbora se chama “Abóbora Spaghetti”. As fibras da abóbora cozidas depois de uma hora assando parecem de fato com um macarrão.
Abóbora Spaghetti com sementes removidas
E o que mais me deixou curioso foi o fato de que as fibras não se encontram no sentido transversal e sim como se estivessem enroladas no entorno do fruto.
Passando o garfo gentilmente vamos obtendo o “Spaghetti vegetal”
Fibras da abóbora parecem de fato com Spaguetti/Vermicelli
Como passo seguinte, depois de retirada a parte com as sementes, com o auxílio de um garfo suavemente raspa-se o interior da abóbora e desta forma temos o “spaguetti vegetal de abóbora”. Depois disso é so colocar no prato, temperar com sal e pimenta à gosto.
Sal e Pimenta antes de colocar o molho
Aspecto do Spaguetti Vegetal de Abóbora
Depois é só colocar o molho de sua preferência, um pouco de queijo e provar. E não é que o negócio é de fato realmente gostoso. O mais legal de tudo e saber que além de você estar consumindo um “macarrão vegetal”, ele tem cerca de 37 calorias a cada 100 gramas. Uma ótima pedida para quem está de dieta.
Spaghetti Vegetal pronto para ser saboreado
Veja os comentários
Olá Osacar, que delícia!! Vou procurar por aqui se tem!!! Meu marido ficou com água na boca!!! Hehehehe!!! Um ótimo final de semana para vcs!!! Beijos
i want it
It's delicious :D
Que delícia! Vou procurar por aqui.
Oi Flora
Eu também não conhecia e para dizer a verdade nunca vi esta abóbora no Brasil.. Mas que fica uma delicía fica.. O melhor de tudo é que não tem quase caloria alguma :D
Uma vez o Spaguetti Squash foi matéria do caderno Paladar do Estadão. Lembro que meu pai ficou louco :-) Acho que não tem aqui não... Vou procurar ;-)
Bjs
Eu também nunca vi no Brasil.. A primeira vez que fizemos nem botava muita fé.. Mas desde que publiquei este Post já fizemos o Spaghetti Squash 3 vezes..
O que fizemos hj teve um molho a la grega, com direito a grão de bico, tomate, Cebolsa, Cebolinha, Sal e pimenta.. Ficou uma delicia :D E o melhor de tudo super light
achei hj aqui no supermercado em Montreal, no Canada, mas ja conhecia do Brasil. Nao lembrava nmas como eu tinha feito pois faz mais de dez anos q comprei no Rio de Janeiro. Nao sei se foi uma experiencia e depois sumiu do mercado, mas nao me lembro se vi depois disso lá!
Oi Tatiana
Eu não lembro de ter visto sta abóbora antes de mudar para os EUA.. Elá além de gostosa é otima para quem esta de dieta..
Obrigado pela visita
Esse espaguetti Squash chegou a ser modinha no ínício dos anos 90, pelo menos aqui em São Paulo, era encontrado em qualquer quitanda de bairro. Hoje em dia nunca mais vi vendendo.
Richard
Algumas pessoas comentaram isso comigo quando viram este Post.. Eu pessoalmente fui conhecer a abóbora spaghetti aqui nos EUA ano passado... :D
Abraço e obrigado pela visita
Há alguns anos atras eu encontrei num mercado em São Paulo, para ser mais especifico no barateiro em São Matheus zona leste da capital, comprei e provei realmente e uma delicia, mas voltei a procurar e não achei mais, cheguei ate entrar em contato com Fernando Kassab da Todo Sabor. Se tiver alguma dica onde encontrar sera muito bom.
Waimer
No Brasil algumas pessoas já falaram que já chegaram a encontrar.. Eu fui conhecer esta variedade aqui nos EUA... Por aqui encontramos com relativa facilidade...
Abraço
Olá !! Eu moro em Cotia mas, há mais ou menos uns 10 anos, (quando morava em SP), cheguei a comprá-lo (só não me lembro em qual supermercado)...È realmente uma delícia...Por acaso alguém localizou esse fruto ? Se sim, postem o endereço por favor...
Rosangela
Várias pessoas já apareceram aqui no Blog fazendo a mesma pergunta que você e pelo visto no Brasil é praticamente impossível encontrar.. Próxima ida ao Brasil vou ver se consigo levar umas sementinhas..
Abraço
Olá pessoal!!
Faz uns 20 anos q eu comprei essa abobora no brasil,era muito facil de escontrar nos supermercados.Agora sumiu,gostaria de saber se alguem encontrou por aqui.
Abraços
Madie
Varias pessoas aparecem aqui no Blog falando a mesma coisa.. Eu só fui conhecer aqui nos EUA.. Não faço ideia de onde seria possivel encontrar ela no Brasil
Tinha em São Paulo, mas como bons brasileiros não sabemos aproveitar a culinária requintada o produto se não me engano produzido no nordeste, parou de ser vendido aqui para ser exportado para fora :( infelizmente, pois eu adorava era uma das refeições da minha infância.
Violete
Pois é.. Muita gente aqui já comentou neste post que conhecia a Abóbora spaghuetti, mas que nos últimos anos nunca mais viu.. Eu só fui conhecer nos EUA