
- On 06/02/2010
- In América do Norte Américas Baltimore Destinos Estados Unidos Maryland
- Tags: Animais, Aquário, Baltimore, Baltimore National Aquarium, BBC, Biodiversidade, Chesapeake Bay, Cinema, Corais, Destino RBBV, Floresta, Golfinhos, Inverno, KLCC Aquaria, Maryland, Peixes, Planet Earth, Tubaroes
Baltimore Aquarium
Durante a nossa visita a Baltimore, fomos conhecer o National Aquarium, Considerado um dos melhores aquários dos EUA e uma das atracoes mais visitadas da cidade.
Compramos nossos ingressos que na verdade não são muito baratos, ao preco de 29 USD cada mas com direito ao vídeo 4D e o show dos Golfinhos.
O National Aquarium de Baltimore é um aquário público localizado na área do Inner Harbor em Baltimore, no estado de Maryland. Foi inaugurado em 1981 e foi construído durante o período da chamada renovação urbana de Baltimore.
O aquário recebe anualmente um numero bastante expressivo de visitantes que chegam a cerca de 1,6 milhões, todos avidos por ver a sua coleção de mais de 16.500 exemplares de animais em cerca de 560 espécies diferentes. Mas além disso o Aquário tem varias atraçoes especiais: Como a apresentação dos golfinhos, Uma enorme piscina repleta de Raias, aquários com tubaroes. Uma das partes mais legais é o aquário de uns 4 andares com corais em que você vai descendo por ele em uma rampa em espiral.
Além disso tudo existe no terraço uma enorme estufa de vidro com uma floresta tropical, sempre é muito legal ver Plantas Verdes, especialmente no Inverno onde tudo parece cinza e sem vida, enquanto isso a neve caia forte do lado de fora.
O Aquário Nacional, em Baltimore é considerado um dos melhores aquários nos Estados Unidos, e quem sabe também do mundo, muito embora tenha achado o KLCC Aquaria em Kuala Lumpur mais legal, embora lá não tenha os shows nem o cinema 4D. O site Coastal Living nomeou-o o aquário de Baltimore como o melhor de todos nos E.U.A.
Logo que chegamos fomos assistir o Filme 4D, a diferença desse para o 3D é que alem de usar o óculos especial ele tem além de efeitos visuais, efeitos mecânicos. Assistimos a um Vídeo da Serie Planeta Terra da BBC sobre os Pólos, e as vezes sentíamos o vento como no filme, todo mundo levou um susto na hora que o tubarão deu um cutucao na cadeira de todo mundo.
Nós compramos toda a serie do Planeta Terra da BBC em Blu Ray, muito legal de assistir, sem duvida um dos melhores documentarios já produzidos ate hoje, antes de ontem mesmo assistimos um sobre as Florestas Sazonais muito legal, mostrando as transformações da Floresta ao longo das estações do ano.
Logo na Entrada ficam diversos tudo dagua com bolhas de ar subindo através deles, dando um efeito muito legal, que me faz lembrar quando era criança e ia em São Paulo em umas lojas de decoração com a minha mãe a minha tia Lúcia e eu achava aquilo o máximo.
A Piscina onde ficam as Raias era bem Grande, porem em Kuala Lumpur existia um Túnel de Vidro que nos dava uma visão melhor que olhando de cima, fiquei com pena que uma das tartarugas ali não tinha uma das nadadeiras.
Muitas das espécies de peixes marinhos que vimos no aquário vimos nas vezes que fizemos snorkeling no sudeste da Ásia, entre eles o peixe papagaio, peixe palhaço entre outros.
O que na minha opinião era melhor nesse aquário comparado com o de Kuala Lumpur foi ver outras espécies de peixes de outras regiões do planeta entre eles o esturjao que produz o caríssimo caviar.
Seguimos então em direçao do topo do edifício, uma estufa com uma floresta tropical, o legal dessa parte foi ver todos aqueles sapos venenosos da Amazonia ali expostos, ai me pergunto, como que esses animais de ciclo de vida relativamente curto estão lá?
Será que eles tem licença de exportação emitida pelo IBAMA? Mas tudo bem pelo menos você tem a chance de conhecer essas criaturas ao vivo, coisa que no Brasil não temos a não ser que você faça uma expedição pela amazonia. Sem comentar que logo logo estaremos pagando Royelts sobre os medicamentos produzidos com substancias descobertas desses animais.
Mas é incrível pensar que uma gota de veneno de um sapinho desses que cabe dentro da palma da sua mão possa paralisar uma pessoa, e as cores deles são simplesmente algo indescritível, uma vivacidade ímpar.
Desta parta seguimos ao aquário dos Corais um aquário de uns 4 andares de altura com uma rampa em espiral descendo pelo meio daquilo com diversas espécies diferentes de corais, peixes, tubarões e outras espécies marinhas, bem interessante, embora a cor dos corais não seja a mesma de quando eles estão em seu ambiente natural.
No Andar mais de baixo ficam os tubarões, umas 10-15 espécies diferentes ali, bem interessante, mas o mais estranho de todos eles é o tubarão serra com uma bico que lembra um serrote, só estava faltando o tubarão martelo para montar um ranchinho.
Na Saída ainda vimos um aquário com vários exemplares de peixe leão, outro peixe muito bonito mas extremamente venenoso, e que era vendido na Tailândia próximo a James Bond Island por menos de 5 USD.
