- On 21/02/2019
- In Acadia National Park América do Norte Américas Arquitetura & Design Cultura Destinos Estados Unidos Estilo Experiências Faróis Ilhas Lua de Mel Lugares Históricos Luxo Maine Natureza Obras da Engenharia Passeio à pé Passeios de Barco Passeios e Atrações Turísticas Portland Praias Reserva Marinha Road Trip Rockport Viagem Viagem Romântica Viagem Solo
- Tags: Cape Elizabeth, Casco Bay, Destino RBBV, Faróis, Faróis da Nova Inglaterra, Farol, Freeport, Lagosta, Lighthouses, Litoral Americano, Litoral da Nova Inglaterra, Maine, Navegação, Navios, Nova Inglaterra, Oceano Atlantico, Parques Nacionais, Parques Nacionais dos EUA, Pesca, Pescadores, Portland, Portland Head Lighthouse, Viagem de carro pela Nova Inglaterra
Faróis do Maine: Alguns dos faróis mais bonitos da Nova Inglaterra
Faróis do Maine
Alguns dos faróis mais bonitos da Nova Inglaterra
O estado americano do Maine na região da Nova Inglaterra no nordeste dos EUA é mundialmenteconhecido por suas deliciosas lagostas, e isso não é por acaso. O estado produz sozinho cerca de 4/5 de todas as lagostas consumidas nos EUA. Dotado de uma costa rochosa e com inúmeras baías de águas rasas e gélidas. As quais proporcionam condições ideais para a criação e reprodução destes crustáceos. O maior estado da Nova Inglaterra, abriga ainda outro tesouro muito apreciado pelos turistas, os faróis.
Se nos dias de hoje, o GPS, os mapas georeferenciados e radares tornaram a navegação muito mais segura, há nem tanto tempo assim, a história era bem diferente. Navegar pela costa da Nova Inglaterra era algo extremamente perigoso e que desafiava diariamente a sorte dos marinheiros e pescadores que por suas águas se aventuravam em busca de sustento.
Naquela época os únicos aliados deles, eram a sorte, o conhecimento da geografia da região e os faróis, os quais munidos de poderosos fachos de luz, alertavam as embarcações para os possíveis perigos que a neblina e as águas da região ofereciam a navegação.
Ao longo dos quase 4 séculos que estas águas foram exploradas antes dos sistemas “modernos” de navegação que possuímos hoje, inúmeras vidas e embarcações foram perdidas em centenas, talvez milhares de naufrágios. E se não fossem por esses faróis, estes acidentes teriam sido maiores e mais frequentes.
Construídos principalmente durante o século XIX, os faróis da costa do Maine tinham como principal objetivo guiar as embarcações em segurança até os portos do estado. E mesmo depois do início do uso dos sistemas georeferenciados de navegação e radar, muitos deles continuam em operação até os dias de hoje.
Apesar de mais da metade deles terem sido desativados ou até mesmo destruídos ao longo do tempo, hoje o estado de Maine abriga uma formidável seleção de cerca de 70 faróis de navegação marítima espalhados por sua belíssima costa.
Os que ainda permanecem em operação, foram totalmente automatizados nos últimos 30 anos, os que ainda permaneciam de pé, mas desativados. Foram reformados e transferidos para fundações e organizações privadas que cuidam deste verdadeiro patrimônio marítimo da Nova Inglaterra.
Dos mais 70 faróis existentes na costa do Maine, menos de 30 são facilmente acessíveis de carro, ferry ou a pé. Os outros 40 podem ser avistados basicamente de barco ou avião. De Portsmouth em New Hampshire até osul de Portland encontramos cerca de 11 faróis dos quais apenas 4 ou 5 são facilmente acessíveis de carro.
E foram justamente esses que acabei conhecendo na minha primeira viagem pelo estado do Maine em 2012. Em 2018 resolvi explorar um pouco mais do estado e subi mais ao norte até a altura do Acadia National Park. E neste viagem tive a oportunidade de conhecer vários outros faróis do Maine.
O Farol mais imponente e bonito de todos os faróis que visitamos nestas duas viagens, foi o farol que muitas vezes é considerado o patriarca de todos os faróis de Maine. Iluminando a entrada da Casco Bay, a mais movimentada baía do estado, o Portland Head Lighthouse é um dos mais antigos e importantes faróis dos EUA.
Apresentando uma combinação única de beleza e significância histórica que faz dele possivelmente o farol mais visitado, fotografado e retratado em pinturas de todo os EUA, o Portland Head Lighthouse é definitivamente um “must – see” de Maine. Originalmente projetado para ter 18 metros de altura, o farol depois de pronto acabou ganhando outros 4 metros de altura.
