- On 14/09/2009
- In Asia Singapura
- Tags: China, Destino RBBV, Din Tai Fung, Dumplings, Gastronomia, Restaurantes, Shanghai, Xiaolongbao
Din Tai Fung
No domingo fomos almoçar no Din Tai Fung um premiado restaurante de origem taiwanesa, especializado em Xiaolongbao (pequenos pães recheados com diferentes coisas feitos no vapor, comercializados como “dumplings” no Ocidente).
Fora de Taiwan o Din Tai Fung também tem restaurantes na Austrália, China, Hong Kong, Indonésia, Japão, Malásia, Singapura, Coréia do Sul e nos Estados Unidos.
Seu Fundador Bingyi Yang nasceu em Shanxi, na China, mas mudou-se para Taiwan em 1948, como resultado da guerra civil chinesa. Depois de trabalhar 10 anos na Heng Tai Fung, um distribuidor de óleo de cozinha, viu-se desempregado devido fechamento da loja. Assim, ele e sua esposa, Lai Penmei, fundaram o Din Tai Fung (também um revendedor de óleo de cozinha) em 1958. Por volta de 1980, óleo de cozinha enlatado se tornou dominante, e a empresa diminuiu drasticamente. Para sobreviver, Yang e sua esposa começaram a fabricar e vender os dumplings cozinhados no vapor (Xiaolongbao) como uma renda extra. Os dumpligs ficaram tão populares que a loja parou de vender óleo de cozinha e tornou-se um restaurante de verdade em 1980. O restaurante onde tudo começou está localizado na Xinyi Road, em Taipei.
Esses pães chineses em geral podem ser divididos em dois tipos, dependendo do grau de fermentação da massa. Pães feitos com farinha e cozinhados em vapor são populares por toda a China, e o tipo normal que é como um pão francês cozido no vapor é conhecido como baozi e é originário do Sul da China.
Já o Xiaolongbao como o que é servido pelo Din Tai Fung é originário da região de Shanghai e é feito de uma massa que é cortada como se fosse um nhoque e é aberta e recheada e depois colocada para cozinhar no vapor ficando com uma “pele” lisa e quase translúcidas.
Xiaolongbao são tradicionalmente preenchidos com carne de porco, mas as variações incluem outras carnes, frutos do mar e recheios vegetarianos, bem como outras possibilidades. O caldinho que se forma dentro desses é formado por uma espécie de gelatina sólida adicionada a carne de enchimento que dentro do dumpling com o calor do vapor, derrete a gelatina e a transforma em caldo.
Normalmente é servido com vinagre, gengibre e molho de soja e existe um mini ritual, uma vez que eles chegam a mesa extremamente quentes tem-se que morder um pouco para o vapor quente sair, ai você pode colocar um pouco de de molho de soja ou o que preferir e aprecia-los.
Quando estivemos em Shanghai em Novembro do Ano passado na região de Nanshi próximo ao Yu Garden na parte antiga de Shnaghai a gente pode ver também como o Xiaolongbao é fabricado, como em vimos aqui em Singapura um verdadeiro exercito de pessoas preparando a massa recheando e colocando para cozinhar no vapor dentro das cestas feitas de bambu.
Depois ainda demos uma volta pelo Paragon e a Aussino estava com 50% de desconto para comprar 2 jogos de toalhas de banho, o bom delas que são de um tamanho grande 170×90, depois na saída ainda pegamos um sorvete de milho verde bem tradicional da Malásia (Potong) e voltamos para casa.
Eu já experimentei esses “bolinhos” em Pequim, mas confesso que nem dei muita bola, e nem sabia como eram preparados… O bom é que quando você escreve parece uma reportagem de revista, bem informativo! Na próxima vez que tiver oportunidade de comer isso, vou apreciar mais 😉
Pois é antes tambem nem dei bola, quando estivemos shanghai nem chegamos a experimentar, mas aos poucos estamos vencendo o preconceito com a culinaria chinesa!
Recebi o email da atualizacao sdo seu Blog hj, esta funcionando
HHUuuUUmmm, aqueles dumpligs devem ser gostosos!