Como já estava se aproximando da hora do show dos Golfinhos fomos para o local da apresentação para pegar um bom lugar, bem perto da zona do Splash, por sorte não ficamos molhados.
O Show do golfinho começou com uma explicação sobre os golfinhos e gostamos bastante do que vimos embora saber que se esses animais estivessem em seu habitat provavelmente seriam mais felizes. Mas de fato eles são nadadores privilegiados, às vezes, saltam até cinco metros acima da água, podem nadar a uma velocidade de até 40 km/h e mergulhar a grandes profundidades.
Sua alimentação consiste basicamente de peixes e lulas. Podem viver de 25 a 30 anos e dão à luz a um filhote de cada vez. Vivem em grupos, são animais sociáveis, tanto entre eles, como com outros animais e humanos.
Sua excelente inteligência é motivo de muitos estudos por parte dos cientistas. Em cativeiro é possível treiná-los para executarem grande variedade de tarefas, algumas de grande complexidade. São extremamente brincalhões, pois nenhum animal, exceto o homem, tem uma variedade tão grande de comportamentos que não estejam diretamente ligados às atividades biológicas básicas, como alimentação e reprodução. Possuem o extraordinário sentido de eco localização ou biosonar ou ainda orientação por ecos, que utilizam para nadar por entre obstáculos ou para caçar suas presas.
Depois do show dos Golfinhos fomos para a ultima parte de nossa visita ao Aquário de Baltimore chamada de Invasão de Águas Vivas, eu achei super interessante essa parte, é muito curioso como um animal que aparentemente é composto por mais de 95% de agua consegue ter todos aqueles movimentos.
Embora seja frequente colocar medusas em aquários, essa foi a primeira vez que vi elas dessa forma, geralmente elas são expostas em aquários com um fundo azul, enquanto os animais são iluminados lateralmente para maior contraste, uma vez que, em condições naturais, muitas medusas são tão transparentes que se tornam quase invisíveis.
Manter medusas em cativeiro parece ser bem problematico. Em primeiro lugar, elas não estão adaptadas a espaços fechados, uma vez que dependem das correntes para as transportar e lhes fornecer alimento. Para compensar, os aquários que as mantém, são geralmente circulares para evitar que os animais fiquem presos num canto e têm um dispositivo para fazer circular a água.
Mas são animais incríveis embora encontrar com elas nunca é uma experiência muito agradável em função da presença de seus tentáculos com células urticantes que causam queimaduras bem doloridas. Porém são animais bastante úteis aos seres humanos, obviamente os chineses usam na alimentação afinal de contas chinês come qualquer coisa que se move. Mas no inicio da década de 60 um pesquisador da Universidade de Princetown conseguiu extrair uma proteína Bioluminescente chamada GFP que hoje é usada como marcador fluorescente de genes inseridos em células de outros organismos em estudos genomicos.
Por ultimo ainda passamos por uma parte recriando o norte da Austrália, com diversos animais típicos da Austrália, entre eles o temido Crocodilo Australiano. Mas essa parte da exposição não era assim tão legal, demos uma passada rápida apenas.
Como a neve caia sem parar fomos almoçar no Hard Rock Café quase ao lado do Aquário e voltamos para Delaware.
Oi Oscar,
Obrigada pela visita, incentivo e link! A partir de hoje o seu blog também faz parte da minha lista de amigos. Beijos.
Legal!!!
Voce mora numa das regioes mais lindas da Europa, espero conhecer
Olá Oscar!
Estou divulgando o seu blog porque realmente acho que ele merece. 🙂
A última vez que estive em um Aquarium foi na Grécia, mas não era tão grande assim como esse.
Beijos e a gente se encontra no Brazil com Z.
Obrigado Karine!!
Seu Blog também é excelente. Essa receita do Irish Stew me deixou com fome!!
Nos Vemos no BrasilcomZ.
Ate mais
PS estou seguindo voce no Twitter agora tb
Esta muito bacana o blog, sensacional este aquario e que interessante são as aguas vivas. beijosss
Siiiim, vamos virar vizinhos 🙂 Como eu te acho no facebook? O meu email é awerner_br@hotmail.com se você quiser me procurar por lá. E viva o farmville, hehehe 🙂
Abracos, Angie
Oi Oscar, obrigada pelo seu voto. Sei que vai ser difícil a gente ganhar mas o importante mesmo é estarmos participando, não é mesmo? Bjs.
Com certeza o importante é participar até porque os Blogs mais votados ali para mim nem sao grande coisa. Podem ser apenas mais populares!!
licença do IBAMA foi boa! hehehe
Olá Óscar!
O teu blog é super interessante!
Gostava de te fazer um proposta em nome de minube. Por faor entra em contacto comigo, catarina@minube.com.
Obrigada,
Catarina
[…] Baltimore Aquarium […]
[…] Baltimore Aquarium […]
Olá Oscar
Adorei! O Aquarium Píer Darling Harbour, em Sidney, é muito legal e imperdível. Os visitantes podem “caminhar sobre o fundo do oceano” através de 145m de túneis em acrílico subaquáticos. Quero conhecer Baltimore e vou visitar o aquário.
Abraços
Fátima
Acredita que ficamos hospedados na frente e acabamos não indo.. Numa proxima visita à Sydney ele não irá ficar de fora não..
Abraços