- On 29/10/2008
- In Asia Singapura
- Tags: Chinatown, Destino RBBV, Little India, Sentosa, Shanghai, Vivocity
Deepavali em Singapura – Festival das Luzes em Little India
Dia 22 de recebemos uma ligação enquanto jantavamos no Takashimaya, dizendo que ganhei uma viagem com acompanhante para assistir ao HSBC Golf Championship em Shanghai, nem estávamos acreditando quando recebemos a noticia. Para dizer a verdade nunca ganhei nada na vida, nem uma rifa, nem um bingo. Mas enfim, ganhamos uma viagem com acompanhante e hospedagem inclusa. Há cerca de mais ou menos um mês atrás compramos um vinho Casillero del Diablo da Concha e Toro no Carrefour e mandamos nosso cupom da promoção com a nota fiscal e fomos sorteados.
Na Sexta Feira dia 24 fomos pegar nossa carta e nosso itinerário de voo para dar entrada no visto da china na terça –feira.
No Domingo dia 27 aproveitamos para sair para comprar algumas lembrancinhas em China Town e ir a Little Índia ver o Festival Deepavali.
Pegamos o MRT ate Chinatown, la visitamos algumas lojinhas de souvenirs, compramos umas lembrancinhas para levar ao Brasil, mas o mais legal de tudo foi o vestido em estilo chinês que compramos para a Sabrina, a Sobrinha do Maurício. Um vestido Vermelho todo bordado, muito lindo. Ela vai ficar uma figurinha.
Fomos em direcao ao Templo da Relíquia de Buda, atrás do templo estava tendo uma feira vendendo vegetais e frutos do mar, apesar do mau cheiro de peixe, acho essas coisas muito interessantes, principalmente ver as coisas diferentes, creio que na china sim iremos ver coisas estranhas.
Entremos no templo para nos refrescarmos um pouco. Na saída vimos alguns Trishaws , são aquelas bicicletas que transportam pessoas comum aqui na Ásia, mas ate hoje não tivemos a oportunidade de andar, logo depois decidimos comer um Bratwurst na barraca de um Austríaco, mas infelizmente ainda estava fechado, pegamos então e fomos comer no Mc Donalds, por sinal esse foi um dos melhores dos últimos tempos, bem recheado.
Pegamos o MRT em direcao a Little Índia, assim que desembarcamos começou a chover, em Little Índia assim como em Dubai e cheio de Lojas vendendo Ouro na rua, sem grande segurança, e por conta do Deepavali estava cheio, decidimos então ir em direcao ao Sim Lim Square, assim como Funan um Shopping de eletronicos, ao todo 6 andares de maquinas digitais, computadores, Vídeo-games, etc…. Mas nesse shopping ao contrario do Funan, aparentemente vende produtos piratas. Mas os preços são bem atrativos, sabendo comprar acho que e bom negocio.
A chuva parou, mas o mormasso subiu com toda forca, parecia que estávamos em uma sauna unida assim que saímos do shopping, compramos uma Agua mineral assim que saímos do Shopping e fomos caminhando em direcao a Buggis Street, uma espécie de camelodromo daqui de Singapura, no entanto chato pois não vende produtos de marca falsificados.
Mas mesmo assim estava cheio de gente, demos uma circulada, mas não achamos nada que nos chamássemos atenção, pegamos um táxi e voltamos para casa, demos sorte de pegar uma Mercedes, os taxistas que andam de Mercedes são sempre muito mais simpáticos que os motoristas que usam outros tipos de carro.
No final da tarde resolvemos retornar a Little Índia para conferir de perto o Deepavali, ou também conhecido como Diwali.
O Diwali (também transcrito do Deepavali ou Deepawali) é uma festa religiosa hindu conhecida também como o festival das luzes. Durante o Diwali, celebrado uma vez ao ano, as pessoas estreiam roupas novas, dividem doces e estouram rojões e fogos de artifício. Esse festival celebra o assassinato do malvado Narakasura, o que converte o Diwali num evento religioso que simboliza a destruição das forças do mal.
O Diwali é um grande feriado indiano, e um importante festival no Hinduísmo, Sikhismo, o budismo, e Jainismo. Muitas lendas são associados com Diwali. Hoje em dia é comemorado pelos hindus, sikhs e Jains em todo o mundo como o “Festival das Luzes”, onde as luzes ou lâmpadas significar vitória do mal sobre o bem dentro de cada ser humano. Diwali é comemorado no primeiro dia do mês lunar Kartika, que vem no mês de Outubro ou Novembro. Este ano caiu no dia 28, ou seja, estavamos na véspera da data em Little Índia
Em muitas partes da Índia, é o Baile do Rei Rama de Ayodhya, após 14 anos de exílio na floresta e de ter derrotado o mal Ravana. O povo de Ayodhya (a capital do seu reino) congratulou-se com Rama por iluminação fileiras (avali) das lâmpadas (Deepa), dando assim o seu nome: Deepavali. Esta palavra, em devido tempo, se tornou Diwali em hindu. Mas, no sul indiana línguas, a palavra não sofreu qualquer alteração e, portanto, o festival é chamado Deepavali no sul da Índia.