Dentre algumas curiosidades interessantes está o fato de o primeiro faroleiro do Portland Head Lighthouse, Capitão Joseph Greenleaf foi apontado para o cargo diretamente pelo então presidente George Washington.
Construído em uma área adjascente ao Fort Williams, o farol possui um pequeno museu e está localizado numa área super fotogênica do sul de Portland.
Dali é possível avistar a cerca de 3 km do costão Ram Island Ledge Lighthouse, construído mais de 100 anos depois do Portland Head Lighthouse em 1883.
Ali em Portland encontramos também o Portland Breakwater Lighthouse, também conhecido como “Bug” Lighthouse, construído no fim de um enorme mole de pedras de cerca de 700 metros de comprimento na entrada sul da baía de Portland.
Tanto o Farol quanto o mole foram construídos depois que um forte Nor’Easter destruiu grande parte do porto de Portland em Novembro de 1831. É um farol pequeno (meio sem graça), todo construído em madeira e que apresenta elementos da arquitetura grega como colunas coríntias em seu exterior. Foi convertido para eletricidade em 1934 e deixou de funcionar 8 anos mais tarde. Depois de quase 5 décadas de abandono, foi restaurado em 1989.
Seguindo ao sul em direção ao estado de Massachussets, nas imediações do cabo Elizabeth, existem dois faróis um deles desativado em 1994 e outro ativo. Este últimopode ser visto a 27 milhas náuticas de distância e que faz dele o mais potente farol de toda Nova Inglaterra com uma potência de aproximadamente 4 milhões de velas. Por sinal ali tem um local que serve lagosta que é uma delícia.
Mais ao sul ainda encontramos o Cape Naddick (Nubble) Lighthouse, um pequeno farol localizado numa pequena ilhota na extremidade oriental do Cape Neddick. A construção de um farol no local já era demandada pelos marinheiros que navegavam pelas águas da região desde 1807, porém o farol acabou sendo contruído apenas cerca de 70 anos mais tarde. Totalmente feita em ferro com uma torre de 12,5 metros de altura, o farol foi construído por ordem do então presidente Rutherford B. Hayes que inaugurou o local pessoalmente em Julho de 1979.
Ao Norte de Portland até o Acadia National Parl existem vários outros faróis. Alguns dos faróis de fácil acesso e que você não deveria deixar de conhecer nesse trajeto temos o Pemaquid Point Lighthouse, o Owl’s Head Lighthouse, o Rockland Breakwater Lighthouse, Fort Point Lighthouse e o Bass Harbour Head Lighhouse no Acadia National Park.
Faróis do Maine
Na lista abaixo você encontra os principais faróis do litoral do Maine indo no sentido da Fronteira de New Hampshire subindo em direção ao norte em direção a região da Nova Escócia na fronteira com o Canadá.
Os nomes com estrela em frente são dos 20 faróis mais visitados e de relativo fácil acesso do Maine.
Ano de Construção 1831
Ano de Construção 1879
Ano de Construção 1811
Ano de Construção 1833
Ano de Construção 1808
Ano de Construção 1828
Ano de Construção: 1791
Ano de Construção: 1883
Ano de Construção: 1875
Ano de Construção:1855
Ano de Construção:1871
Ano de Construção:1795
Ano de Construção:1821
Ano de Construção: 1898
Ano de Construção: 1898
Ano de Construção: 1898
Ano de Construção:1908
Ano de Construção:1829
Ano de Construção:1907
Ano de Construção:1821
Ano de Construção:1827
Ano de Construção:1807
Ano de Construção: 1832
Ano de Construção: 1857
Ano de Construção:1897
Ano de Construção: 1807
Ano de Construção: 1825
Rockland Harbour Southwest Lighthouse
Ano de Construção: 1887
Ano de Construção:1888
Ano de Construção:1850
Ano de Construção: 1836
Ano de Construção:1851
Ano de Construção:1836
Ano de Construção:1828
Ano de Construção:1854
Ano de Construção:1832
Ano de Construção:1890
Ano de Construção:1907
Ano de Construção:1839
Ano de Construção: 1839
Ano de Construção: 1857
Ano de Construção:1872
Ano de Construção:1890
Ano de Construção:1858
Ano de Construção: 1828
Ano de Construção:1830
Ano de Construção:1839
Ano de Construção:1875
Ano de Construção:1856
Ano de Construção:1822
Machias Seal Island Lighthouse
Ano de Construção:1832
Ano de Construção:1817
Narraguagus Pond Island Lighthouse
Ano de Construção:1853
Ano de Construção:1850
Ano de Construção: 1892
Ano de Construção: 1838
Ano de Construção:1827
Ano de Construção:1808
Ano de Construção:1890
Ano de Construção: 1847
Fotos que não foram tiradas pelo autor foram extraídas do site www.visitmaine.com