Abração pra vocês
[…] os restaurantes, o nosso FAVORITO e do qual morremos de saudades é o Din Tai Fung . Mas se em Cingapura existem dois esportes nacionais, sem dúvida eles são: fazer compras e […]
[…] Pode parecer loucura, mas um dos principais motivos da escolha desta segunda viagem para a Califórniafoi: Conhecer a costa sul da Califórnia, retribuir a visita de nossa amiga Marina e principalmente poder matar a saudade dos melhores Dumplings (Xiaolong Bao) que existem no mundo. Já contei um pouco sobre a história deste restaurante de origem Taiwanesa neste outro Post. […]
[…] morávamos em Cingapura, éramos clientes frequentes dos restaurantes da ilha. Neste post aqui conto um pouco da história do estabelecimento que foi originalmente fundado em Taiwan e hoje pode ser encontrado em diversos países da região […]
Prezados, sou o Tony, parceiro do Rodrigo Purisch no Guia de Cingapura. Voltei agora há pouco de uma viagem para Cingapura com minha esposa e ficamos viciados no Xiaolongbao do Din Tai Fung (testamos três restaurantes diferentes). Não sabia da sua preferência pela rede chinesa de restaurantes, muitissimo bem documentada aqui no seu blog. Feliz coincidência! Continuam oferecendo um serviço e uma comida de primeirissima qualidade. Grande abraço!
Tony
Antes de tudo gostaria de dar parabéns a você a ao Rodrigo pelo excelente trabalho desenvolvido em seus respectivos blogs e agora no Guia de Cingapura.. Nós somos fãs de carteirinha do Din Tai Fung.. Chegamos inclusive a voar especialmente para Los Angeles na Califórnia para matar a saudade.. e mais recentemente estivemos em Seattle e dos 4 dias que visitamos a cidade 3 deles almoçamos ou jantamos lá…
Semana que vem estaremos voltando a Cingapura e o primeiro restaurante da lista advinha só qual é?!
Grande Abraço
Obrigado pelos elogios! Agora tem Din Tai Fung em tudo quanto é lugar. Passamos pela frente da unidade do Wisma Atria (Orchard), tinha uma grandissima fila porque está incrivelmente bem colocado no Trip Advisor. Comimos uma vez no Din Tai Fung do The Shoppes (ao pé do hotel Marina Bay Sands). Se vão passear pelo pedaço é uma boa pedida para jantar. E também jantamos (dois dias consecutivos) na unidade do Resorts World Sentosa (ficamos hospedados duas noites na ilha).
Uma ótima viagem de volta para um lugar muito querido por todos nós! Abs.
Tony
Realmente observamos isso.. Quando mudamos de Cingapura existiam apenas uns 5-8 na cidade agora parece que estão por todos os lados.. Infelizmente só tivemos tempo de ir uma única vez ao Din Tai Fung nesta viagem.. 5 dias em Cingapura não foram suficiente para revisitarmos nossos restaurantes favoritos.. Por sinal descobrimos por indicação de amigos um Xiao Long Bao excelente no último andar do ION o Dumplings Paradise.. Recomendadíssimo!!!
Abraço
Oi Oscar e Maurício!!
Vim agradecer a dica do Din Tai Fung em Singapura!!
Demorou, mas finalmente escrevi um post sobre o lugar! Lá é delicioso!! Tuuudo de bom!!
Deixei no post um link para o site de vcs!! 🙂 Aqui está: http://www.nosnomundo.com.br/2012/11/hong-kong-singapura-nova-york-e-sao-paulo-onde-comer-os-melhores-dim-sum/
Bjs, Anna
Anna
Desculpe a demora em responder e visitar seu Post.. Acabei de ir lá e completei a listinha com outros Dim Sums pelo mundo que nós recomendamos.. obrigado pela citação
Bjs
[…] e fomos direto para a fila do Din Tai Fung, onde pegamos a valiosa dica no blog do MauOscar (além de várias dicas e ajudas para nosso roteiro). Conseguimos jantar os famosos dumplings […]