Aqui em Singapura como na Índia, o Diwali é hoje considerado um festival nacional, e muito interessante estar aqui em Singapura, pois e uma cidade em que ocorrem 4 festividades comemorando o Ano Novo cristão temos o Natal, O Deepavali indiano, o Hari Raya celebrando o final do Ramada e o Ano Novo Chinês. Sendo que todas essas datas são consideradas feriados nacionais para Singapura.
Assim que chegamos em Little Índia, estavamos abismados com a quantidade de Indianos, nos nos perguntávamos, de onde saiu todo esse povo, e estranhamente este parece ser um festival masculino, ate agora não consegui descobrir, se as mulheres ficam em casa e não podem participar efetivamente do festival, ou se por Singapura utilizar mao de Obra Indiana na construção Civil, ocorra uma desbalanco entre o numero de Homens e Mulheres.
De fato resolvemos encarar a multidão e conhecer de perto o festival, a Seragon Street, a principal rua que corta Little India e suas adjacências estavam iluminadas com Luzes que a noite viram um show a parte, entramos no Bazar, nesse momento nos sentimos realmente na India, interessante, mas ao mesmo tempo esquisito, uma vez que os hábitos higiénicos Indianos, estão longe dos nossos, mas temos que simplesmente não ligar para isso para evitar o choque cultural, mas de fato e uma cultura muito interessante, legal mesmo são os artesanato que estavam a venda, as frutas e vegetais e os colares de flores entre outras coisas.
Uma coisa que me chamou muita atenção e ver os homens indianos muitas vezes andando de mãos dadas, pegando no outro, sei la mas para os olhares ocidentais isso e uma coisa bem gay.
Engraçado era escutar as musicas de Bollywood, com as mulheres indianas fazendo uns sons estranhos no fundo, mas ate parecem animadas.
Nem tentamos ir ao templo pois estava entupido de gente, iniciamos nosso caminho de volta, já eram umas 21:00 e na estacao do metro o fluxo era intenso de gente chegando, pouca gente indo embora.
Bem na Segunda feira de manha quando acordamos estavamos moídos de tanto andar no dia anterior, mas resolvemos ir na Ilha de Sentosa passear, pegamos o MRT ate o Vivo City, la compramos nossos tickets de Monorail ate a Ilha.
Ao embarcar, já percebemos que “meia India” estava indo para la também, fomos caminhando ate a Praia de Siloso, no caminho encontramos um tipo de camaleaozinho, bem engraçado, e incrível como tem esses repteis por aqui.
Os Jardins como sempre impecáveis, quero só ver quando chegar no Brasil como será, pois aqui a gente já esta se acostumando com a arborização e paisagismo urbano perfeitos, fomos ate o Underwater World, o aquário de Singapura, semelhante ao Acquaria que estivemos em Kuala Lumpur na Malásia, mas decidimos não visitar, pois alem de caro, já estivemos no de Kuala Lumpur, e podemos visitar outra hora, quando recebermos visita ou mesmo sendo um motivo extra para irmos a Sentosa.
Uma das coisas legais que podemos visitar sem pagar e um aquário marinho externos com diversas tartarugas enormes, entre elas a tartaruga Oliva entre outras, todas elas enormes.
Pegamos o trenzinho de volta para o Monorail e voltamos ao Harbour Front, e incrível como as obras do Casino de Sentosa estão adiantadas, tudo e para estar pronto ate 2010, infelizmente teremos indo embora de Singapura, quando isto ficar pronto.
Quando chegamos ao Harbour Front fomos dar uma olhada no Food Court, mas não achamos nada que nos apetecesse então tentamos a uma churrascaria no shopping,a Carnivore, que se diz Brasileira, mas não serve picanha e serve peixe grelhado, nunca vi uma churrascaria assim, tudo bem ligamos para a churrascaria que as vezes vamos, mas fica fechada aos Domingos, então o jeito foi achar outra coisa, quase comemos em um restaurante alemao, mas acabamos optando por um de comida mediterrânea, que por sinal estava gostoso.
Voltamos para casa e ficamos o resto do feriado em casa, ontem dia 28 de manha cedo fomos a embaixada da China aqui em Singapura dar entrada no nosso visto para nossa viagem a Shangai, a tarde tive aula, mas o Mau nao foi trabalhar e resolveu fazer um pudim de leite que ficou uma delicia.
Hoje a Ana, que estudou comigo do British Council retornou do Brasil, conversamos por mais de 20 minutos por telefone, ela falou que esta se sentindo um Zumbi depois da viagem de volta para Singapura.
Finalmente consegui colocar nosso Blog em dia, espero que vocês estejam aproveitando bastante minhas descricoes, bem não liguem para os erros de acentuação e grafia,primeiro por que meu teclado não colabora e segundo que tenho escrito rapidamente e muitas vezes os erros passam sem eu ter notado, alem do mais escrever as historias postar elas no Blog sempre toma bastante tempo, e nao se esquecam de deixar o comentario de voces.
Nossa, seu blog esta sensacional… beijos